Como é feita a rega automática do gramado e como instalá-la?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Em que consiste?
  4. Como fazer isso?
  5. Regras operacionais

Numa mansão de campo, numa casa privada e mesmo numa casa de veraneio destinada exclusivamente ao relaxamento com a família ou amigos, os relvados tornaram-se um atributo indispensável de um conceito de design decorativo, uma tendência do design moderno. Para o proprietário do terreno, é também uma demonstração visual de atitude cuidada e cuidada com a aparência, um complemento agradável para edifícios e árvores.

Peculiaridades

Semear grama em uma superfície de gramado agora não é particularmente difícil. Se você tem poucos fundos alocados, você não pode nem mesmo se envolver no plantio de uma mistura de grama, mas importar telas prontas com grama crescida. O desafio não é semear a grama ou manter uma camada uniforme, mas obter água suficiente para manter a grama com água suficiente.

Esse problema precisa ser atendido com antecedência, mesmo na fase de preparação da área destinada. A irrigação automática é fornecida colocando tubos e simulando a irrigação por precipitação natural. Não é barato, mas custa menos se for feito antes do gramado ser plantado.

Você pode recorrer a este método no momento em que a grama atingiu um certo grau de maturidade, mas isso exigirá uma ampla abertura do gramado e sua restauração, o que nem sempre é bem-sucedido.

O sistema de irrigação automática de gramado por gotejamento é muito mais fácil de implementar, embora algumas pessoas acreditem que o efeito do aspersor seja mais significativo e a grama fique mais verde e mais espessa.

Qualquer tipo de arranjo exige a compra do equipamento necessário, e mesmo o mais orçamentário é pago em uma única quantia. Os ricos preferem confiar a instalação do sistema a profissionais. Mas se o proprietário do terreno possui certas habilidades e tempo livre, ele pode assumir de forma independente a instalação do sistema e economizar um pouco, dando rédea solta à sua criatividade.

Visualizações

Ambos os tipos de sistemas de irrigação têm desvantagens e vantagens. Eles determinam a escolha feita em favor de um sistema de irrigação por aspersão ou gotejamento. O resultado ideal é obtido apenas observando certas condições e horários do dia (levando em consideração a estação do ano e a temperatura do ar). Para que o sistema funcione corretamente, são necessários componentes adicionais - quem reclama de baixo desempenho geralmente não leva em consideração todas as recomendações ou economiza na compra.

Sprinkler

É realizado por meio de sprinklers (sprinklers) ou sprinklers. Fabricantes e desenvolvedores oferecem aos consumidores dispositivos variáveis ​​baseados em diferentes princípios de operação, visando cobrir uma determinada área, gramado de configuração incomum, grande, médio ou pequeno.

  • Gotículas estáticas têm direção e ângulo fixos - isso é conveniente para um pequeno gramado ao sol. Embora sejam aplicados com sucesso nas bordas do gramado ou ao longo de cercas, caminhos de grama verde.
  • Os rotativos são movidos por uma turbina interna e fornecer spray de jato. O impulso possui um mecanismo de catraca embutido que gira um fluxo de água. Tanto os rotativos como os de catraca são convenientes em relvados redondos ou quadrados, com a sua ajuda uniforme, é assegurada a irrigação passo a passo de toda a área semeada.
  • Oscilante projetado para áreas retangulares de até 16x30 metros.

Esta é apenas a diferenciação mais ampla baseada no princípio de levar em consideração a forma da superfície irrigada.

Nas prateleiras das lojas especializadas, você encontra aspersores retráteis que regam em setores ou em semicírculo, redondo; instalado em altura ou no solo; escondido por gramados retangulares longos e estreitos.

É possível saturar todas as áreas com umidade, mesmo as problemáticas, usando sprinklers de raios diferentes com reguladores de pressão individuais. Os esquemas de arranjo são usados ​​de forma variável, uma vez que o sistema de aspersão opera a partir de uma fonte de água e uma bomba, e o dispositivo é determinado não só pela pressão, mas também pela área do local e o grau de irrigação necessário.

Pingar

É utilizada não só para obter relva regular e verde, a principal área de aplicação são as cabanas de veraneio, onde a composição das plantas plantadas é diversa, não devendo haver excesso ou falta de água. A simplicidade do dispositivo não significa que não seja necessário um design cuidadoso - é executado tendo em conta a originalidade do relevo, localização e tipo de fonte central de abastecimento de água, características climáticas da área.

As vantagens indiscutíveis deste método de irrigação são eficiência, disponibilidade, facilidade de manejo e preservação das qualidades úteis do solo.

O nível de abastecimento de água pode ser ajustado de acordo com a estação, clima (calor ou chuvas fortes). A segurança e a duração da operação dependem dos materiais de que o sistema condutor é feito. Se forem usados ​​componentes eletrônicos e temporizadores, a rega bem-sucedida garante a qualidade da instalação e do processo de comissionamento.

Em que consiste?

Os componentes do sistema dependem do assunto de preferência, embora alguns deles sejam encontrados em um e outro tipo. No sistema de gotejamento, o seguinte equipamento certamente está presente:

  • acessórios de spray e tubos de conexão;
  • uma fonte de abastecimento de água centralizada ou geral e um compressor;
  • o conjunto deve incluir um dispositivo de filtragem que proteja os pulverizadores de entupimento;
  • válvulas que ativam o sistema e desligam se necessário, válvulas de segurança que protegem contra sobretensões.

Muito depende se você está usando sprinklers estáticos, rotativos, de impulso ou combinados.

A bomba pode fornecer abastecimento de água diretamente da fonte ou do reservatório, no qual o líquido para irrigação é coletado antecipadamente.

Com um amplo gramado, está instalado um sistema profissional, seus equipamentos exigem etapa a etapa e complexidade de trabalho variável, levando em consideração todos os aspectos da escolha no momento da compra.

Primeiramente, é feito um diagrama que leva em consideração a principal fonte de água: poço, poço artesiano ou fonte de água central, é determinada a potência e a vazão da estação de bombeamento. O dispositivo deve ser projetado para a quantidade necessária de irrigação e, portanto, a área do gramado durante o período de maior demanda. A sua localização também deve ser tida em consideração - à sombra ou ao sol.

A automação, alternadamente iniciando os grupos selecionados, pode reduzir a potência da bomba e o fluxo de água proveniente do abastecimento de água. Mesmo a determinação do diâmetro de cada tubo deve ser baseada em cálculos. Os acessórios serão adicionados se o gramado estiver localizado em solo congelante - um poço de drenagem e uma válvula de drenagem para armazenamento no inverno serão necessários. O sistema adquirido vem com instruções detalhadas. A auto-disposição implica na possibilidade de usar bicos, conexões e tubos para uma tubulação feita de plástico PEAD, borracha e até mesmo mangueiras de irrigação simples.

Como fazer isso?

Com as próprias mãos, sem muitos custos financeiros e de tempo, cálculos e dificuldades, você pode fazer um pequeno sistema de irrigação por gotejamento no país. O método mais primitivo e simples é conectar várias mangueiras a barris de água, tanques ou até banheiras velhas.Uma extremidade se comunica com o reservatório, a outra está localizada no gramado ou no canteiro.

A instalação de tipo mais tecnológico exigirá a definição de linhas de irrigação, adaptador, tampão e filtro (sem ele, você terá que limpar constantemente sprinklers entupidos).

A pressão da água neste caso é fornecida instalando o tanque em uma plataforma elevada, portanto, para a montagem será necessário um redutor, uma válvula e uma válvula de retenção, conexões para prender as menores em mangueiras de maior diâmetro, levando ao sprinklers.

A instrução passo a passo do sistema automático permite escolher a melhor opção - grande com grande relvado, multifuncional, inteligente e racional.

  1. O princípio de funcionamento do sistema de irrigação é o mesmo - é importante calcular quanta pressão é necessária para o abastecimento, para fornecer um reservatório onde a água fluirá para o acúmulo.
  2. O cálculo correto permitirá evitar irrigação excessiva e insuficiente, consumo excessivo de recursos hídricos. A válvula de segurança é necessária para evitar quedas de pressão por qualquer uma das razões possíveis.
  3. Antes de fazer as compras, e mais ainda de iniciar a instalação de um sistema de aspersão, calcule a vazão máxima e ótima de cada ramal, o diâmetro necessário das tubulações - cano principal, alimentação, nos ramais.
  4. Em seguida, eles decidem quantos sprinklers usar, que tipo de sprinkler será ideal para uma determinada área (para isso, são levados em consideração a área e o raio de ação).
  5. Depois de marcar o relvado (com tinta ou estacas com barbante), são cavadas valas bem cuidadas para os tubos, que é importante montar correctamente e equipar certamente cada um dos ramos feitos com um dispositivo de drenagem.
  6. A automação é a parte mais difícil da construção. Para válvulas solenóides, são necessárias caixas de proteção especiais e instalação próxima à bomba, em local onde sua manutenção não seja inconveniente.
  7. Mesmo uma simples conexão de oleodutos a uma montagem múltipla pode criar certas dificuldades para um construtor inexperiente. Antes de acoplar o sprinkler, é necessário verificar o funcionamento de cada segmento, verificar se existe a estanqueidade necessária.

A maioria das fontes, mesmo aquelas que falam sobre os equipamentos independentes de um sistema de irrigação automática, recomendam usar os serviços de especialistas para realizar o comissionamento dos testes, para configurar corretamente os mecanismos eletrônicos ou automáticos.

Freqüentemente, ocorrem falhas de equipamento nesta fase devido ao não cumprimento dos requisitos técnicos.

Após a verificação de tudo e a instalação dos sprinklers, é realizada uma nova verificação. - desta vez para determinar se a pulverização está sendo realizada corretamente.

Regras operacionais

Um sistema simples para uma pequena área fornecerá dificuldades mínimas na manutenção e solução de problemas. Quanto mais inteligente for o dispositivo automático, maiores serão os problemas em potencial. Os proprietários estão tentando usar um número significativo de dispositivos tecnológicos: sensores de vento, chuva, umidade do solo, às vezes até uma estação meteorológica inteira. Aqui, a regra bem conhecida começa a funcionar - quanto mais componentes houver no mecanismo, maior será a probabilidade de um colapso.

Em dispositivos simples com tanque e mangueiras, também pode haver um bloqueio ou uma ruptura da mangueira, mas isso pode ser facilmente resolvido com suas próprias mãos. Quebra de um circuito eletrônico, um relé importante, uma falha de vedação - ninguém está imune a isso, mesmo quando compra um sistema caro de um fabricante confiável. Por isso você precisa fazer manutenções preventivas periódicas, convidando um especialista para verificar e inspecionar.

Como instalar a irrigação automática, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário