O que é aeração do gramado e como fazê-lo?

Contente
  1. Descrição
  2. Os caminhos
  3. Quando conduzir?
  4. Tecnologia de execução

Você pode orgulhar-se da beleza, saúde e natureza bem cuidada de seu gramado. Obter a aparência perfeita de um carpete verde requer muitos cuidados e manutenção. Além de irrigação e corte, o gramado precisa de aeração regular.

Descrição

Todos os seres vivos, incluindo a flora, precisam de oxigênio. A vegetação do gramado inclui plantas perenes com um sistema radicular bem desenvolvido. Devido ao crescimento das raízes, forma-se um gramado denso, que impede a penetração do ar vital no solo. As consequências são o crescimento lento da relva, o seu escurecimento, o aparecimento de amarelecimento, a alteração da textura e a formação de carecas.

A aeração do gramado é um procedimento importante que envolve a perfuração da grama até uma profundidade específica para ventilar o solo e estimular as trocas gasosas entre o solo e o meio ambiente. A implementação desta atividade permite que água, oxigênio e nutrientes penetrem nas raízes da vegetação. O resultado da aeração é a aparência atraente do gramado.

Se áreas com terra endurecida e endurecida aparecerem no tapete verde, isso significa que o gramado precisa de arejamento. Como a prática tem mostrado, o procedimento não pode ser feito em todo o território, mas apenas nas áreas problemáticas. Afrouxar, furar e arejar o solo do gramado envolve os seguintes aspectos positivos:

  • estimular o crescimento da grama verde;
  • melhorar a condição do solo;
  • ativar o crescimento de bactérias benéficas;
  • aumentar o nível de resistência da planta a fatores negativos.

Os caminhos

Arejar o solo no gramado é um evento que está ganhando popularidade rapidamente. Você pode realizar o procedimento por conta própria ou contatando especialistas para obter ajuda. Atualmente, são conhecidas várias opções de arejamento do solo, para que cada um tenha a oportunidade de escolher a mais adequada para si.

Corte

Slotting é o procedimento para perfurar o solo com dentes ou tubos especialmente projetados com um diâmetro de 20 mm, seguido pela extração do solo. Este método de aeração é um dos mais eficazes devido ao fato de que após perfurar o substrato, ele não compacta, portanto, o afrouxamento é especialmente de alta qualidade. Com todas as vantagens da ranhura, tem uma desvantagem, que é a necessidade de utilizar equipamentos caros.

Uma saída pode ser a fabricação de um dispositivo de corte em casa ou a contratação de operários com máquinas a gasolina para fazer a aeração.

Piercing

A perfuração convencional envolve a formação de perfurações no solo com pinos especiais sem posterior remoção do substrato. Como resultado do procedimento, as paredes dos orifícios podem permanecer densas, portanto é melhor utilizar instrumentos com grande número de dentes e diâmetro pequeno. Durante a execução do trabalho, é recomendável mudar constantemente as direções e ângulos da punção.

Certos dispositivos podem ser usados ​​para realizar a aeração.

  • Pitchfork. A perfuração manual com um forcado é uma maneira fácil e barata de ventilar o gramado. No entanto, deve-se notar que esse trabalho será demorado e difícil.
  • Sandálias. A aeração com este aparelho consiste em perfurar o solo com os pés.Calçados especiais podem ser feitos em casa, sem grandes gastos financeiros e esforços. A base de um sapato exclusivo deve ser uma peça de madeira compensada com espessura de 3 a 5 cm. Você também pode usar uma placa de metal ou borracha densa. Depois que uma palmilha adequada para o jardineiro for cortada do material preparado, você pode começar a cravar pregos de 10 centímetros nela ou aparafusar parafusos autorroscantes. Deve haver orifícios na lateral da peça por onde vale a pena passar as tiras para prender as sandálias aos pés. Este cultivador de solo é adequado para pequenos gramados e pessoas que não têm medo de atividades físicas monótonas.
  • Rinque de patinação cravado. A rotação constante da base do espigão permite furar o solo de forma rápida e fácil. Para fazer você mesmo esse rolo, você precisará preparar 1 metro de um tubo com diâmetro de 0,2 metros, pregos de 10 cm, pedras ou entulho para encher o rolo, um suporte, rolamentos e um eixo. A primeira etapa da obra será a instalação de pregos na base externa do tubo. Para tornar a invenção mais pesada, as pedras são despejadas no futuro rolo, após o que as laterais do tubo são soldadas. Para facilitar a rotação da estrutura, é necessário instalar um eixo e rolamentos nele. O dispositivo é fixado ao suporte e equipado com uma alça de suporte. Um rolo de espinhos feito por ele mesmo ajudará o proprietário do gramado a economizar tempo e dinheiro ao cuidar do gramado.
  • Aerador. O projeto para ventilar o solo do gramado tem alguma semelhança com um rolo e um trator, aos quais um tubo é soldado.
  • Ancinho manual. Este tipo de equipamento de ventilação de substrato tem muito em comum com um ancinho de jardim. A diferença entre os equipamentos para ventilação do solo é a presença de dentes de aço estampados. A forma deste último é em forma de foice, apontada para baixo. Este equipamento possui um revestimento galvanizado. Graças ao uso de um ancinho, você pode eliminar facilmente todas as plantas mortas no território.

A profundidade de penetração no solo pode ser ajustada aplicando certos esforços físicos.

Escarificação

A escarificação do solo no gramado geralmente é realizada antes da aeração. Este procedimento envolve a limpeza da superfície da terra de grama seca, feltro, musgo e ervas daninhas. Além disso, a escarificação é usada para pentear um carpete verde, desbastar a grama grossa e também para tornar mais fácil soltar a terra. Após o trabalho, surgem cortes nas raízes dos cereais, seu crescimento é ativado e o estado geral é fortalecido.

O período ideal para a escarificação é considerado o início da primavera e do outono. O procedimento é realizado com um escarificador - um dispositivo especial para pentear e limpar um gramado verde. O escarificador é de vários tipos.

  • Mecânico. Tipo de equipamento manual, que se parece com um carrinho com rodas. Quando o equipamento se move, um eixo raiado gira, o que faz pequenos cortes no solo. Este equipamento é considerado a melhor opção para escarificação de uma pequena área verde. Não só economiza combustível e consumo de energia, mas também é barato.
  • O elétrico tem uma semelhança externa com um cortador de grama convencional. Ele também tem um eixo de cubo e raios, mas funciona eletricamente.
  • O escarificador a gasolina é reconhecido como o melhor aparelho em sua categoria. É caracterizado pelo desempenho e boa potência. As facas do dispositivo penetram profundamente no solo e assim melhoram seu estado.

Verticulação

O procedimento de escarificação tem alguma semelhança com a escarificação. No entanto, o primeiro se distingue por sua eficácia e penetração profunda dos dentes da almofada no solo. Para ventilar o solo com este método, você precisará de um dispositivo especial chamado verticuterr. O princípio de funcionamento é semelhante ao do escarificador, mas os dentes das fresas são longos.

Solo denso e pesado, como chernozem argiloso, um gramado antigo e negligenciado, precisa ser pontuado. Um verticulador é uma ferramenta de jardim essencial ao cuidar de um gramado. O objetivo deste dispositivo:

  • poda de camadas antigas do solo;
  • eliminação de camadas de folhas, musgos, caules mortos;
  • arrancamento seletivo das raízes, que permite que o sistema radicular remanescente se sinta livre no substrato;
  • afrouxamento da terra, contribuindo para o fornecimento ativo de umidade, oxigênio, nutrientes.

Uma tesoura manual é um rolo, rolo sobre rodas com pontas. É compacto e equipado com facas de aço. Um dispositivo fácil de usar não requer manutenção complexa e condições especiais de armazenamento.

Quando conduzir?

Cada proprietário de gramado está interessado em quando e com que freqüência arejar a área. Segundo especialistas, é necessário furar o solo duas vezes por temporada. O tempo de aeração do substrato depende de muitos fatores que devem ser levados em consideração. Esse é o tipo de vegetação que cresce no gramado e também é uma tensão constante na grama.

Levando em consideração os fatores acima, pode-se concluir que a ventilação do solo é necessária não só na primavera e como cuidado após o inverno, mas também nos seguintes casos:

  • tipo de gramado esportivo, sujeito a altas cargas, a aeração é necessária 2-3 vezes por ano;
  • se chove com frequência na região e se observam outras condições climáticas negativas, vale a pena ventilar o solo com mais frequência;
  • se houver musgo ou grama amarela no gramado, a aeração deverá ser feita imediatamente.

Solo arenoso requer aeração única e argiloso - duas vezes mais (por ano). Se festuca, bluegrass crescer no gramado, você precisará ventilá-la apenas no outono. Gramados com Bermuda e outras gramíneas termofílicas são perfurados no final da primavera - início do verão.

Tecnologia de execução

Para aerar adequadamente o solo no gramado, vale a pena conhecer o plano de implantação faseada. O primeiro passo é reduzir o nível da grama em um jardim verde para 5 cm. Depois disso, é preciso lidar com a eliminação implacável da erva daninha, já que a aeração pode provocar seu rápido crescimento. Poucos dias antes da perfuração, o solo deve ser bem regado - assim o local ficará macio e maleável ao processamento. Os especialistas recomendam não ventilar em climas quentes, pois isso pode prejudicar a cobertura do solo. Para obter um bom efeito do procedimento de perfuração, o afrouxamento é melhor feito em linhas cruzadas com uma distância de 3-4 cm. A profundidade de perfuração deve ser de 0,1-0,15 m.

Alguns dias após a aeração, o jardineiro deve começar a quebrar os torrões de terra com um ancinho. Quando esta atividade for concluída, você pode começar a irrigar o gramado e semear sementes de grama em áreas descobertas. Nesse caso, não se esqueça de alimentar e encher a areia.

Se a área do tapete verde for grande, é melhor usar um escarificador para arejar. Ao trabalhar com equipamentos, vale a pena realizar ações semelhantes às plantas de corte.

Atualmente, as 2 opções mais comumente usadas para arejar o solo.

  • Picar. A obra será realizada com equipamentos com pontas de ferro. Como resultado do procedimento, formam-se no substrato depressões com 4 cm de comprimento, sendo a punção considerada a melhor opção para a cicatrização de solos soltos e bem drenados.
  • Piercing. O método consiste em fazer furos no solo com profundidade de 8 a 12 cm, com a perfuração o substrato é compactado e o ar passa pelas fendas formadas até as raízes da grama. A profundidade da aeração é diretamente influenciada pelo estado do solo.

Hoje, os ancinhos para aeração têm uma demanda bastante grande, já que não são apenas eficientes na operação e acessíveis.Muitos residentes de verão também preferem acessórios para calçados que usem nos pés. Simplesmente caminhando sobre um gramado verde, o agricultor pode ventilar o solo e estimular seu melhoramento. Se o local for grande, então é melhor dar preferência a equipamentos de aeração a gasolina ou eletricidade. Na hora de escolher um piercing, vale a pena focar não só na sua capacidade financeira, mas também no tamanho do território, no seu estado geral.

A aeração do gramado é um evento importante, sem o qual o gramado nem sempre ficará fresco e bem cuidado. Com o procedimento correto, o morador de verão não só melhorará as condições da grama, mas também tornará o solo de melhor qualidade.

Para obter informações sobre como a escarificação de um gramado difere da aeração, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário