Como fazer um gramado com as próprias mãos?

Contente
  1. Arranjo de diferentes tipos de gramados
  2. Instruções passo a passo para a preparação do solo
  3. Quais fertilizantes devem ser aplicados?
  4. Estágios de plantio de sementes
  5. Mais cuidados
  6. Adendo

O paisagismo desempenha um papel importante na organização da área local. Ter um gramado verde sempre tornará o local mais atraente e animado. Hoje são oferecidos diversos tipos de gramados, e você pode criar tanta beleza com as próprias mãos, se estudar o assunto com mais detalhes. Para que o resultado seja positivo, é necessário realizar uma série de ações, ouvindo as recomendações de especialistas. O gramado ficará lindo e trará frescor ao design, o que é importante.

Arranjo de diferentes tipos de gramados

Para decorar o exterior, pode optar por um relvado esmeralda, que vai realçar o capricho e o bom gosto dos proprietários do terreno. No entanto, para obter tal beleza, é preciso experimentar cuidadosamente e cuidar regularmente do gramado, caso contrário, ele não só perderá sua atratividade, mas também morrerá. A base de qualquer relvado é a relva, que se apresenta em diferentes versões, cada tipo com as suas características, cor e cuidado próprios. É fundamental que você estude esses tipos para encontrar aquele que é adequado para o clima da sua região. Os gramados floridos são oferecidos nas seguintes variedades: prado, não grama e mourisco. Essas variedades são baseadas em cereais. Para garantir a floração, os cereais são diluídos com outras plantas.

Os prados pertencem à categoria de território cultivado, que inclui plantas que foram selecionadas em uma determinada proporção. Os vizinhos dos cereais são camomila, mil-folhas, margarida e outras flores decorativas. Neste caso, a relva desempenha o papel principal e, em diferentes períodos de tempo, as plantas aumentam ou diminuem a sua função decorativa, alterando a paleta. O ornamento mourisco é criado a partir de plantas anuais que não precisam ser aparadas. O papel dominante é dado às flores, e os cereais estão em uma composição menor junto com as espécies menores. É importante que as plantas com flores possam permanecer coloridas por muito tempo. Portanto, centáurea, linho, calêndula, mattiola, etc. são usados ​​para o ornamento mourisco.

A principal característica desse gramado são as flores exuberantes, então se você quiser que a grama pareça grossa e se espalhe suavemente pelo local, você pode considerar esta opção com segurança.

Um gramado sem grama pode ser chamado de não padrão, pois consiste em variedades de cobertura do solo. Para obter tal terreno, você precisará investir muito dinheiro e esforço, pois leva vários anos para crescer. No entanto, muitos escolhem essa opção, pois o gramado parece incrível como resultado. Claro, os mais populares são os gramados, que vêm em diferentes tons de verde. Suas características podem ser ligeiramente diferentes, por exemplo, você pode andar sobre uma grama, e algumas plantas não toleram isso. O gramado mais resistente é considerado um gramado comum, que consiste em uma grama dura e de aparência áspera. Este tipo de local é fácil de cuidar, não requer uma capina longa, pelo que é mais frequentemente utilizado em chalés de verão.

Se você está interessado em um gramado frontal ideal, é melhor escolher um gramado parterre. Isso é grama alta e flores delicadas, com os devidos cuidados a área parece luxuosa. Um gramado como este pode ser montado em uma área aberta, mas é importante garantir que nenhum animal de estimação nem pessoas pisem nas plantas.Quanto a terrenos acidentados, você pode usar misturas que contenham ervas com um sistema radicular extenso (não permite que as plantas sejam lavadas do solo). Este tipo de revestimento é considerado decorativo, você não terá que cuidar dele por muito tempo, então você pode escolher com segurança este tipo de paisagismo.

Os gramados esportivos incluem não apenas grãos tradicionais, mas também aqueles que são resistentes à abrasão. Este é um revestimento caro, que geralmente é escolhido para playgrounds e áreas de recreação ou locais onde as pessoas estão caminhando ativamente.

Instruções passo a passo para a preparação do solo

Para que o terreno virgem se transforme em um lindo gramado, é necessário seguir certas regras e seguir o passo a passo, só assim o resultado superará todas as expectativas. Aqui está um guia detalhado para guiá-lo através do trabalho de nível superior por conta própria, após o qual você poderá desfrutar da vista deslumbrante.

Determinação da fertilidade e acidez

Esta é a primeira etapa do preparo do solo para o plantio do gramado. Primeiro, você precisa estudar a composição do solo para entender quais gramas e plantas são adequadas para tais condições. Se o solo for argiloso, o gramado não será capaz de crescer facilmente nesse solo. Isso exigirá uma preparação mais séria e demorada. É necessário preencher a área destinada ao gramado com solo fértil com argila, ou fazer uma fossa, que então é preenchida com solo bom. A primeira opção seria a primeira, porém, levantar a grama nem sempre é conveniente, pois pode haver problemas de drenagem e também será necessário instalar meios-fios reforçados. Portanto, neste caso, é melhor retirar o solo argiloso de 20 cm de espessura e introduzir a terra. Alguns especialistas recomendam colocar geotêxteis para evitar a germinação de ervas daninhas, para que você economize tempo na remoção de ervas daninhas.

O indicador do nível de acidez do solo desempenha um papel importante. As misturas de gramado incluem diferentes gramíneas que coexistem em terreno neutro, porém, para obter um bom resultado, é necessário verificar o indicador no território. Para isso, o tornassol é usado. O papel é colocado no chão. Resta aguardar a cor, após o que, por meio da cartela de cores da embalagem, determine a acidez do solo. Se o indicador estiver alto, deve-se adicionar cal ao solo e, com uma reação alcalina, a turfa triturada será necessária. Depois disso, é preciso soltar a terra para que a acidez volte ao normal. Adicionar uma camada fértil é uma etapa importante na preparação do local. Para isso, é necessário um solo leve e solto, que se distribui em uma camada de 6 a 10 cm por toda a área onde será plantada a grama.

É necessário nivelar o solo, é aconselhável fazer uma ligeira inclinação em direção à vedação para que o relvado não alague nas épocas das chuvas.

Limpando pedras e ervas daninhas

Para que a terra seja fértil, você precisa se certificar de que não há nada supérfluo nela. Ao cavar o solo, será fácil encontrar pedras e objetos estranhos para remover. Se solo importado for usado, uma malha grossa deve ser usada para extrair raízes, galhos e pedras. Na área coberta de mato, será necessário fazer uma capina séria: livrar-se do excesso de vegetação e arrancar as ervas daninhas para que não voltem a aparecer.

Empurrando e rolando

Esta é a última etapa na preparação do solo antes da próxima etapa. O solo deve ser compactado de forma que não escorregue sob os pés, mas permaneça sempre plano e forte. Durante este procedimento, irregularidades podem ser detectadas a fim de corrigir. Se for possível usar a pista de gelo, então isso é muito bom, pois o trabalho será feito mais rápido. Como nem todo mundo tem essa técnica, você pode usar um tubo de ferro, dentro do qual uma haste é rosqueada e segura o grampo. Esse rinque de patinação caseiro deve ser arrastado pelo local, socado e verificado se cai.É importante observar que durante a rolagem podem surgir fossas e lombadas, portanto o excesso pode ser retirado, utilizando-as nos locais que faltam.

Quais fertilizantes devem ser aplicados?

Para melhorar as propriedades do solo e torná-lo nutritivo, é importante o uso de certos fertilizantes. Este procedimento pode ser realizado em momentos diferentes. Se solo importado de até 10 cm de espessura foi derramado em solo comum, fertilizantes não serão necessários. Mas na maioria das vezes eles são recomendados para serem usados ​​para ativar o desenvolvimento da vegetação. Assim que o solo importado for espalhado na área, é necessário espalhar fertilizantes e, em seguida, nivelar a área com um ancinho. O produto seco pode ser misturado com as sementes e depois semeado. Existem fertilizantes no mercado que precisam ser diluídos em água e regados no solo. A última opção é a mais prática e ideal. Através da rega, uma distribuição uniforme de nutrientes pode ser alcançada.

Quanto à escolha de um determinado tipo de fertilizante, é necessário conhecer a composição do solo e sua acidez. Alguns tipos de sementes preferem minerais complexos, e é importante levar em consideração a época de semeadura e preparação. No início da primavera, os especialistas recomendam o uso de fertilizantes nitrogenados, que garantem o rápido crescimento da grama, sendo preferível no outono o potássio e o fósforo, pois ajudam o gramado a suportar mais facilmente as geadas.

Se o solo foi enriquecido com vermicomposto, a quantidade de fertilizantes minerais deve ser reduzida.

Estágios de plantio de sementes

Para que o futuro canteiro fique bonito e apresentável, é necessário semear bem a área, escolhendo com cuidado o horário de trabalho.

Cronometragem

Você pode semear a grama na primavera e até o final do outono, desde que siga as recomendações e conheça várias características do procedimento. Se o trabalho for feito no início da estação quente, as plantas terão bastante tempo antes da geada, pois terão tempo de endurecer e crescer. Para tal plantio, será necessário um grande número de sementes, portanto, é necessário aumentar os estoques em 20%. Isso é importante para que no processo de luta pela sobrevivência permaneçam as plantas mais resistentes e viáveis, que serão preservadas durante as geadas.

No verão, você pode colher a quantidade normal de sementes para que as plantas cresçam livremente e ganhem força na velocidade máxima. PARAClaro, muitas pessoas também praticam o plantio de outono, mas isso é mais verdadeiro para as regiões do sul. Nessa época do ano, a umidade é alta, e isso vai permitir que as plantas ganhem força e passem o inverno facilmente. Para um plantio de outono, é melhor não escolher áreas inclinadas, pois durante as chuvas a camada superior será lavada e com ela a grama.

Seleção de sementes

Isso deve ser feito imediatamente após as medidas preparatórias com o solo. Não colha as primeiras sementes que surgirem, pois podem não crescer na sua região. Uma boa opção é o azevém, que está em alta demanda. Sua principal vantagem é que ele cresce bem. Para a faixa do meio, você pode escolher misturas de ervas, que contêm festuca do campo e bluegrass do prado. Para uma casa de campo de verão, esta opção é a mais adequada.

Semeadura

Não é necessário calcular você mesmo o consumo de sementes, pois as informações necessárias já estão indicadas em todas as embalagens. Mas é preciso saber o tamanho da área que será semeada para determinar o valor total. O material de plantio pode ser dividido em duas partes para passar primeiro pelo território em uma direção e depois mover-se perpendicularmente. Se o proprietário tiver equipamentos especiais à sua disposição, é possível utilizá-los, mas não há necessidade de adquirir o equipamento uma única vez.

O primeiro passo é afrouxar um pouco o solo, que antes estava compactado. Para isso, basta usar um ancinho, passando por cima da camada superior. As sementes são coletadas em um balde e espalhadas pela superfície.Você pode fazer uma semeadora com as próprias mãos a partir de uma lata, na qual basta fazer alguns furos. Terminada esta fase, cubra as sementes com terra. Para o primeiro método, o mesmo ancinho é usado, mas muito pode permanecer do lado de fora e os pássaros bicarão as sementes rapidamente. Portanto, é melhor recorrer à segunda opção - polvilhar os restos da terra importada com uma espessura de 3-5 mm. Isso cobrirá as sementes das plantas e você garantirá as melhores mudas.

Características de colocar gramado

Conforme mencionado acima, em áreas montanhosas onde o terreno é mais difícil, é recomendado o uso de um gramado rolante que possa resistir ao clima instável e não tenha medo de umidade excessiva. O processo de cobrir uma área com tal produto é bastante trabalhoso, mas você será recompensado por seus esforços, pois o resultado será incrível. Você precisará calcular o consumo de rolos para estocar uma quantidade suficiente. É necessário cortar e enrolar o gramado e, em seguida, colocá-lo sobre o solo previamente preparado. É importante observar que os rolos devem ser usados ​​em até 72 horas após a compra para que não percam a apresentabilidade e sejam frutíferos. Este procedimento é melhor realizado no início da primavera, escolhendo as condições climáticas ideais.

As camadas do gramado se espalham em um padrão xadrez, não estique - basta pressionar as juntas com força. Durante isso, pequenos morros podem se formar, mas quando socados, essas irregularidades vão embora e as juntas permanecerão firmes. Se durante a instalação ainda houver buracos e saliências, basta levantar o rolo com cuidado, preencher o local, nivelar o defeito e devolver a capa ao seu lugar. Para evitar empurrar o gramado, use tábuas largas. As bordas dos rolos são cobertas com terra. A última etapa consiste na compactação, aqui você precisará do mesmo rolo que precisa passar pelas juntas.

Irrigação

Uma vez que o gramado foi semeado ou plantado, a rega deve ser feita para impulsionar o desenvolvimento das plantas. É importante que a rega seja moderada, pois você pode exceder o indicador de umidade do solo - e todos os esforços serão inúteis. Portanto, o fluxo de água deve ser fino. Se uma mangueira for usada, um bico pode ser instalado. Os primeiros brotos são esperados depois de uma semana, mas não serão uniformes, pois a mistura de ervas contém plantas com diferentes períodos de germinação.

A grama vai subir até 20 cm em um mês. O sistema de rega automática será um excelente auxiliar na criação do seu próprio relvado, além disso, não tem de perder tempo constantemente com o processo de rega. É necessário borrifar água, pois isso ajudará a conseguir a umidade do solo a uma profundidade de 6 a 10 cm. Não encha a área por cima, pois o líquido irá deslocar o oxigênio, fazendo com que as plantas comecem a morrer .

A irrigação por gotejamento é a melhor maneira de regar qualquer gramado.

Mais cuidados

Para que um gramado seja bonito e atraente, você precisa monitorar cuidadosamente sua condição. Os cuidados básicos incluem irrigação adequada, corte periódico e remoção de ervas daninhas. As fortes chuvas trazem o problema da falta de oxigênio, por isso durante este período é melhor arejar o gramado. Para que o procedimento seja bem-sucedido, utiliza-se o mesmo rolete utilizado na compactação, mas deve haver pontos que perfurem o solo. Assim, o oxigênio fluirá para o solo, as plantas começarão a se desenvolver melhor.

Se os primeiros rebentos se tornaram perceptíveis, você pode se orgulhar de seu trabalho, que foi realizado com sucesso. Mas para preservar a aparência do gramado, certas manipulações são necessárias. Durante o primeiro ano, a grama estará macia e um tanto vulnerável, uma vez que o sistema radicular ainda não teve tempo de se tornar forte e profundo. Portanto, você não deve colocar estresse no gramado - você pode proteger a grama nova. Se houver áreas calvas, basta semear, e logo tudo ficará bem.

O corte de grama é importante, mas estressante para as plantas. Portanto, é recomendável cortar um terço da haste durante a roçada, independentemente da altura da grama. Muitas pessoas perguntam: "Quando usar o cortador de grama?" Assim que a grama crescer 10 cm, você pode cortar o cabelo. É importante ter certeza de que as facas estão afiadas, caso contrário, elas arrancarão os brotos do chão e o resultado será decepcionante. Após o corte, as plantas brotarão brotos adicionais, começarão a arbustos, e a cada vez o gramado ficará mais espesso devido à densidade do plantio.

O período de calmaria começa no inverno, mas aqui é preciso ter cuidado para não deixar a grama congelar. Para isso, basta proteger o local do estresse, evitar caminhar na grama e, se necessário, remover a neve, que pode ser muito espessa e exercer pressão.

Adendo

Existem várias diretrizes que podem ser seguidas para melhorar o cultivo e o desenvolvimento do gramado. Na primavera, o sistema radicular pode apodrecer devido à umidade estagnada, e a remoção prematura da neve também leva a isso. Para evitar esse problema, você precisa furar as áreas antigas com um forcado para que a água seja rapidamente absorvida. Algumas pessoas fazem uma almofada de drenagem, mas esta opção é adequada para grandes áreas.

A fertilização das plantas com fertilizantes minerais, que contêm nitrogênio, é realizada no início da primavera. Assim que o solo estiver completamente seco, você precisará caminhar pelo local com um ancinho macio que removerá os detritos e as folhas secas de grama. Nesse período, podem ser encontradas carecas, para que você possa semear. A implementação de todas essas recomendações em etapas permitirá que você alcance um projeto paisagístico deslumbrante, que se tornará o orgulho da região. No verão, é necessário monitorar o nível de umidade do solo, pois o sol pode afetar negativamente a grama e as plantas com flores. Também nesta altura, a relva começa a crescer activamente, pelo que terá de aparar. Para evitar que a grama fique amarela, é melhor regá-la de manhã cedo e à noite, caso contrário o sol queimará os brotos molhados e os destruirá.

Apesar de arranjar um gramado pode parecer um processo demorado e caro, esta atividade trará bons resultados se você seguir todas as regras e tecnologia. Você vai precisar fazer todo o esforço na fase inicial, depois disso basta manter a beleza e a vivacidade da vegetação, e tudo estará em ordem. Além disso, em poucos anos, um chato canteiro de flores se transformará em um tapete chique que vai encantar os olhos e orgulhar-se de seu trabalho.

Para obter informações sobre como fazer um gramado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário