Tudo sobre esportes

Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de mistura
  4. Qual é a diferença entre um gramado versátil e um gramado esportivo?
  5. Preparação do solo
  6. Regras de semeadura
  7. Como cuidar?
  8. Visão geral da revisão

A decoração decorativa de qualquer área suburbana é um gramado esportivo - um campo semeado de grama. Não só tem uma aparência esteticamente atraente, mas também desempenha funções bastante práticas: você pode correr, brincar, organizar piqueniques de verão. Se a área do local permitir, tal cobertura pode ser feita de forma independente. Mas você deve se preparar imediatamente para o fato de que o processo de instalação será lento e bastante trabalhoso.

Descrição

A relva, que serve para semear o terreno, tem uma resistência acrescida a diversas cargas mecânicas, pelo que este tipo de relva é utilizado principalmente em campos desportivos. No entanto, também é ótimo para casas de campo com um grande quintal, que costuma ser usado para atividades ao ar livre.

Existem vários tipos de relva desportiva:

  • futebol americano;
  • tênis;
  • Parque infantil;
  • para o golfe,
  • para a pista de corrida.

Para cada um deles, um tipo separado de mistura de grama é usado. Um gramado esportivo pode ser natural ou artificial. No primeiro caso, você pode preparar e semear o local com grama de forma independente. Também é possível comprar um gramado em rolo natural pronto, com a ajuda do qual é possível pular o processo de cultivo de um gramado. A segunda opção é mais econômica tanto em termos de dinheiro quanto no tempo que deve ser gasto para cuidar dele.

A mistura de grama, que é usada para cobertura de grama densa do gramado, consiste em vegetação com maior resistência às influências negativas externas. Tipos especiais de gramíneas são os menos suscetíveis a pisoteio ou rasgamento, de modo que o local mantém sua aparência estética mesmo após esportes ativos ou outras atividades dinâmicas.

Vantagens adicionais de tal mistura:

  • resistência à maioria dos tipos de doenças, incluindo antracnose e ferrugem;
  • a capacidade de cortar até 2,5 cm;
  • resistência a altas temperaturas ambientes.

Entre os requisitos para grama esportiva estão:

  • inadmissibilidade de acúmulo de sujeira e umidade na superfície do gramado após a chuva;
  • a capacidade de suportar cargas regulares;
  • a grama não deve escorregar e impedir o movimento;
  • a superfície do local deve ser plana e uniforme.

Vantagens e desvantagens

Existem várias vantagens principais de um gramado esportivo em uma casa de verão.

  • O gramado tem a capacidade de reter poeira na superfície, o que purifica o ar. Além disso, ela, como outros representantes da flora, produz oxigênio.
  • A cobertura do gramado, devido à evaporação ativa da umidade do solo, torna o espaço circundante mais fresco. E isso é muito importante na estação quente.
  • A densa cobertura de grama não permite que as ervas daninhas germinem. O site ficará limpo e bem cuidado por mais de um ano.
  • A superfície não traumática protege contra possíveis quedas.
  • Um gramado bem assentado, com os devidos cuidados e manutenção, não perderá suas funções estéticas e práticas por até 5 anos.
  • O gramado é um fundo ideal para os elementos decorativos do local: bancos, arbustos, figuras de jardim e lagos.
  • Uma grande variedade de misturas de grama esportiva torna possível escolher a opção mais adequada. Você pode combinar vários deles, por exemplo, separadamente para o site e os troncos de árvore.

Nenhuma desvantagem óbvia do gramado esportivo foi encontrada. Uma desvantagem relativa é a incapacidade de quebrar um gramado totalmente desenvolvido devido à falta de uma área local. Portanto, os residentes de verão muitas vezes enfrentam uma escolha - um gramado ou um canteiro de jardim. Em pequenas áreas, você pode se limitar a pequenos gramados verdes, que se tornarão uma decoração decorativa da casa de verão.

Um gramado grande para cuidar dele requer ferramentas especiais: um compactador, uma semeadora, um cortador de grama. Além disso, esse local exige custos financeiros, de mão de obra e de tempo.

Tipos de mistura

Para cada tipo de gramado esportivo, dependendo do que e quão ativamente eles estão envolvidos nele, é comum o uso de diferentes formulações à base de ervas. De todas as variedades de gramíneas, as mais populares são o azevém perene, o bluegrass do prado, o prado e a festuca vermelha, o branco curvado e o favo comum.

"Mistura de grama esportiva universal"

Este tipo de mistura de gramíneas, após a semeadura, forma um gramado denso, capaz de suportar cargas elevadas regulares. Consiste em grama dobrada, festuca e bluegrass de prado. Na maioria das vezes, é usado para organizar campos de futebol.

As sementes são semeadas em camada densa e uniforme e, nos locais onde se espera um aumento da carga da vegetação, a semeadura é feita de forma dupla. Este tipo de gramado requer alimentação e corte regulares.

"Misturas mono"

Ideal para organizar quadras de tênis. A mistura de grama após a germinação forma uma superfície uniforme e altamente resistente ao pisoteio. Para a semeadura, utilizam-se as mesmas variedades de gramíneas que fazem parte da "mistura de grama esportiva universal", mas não se misturam, mas semeia-se apenas um tipo de planta.

O corte regular da grama esportiva ajuda a criar uma superfície uniforme. No final da temporada, a camada de grama é perfurada, o que impede uma possível compactação do sistema radicular da planta, com a qual pode perder sua atraente cor esmeralda.

"Mistura de parque"

Na maioria das vezes, essa mistura de grama esportiva é usada para equipar parques infantis e áreas sombreadas. Contém plantas do tipo cereal: timóteo e festuca, além do trevo, que valorizam a qualidade e as características estéticas do revestimento.

A grama tem uma rica cor verde e cresce rapidamente, formando uma camada de grama densa que inibe o crescimento de ervas daninhas. A manutenção da cobertura do gramado é despretensiosa: para manter um aspecto decorativo, basta cortar a grama 2 vezes por mês e aplicar fertilizante uma vez.

Qual é a diferença entre um gramado versátil e um gramado esportivo?

A peculiaridade do gramado universal é que ele contém um componente decorativo. Este tipo de cobertura é freqüentemente encontrado em áreas de parques, perto de chalés de verão. Parece esteticamente agradável, durável de usar.

A principal diferença entre relva versátil e esportiva é o objetivo: o esportivo é adaptado para suportar altas cargas mecânicas, enquanto o universal tem um grau médio de resistência a influências externas e condições climáticas adversas. A durabilidade da cobertura de relva depende da composição das plantas que nela se inserem: são diferentes para relvados desportivos e universais.

Preparação do solo

O arranjo de um gramado começa com a preparação do solo, que é sua base. Dependendo de como isso for feito corretamente, o resultado e a durabilidade da tela verde vão depender.

O preparo do solo consiste em várias etapas.

  1. Para começar, é necessário retirar todas as plantas e ervas daninhas da área selecionada, libertando-a de pedras e detritos. Se houver tocos e raízes nele, você também deve se livrar deles.
  2. Fluffing.Para esfolar o solo, o local deve ser escavado com uma pá ou trator com 20-25 cm de profundidade.
  3. Drenagem. Se o solo for pesado, sujeito a umidade excessiva ou estagnação de umidade, é necessária drenagem. Para isso, retira-se a camada superior do solo, despeja-se sobre o fundo da área limpa uma camada de brita ou cascalho de 10 cm de espessura e sobre ela é colocada uma camada de areia da mesma espessura. Ambas as camadas devem ser compactadas e solo fértil deve ser colocado em cima delas, após o que o local deve ser compactado novamente. Nesta posição, ele deve ser deixado por 1,5-2 semanas. Depois disso, o local é limpo novamente de ervas daninhas.
  4. Fertilizante. Para que as sementes germinem uniformemente, os especialistas recomendam fertilizar o solo antes da semeadura, e não depois. Para isso, utiliza-se composto, biohumus e fertilizantes minerais complexos.
  5. Alinhamento. O local é nivelado com um ancinho ou cultivador (se o local for muito grande). Como resultado, os grãos do solo devem ser do tamanho de um grão de trigo.
  6. Tamping. Para que as sementes germinem de maneira rápida e uniforme, é necessário garantir o máximo contato entre a semente e o solo. Para isso, o solo previamente fertilizado é compactado com rolo. Todas as irregularidades identificadas após este processo devem ser afrouxadas e niveladas novamente. A rolagem não deve ser realizada em tempo úmido, pois isso pode levar ao acúmulo de solo.
  7. Até o momento da semeadura, você não pode caminhar no local. 1-2 dias antes do plantio da grama, sujeito ao tempo seco, o local deve ser bem umedecido.

Regras de semeadura

Os especialistas recomendam semear uma mistura de grama no meio da primavera ou no outono. Se a parcela for pequena, a semeadura pode ser feita manualmente, para áreas maiores, é melhor usar uma técnica especial - uma semeadora. Para o plantio de sementes, é melhor escolher um dia sem vento e tranquilo - em tempo de vento a semente se agita, de modo que as mudas podem ficar irregulares.

As taxas de semeadura para misturas de grama dependem do tipo de gramado e, via de regra, estão indicadas na embalagem. A taxa de consumo padrão é de pelo menos 50 g por 1 m². Os especialistas não recomendam salvar - as ervas daninhas começarão a brotar nas áreas das manchas calvas, o que levará à necessidade de refazer o trabalho novamente. Para garantir uma semeadura uniforme, é necessário misturar as sementes com areia em proporções iguais.

Oferecemos instruções para semear um gramado.

  1. É necessário dividir condicionalmente o local em partes iguais - de acordo com seu número, as sementes são divididas no mesmo número de partes iguais. Isso tornará possível gastá-los da forma mais uniforme possível.
  2. Umedeça o solo seco com água usando uma mangueira de pulverização fina. Depois disso, o solo deve absorver completamente e em todos os lugares a umidade por igual, o que o tornará mais solto.
  3. Cada lote de sementes é medido e espalhado no local em 2 direções: primeiro ao longo e depois ao longo.
  4. Para aprofundar as sementes no solo após a semeadura, é necessário afrouxar o solo com um ancinho francês (leque). A profundidade ideal na qual a semente deve ser colocada é de 1-1,5 cm.
  5. A próxima etapa é a rolagem, que garante o máximo contato entre o solo e as sementes, reduzindo o tempo de germinação.
  6. O estágio final é a rega moderada da cama com um aspersor de jato fino.

Como cuidar?

O cuidado da grama esportiva começa imediatamente após a colocação das sementes no solo e, inicialmente, consiste apenas em rega regular. Em condições favoráveis, os primeiros rebentos aparecem 2 a 2,5 semanas após a sementeira.

Para não perturbar o frágil sistema radicular das plantas, os especialistas não recomendam caminhar no gramado até o momento da primeira poda.

O cuidado do gramado inclui uma série de atividades.

  1. Umedecer o solo deve ser realizado regularmente, pois a camada superficial do solo seca. Para regar, é necessário usar um pulverizador fino - isso protegerá o solo da erosão e protegerá o sistema radicular das plantas jovens.A profundidade da umidade do solo deve ser de 6 a 7 cm. A irrigação do gramado deve ser realizada no final da noite - isso ajudará a saturar melhor o solo com umidade e mantê-lo por mais tempo.
  2. Quando a grama atinge 7-10 cm de altura, o primeiro corte é feito. Para não danificar a frágil camada de relva, recomenda-se a utilização de um pequeno cortador de relva.
  3. É necessário cortar a pilha crescente a cada 7-10 dias, deixando 3-4 cm do nível do solo. O corte regular ajuda a formar um sistema radicular forte. Para obter uma superfície plana e lisa da tela verde, é necessário cortar a vegetação com uma técnica especial. Você pode levantar a pilha e facilitar o processo de corte com a ajuda de um ancinho, com o qual você primeiro precisa caminhar pela grama antes de cortar.
  4. É importante remover regularmente a grama seca que permanece na área após o corte.
  5. A vegetação jovem deve ser fertilizada uma vez por mês com aditivos minerais e complexos. Um gramado maduro (gramado de 2-3 anos) não precisa de alimentação tão frequente. Pode ser reduzido para 1 vez por ano, deve ser realizado no outono.
  6. Periodicamente, a área verde precisa de aeração, o que contribui para melhor penetração do ar e da umidade nas camadas de grama.

Visão geral da revisão

Uma análise das críticas dos veranistas sobre o gramado esportivo mostra que a maioria deles está satisfeita com o resultado. Independentemente do método utilizado para obter o revestimento (rolo ou semeadura), todos observam as altas características da vegetação após o impacto mecânico sobre ela. Os jardineiros observam que, com os devidos cuidados, esse gramado mantém sua aparência decorativa por muito tempo (5-6 anos).

Os especialistas recomendam o uso de um modelo de cortador de grama para aparar a grama esportiva, que não apenas corta a grama, mas também a coleta imediatamente depois. Apesar de tal mecanismo ser um pouco mais caro que os convencionais, facilita muito a manutenção do gramado.

Os jardineiros observam que as ervas daninhas podem aparecer na superfície com cuidado inadequado. Eles não só dão ao local uma aparência descuidada, mas também inibem o crescimento da grama, ocupando todo o espaço. A solução para o problema pode ser os herbicidas modernos, totalmente seguros para os humanos.

Um gramado limpo e bem cuidado, usado tanto para fins decorativos quanto práticos, é o sonho e o orgulho de todo proprietário. Com a ajuda de um gramado esportivo, você pode não só decorar o local, mas também torná-lo um ótimo lugar para atividades ao ar livre, onde muitas vezes você pode se reunir com parentes e amigos.

O vídeo a seguir explica como semear melhor seu gramado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário