Tudo sobre escarificação de gramados

Contente
  1. O que é isso?
  2. Comparação com aeração
  3. Tempo e frequência
  4. Ferramentas usadas
  5. Como proceder corretamente?

Um lindo gramado vai decorar qualquer área. Para obter uma erva que se pareça com um tapete esmeralda, é necessário fazer um esforço e lembrar-se de realizar alguns procedimentos. Isso não é apenas fertilização e irrigação, mas também escarificação. Depois disso, o gramado será atualizado e ficará mais espetacular.

O que é isso?

A grama jovem tem brotos finos e raízes pequenas, o ar e a água fluem livremente para eles, o que contribui para um bom crescimento. Com o tempo, a camada superior do gramado fica mais densa. Além disso, poeira, pequenos detritos e palha gradualmente se acumulam nele. O gramado está coberto de ervas daninhas e musgo. Tudo isso impede que a grama cresça normalmente, retarda o fluxo de umidade e ar. A vegetação perde sua cor rica e começa a doer.

A escarificação do gramado permite solucionar esses problemas. É uma escovagem meticulosa da relva, que ajuda a retirar os detritos e a palha, bem como a cortar o solo, o que garante a disponibilidade de água e ar suficientes. Este cuidado cria um ambiente confortável para o crescimento da grama e fortalece o gramado.

Comparação com aeração

Além da escarificação, existem outros procedimentos que o jardineiro deve conhecer. Aeração é recomendada. É uma perfuração uniforme do solo para permitir o acesso do ar. Isso pode ser feito manualmente usando um forcado convencional ou usando um dispositivo automatizado. Carros com motor elétrico ou a gasolina permitem que você trabalhe no local com muito mais rapidez.

Embora a escarificação e a aeração tenham semelhanças, há uma diferença entre esses tratamentos. A segunda opção é delicada, pois os furos não violam a integridade do sistema radicular. E aqui a escarificação com corte através do solo e remoção completa da cobertura de grama tem um efeito mais perceptível.

Por esta razão, a aeração pode ser realizada com mais frequência, não prejudica o gramado. No entanto, durante os períodos de seca, é melhor adiar esse procedimento.

Dependendo do estado do gramado, idade e tipo de vegetação, é traçado um cronograma de medidas enobrecedoras. A escarificação geralmente é realizada no máximo duas vezes por ano, enquanto a aeração pode ser realizada durante toda a estação, a cada três cortes de cabelo. Para ter certeza de que é hora de furar o gramado, primeiro você precisa olhar para o comprimento das raízes. Se tiverem menos de 5 cm, não têm ar e umidade suficientes para crescer, então é hora de arejar o solo.

Tempo e frequência

A escarificação oferece benefícios significativos, mas isso requer manutenção regular do gramado. Se foi negligenciada, muita palha se acumulou e a grama secou, ​​após o procedimento você perderá grande parte da vegetação. Em tal situação, isso é normal, não se preocupe - o gramado será capaz de se recuperar. No entanto, para que a grama cresça rapidamente, você precisa escolher a época do ano e as condições climáticas certas.

Três fatores são considerados os mais importantes:

  • temperatura;
  • umidade (chuva);
  • Sol.

Não trabalhe no jardim em condições de calor extremo, seca ou frio. Para uma área negligenciada, muitas vezes é necessário adiar a escarificação até a queda - as razões para esta decisão são explicadas a seguir. Se o gramado estiver bem cuidado, o procedimento pode ser realizado na primavera. A escarificação leve é ​​geralmente realizada em abril. Este é o momento ideal porque o solo já está começando a aquecer e ainda há umidade suficiente para um rápido crescimento e recuperação.

Se o gramado está em mau estado, muita palha se acumulou na superfície, houve uma infecção grave com musgo, ou talvez no verão a grama tenha ficado muito danificada pela seca, será preciso muito esforço para colocar tudo em ordem. É melhor começar este negócio no outono. Durante a escarificação, o jardineiro corta o solo, remove a palha e o musgo que brotou, para que o solo permanecesse aberto. Torna-se um excelente campo para o plantio de novas sementes, elas começarão a germinar rapidamente.

Mas se esse procedimento for realizado na primavera, a presença de espaço livre e solo aberto também promoverá o crescimento agressivo de ervas daninhas e o processamento no outono ajudará a evitar esse problema.

Pode-se programar a escarificação para os últimos dias de agosto, desde que o clima permita e não seja muito quente, ou pode-se fazer este trabalho em setembro. Além disso, este período é adequado para aeração. Se necessário, arejar o solo pode ser feito após a escarificação, mas antes da semeadura e fertilização. Todo esse trabalho permitirá que você restaure o gramado danificado e não se preocupe em ficar cheio de dentes-de-leão ou outras ervas daninhas.

Independentemente da estação do ano, a escarificação é melhor feita em tempo seco, à tarde. Musgo úmido e outros detritos podem obstruir seriamente suas ferramentas e até danificá-las. Por isso é melhor escolher um dia seco e esperar até o meio-dia, quando a umidade e o orvalho da manhã já evaporaram.

Ferramentas usadas

Dependendo do tamanho do site, você pode usar uma técnica de processamento ou fazer tudo manualmente. Isso não afeta a eficácia do procedimento, no entanto, uma máquina elétrica economiza tempo e esforço. Alguns jardineiros também usam a técnica em conjunto com ferramentas manuais. Na lista abaixo você encontrará tudo o que precisa.

  • Cortador de grama. Embora não seja usado especificamente para escarificação, cortar a grama regularmente tornará o trabalho muito mais fácil. Você pode comprar um modelo com um apanhador de grama, então a palha não precisa ser ajuntada manualmente após o processamento.
  • Herbicida de musgo. Essa vegetação deve ser removida cerca de uma semana antes da escarificação planejada. Isso pode ser feito com a ajuda de um agente herbicida; após o processamento, o musgo ficará preto e seco, então será muito mais fácil se livrar dele.
  • Herbicida de ervas daninhas. Nem todo mundo tem problemas com musgo, muito mais frequentemente as ervas daninhas incomodam os jardineiros. Existem herbicidas destinados a combatê-lo. Nesse caso, o tratamento do sítio deve ser realizado três semanas antes da escarificação programada.

Antes de comprar, certifique-se de que o produto agirá sobre as ervas daninhas e não afetará a grama.

  • Escarificador. A ferramenta pode ser portátil, com motor elétrico ou a gasolina. É improvável que seja possível substituí-lo por qualquer análogo. Os modelos diferem em características, portanto, você deve se concentrar nas características do seu gramado. Para um gramado pequeno e nivelado, onde não há saliências e buracos, uma ferramenta manual é adequada. Se você tem uma área de tamanho médio, pode adquirir um elétrico, é leve e silencioso, mas precisa ser plugado para funcionar.

Dispositivos movidos a gás podem lidar com qualquer área e terreno, mas também são os mais caros, pesados ​​e barulhentos. Existem também modelos 2 em 1 disponíveis com um acessório aerador adicional. Esta função pode ser fornecida para unidades elétricas e a gasolina.

  • Ancinho. Eles são necessários para coletar o lixo após o processamento. No entanto, se você tiver um cortador de grama e escarificador com coletores embutidos em sua fazenda, a limpeza manual não é necessária.
  • Sementes. Depois de pentear, o gramado ficará visivelmente mais fino, especialmente se você removeu muita palha e musgo. Para evitar manchas calvas, você precisa semear algumas sementes frescas. Use a mesma erva que veio com ele.Além disso, adicione um pouco de fertilizante para ajudar a recuperação da vegetação mais rapidamente.
  • Spreader. Em uma área pequena, você pode semear manualmente e distribuir fertilizantes, mas se a área for grande, o trabalho leva muito tempo. Neste caso, você pode adquirir um spreader especial que irá agilizar o processo.

Como proceder corretamente?

A escarificação é um impacto bastante sério, por isso é importante fazer tudo certo para não danificar o gramado. Você pode fazer a tarefa sozinho, mesmo se for um jardineiro novato. O principal é seguir as instruções e passar de uma fase para outra de forma consistente.

Preparação

Há mais uma coisa que precisa ser feita antes de retirar a ferramenta. Comece a preparar seu gramado cerca de 3 semanas antes da escarificação.

  • As ervas daninhas devem ser destruídas primeiro. Para isso, um agente herbicida é adequado.
  • Reduza gradualmente a altura da grama duas semanas antes do procedimento. Este método permite que ela seja menos ferida. Altere gradualmente as configurações do cortador até que a vegetação tenha 5 centímetros de altura.
  • Uma semana antes do trabalho principal, é hora de se livrar do musgo. Aqui, novamente, o herbicida virá em seu socorro. Quando o musgo estiver seco e escurecido, você pode removê-lo com um ancinho.

Escarificação

Esteja você trabalhando manualmente ou usando uma ferramenta motorizada, é preciso pisar com cuidado. Você pode precisar de 3-4 passes se houver muita palha. Para gramados menos negligenciados, duas vezes serão suficientes. Recolher o lixo após cada passagem. Na última etapa, use as lâminas para cortar cuidadosamente o solo a uma profundidade de cerca de 5 mm para preparar o local para a semeadura de sementes frescas.

Se você tiver um escarificador manual, é fácil de usar. É melhor começar na esquina do lote e ir até a outra extremidade. Inclinando a alça, você pode ajustar a posição das lâminas ao remover a palha ou cortar o solo. Ao trabalhar com um escarificador elétrico ou a gasolina, é importante ajustar corretamente a altura do bico.

Faça ajustes antes de começar, caso contrário, a unidade pode arrancar pedaços de grama se as lâminas forem muito profundas.

Recuperação

Após o processamento, é necessário cuidar do gramado em tempo hábil para torná-lo mais bonito. Em primeiro lugar, semeie sementes frescas e, em seguida, os pontos calvos rapidamente se encherão de grama nova. Além disso, um gramado denso é lindo, para que as ervas daninhas não tenham a oportunidade de escalar no espaço liberado. Além da semeadura, você precisa fertilizar o solo. Uma quantidade abundante de musgo ou palha geralmente é devida à falta de nutrientes. Os principais são:

  • nitrogênio - é responsável pelo rápido aumento de massa;
  • potássio - melhora o estado geral, ajuda a prevenir doenças e drenagem;
  • o fósforo é necessário na fase de crescimento da semente e também tem um efeito positivo no estado das raízes.

Depois de fertilizar o solo, a nova grama brotará rapidamente e ficará verde. Tal medida acelera significativamente o processo de restauração da vegetação. Embora o processo de escarificação possa parecer assustador à primeira vista, na verdade não é. Basta preparar as ferramentas, seguir a sequência de ações e cuidar regularmente do gramado para que seja agradável aos olhos.

O vídeo a seguir vai falar sobre a diferença entre escarificação e aeração do gramado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário