Como faço para regar meu gramado após o plantio?

Contente
  1. Tipos de irrigação
  2. Qualidade e temperatura da água
  3. Periodicidade
  4. Tempo auspicioso
  5. Equipamento

Todo proprietário de gramado deseja manter seu gramado saudável. No entanto, isso requer muitas atividades, a mais importante das quais é a rega. A irrigação do tapete verde deve ser correta, caso contrário prejudicará a vegetação.

Tipos de irrigação

Qualquer representante da flora necessita de irrigação após o plantio, pois sem água os processos vitais nos tecidos não ocorrerão em níveis adequados. É necessário regar o gramado após o plantio, caso contrário, você pode esperar:

  • o aparecimento de manchas secas em um tapete verde;
  • mudança de cor dos caules;
  • dobrar as hastes;
  • desordem da aparência do gramado;
  • depois de pressionar, a grama não endireitará.

Existem dois tipos de rega de relva.

  • Manual. Se o gramado, enrolado ou semeado, estiver localizado em uma área pequena, ou não for possível instalar um sistema de irrigação automático, então a irrigação manual será a saída para a situação. Neste caso, a rega do relvado é efectuada com um bico de pulverização. Este último está conectado a uma mangueira de jardim por onde a água flui da fonte. Esta opção é muito mais rápida e conveniente do que irrigar a vegetação com regadores e baldes.
  • Rega automática simplesmente insubstituível se o território do gramado tiver mais de 6 acres. A automação é instalada antes mesmo de colocar ou semear a grama, de modo que todos os seus elementos ficam ocultos com segurança.

Esses sistemas de irrigação são geralmente equipados com vários tipos de aspersores.

Qualidade e temperatura da água

Ao molhar o gramado, preste atenção à qualidade da água. Se um líquido clorado fluir no abastecimento de água, será perigoso usá-lo para irrigação. Grandes quantidades de cloro podem matar as plantas. Portanto, é correto regar o gramado com água decantada, podendo também instalar filtros no sistema de irrigação.

O líquido regado com um gramado enrolado deve ter uma temperatura de pelo menos 10 graus acima de zero. Em um sistema de irrigação automático, a água chega à temperatura desejada enquanto flui pelos canos. Se a área for irrigada manualmente, é melhor que o líquido repouse um pouco. Água fria combinada com solo aquecido pode causar choque de temperatura nas raízes das plantas.

Periodicidade

Regar o gramado do parque com muita frequência depois de a grama ser colocada pode causar estagnação da água, o que geralmente leva ao desenvolvimento de doenças fúngicas. Esta regra se aplica a solos pesados ​​e densos. Em tal área, é recomendado equipar um sistema de drenagem antes de o gramado ser plantado. A melhor opção para a frequência de irrigação do gramado após a semeadura é considerada fracionada, assim como o uso de pequenas porções de água. Em solo solto, a irrigação abundante causa infiltração de umidade e lixiviação de nutrientes.

O número de regas depende de vários pontos.

  • Paisagem do território. Os gramados que ficam na encosta exigem regas mais frequentes do que os localizados nas terras baixas.
  • Solo e sua capacidade de reter água.
  • Clima.
  • Um tipo de grama em crescimento que pode ser amante da umidade ou tolerante à seca.
  • Temporada.

Durante a seca, a rega do gramado deve ser feita diariamente. Se estiver nublado lá fora e a temperatura ambiente não cair abaixo de 15 graus Celsius, regue a cada 3-7 dias. Fora do cronograma, a irrigação é realizada no final da roçada e da fertilização.

Tempo auspicioso

Molhe o gramado com mais frequência no verão e na primavera do que nas estações mais frias. A hora ideal para a irrigação é pela manhã. Molhar o gramado no meio do dia pode resultar em queimaduras na vegetação e desperdício desnecessário de grandes quantidades de líquido. A rega noturna para o gramado é indesejável. A razão é que os verdes ficam molhados durante a noite, e isso pode causar o desenvolvimento de algumas doenças. Após o almoço, regue a relva entre as 16h00 e as 18h00.

A irrigação tardia só é possível em um verão muito quente, quando a temperatura do ar é superior a +40 graus durante o dia e pelo menos +28 graus Celsius à noite. O líquido no solo encharcado impedirá que a vegetação queime.

Equipamento

Muitos já se recusaram a regar seus gramados com uma mangueira. Tal evento não apenas aumenta o consumo de fluidos, mas também torna a irrigação irregular. Além disso, um forte jato de água danifica ou lava completamente a camada superior do solo, quebrando os caules e raízes das plantas.

Existem vários métodos modernos de rega de relva mais convenientes.

  • Pingar. Esta opção de irrigação conveniente e econômica é freqüentemente usada por residentes de verão. O sistema automático inclui mangueiras, tubos com válvulas, filtros de limpeza e unidade de controle.
  • Aspersão É um conjunto de equipamentos que umedece uniformemente toda a área de gramado verde. O aspersor é caracterizado pela imitação da precipitação natural. Graças a esse sistema de irrigação, não apenas a grama e o solo são regados, mas também a sujeira e a poeira são removidas da folhagem. A irrigação por aspersão automática é conectada a um sistema de abastecimento de água ou a um recipiente com líquido e equipado com tubos e bicos. A aspersão pode ser móvel e estacionária.
  • Subsolo. O método de irrigação do subsolo é o mais caro e ao mesmo tempo eficaz. Os elementos do sistema são montados a uma profundidade de 20-30 cm, este método de irrigação é considerado a melhor opção para relvados que se localizam em encostas.

Vários tipos de sprinklers podem ser encontrados no mercado hoje.

  • Oscilando. O equipamento parece um tubo curto com orifícios. É ideal para sistemas de irrigação de grandes áreas.
  • Rotativo. Este tipo de aspersor pulveriza água usando um cabeçote giratório. Com este equipamento, você sempre pode ajustar o raio de rotação. Os sprinklers rotativos são universais, portanto, podem ser usados ​​em áreas de diferentes tamanhos.
  • Em forma de leque. Como na versão anterior, este sprinkler tem ação ajustável de longo alcance. Esse equipamento é conveniente para uso em um gramado horizontal plano.
  • A pulsação lança o líquido em um jato. Normalmente, esses sprinklers são usados ​​em combinação com outras unidades. Este tipo de equipamento é adequado para relvados compactos. Uma característica do aspersor pulsante é a capacidade de definir o ângulo de irrigação, o que contribui para a irrigação das zonas de canto do gramado.
  • Micro-aspersor. O uso desse tipo de equipamento é considerado o mais delicado. A água é fornecida através de um bico na forma de uma infinidade de riachos que não danificam nem mesmo as folhas mais fracas da grama. A instalação de microaspersores é considerada a melhor opção para um gramado com canteiros de flores.

Para que a irrigação automática instalada no local funcione por muitos anos, o proprietário precisará realizar algumas atividades de manutenção:

  • inspecione e limpe os bicos;
  • carregue a bateria a tempo;
  • preservar o equipamento para o inverno;
  • monitorar o status dos filtros.

A rega adequada é a garantia de um relvado verde fresco e bonito. Em caso de má organização da irrigação ou de sua ausência total, o gramado verde pode morrer. A fim de economizar água e seu próprio tempo, é melhor instalar um sistema de irrigação automático.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do seu gramado, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário