Tipos e plantio de festuca para o gramado

Contente
  1. Prós e contras de usar
  2. Descrição das espécies
  3. Como semear um gramado?
  4. Dicas de cuidados
  5. Visão geral da revisão

A festuca é uma cultura perene de cereais, atingindo 60 cm de altura, no seu ambiente natural, cresce em prados, e nas dachas e em quintas privadas é muito utilizada como decoração para semear e rolar relvados. Difere na despretensão com o tipo de solo e clima: a planta resiste à seca e às geadas, cresce bem e se desenvolve até em solos pobres.

Prós e contras de usar

A festuca é uma cultura herbácea perene. O sistema radicular está rastejando, encurtado. A parte aérea é caule, ereta, ligeiramente frondosa. As placas de folha são planas, ásperas nas bordas e na parte superior. A folhagem é estreita-linear, a largura é de 3-5 mm, existem pequenas orelhas na base.

Flor de verão. O tamanho da panícula varia entre 7-20 cm. A própria panícula pode ser comprimida ou espalhada... As espigas têm uma tonalidade roxa clara, a forma é alongada, oblonga. O comprimento do espigão é de 1,5-2 cm. A planta é muito popular para arranjar relvados. Além disso, tem um valor forrageiro excepcional e é capaz de resistir ao corte e ao pastejo. As altas demandas são colocadas nas plantações de gramado.

A festuca apresenta vantagens inegáveis ​​sobre muitas outras plantas, graças às quais é amplamente utilizada na jardinagem.

Considere estes profissionais:

  • criando uma base de carpete fofa e sólida;
  • germinação rápida: as sementes emergem após 5-7 dias e, um mês depois, forma-se uma cobertura vegetal uniforme;
  • a planta é adequada para formar uma cobertura de gramado entre o resto das plantações do jardim;
  • A festuca é caracterizada por alta resistência à seca, cresce bem em áreas ensolaradas, tolera até 14 dias sem rega e chuva.

A festuca, sujeita a todas as tecnologias agrícolas, mantém sua aparência original por 10-15 anos. Até um gramado velho parece atraente. Além disso, a festuca é uma cultura extremamente despretensiosa: pode crescer com sucesso mesmo em solos pobres e marginais e em solo arenoso. No entanto, deve-se ter em mente que esta erva não tolera pisoteio, portanto, você não deve plantá-lo para organizar campos infantis e esportivos. Com o uso ativo, manchas calvas são formadas e prejudicam significativamente a aparência do tapete de grama.

As desvantagens condicionais incluem invasividade cultura. Ele pode se reproduzir não apenas por sementes, portanto desenvolverá ativamente áreas desocupadas através da disseminação de rizomas.

E se a grama não for cortada regularmente, a estrutura dos rizomas se tornará tão densa que impedirá o crescimento de quaisquer outras plantas.

Descrição das espécies

Existem vários tipos de festuca, vamos dar uma olhada neles.

  • Vermelho. A peculiaridade dessa espécie é que ela se espalha pelo território por meio de brotações subterrâneas. Graças a isso, a grama é amplamente utilizada para remendar manchas carecas em gramados. Ela cresce e se desenvolve melhor em solos leves em climas frios.
  • Cabelo ruivo. Possui folhas finas e alongadas. Difere na maior resistência quando comparado com outras espécies. Muito tolerante à falta de sol, usado para gramado sombreado. Popular para campos de golfe e gramados decorativos.
  • O vermelho é difícil. Cresce em arbustos densos e de baixo crescimento, formando uma erva densa.Tolera bem a falta de rega e calor prolongado. Utilizado em todos os tipos de gramados, exceto para esportes.
  • Reed. É uma variedade resistente à seca e ao calor. Essa propriedade é explicada pelas peculiaridades do sistema radicular, que pode penetrar fundo no solo e receber umidade mesmo quando a camada superior seca. Em dias quentes, na ausência de irrigação, a festuca mantém sua cor rica e aparência decorativa. Resiste a pisoteio, por isso é utilizado para equipar parques infantis e relvados desportivos.
  • Ovelha. Uma das variedades mais despretensiosas, prospera em solos pobres, tolera secas e geadas de inverno. Pode crescer na sombra, forma uma erva densa. É usado para decorar gramados em terrenos particulares, todos os tipos de aterros e bermas de estradas.

Como semear um gramado?

Para o cultivo de coberturas de gramado na Rússia central, são utilizadas misturas de grama à base de festuca e bluegrass. A combinação dessas ervas forma uma densa cobertura herbácea durável e resistente ao frio. Para obter cobertura de alta qualidade, você precisa seguir regras simples.

Seleção de sementes

A má qualidade das sementes é a principal razão para gramados feios. Cada embalagem deve ter uma etiqueta indicando os nomes das ervas que compõem a mistura, sua proporção, finalidade, porcentagem de germinação, bem como a taxa de germinação. Também é desejável ver informações sobre a porcentagem de germinação de ervas daninhas por meio de safras semeadas. No entanto, os fornecedores de sementes nacionais raramente indicam este parâmetro.

Recomenda-se a compra de uma mistura composta por duas ou três safras, uma das quais é festuca, e as demais ervas devem ser semelhantes a ela em termos de tecnologia agrícola. O rótulo deve indicar a finalidade da mistura de grama - "para o gramado". As grandes empresas geralmente vendem sementes que foram pré-tratadas com fungicidas e promotores de crescimento. Essas medidas melhoram a germinação das mudas, evitando o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Os produtores russos costumam combinar festuca e bluegrass do prado. Essas ervas crescem na mesma proporção, mas reagem de maneira diferente ao sol e aos níveis de umidade. Assim, se uma das lavouras for afetada negativamente pelo meio ambiente, a segunda planta não responde a esses problemas, e o gramado continua verde.

Ambas as culturas geralmente têm a mesma altura e espessura de caule, de modo que o gramado parece esteticamente agradável.

Cronometragem

No ambiente natural, as sementes caem após o amadurecimento. Eles hibernam no solo e germinam depois que a neve derrete. Portanto, você pode plantar festuca na primavera e no outono. A única época não recomendada para a semeadura é no verão. Durante este período, os raios solares evaporam muita umidade e a grama tem que lutar muito para sobreviver. Portanto, é ideal plantar um gramado na estação quando o solo contém muita água e a temperatura do ar noturno é mantida em torno de 12-15 graus.

Se você tiver que plantar um gramado no verão, tente não deixar o solo secar.... Definitivamente, você precisará instalar um sistema de lavagem automática.

Tecnologia de pouso

Na área destinada ao cultivo de grama, é necessário destruir todas as ervas daninhas, arrancar tocos, remover pedras e outros detritos. Para fazer isso, você pode usar a remoção manual, cobertura morta ou cultivo profundo. O cultivo preliminar de adubos verdes ou o tratamento da terra com herbicidas têm um bom efeito. O solo sob o gramado é arado até a profundidade da baioneta da pá.

Durante a aração, todos os torrões de terra grandes devem ser quebrados - isso tornará o substrato o mais fértil e solto possível. Após a escavação, a superfície deve ser nivelada com um rastelo, removendo todos os solavancos, nivelando os buracos.

Para o pleno crescimento e desenvolvimento da mistura de grama, solo com um nível de pH neutro é adequado. Se o solo apresentar reação alcalina, acrescente um pouco de migalha de turfa, para neutralizar a acidez o solo é submetido à calagem. Para aumentar a fertilidade, fertilizantes orgânicos são introduzidos no solo: vermicomposto, esterco apodrecido ou composto. Se necessário, você pode renovar completamente a camada superior da terra, substituindo-a por grama fértil. Após a realização de todos os trabalhos preparatórios para o cultivo do território, o terreno é cuidadosamente nivelado e rolado a rolo.

Na superfície compactada, sulcos lisos longitudinais e transversais com uma profundidade de 1-1,5 cm são formados. As sementes são semeadas a uma taxa de 40-60 g / m2. As taxas exatas de semeadura geralmente são indicadas na embalagem com a mistura de grama. Na fase final, as sementes são seladas e o solo é laminado novamente com rolo ou tubo redondo pesado. Antes da emergência das mudas, a irrigação é feita pelo método de gotejamento.

Dicas de cuidados

A festuca é geralmente bastante despretensiosa. No entanto, o gramado ficará mais decorativo se for bem cuidado. Regue a relva à medida que o solo seca. Se a grama for plantada para fins decorativos, use a rega automática, embora seja melhor regar os locais para um passatempo ativo à noite.

Remova grama seca e ervas daninhas regularmente. Eles evitam que o ar e os nutrientes cheguem às raízes, bloqueando assim o crescimento da festuca. Lembre-se de que nos primeiros anos existem muitas ervas daninhas: elas crescem a partir de sementes que estavam originalmente no solo ou foram transferidas por pássaros. Em locais com excesso de umidade, o aparecimento de musgo não é excluído. Nesse caso, a drenagem da área deve ser melhorada.

As plantas requerem aeração para manter vivas as bactérias do solo. Para fazer isso, a cada 10-14 dias, você precisa furar o solo com um garfo de jardim. Essas medidas permitirão que o ar penetre nas camadas mais profundas do solo.

De vez em quando, a grama precisa ser aparada ou aparada. O trabalho pode ser feito a qualquer momento, mas é importante que a grama esteja seca. Caso contrário, aumenta o risco de aparecimento de microflora fitopatogênica. Em locais onde, por algum motivo, surgiram manchas calvas, a semeadura deve ser realizada.

A festuca precisa de fertilização duas a três vezes por ano. Na primavera, a safra responde bem aos fertilizantes de nitrogênio, no outono - às misturas de fósforo e potássio. Um bom efeito é o uso de sulfato de potássio e nitrato de amônio: eles são aplicados na proporção de 10 g / m2.

Visão geral da revisão

Jardineiros costumam usar festuca para formar gramados. No entanto, eles notam que a erva só pode ser usada como parte de uma mistura de sementes... Neste caso, a porcentagem de festuca deve ser diferente dependendo das condições de operação. Então, ao decorar um gramado decorativo, o volume da cultura pode prevalecer. A festuca cumpre bem a tarefa de decorar as bordas e zonear o local. E aqui para semear um gramado esportivo ou um playground, sua participação deve ser mínima.

A grama da festuca não se deteriora com o corte e os caules não ficam grossos. Isso determina a alta atratividade da cultura para o arranjo de territórios adjacentes.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do seu gramado, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário