Trevo de gramado
O trevo é tradicionalmente plantado como gramado ornamental. O trevo holandês é o melhor tipo para esse uso porque é curto e combina bem com grama.
Como muitos membros da família das leguminosas, o trevo reduz a necessidade de fertilizar o solo.
Descrição
A planta pertence à família das leguminosas. Muitas variedades de trevo são perenes, esta é a sua vantagem indiscutível, já que não há necessidade de comprar sementes todos os anos.
O gramado parece, como o de costume, tem folhas com três pratos e inflorescências pequenas. As colheitas anuais são raras, mas ainda assim utilizadas para o mesmo fim. Após a floração, os frutos aparecem nos pedúnculos. As sementes estão aí.
O trevo de gramado é vendido em branco e rosa. O primeiro tem grande apelo decorativo. Como um experimento interessante, você pode combinar as duas variedades.
O trevo branco se espalha rapidamente pelo gramado e desloca facilmente as ervas daninhas de folha larga, resultando em um gramado bonito e liso. Essa planta vai prosperar em áreas que são mal drenadas ou muito sombreadas para um gramado normal. Como o trevo branco, o vermelho não é incomum. Ele foi naturalizado pela primeira vez na América do Norte.
Ele geralmente cria um tapete mais alto.
Vantagens e desvantagens
Alguns jardineiros consideram o uso de trevo em vez de grama uma solução ideal e simples. Neste caso particular, existem mais vantagens, embora existam desvantagens. O trevo é extremamente tolerante à seca e mantém sua atraente cor verde fresca, mesmo durante os períodos mais quentes e secos do verão.
As vantagens são as seguintes:
- é resistente à seca - devido às raízes profundas, a planta precisa de muito menos água do que a grama;
- a manutenção de tal gramado é barata;
- não há necessidade de fertilizar;
- flores;
- pode crescer em solo pobre, criando um tapete rico;
- não fica amarelo com a urina de animal;
- não suscetível a doenças e fungos;
- não há necessidade de usar herbicidas;
- você precisa cortar a grama com muito menos frequência do que a grama.
Solo pobre não é um problema para o trevo, principalmente porque ele próprio produz nitrogênio.
Mofo, bolor, podridão - tudo isso é prejudicial para gramados. Como resultado, esse gramado torna-se feio e precisa de tratamento. Clover não é suscetível a esses problemas. Além disso, como o trevo está fora de competição com as ervas daninhas de folha larga, não há necessidade de tratar o solo com coisas tóxicas.
O trevo também resiste bem a pragas de insetos, então não há necessidade de usar pesticidas. Dependendo de qual variedade foi plantada, raramente pode ser ceifada. Muitos jardineiros só fazem isso duas vezes por temporada.
Mas esta planta também tem suas desvantagens. Por exemplo, mancha muito as roupas e é muito difícil lavar essas manchas.
Precisamente porque o gramado está florescendo, ele atrai as abelhas, portanto, andar descalço nele nem sempre é seguro. Embora uma picada de abelha não seja muito perigosa para uma pessoa sem alergia, ela continua sendo desagradável e dolorosa para uma criança. Vale lembrar também que com o caminhar constante sobre o trevo, ele corta, formam-se caminhos, por isso é melhor organizar pequenos caminhos imediatamente.
Dica: Ao criar um gramado de trevo, as ervas daninhas podem ser um problema.Seu número precisará ser controlado até que a planta atinja vários centímetros de altura, só então ela os deslocará por conta própria.
Visualizações
Existem vários tipos principais de trevo que são usados para criar uma área decorativa atraente.
Lista
Uma vista espetacular de um gramado que pode ser retirado da superfície junto com o solo e posteriormente transformado em rolos para posterior plantio.
Misturado
São várias variedades com inflorescências de cores diferentes. Esta opção é indicada para quem não deseja ter uma área de lazer monocromática.
Microclover
Este trevo anão é ideal para uma clareira decorativa. Difere das outras variedades pela folhagem pequena, de cor verde suculenta, independentemente da estação.
Mesmo no inverno, sob a neve, a variedade mantém a cor. Se você plantar um gramado com esse tipo de trevo, poderá esquecer as manchas carecas. Esta é a solução perfeita para um parque infantil onde as crianças vão brincar. A pequena variedade cobre o solo firmemente e desloca rapidamente as ervas daninhas.
Subdimensionado
Normalmente este tipo significa variedade "Rivendel" com folhagem esmeralda... A planta cobre densamente o solo, não requer manutenção. Basta ir com um ancinho e retirar os talos velhos e amarelos, não há necessidade de cortar. Freqüentemente usado em paisagismo.
Lugovoi
É uma cultura de crescimento selvagem com flores rosas ou vermelhas. Muitas vezes pode ser encontrado em um campo ou prado. Das vantagens - despretensão. Na maioria das vezes, essa planta é semeada no país.
Decorativo
Decorativo significa variedades vermelhas, brancas, rosa e amarelas. Muitas vezes é uma mistura das espécies acima. Esse gramado rasteiro parece atraente e é ideal para decorar canteiros de flores.
Universal
Isso inclui outras variedades de trevo, por exemplo, Atropurpurea ou Purpurascens... Eles têm uma cor única com um núcleo roxo nas folhas.
As vantagens incluem não apenas atratividade, mas também uma alta taxa de crescimento. Ambas as variedades crescem rapidamente, mas não florescem.
De outros
Das espécies não menos populares, as variedades branca e rosa podem ser notadas separadamente. O comprimento do caule de um trevo branco chega a 40 centímetros. A folhagem é redonda, tripla. As inflorescências parecem pequenas bolas. Durante a floração total, a altura dessa grama pode chegar a 10 cm.
Difere em um tom rosa de flores. A variedade cresce bem mesmo em solos altamente ácidos. A floração começa em junho e vai até outubro.
Também há trevo vermelho. A altura desta variedade é de 50 cm. O tom carmesim rico parece muito bonito. A folhagem é grande e brilhante.
O gramado floresce do meio do verão até a primeira geada.
Dicas de plantio
Supondo que o agricultor comece a criar um gramado a partir do solo nu, ele deve primeiro decidir quais sementes plantar. Dependendo da intensidade com que o trevo selecionado cresce, o consumo por 1 m2 será diferente.
O plantio é feito manualmente, de preferência no início da primavera. Se você fizer tudo certo e sem poupar esforços, no início do verão uma área verde plana aparecerá no site para recreação e jogos.
Neste caso, a taxa de semeadura para chernozem e outros tipos de solos será diferente. Para solo fértil e tratado com calcário, isso é 16 kg por 1 hectare. Se uma mistura de ervas de trevo e timóteo for usada, a quantidade indicada é reduzida para 13 kg.
E se for uma variedade vermelha, alfafa e timóteo, então o número de quilogramas por hectare é 9, 6 e 4 de acordo com a ordem descrita.
Antes do plantio, o solo deve ser cavado e nivelado com um ancinho para que o gramado fique atraente e sem mudanças bruscas. É melhor remover pedras, grandes pedaços de solo.
Misture as sementes de trevo com o solo usando um carrinho de mão como recipiente. Pode ser solo de jardim comum ou qualquer outro. É essa mistura que se distribui uniformemente no solo. O trevo cresce melhor em solo fértil e úmido com um pH de cerca de 6,5.
Uma vez concluída esta etapa de semeadura, toda a superfície deverá ser recoberta com outra camada de solo, já que a profundidade de plantio é de 1 a 1,5 cm. A palha também é muito utilizada para cobrir as sementes. Uma camada fina ajudará a evitar a lavagem e a manter o nível de umidade necessário. Este ambiente é ideal para germinação.
Deve-se ter cuidado para não compactar o solo com muita força ou as sementes não germinarão bem.
É necessário regar o solo levemente, com cuidado para não lavar as sementes. É melhor não andar em um gramado recém-plantado por pelo menos uma semana e lembre-se de manter o solo úmido o tempo todo. Se você seguir essas regras simples, em duas semanas poderá ver os primeiros brotos de trevo em todo o plantio.
Você precisará regar todos os dias, mas em pequenas quantidades. Assim que as sementes germinam, a intensidade da rega é reduzida. No futuro, o gramado será umedecido no máximo uma vez por semana. A água deve penetrar fundo no solo para que as raízes inferiores possam alcançá-lo.
Se você permitir que o trevo floresça e dê sementes, o gramado do trevo vai se deliciar ano após ano e você não terá que plantar nada. No entanto, depois de 2-3 anos, esse local pode precisar de semeadura adicional ou mesmo de uma nova semeadura. Tudo depende da área de plantio e do tipo de planta.
Apenas o trevo pode ser plantado como cobertura do solo, mas ele se comporta melhor com o uso constante em combinação com grama.
Apenas 5-10% em peso de sementes minúsculas devem ser misturadas com a quantidade recomendada de sementes de grama para criar uma superfície espessa. Ao adicionar uma planta a um gramado existente, primeiro você precisará cortar e remover a palha. Essa é a única maneira de ter certeza de que as sementes vão cair no chão e podem germinar.
Na hora de semear por conta própria, é aconselhável misturar o material com uma quantidade suficiente de areia - assim é mais fácil espalhar uniformemente sobre a superfície.
Profissionais e residentes de verão experientes dão seus conselhos sobre o plantio:
- as sementes não devem ser plantadas profundamente, basta borrifar na superfície e varrer levemente no solo;
- esta planta prefere o sol, embora cresça em sombras claras, mas não tão rápido como gostaríamos;
- se plantar em uma área sombreada, dobre o número de sementes.
Regras de cuidado do gramado
A vantagem deste tipo de relvado é que não requer manutenção frequente. Você só precisa cortar a grama algumas vezes por temporada. Após o plantio, deve-se regar todos os dias até o surgimento dos brotos.
Gramados e trevos podem ser cortados com uma lâmina ajustada em 1,5-2 polegadas. No meio do verão, param de cortar a grama, despertando a planta, que começa a florescer e a formar sementes.
As variedades usadas para o gramado são geralmente de baixo crescimento e exigem pouco corte, portanto, você não deve remover o chapéu em demasia. Nunca aplique herbicidas no gramado do trevo. Isso poderia destruí-lo.
Para manter uma cobertura estável, esta planta perene pode exigir uma nova semeadura após cerca de 3 anos. Mas, com os devidos cuidados, ele será transplantado naturalmente com sucesso, por meio de suas próprias sementes.
Visão geral da revisão
Os profissionais têm a sua opinião sobre se vale a pena plantar a área em frente da casa com esta planta em particular.
Muitos usuários dizem que, é claro, é melhor semear o trevo no início da primavera, de meados de março a meados de abril. Mas também pode ser semeado no outono. As pequenas sementes são muito difíceis de semear uniformemente.
Uma maneira de fazer isso perfeitamente é misturar o material com terra, serragem ou areia.
Alguns jardineiros aconselham a adição de um inoculante bacteriano que aumentará o crescimento. Observa-se também que o trevo é naturalmente invasivo, enraizando-se onde suas raízes caudadas tocam o solo.Pode ser uma vantagem em um gramado esparso, mas também pode se espalhar facilmente por um gramado em um jardim próximo.
Idealmente, os internautas são aconselhados a cercar esse gramado com um caminho ou alguma outra superfície inerte. Caso contrário, é prudente colocar uma cerca ao redor, que não ficará apenas no subsolo, mas também 10 cm acima do solo, para evitar que os brotos rastejantes se espalhem pela borda.
A maioria dos jardineiros experientes relatam que o trevo branco prefere solo úmido em vez de áreas alagadas ou pantanosas. Se o local for assim, será necessária uma boa drenagem.
Na rede, você pode encontrar informações de usuários que, embora alguns fornecedores afirmem que o trevo branco é adaptado para solo seco, isso é um pouco diferente. Sim, de fato, ele tolerará facilmente secas de curto prazo e terá uma ótima aparência, mas não se desenvolverá em solo permanentemente seco.
Para uma visão geral do gramado do trevo branco, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.