Solo de gramado: características e escolhas
O gramado denso e verde brilhante do terreno pessoal sempre foi uma decoração do território. Para alcançar tal resultado, não é necessário apenas sementes boas e seu correto assentamento - um papel importante no cultivo de grama também é desempenhado pela qualidade do solo. Uma vez que o terreno onde cresce a erva ornamental, ao contrário daquele onde são cultivadas outras culturas, não pode ser periodicamente solto e coberto de raízes, deve ter certas características para garantir o pleno crescimento da cultura após a germinação.
Característica
Sabe-se que hoje não são utilizadas apenas sementes de grama, mas também o chamado gramado de rolo. Ao colocar um gramado enrolado, não há necessidade de se preocupar com a escolha do solo, uma vez que o gramado germinado com o solo necessário para seu crescimento já está lá em forma de rolo. É desejável que o solo em que o rolo será espalhado contenha pelo menos 50% de solo preto e 25% de areia e turfa.
Além disso, resta apenas uma petição sobre o adubo de cobertura e a destruição de alta qualidade de ervas daninhas em seu local, após o que os rolos de grama são simplesmente espalhados pelo território designado para eles. O solo para o cultivo de sementes de gramado exige um pouco mais de trabalho. O solo fértil ideal para eles é uma combinação em diferentes proporções de areia, terra, turfa. Tal composição tem densidade e porosidade médias do solo, o que proporciona boa permeabilidade tanto para umidade quanto para luz solar.
Em um solo assim formado, não deve haver aumento da acidez, o que, se necessário, pode ser conseguido por meio de desoxidantes (farinha de dolomita). Além do mais, vale a pena cuidar da alimentação com um bom suprimento de nutrientes (flúor, cálcio, nitrogênio).
Se não houver experiência na formação do substrato necessário ou a oportunidade de comprar um produto acabado (toda a superfície da área atribuída deve ser coberta com ele), então, de acordo com jardineiros amadores experientes, a melhor opção para o cultivo de grama é a camada superior da terra do campo em que o trigo, centeio e outros cereais.
Tipos de composições
Se, por alguma razão, o solo para o cultivo de sementes de grama for formado de forma independente, os agrônomos aconselham o uso de certas composições adequadas para o cultivo. Você deve pensar em comprar esses compostos se o seu local tiver solo argiloso ou solo com um teor excessivo de areia, o que torna impossível o cultivo de grama.
Composição No. 1:
- 50% de turfa desoxidada;
- cerca de 40% de areia grossa;
- cerca de 20% de terra preta, argila ou sapropel.
Composição No. 2:
- 40% de turfa desoxidada ou de várzea;
- 40% de solo de grama;
- 20% areia.
Composição No. 3:
- cerca de 90% de argila fértil;
- cerca de 10% de areia.
Ao planejar um gramado, deve-se ter em mente que para cultivar um gramado, é necessário fornecer cerca de 20 cm de uma camada fértil (para um gramado rolante, 10 cm são suficientes), e para colocar um gramado para atividades vigorosas, a camada deve ter pelo menos 40 cm.
Preparando o solo para o plantio
O processo de preparação do solo para o plantio depende do próprio solo. Existem as seguintes variedades.
- Argila arenosa. É caracterizado por um teor quase igual de areia e argila. É bastante quebradiço, apenas a argila é representada por pedaços.
- Argila arenosa. Tem uma composição homogênea, mas quando espremido, gruda fortemente.
- Solo de argila. Esta variedade é facilmente identificável pelas fendas profundas e caroços que aparecem ao secar.
- Húmus. Apresenta uma cor negra profunda e um odor pronunciado.
Entre as variedades apresentadas, o menor incômodo e custo será com o húmus, por se tratar de uma terra ainda fértil. Mas devido ao aumento da acidez, que as ervas daninhas tanto amam, é impossível cultivar grama sem algum preparo (nem sementes, nem uma versão enrolada). Além disso, a estrutura densa do húmus exclui a troca gasosa necessária para as plantas. Se este for o solo do seu local, será necessário enriquecê-lo com areia até que o índice de acidez seja de 6 pH. É impossível determinar os números em casa, você precisará utilizar os serviços de um laboratório.
Em relação à argila e areia, a pior opção é um excesso de argila no solo, já que nada cresce nele devido à falta de permeabilidade (umidade, calor). Em cima desse solo, você precisará colocar um dos compostos férteis apresentados acima. Nesse caso, você terá que suportar a espessura de camada recomendada - para um gramado é de 20 cm, e para quadras de esportes ou atividades ao ar livre - 40 cm.
Ao cobrir solo argiloso fértil, não é necessário retirá-lo, basta aplicar a quantidade necessária da composição por cima. Solo com excesso de argila pode ser melhorado com turfa.
Se a areia predomina no solo, ela deve ser enriquecida com terra preta. Se a terra preta não é comprada, mas retirada, por exemplo, dos canteiros, é preciso cuidar da alimentação. Se não for possível comprar a quantidade necessária de terra fértil, então o húmus pode ser usado para aumentar a fertilidade do solo com predominância de areia.
Se for necessário substituir o solo em uma parcela pessoal, alguns requisitos devem ser levados em consideração. Solo argiloso-arenoso pode ser melhorado semeando adubo verde (plantas cultivadas para enriquecer o solo). Este método é considerado mais barato. O solo é semeado com adubo verde e coberto com filme de celofane até o surgimento da cultura. Depois disso, o local é desenterrado para que a cultura fique o mais subterrânea possível.
Além disso, jardineiros experientes identificam vários pontos importantes que se aplicam a qualquer uma das variedades mencionadas acima:
- O equilíbrio do pH deve oscilar entre 6-6,5 unidades;
- umidade, frouxidão deve ser igual àquelas de argila média;
- espalhamento excessivo do solo não é permitido;
- depois de todos os trabalhos de enriquecimento do solo realizados no local, é necessário deixar o local sem semear durante 1 a 2 meses para que a erva daninha brote, e só após a sua destruição é que se pode começar a semear.
Regras de seleção
Não existem regras especiais para a escolha do solo. Essa escolha depende, em primeiro lugar, dos terrenos disponíveis na dacha. Em segundo lugar, está diretamente relacionado às sementes utilizadas. Cada jardineiro pode determinar a qualidade da terra em um lote pessoal, cultivando outras culturas (férteis ou não). Quanto às sementes, todas as condições necessárias para um cultivo favorável estão anotadas nas instruções.
Acontece que a escolha e a sequência de montagem do gramado permanecem com o proprietário.
- Se o solo for argiloso, é melhor usar opções de rolo para minimizar custos e esforços para construir um gramado.
- Se não houver problemas especiais com o solo, então as sementes também podem ser selecionadas para o cultivo de grama, seguindo todas as recomendações necessárias, tendo em conta as instruções.
- Se você planeja montar um pequeno gramado na frente da casa, aqui, levando em consideração os custos, tanto um gramado rolado quanto um gramado semente são adequados.
Dicas de jardinagem experientes
Muitas vezes há casos em que, ao que parece, todos os requisitos para colocar um gramado foram atendidos (e sementes caras foram compradas e solo preto fértil foi trazido para o local), mas o resultado deixa muito a desejar. A este respeito, os especialistas recomendam aderir às seguintes regras.
- É melhor não remover completamente as pequenas saliências, mas quebrá-las.
- Se houver morros enormes no local, eles devem ser removidos de forma que, após a retirada, seja possível borrifar o local onde estavam com solo da camada superior do morro remoto.
- Durante o nivelamento, é importante não misturar as camadas superior e inferior da terra.
- Em locais onde a umidade estagna, é necessário romper a vala e instalar um sistema de drenagem. Para fazer isso, remova o solo fértil superior, remova a camada inferior e, em vez disso, despeje uma mistura de areia e cascalho.
A mistura de areia deve ser coberta com a camada superior de terra, removida ao cavar uma vala. Então aperte.
Para obter informações sobre como escolher o solo certo para seu gramado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.