Descrição e variedades de gramados para um campo de futebol

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral dos tipos de gramados
  3. Dicas de cuidados

As competições de grama são populares desde os tempos antigos - os arqueólogos descobriram repetidamente essa confirmação. Inicialmente, os jogos eram realizados em um gramado comum, mas nos dias da Grécia Antiga, quadras especiais para competições esportivas começaram a ser equipadas. Hoje, a tecnologia de criação de um campo de futebol se tornou muito mais perfeita, mas, como antes, a qualidade da cobertura depende diretamente do gramado.

Peculiaridades

O futebol é considerado um dos esportes mais populares. Este jogo é apreciado por milhões de pessoas em todo o mundo. Cada cidade possui dezenas de playgrounds onde crianças e adultos podem jogar bola. O campo de futebol moderno é uma estrutura de engenharia funcional com tolerâncias planimétricas muito restritas. Então, inclui o relvado propriamente dito, bem como a sua base, sistema de drenagem, aquecimento e mecanismos de rega automática.

Hoje, três tipos principais de revestimento são usados ​​- natural, artificial e combinado.

A superfície natural de um campo esportivo nada mais é do que uma parte não pavimentada combinada com grama plantada.

Artificial - envolve preencher o campo e imitar grama de fibras poliméricas. A composição do aterro, via de regra, inclui miolo de borracha, areia de rio arredondada e granulado misturado em certas proporções.

O tapete combinado combina elementos de natural e sintético. Neste caso, a cobertura natural da planta é costurada com fios de polímero. Os rizomas das culturas herbáceas estão entrelaçados com fibras poliméricas, o que aumenta significativamente a resistência do gramado ao aumento do estresse mecânico, além de protegê-lo da erosão do solo.

Visão geral dos tipos de gramados

Vamos considerar com mais detalhes os principais tipos de gramados esportivos.

Artificial

A grama artificial é feita de fibras de polímero que imitam a grama comum em sua aparência. Na maioria das vezes, polietileno ou propileno é usado para o seu dispositivo, ele é fixado em uma base altamente elástica e coberto com látex. Este gramado tem uma altura de pilha de 8-10 mm.

A funcionalidade do gramado é determinada diretamente pela peculiaridade de seus enchimentos.

Na maioria das vezes, ao organizar um campo de futebol, o granulado de borracha é usado - ele suaviza as quedas dos atletas durante o jogo. Na criação de pátios e campos de minifutebol, dá-se preferência a um gramado semi-preenchido à base de granulado e areia de quartzo.

A grama artificial vem em uma ampla gama de cores. Na formação de uma cobertura, o pêlo é normalmente pintado em dois tons próximos, na maioria das vezes verde claro e verde - assim, o gramado adquire um aspecto mais natural. Quadras marrons parecem boas.

A rigidez do gramado é determinada pelas fibras estruturais da pilha.

Os fios de polietileno são finos e elásticos, são ideais para exercícios de alta intensidade, por isso o material se difundiu na arrumação de campos de futebol. As fibras de polipropileno são mais resistentes, utilizadas na montagem de campos de tênis e golfe.

Os benefícios da grama artificial são óbvios:

  • possui ampla gama de cores, imita completamente a cobertura vegetal natural;
  • você pode usar esse gramado tanto em ambientes internos quanto externos ao longo do ano;
  • o revestimento é altamente resistente ao pisoteio, não teme os raios ultravioleta e os fatores climáticos desfavoráveis, suas características técnicas e operacionais são preservadas em temperaturas extremas, em condições de alta umidade e calor prolongado;
  • as fibras sintéticas são inertes em relação aos detergentes e agentes de limpeza;
  • a relva artificial garante a constância da forma da relva do futebol, determina o salto natural da bola;
  • cria uma boa aderência nas pernas do atleta;
  • o gramado não precisa ser regado, aparado e fertilizado - todos os cuidados se resumem à lavagem com água e à desinfecção periódica da superfície.

A altura da pilha de grama sintética, de acordo com as recomendações da FIFA, não deve ultrapassar 60 mm, para o jogo de equipes profissionais o comprimento é de 50 mm, e para o treinamento - 40 mm. Os jogos de futsal são disputados em campo com altura de pilha de 30 mm.

A distância entre os fios deve ser mínima.

Natural

O gramado natural para arranjar um campo de futebol é cultivado a partir de uma mistura de grama à base de cereais. O volume principal é feito de azevém a pasto - uma planta perene com um poderoso sistema radicular e folhas de uma bela cor esmeralda. Esta erva está incluída em todos os relvados desportivos, uma vez que brota rapidamente, enraíza-se bem e atira activamente em toda a área com brotos.

Além disso, o azevém é pouco exigente para regar e fertilizar, resistente ao pisoteio e retém o brilho das cores até às primeiras geadas.

O junco ou festuca vermelha também é usado para criar grama de futebol. A grama é caracterizada pela resistência à seca e ao estresse mecânico. Não requer irrigação e fertilização, pode crescer com sucesso em áreas ensolaradas, correspondendo às condições de funcionamento do campo de futebol.

A mistura de grama é completada por bluegrass do prado. Esta planta despretensiosa recupera rapidamente de danos, é resistente a altas temperaturas e geadas.

O gramado natural pode ser econômico ou luxuoso. No primeiro caso, a tecnologia de assentamento envolve cavar o solo a uma profundidade de 25-30 cm e semear grama sem drenagem. Alternativamente, o revestimento rolo a rolo pode ser usado. Esta abordagem não pode de forma alguma ser considerada uma solução confiável e prática, portanto, é usada principalmente para pátios.

Soluções mais complexas são dispostas nos estádios: a terra é retirada a uma profundidade de 80-100 cm e um bolo de várias camadas é formado de cascalho fino, tubos de drenagem, húmus e solo.

A camada superior inclui grama de 3-5 cm de altura e deve ser aparada periodicamente com um cortador de grama. Debaixo dela está uma camada de grama, 90% dela consiste em areia de rio e 10% em húmus. Uma camada de pedra britada de 10 centímetros é derramada um pouco abaixo, seguida pela areia grossa do rio em uma camada de 12-15 cm.

Os tubos de aquecimento são colocados na camada inferior do bolo - isso é muito importante, já que o campo de futebol é usado não só no verão, mas também na estação fria. O aquecimento ajudará a combater os montes de gelo e neve. Bem no fundo do bolo, tubos de drenagem são colocados para remover a umidade que vaza de cima - poças no território do campo de futebol são inaceitáveis.

Dicas de cuidados

O cuidado com superfícies sintéticas e naturais é diferente.

Portanto, para aumentar a vida útil de uma grama artificial, você precisa seguir uma série de regras.

  • Redistribua uniformemente a carga, usando diferentes locais para treinamento (neste caso, você precisará de um portão portátil).
  • Controle o volume de enchimento do granulado de borracha e areia de quartzo. O ideal é que a pilha suba 1,5-2 cm acima deles .Se esse nível for ultrapassado, é necessário adicionar areia e grânulos o mais rápido possível, especialmente nas áreas de penalidade e nas áreas próximas ao portão.
  • Se as vilosidades estão amassadas e posicionadas horizontalmente, isso significa que os parâmetros de rolamento da bola se deterioraram no campo de futebol. Para evitar que isso aconteça, o gramado deve ser penteado regularmente.Os tratores equipados com pneus com banda de rodagem especial para grama artificial fazem o melhor para essa tarefa.
  • A grama artificial precisa de limpeza regular de pedras, folhas e outros detritos. No entanto, a simples limpeza muitas vezes não é suficiente, pois os detritos irão infiltrar-se no aterro e, assim, reduzir sua capacidade de transmissão de umidade. Idealmente, várias vezes por temporada, o campo precisa de exercícios profundos com equipamentos especializados.
  • Em clima úmido prolongado, torna-se difícil cuidar da grama sintética, pois o aterro começa a formar aglomerados. Nesse caso, é melhor usar escovas rotativas.

Relvados naturais requerem rega e corte regulares.

Além disso, de vez em quando ele precisa fazer furos para que o sistema radicular possa "respirar". Se, durante o jogo, aparecerem manchas calvas no campo, é necessário plantar sementes adicionalmente nelas - isso é especialmente importante perto da área do goleiro e dos árbitros laterais, onde a intensidade de uso do revestimento é máxima.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário