Características do Sibit e seu uso
Existem muitos materiais no mercado para produtos de construção, incluindo sibit. Pelas suas características, é adequado para países frios e do sul. O uso de tais blocos permite construir rapidamente edifícios duráveis com bom isolamento térmico. O material é popular não apenas na construção industrial, mas também na construção privada.
O que é isso?
Sibit é uma marca de concreto aerado, a palavra é composta por outros dois nomes: a fábrica da Sibéria e a empresa Itong. A produção está localizada na cidade de Novosibirsk, utilizando as tecnologias e equipamentos da empresa alemã, que é a primeira fabricante de concreto autoclavado. O material é leve, mas durável, o que explica sua popularidade. Existem várias vantagens do Sibit.
- Baixa condutividade térmica. Em comparação com o tijolo, esse número é 4 vezes menor. Os edifícios Sibit podem economizar até 20% no aquecimento, o que é bastante lucrativo, especialmente nas regiões do norte. No verão, a temperatura interna permanecerá em um nível confortável.
- Resistência ao frio. De acordo com os regulamentos GOST, as estruturas de concreto aerado devem resistir a um certo número de ciclos de inverno. A resistência ao gelo de Sibit é muito maior do que os parâmetros mínimos. Os blocos mantêm seu desempenho por 200 ciclos devido à sua estrutura de bolha. A umidade pode se acumular nos poros e então evaporar livremente, de forma que o concreto não trinca.
- Facilidade. Em comparação com a alvenaria, um metro quadrado colocado em blocos sibit pesa 5 vezes menos. Isso permite que você economize na aplicação da base, evitando a necessidade de instalar suportes poderosos. Além disso, o trabalho de instalação não requer o uso de equipamentos especiais e leva menos tempo.
- Permeabilidade ao vapor de água. Os indicadores são 0,17 g / m2, o que é 6 vezes maior do que os tijolos. Essa característica permite que você entenda o quão respirável é o material. Com a evaporação livre de umidade na sala, um microclima ideal será mantido. A casa de Sibit não terá problemas com mofo e fungos, os moradores não sofrerão com o ar seco.
- Segurança contra incêndios. O concreto aerado é feito de componentes naturais que não são suscetíveis à inflamabilidade. Dependendo das características da estrutura, ela será capaz de suportar uma carga de incêndio de 3 a 7 horas se você usar blocos Sibit para construção.
- Versatilidade. As placas deste material podem ser utilizadas para a instalação de pisos e tectos. Eles permitem que você transforme o sótão em um sótão residencial e mantenha uma temperatura confortável, além de economizar um pouco durante a construção. Além disso, as paredes são erguidas em sibit, mas não é recomendado carregá-las com objetos pesados - isso pode ser considerado um pequeno sinal de menos. Ao projetar um interior, é melhor prever armários de piso, e não armários de parede.
Entre as deficiências, você pode incluir a necessidade de acabamento - você terá que comprar materiais adicionais para criar um ambiente interno confortável e atraente. Do lado de fora, o prédio também precisará ser protegido de influências atmosféricas negativas. Além disso, ao erguer um edifício em vários andares, será necessário instalar um suporte de moldura. Apesar de algumas desvantagens, Sibit ainda supera outros materiais populares.
- O bloco de espuma contém aditivos artificiais e sua forma nem sempre difere na geometria ideal. O concreto autoclavado é ecologicamente correto e fabricado de acordo com padrões exigentes.
- O silicato de gás é semelhante em composição, entretanto, é menos resistente ao gelo e mais caro.
- O concreto de madeira tem medo do frio e pesa mais, não é tão cômodo trabalhar com ele.
- O bloco de calor tem menor condutividade térmica, neste vence, mas contém um componente duvidoso - poliestireno expandido, e no manuseio é necessária extrema precisão para não estragar o material.
- O concreto de argila expandida é mais forte, mas precisa de isolamento adicional. Além disso, os blocos são menores em tamanho, então a instalação será mais demorada.
Sibit tem muitas vantagens sobre outros materiais. Tudo isso é conseguido graças às tecnologias modernas.
Como é produzido?
O segredo da qualidade está no cumprimento estrito das proporções e dos padrões de produção. Como parte da mistura para a fabricação de concreto aerado, são utilizados os seguintes componentes:
- cimento;
- areia;
- agua;
- Lima;
- pó de alumínio.
Os ingredientes são esmagados e moídos cuidadosamente para remover todo o excesso de impurezas, por exemplo, o processamento da areia pode demorar até 8 horas. Após a preparação, os componentes secos são colocados em um recipiente especial e, em seguida, a camada inferior é despejada com água e mexida até obter uma consistência cremosa. A solução é deixada por um tempo para permitir que endureça.
Os blocos resultantes são cortados no tamanho certo e colocados em um forno autoclave por 10 horas. Sob a influência de fortes pressões, o concreto adquire maior resistência e estabilidade, suas características de desempenho são melhoradas quando comparado com um material obtido por endurecimento natural.
Quicklime é usado como um componente de ligação.
A substância é fornecida em recipientes fechados especiais para minimizar a interação com o ar. Quando o pó de alumínio é adicionado, ocorre uma reação entre ele e a cal, o que leva à formação de uma estrutura de concreto porosa. O volume dos poros é de aproximadamente 3/4 da área total do bloco, razão pela qual o material é leve.
Para serrar, é usado um método de máquina que permite obter a geometria ideal. Os cortes são suaves e as dimensões correspondem exatamente aos parâmetros especificados. Os blocos acabados são colocados em paletes. Após a embalagem, os materiais são transportados para o depósito. Dependendo do tamanho dos produtos, a sua quantidade na palete e o peso total podem ser diferentes, é melhor verificar isso no momento da compra.
Visão geral dos tipos de bloco
O bloco de gás pode ser mais durável, capaz de suportar cargas pesadas ou projetado para isolar. Também sob a marca "Sibit" são produzidas lajes, painéis isolantes e outros tipos de produtos. Todos os materiais de concreto aerado podem ser divididos em três categorias.
Isolante térmico
Eles são usados para isolamento adicional de paredes ou na construção de objetos que não sofrem cargas significativas durante a operação, por exemplo, cercas ou pequenas construções externas. A densidade de blocos deste tipo pode variar de D400 a D500.
Estrutural
Eles são usados para a construção de suportes de carga ou para a colocação de tetos. Eles podem suportar muito peso e são altamente duráveis. Eles são usados para construir vários edifícios, tanto residenciais como industriais. A densidade dos produtos nesta categoria é de D900 a D1200.
Isolamento estrutural e térmico
Eles combinam as vantagens dos dois tipos anteriores. Eles são adequados para a construção de paredes de edifícios residenciais, embora não seja possível usar materiais adicionais para isolamento, uma vez que o concreto aerado retém bem o calor. Você também pode dividir os produtos por item. O sortimento do fabricante inclui:
- blocos de parede;
- lajes de piso;
- vergas reforçadas;
- blocos para instalação de partições;
- painéis de isolamento térmico;
- elementos adicionais.
Além disso, você encontra à venda produtos relacionados, por exemplo, cola para concreto aerado com o mesmo nome "Sibit". É utilizado como argamassa de alvenaria, bem como para o nivelamento de superfícies.
Há também uma versão de inverno da cola que permite trabalhar em temperaturas de até -25 graus.
Dimensões e peso
Dependendo do tipo de produto, os tamanhos dos blocos serão diferentes:
- para modelos de parede da categoria B2, os parâmetros são 600/200/250 mm, para B3 a largura é 300 mm, para B4 - 400 mm;
- os menores blocos para paredes internas têm indicadores de 625/100/250 mm, para os maiores, a largura chega a 150 mm, outras características não se alteram;
- os pisos diferem em comprimento - de 2 a 6 metros, podem suportar uma carga de até 800 kg.
Um bloco padrão com características de 600/200/300 mm pesa 18 kg. Ao mesmo tempo, um volume semelhante de tijolos (cerca de 15-20 peças) já dá 80 kg.
Esta é uma diferença perceptível que afeta a velocidade do trabalho de instalação e uma das razões para a popularidade do Sibit em diferentes áreas.
Formulários
Os blocos são usados ativamente para a construção de vários objetos:
- edifícios baixos;
- construção industrial;
- armazéns e edifícios técnicos;
- banhos e garagens;
- cercas.
O material é muito procurado na construção privada e industrial, é adequado para a instalação de estruturas de suporte, isolamento de paredes, colocação de tectos. Dependendo do tipo de trabalho, blocos de construção com uma densidade adequada são selecionados.
O custo e a disponibilidade atrativos permitem que você compre uma remessa de mercadorias para necessidades particulares.
Dicas de uso
Sibit é bastante popular, por isso é fácil encontrá-lo em lojas de ferragens. Na hora de comprar, vale a pena considerar os seguintes pontos:
- escolha blocos que tenham cor e estrutura uniformes, é aconselhável vir até a base e olhar o lote de mercadorias com seus próprios olhos, e não fazer o pedido à distância;
- peça ao vendedor um certificado de qualidade para se certificar de que não há nenhuma falsificação na sua frente - tal documento na loja deve ser fornecido a pedido do comprador;
- certifique-se de que o concreto aerado está bem embalado, não adquira o produto sem película protetora, pois pode danificar na entrega.
Não é tão difícil colocar o sibit corretamente com suas próprias mãos. Devido à leveza do concreto aerado, é mais fácil trabalhar com ele do que com outros materiais. A velocidade de instalação também aumenta, grandes blocos são empilhados muito mais rápido do que tijolos pequenos.
Você pode construir uma casa em alguns meses, e uma construção pequena, como uma casa de banhos, levará ainda menos tempo.
O transporte de concreto aerado não requer custos elevados. O material é entregue no local por meio de caminhão. Os blocos podem ser transportados através do território em um carrinho de mão utilitário ou carregados manualmente. Eles têm alças de orifícios especiais para conveniência. É importante ter cuidado para não deixar cair os itens, pois eles podem quebrar ou desmoronar devido à sua estrutura frágil.
Na construção de casas, banheiros e garagens, normalmente são usados blocos de parede padrão 200/300/600 mm. O volume de um desses produtos é de 0,036 m³, respectivamente, você pode calcular a vazão por 1 m3. O resultado é o número 27,78, que precisa ser arredondado para o número inteiro mais próximo, como resultado, 28 blocos são necessários.
Os produtos saem da fábrica em paletes. Além disso, uma embalagem protetora é usada para que o material não seja danificado. Na hora de comprar blocos, é importante levar em consideração quantas peças há em um palete, esse número pode ser diferente. Por exemplo, para um tamanho padrão de 200/300/600 mm, as opções estão disponíveis para 25, 40 ou 50 peças.
Trabalhar com blocos não causará problemas, se você já tem experiência em assentamento de tijolos, os princípios básicos são praticamente os mesmos. Atenção especial deve ser dada à primeira linha, é importante medir com precisão os ângulos, controlar a verticalidade usando um fio de prumo ou nível. Ao mesmo tempo, existem certas nuances que são importantes precisamente ao estabelecer um irmão.
Use um adesivo especial. É projetado especificamente para interação com este material, portanto, quando aplicado, proporciona uma forte adesão entre os elementos. Uma exceção pode ser feita para a primeira linha, uma vez que o isolamento térmico é pré-colocado na fundação, e os blocos podem ser fixados com segurança usando uma argamassa convencional de cimento e areia.
Processe corretamente. O Sibit pode ser cortado, serrado e aplainado, o que permite obter rapidamente elementos adicionais diretamente no local, usando as ferramentas disponíveis. Mas se você precisar fazer furos, escolha uma broca em vez de uma de martelo, pois ela pode esmagar a estrutura porosa do material.
Observe a ordem. Depois de colocar a primeira linha, é preciso esperar algumas horas e só então começar a segunda. A superfície dos blocos deve ser tratada com um plano especial para que fique áspera, então a cola irá aderir melhor e a adesão aumentará. O reforço é executado quando a quarta linha é concluída. Barras de ferro são colocadas nas ranhuras cortadas.
Escolha a temperatura ideal. É melhor fazer a construção em uma época quente, mas não quente. A faixa adequada para trabalho é de +5 a +25 graus. Se a temperatura subir, os blocos terão que ser umedecidos, e no inverno é necessário usar uma cola especial resistente ao frio, caso contrário a estrutura não agüenta.
Deve-se ter em mente que os edifícios de sibit requerem acabamentos - tanto externos quanto internos. É necessário proteger o material da umidade e outras influências. É importante que o forro não obstrua os poros do concreto aerado, ele deve respirar livremente. Para isso, uma pequena folga de ar é deixada entre a camada da fachada e a parede.
Antes da aplicação do gesso, é necessário o uso de uma solução de primer, bem como a aplicação de uma tela de reforço, uma vez que a superfície do concreto aerado em si não apresenta alta aderência. É importante escolher materiais de acabamento adequados para trabalhar com base celular. Além do gesso, pode-se usar tinta protetora.
Se você construir uma casa da Sibit em conformidade com todas as tecnologias, usar materiais de acabamento de alta qualidade, a estrutura pode suportar até 100 anos ou mais.
O básico sobre como colocar sibit em cola de poliuretano no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.