Características do cálculo de concreto aerado em casa

Características do cálculo de concreto aerado em casa
  1. Dados iniciais
  2. Espessura mínima de parede
  3. Quantidade e peso
  4. Como calcular corretamente para construção?

O concreto aerado é um material amplamente demandado. Suas vantagens sobre outras opções são inegáveis. É muito importante calcular o volume necessário para evitar erros.

Dados iniciais

O cálculo do número de BLOCOS DE GÁS é realizado tendo em consideração os parâmetros de construção da casa e a geometria dos elementos. Os comerciantes medem seus produtos em metros cúbicos. Portanto, também é recomendável realizar cálculos em metros. A finalidade do bloco é determinada em função das dimensões. Deixe um elemento de alvenaria (bloco de gás) ser usado para o cálculo com um tamanho de 0,4x0,625x0,25 m.

Espessura mínima de parede

A menor espessura de parede com blocos de concreto aerado serial é de 10 cm. Na prática, também são utilizados elementos grandes. As paredes externas das casas são geralmente erguidas com partes de concreto aerado com um tamanho de 0,4 m. Detalhes menores são usados ​​no projeto das divisórias no interior do edifício. Não depende das características climáticas da região.

Quantidade e peso

Um metro cúbico

Comece determinando o volume de 1 bloco de concreto aerado. É calculado multiplicando os três indicadores principais. Por exemplo, 40x62,5x25 cm, como resultado, dá 0,0625 metros cúbicos. m. para 1 pc. o maior tamanho. Agora você precisa calcular quanto custará 1: 0,0625. A conclusão é lógica: 16 blocos de concreto aerado são colocados em 1 cubo.

Primeiro, você precisa decidir exatamente sobre os valores necessários. Se forem usados ​​blocos de 200x300x600 mm, a situação muda. O volume de um único bloco será de 0,036 metros cúbicos. m. Ao usar estruturas medindo 250x300x600 mm, o volume total chega a 0,045 metros cúbicos. m. Ou seja, 1 m3 inclui 27 e 22 blocos, respectivamente.

Na palete

Não vale a pena recalcular o volume por palete de imediato, bem como calcular o peso de um bloco. Deve-se primeiro corrigir 5 e às vezes 10% do excesso que deve ser adicionado. O fato é que durante a construção real sempre pode haver um excesso de peças. Também vale lembrar sobre os defeitos de fabricação: isso acontece até em linhas de primeira classe.

Um cálculo completo também envolve a determinação das cargas que atuarão na fundação. Essas cargas são calculadas de acordo com a massa do material de construção em um determinado volume.

Existem 4 categorias principais de produtos, diferindo no tipo de enchimento:

  • especialmente leve e extremamente poroso (cerca de 500 kg por 1 metro cúbico);
  • leve (rocha de concha ou argila expandida é usada para enchimento, densidade de até 1800 kg por 1 m3);
  • produtos pesados ​​(de 1800 a 2500 kg);
  • extremamente pesado (peso de 1 metro cúbico varia de 2,5 a 3 toneladas).

Em concreto aerado pesado, brita e massa de cascalho são usadas para enchimento, e em superpesados, substâncias de uma fração grossa são usadas. O tamanho de palete padronizado comporta 1 metro cúbico. m. material de construção. Portanto, você pode determinar o número de blocos dispostos no palete por seu tamanho. E já esta figura permite saber quantos paletes necessita encomendar no canteiro de obras.

É muito importante que uma casa construída em concreto aerado se justifique economicamente. Caso contrário, até mesmo o baixo custo relativo do material em si não ajuda. Ao aumentar a espessura das paredes, a fim de fornecer inerentemente um nível decente de isolamento térmico, aumentando assim o custo geral. A economia subsequente de combustível ou eletricidade pode não valer o investimento. Os requisitos padrão estipulam que em casas onde moram pessoas, as colunas e paredes feitas de concreto aerado autoclavado nas paredes de suporte devem ter exatamente 0,6 m de espessura.

Para uma parede autoportante, esse valor é 50% menor, ou seja, é de 0,3 m. Geralmente, acredita-se que na construção de edifícios é necessário seguir as instruções do SNiP quanto ao isolamento térmico. Na verdade, essas instruções não são rígidas. Há uma série de ressalvas que permitem reduzir o desempenho real, começando pela "abordagem personalizada". Para reduzir a espessura da parede em comparação com os regulamentos, o consumo de combustível relativo deve ser levado em consideração.

Sua participação por 1 metro cúbico. m., deve garantir uma diferença de temperatura tal que o orvalho não apareça nas paredes internas. Como a prática tem mostrado, reduzindo a taxa de resistência térmica das paredes, eles aumentam os custos de combustível apenas em pequena extensão.

Muito depende de:

  • clima da área;
  • a força e direção dos ventos;
  • a qualidade do isolamento térmico;
  • confiabilidade da fonte de calor;
  • combustível utilizado;
  • Eficiência de geração;
  • viabilidade econômica de certas etapas.

No cálculo do número de blocos empilhados em 1 palete, deve-se ter em mente que as dimensões dos próprios paletes não podem ser iguais a 1 m3.

Além desse porte, os seguintes padrões também atendem às normas:

  • 0,9;
  • 1,44;
  • 1,8 metros cúbicos m.

Se blocos de concreto aerado com um tamanho de 0,6x0,3x0,2 m forem colocados nesses paletes, o resultado será o seguinte:

  • 25;
  • 40;
  • 50 peças.

Os especialistas observam que, ao comprar grandes quantidades de materiais de construção, não é desejável arredondar os valores calculados. O "preço" de uma falha pode ser muito alto. O cálculo mais difícil é quando blocos não padronizados e paletes não padronizados são usados. Neste caso, as dimensões das embalagens são, atingindo uma largura de 1 m, uma altura de 120 cm e um comprimento de 80 cm, no total, esse empilhamento leva 0,96 metros quadrados. m.

Quando blocos com dimensões de 60x30x20 cm forem colocados desta forma, as perdas reais serão de 60% em volume. Quando há uma remessa em um pedido grande para a construção de uma casa grande, isso é muito importante. Para sua informação: aquando da recepção dos blocos encomendados, é necessário verificar os números reais com os indicados na documentação que os acompanha. Alguns fabricantes colocam vários resíduos no concreto aerado, o que reduz a qualidade do produto acabado. Portanto, é necessário medir cuidadosamente as dimensões e massa de cada bloco trazido.

Como calcular corretamente para construção?

O cálculo da alvenaria de blocos de concreto aerado para a construção de uma casa deve começar com a determinação do volume de uma parede assentada. Sejam 7 m de comprimento, 4 m de altura e 0,6 m de espessura, o volume aritmético deve ser de 16,8 metros cúbicos. m. Mas este indicador é verdadeiro apenas para uma parede completamente plana e surda ao longo de todo o comprimento.

Na realidade, você precisa subtrair:

  • aberturas para janelas;
  • aberturas sob as portas;
  • recessos para arcos e outros elementos decorativos.

Se uma casa de dois andares está sendo construída, a diferença acaba sendo muito significativa, como na construção de grandes prédios de um andar. Mesmo um preço baixo não justifica a falta de atenção a esta circunstância. Para sua informação, é necessário comprar concreto aerado exclusivamente de fornecedores confiáveis. Algumas empresas tentam colocar produtos defeituosos no meio do palete. Eles aumentam ainda mais o consumo geral e os custos.

O cálculo cuidadoso também significa prestar atenção à altura dos pisos e frontões. Se houver sótão, a quantidade de quarteirões é determinada levando-se em consideração suas propriedades. Deixe-se construir uma casa de 6 de comprimento e 9 de largura de 9 m, em que o teto do primeiro andar é elevado em 300 cm e acima está um sótão de 2,5 m de altura. É coberta por uma cobertura com duas vertentes.

Além disso, para simplificar, assumiremos que o concreto aerado será disposto em 1 camada. As estruturas utilizadas são 0,625x0,3x0,25 m. A área total das paredes externas será de 90 m2. m. Deixe as janelas e portas, outros elementos deduzidos representam 20 metros quadrados. m. Então, o tamanho da parte externa da casa em construção será igual a 70 m2.

Para economizar ainda mais, o enfeite nos cantos é levado em consideração. Simplificando, eles subtraem do valor obtido anteriormente a área de concreto aerado localizada nas juntas. Então, 70 é dividido por 0,625 e por 0,25 - então você obtém 448 blocos.O número de metros cúbicos de concreto aerado é simplesmente calculado. Será 42 m3.

Todos esses cálculos se aplicam apenas ao primeiro andar, e o consumo de materiais de construção para uma triangular, por exemplo, sótão, é determinado separadamente. Primeiro, a área da sala é descoberta. Em seguida, ele precisará ser duplicado e a área das janelas deverá ser subtraída do resultado. Ao calcular, o número de blocos usados ​​é sempre arredondado - isso é mais confiável.

Em seguida estão as paredes internas do edifício. A abordagem para determinar os custos dos materiais de construção é a mesma que nos casos anteriores. Este esquema também se aplica à disposição das partições internas. Para eles, o concreto aerado é geralmente obtido com uma espessura menor do que para as partes principais. Também é importante não esquecer o fator de correção de 5%.

É necessário levar em consideração que os blocos de parede são em sua maioria feitos de uma configuração retangular. Mas produtos semelhantes à letra U são usados ​​principalmente para formar jumpers. Calcular a necessidade deles é um pouco mais difícil.

Desenhos semelhantes a U têm as seguintes dimensões:

  • na altura 25 cm;
  • comprimento 50 ou 60 cm;
  • de largura de 20 a 40 cm.

Na compra de blocos de concreto aerado usados ​​para paredes externas, você terá que abandonar produtos com espessura inferior a 20 cm. Nas partes internas das instalações, estruturas de 8,5 cm de espessura são ativamente utilizadas. Convém que esses requisitos também sejam levados em consideração ao calcular os requisitos de materiais. O concreto aerado ultraleve é ​​adquirido principalmente para acabamento e isolamento. Assim, seu uso ativo permite reduzir a carga de projeto na base do edifício.

Ao usar concreto aerado leve, a severidade de blocos específicos é determinada principalmente pela areia. É ele quem acaba por ser o mais denso dos componentes da mistura de alvenaria. No caso de blocos de concreto aerados pesados, esta opção é a mais usada. Afinal, alta resistência e confiabilidade justificam totalmente o aumento de peso. É necessário determinar a severidade da estrutura que está sendo criada, levando em consideração não só a areia, mas também o entulho e o cimento.

A alvenaria de 200 e 250 mm é mais frequentemente utilizada na construção de estruturas monolíticas e na construção de casas térreas. Estamos falando apenas sobre aqueles edifícios que não requerem maior economia de calor. Os profissionais de edifícios de estrutura monolítica costumam escolher blocos com espessura de 25 cm, não de 20 cm. Em termos de propriedades térmicas, eles são idênticos a uma camada de tijolo de 1 m. É por isso que em muitos casos essas estruturas têm que ser calculadas.

E mais algumas recomendações:

  • para edifícios altos, o concreto aerado é o mais adequado, cuja densidade corresponde às marcas D600, D700;
  • o mesmo material é recomendado para construção responsável (onde há um alto risco sísmico, o risco de erosão ou outra destruição);
  • se os blocos de dimensões padrão não combinam com você, você pode pegar o mais próximo em tamanho e modificá-lo manualmente.

Para obter informações sobre como calcular a quantidade de gazeboten por casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário