Como fazer divisórias com blocos de concreto aerado?

Contente
  1. Regras gerais
  2. Escolha de uma marca
  3. Cálculos
  4. Como construir?
  5. Acabamento da porta
  6. Adendo

Durante o reparo, muitas vezes é necessário realizar o zoneamento do espaço. Para tanto, normalmente são utilizadas divisórias de concreto aerado. Este material pesa menos que o tijolo, mas é muito durável, por isso pode se tornar a base para estruturas de parede cortina. A instalação geralmente é rápida e descomplicada.

Regras gerais

Divisórias feitas de blocos de concreto aerado têm vários requisitos importantes para uso. Em primeiro lugar, eles não podem ser de carga - lajes ou monólitos de concreto armado ainda devem depender das paredes principais. Em segundo lugar, as próprias partições devem repousar na fundação ou no piso inferior. Terceiro, eles devem se encaixar em pelo menos uma parede adjacente.

Além disso, os blocos de concreto aerado devem ser capazes de suportar o peso da mobília suspensa. Por exemplo, cada prendedor pode conter um gabinete ou prateleira pesando 25 quilos e não deve haver nenhum problema. A instalação deve ser realizada de forma que a divisória fique bem unida ao piso e às estruturas adjacentes. Tanto o baixo peso dos próprios blocos quanto o máximo isolamento acústico são importantes.

Se os blocos de concreto aerado forem colocados entre a sala de estar, cozinha ou outros quartos com temperaturas variadas, você deve cuidar do isolamento térmico. Mas, ao mesmo tempo, é importante se esforçar para garantir que a espessura não aumente muito e permite economizar espaço. É importante cumprir as condições de segurança contra incêndio, porque, no pior dos casos, o concreto aerado pode evitar a propagação do fogo por não mais do que um quarto de hora.

Finalmente, o material deve ser certificado quanto à qualidade e respeito ao meio ambiente.

Os especialistas destacam as vantagens impressionantes de tais designs. O material é fácil de processar, então você pode dar a ele o formato e o tamanho mais convenientes usando uma serra comum. Observando as regras de instalação, você pode obter uma partição elegante com uma superfície perfeitamente plana e costuras perfeitas, cuja espessura varia de 1 a 3 milímetros. Tudo isso é possível, já que uma cola de cimento especial é usada para a alvenaria. A estrutura porosa resulta em baixo peso e baixa espessura complementada por um isolamento acústico e térmico bastante decente. Além disso, o material é relativamente barato.

Os blocos de concreto aerados também têm desvantagens. O design não é muito durável e depende muito dos materiais usados. O concreto aerado absorve água, o que às vezes dificulta a execução dos acabamentos. Pode muito bem acontecer que uma camada do mesmo gesso simplesmente não adira à superfície. Por fim, é muito difícil prender quaisquer fixadores ao bloco de gás. Alguns deles simplesmente se recusam a aderir, enquanto outros oxidam e enferrujam.

É comum erguer divisórias de concreto aerado quando as paredes externas já estão de pé. Se seu comprimento e largura forem muito grandes, a moldura terá que ser reforçada com estruturas de concreto armado. Nas juntas de tetos e divisórias é utilizada uma junta de dilatação preenchida com espuma de poliuretano ou lã mineral. As juntas das bordas são processadas da mesma maneira. Também é recomendado o uso de elementos de reforço para conectar a divisória à parede. Neste caso, todos os ajustes são feitos com uma serra comum.

Escolha de uma marca

O bloco de gás a ser escolhido depende da finalidade para a qual foi adquirido: se móveis ou outras estruturas serão fixados nele, se funcionará simplesmente como uma divisória, entre os cômodos em que será localizado. Na maioria das vezes, a preferência é dada às marcas D500 e D600. O primeiro é estrutural e isolante térmico, e o segundo é apenas estrutural. Os tamanhos dos blocos são os seguintes: o comprimento é de 625 milímetros e a largura varia de 75 a 200 milímetros.

Essas estruturas são capazes de suportar até 150 quilos. Caso não esteja previsto pendurar nada nas divisórias, pode escolher blocos das marcas D350 e D400. O bloco de partição padrão está disponível em espessuras de 100 mm a 150 mm. Existem também indicadores não padronizados de 75 mm e 175 mm. Se cargas pesadas forem planejadas (por exemplo, equipamentos esportivos ou móveis muito pesados), seria bom aumentar a espessura para 200 milímetros.

Os especialistas recomendam que o grau do bloco seja de pelo menos D400. Este indicador é a densidade mínima que pode suportar partições, cuja altura chega a 3 metros. Idealmente, você deve levar o D500 ou D 600.

Esta última marca, embora seja mais cara, é capaz de suportar objetos pendurados sem problemas.

Cálculos

O cálculo dos indicadores necessários para a construção de divisórias de concreto aerado é bastante simples. Para calcular a quantidade de material, a área total da parede é dividida pela área da superfície lateral de um bloco. A este número é adicionado 4 ou 5, usado para aparar aberturas e cantos. É importante não se esquecer de converter todos os dados nas mesmas unidades de medida. A área da própria parede é determinada multiplicando o comprimento e a altura menos a área das aberturas, ou seja, janelas, portas ou arcos. Se a parede tiver uma forma bastante complexa, é melhor dividi-la em várias formas simples.

Como construir?

A construção das divisórias de concreto aerado da casa pode ser feita tanto com as próprias mãos quanto com a participação de especialistas. Na primeira etapa, são adquiridos os materiais necessários: blocos empilhados em pallets, cola e ferramentas (serra, canto, espátula e outros). Normalmente, os blocos embalados em um filme especial são entregues em paletes. O revestimento não apenas evitará os efeitos da precipitação, mas também evitará que os blocos se movam durante o transporte.

Às vezes, o filme permanece apenas no topo e os lados abertos permitem arejar o material de construção. Ao descarregar, não use cabos de aço que possam estragar sua superfície. Melhor usar lingas macias ou uma empilhadeira. Os próprios paletes deverão ser colocados em uma área plana para que os blocos não deformem e inundem. Além disso, é importante lembrar que o filme superior é retirado no último momento.

Em seguida, a marcação é realizada. As paredes e o chão da sala devem primeiro ser limpos de sujeira. É levado um cordão coberto com uma tinta, que marca o lugar que a partição vai ocupar. Em seguida, ocorre a instalação de guias provisórias, geralmente de madeira, sobre as quais você terá que marcar as fiadas de alvenaria. Nesse caso, o próprio cordão determinará a borda superior da primeira fileira. Depois disso, as partições internas começam a ser montadas.

Os blocos são dispostos em material de cobertura, lajes minerais duras ou outro material de rolo semelhante. É possível untá-lo simplesmente com mástique betuminoso. Tal impermeabilização será capaz de amortecer as vibrações e o isolamento acústico melhorará com isso. Se o piso for irregular, então uma camada de cimento terá que ser criada no topo, a altura da qual variará de 20 a 30 milímetros. Focando na linha do cordão, o primeiro bloco é colocado sobre cimento ou cola com uma camada de 2 a 5 milímetros, e o restante próximo a ele.

Um elemento adicional, serrado de um bloco inteiro, é cortado pela medição no local. É untado com cola nas duas pontas e montado na lacuna restante. Neste caso, deve faltar meio centímetro antes do início da abertura.Alinhando com o cabo e nivelado e ajustando a posição (batendo com a mão ou com um martelo de borracha), é necessário limpar a superfície superior do pó, verificar se não há gotas e deixar secar por cerca de 2 ou 3 horas. Em seguida, começa a instalação das linhas restantes.

Ao fazer a alvenaria, é importante não se esquecer em cada etapa de como alinhar e compensar as faces finais pela metade do bloco. Se necessário, o reforço com hastes de metal com cola é feito a cada três carreiras ou com maior frequência. O trabalho de acabamento só pode ser executado após 2 meses. Primeiro, as costuras são verificadas e, se necessário, tratadas com cola. Em seguida, a superfície é esfregada, limpa de poeira e tratada com um anti-séptico. Depois disso, começa o primer e o gesso.

Durante a instalação, você terá que seguir várias regras importantes. Primeiro, a costura entre os blocos de uma linha não pode estar acima da costura de outra linha. Deve ser mantida uma distância de 20 centímetros entre eles. Em segundo lugar, cerca de 2 centímetros devem permanecer entre o teto e a superfície superior da divisória. Esta lacuna é preenchida com espuma ou material à prova de som. A sua presença protegerá a divisória de fissuras, que podem ocorrer devido à deflexão do piso. Em terceiro lugar, apenas cola especial pode ser usada. Se a opção for por uma solução de areia e cimento, as costuras ainda mais ásperas deverão ser reparadas. A alvenaria ficará menos uniforme e limpa, mas você ainda não conseguirá economizar dinheiro.

Acabamento da porta

As divisórias de concreto aerado não podem suportar cargas, por isso não terão que ter medo de cargas excessivas. Isso significa que não há necessidade de colocar um lintel completo ou vigas de concreto armado acima das portas. Se o tamanho do arco caber em 0,8 metros, blocos de 60 centímetros de comprimento e 100 milímetros de largura servirão. Eles não têm jumpers.

Primeiramente, é montada uma estrutura provisória na abertura, onde serão instalados dois blocos - “esquina”, que servirão de base para os elementos de recobrimento. Suas pontas, untadas com cola, devem ficar no centro. Em seguida, o resto das linhas são colocadas. Se o comprimento das aberturas exceder 0,8 metros, você terá que usar uma variedade de jumpers. A estrutura pré-fabricada também requer reforço interno e fundição de concreto.

Freqüentemente, um bloco em U é montado acima da porta, que tem um comprimento padrão de 50 centímetros e uma largura correspondente às dimensões dos elementos da parede. O reforço também é colocado nele, tudo é derramado com concreto especial ou uma mistura de areia e cimento. O peso dos elementos metálicos, assim como a composição do enchimento, é determinado em função do tamanho da abertura e da possível carga.

Primeiro, os suportes são montados sob a abertura. Em seguida, os blocos em U são instalados com cola aplicada nas costuras verticais. A parede lateral grossa deve ficar do lado de fora da divisória. As conexões são montadas dentro da cavidade, montadas a partir de módulos, tudo é preenchido com uma solução especial. Se for concreto, deverá ser compactado com uma baioneta.

No último momento, a superfície da argamassa é nivelada para coincidir com o topo da alvenaria.

Adendo

As divisórias de concreto aerado têm uma capacidade muito medíocre de proteção contra ruído, especialmente quando o bloco tem 100 milímetros de espessura. Para trazê-lo de acordo com o padrão, você deve usar uma camada adicional de acabamento ou embainhar a estrutura com lã mineral. Embora o último material não seja um isolador de som completo, ele reduzirá a penetração de ruído quase pela metade. Será possível usar materiais especiais, mas apenas aqueles que tenham as características de permeável ao vapor exigidas. No caso de você desejar obter o máximo de silêncio, os especialistas aconselham a montagem de duas divisórias finas, a lacuna entre as quais será preenchida com material de absorção de ruído.

Para obter informações sobre como fazer uma partição de blocos de concreto aerado, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário