Concreto aerado e PENOPLEX® - a combinação ideal de material de parede e isolamento

Contente
  1. Apenas concreto aerado seco é isolado
  2. É importante cumprir as normas de proteção contra alagamento.
  3. A disciplina tecnológica deve ser observada durante a instalação

A conformidade com as normas e a disciplina tecnológica no projeto e na construção garantirá a confiabilidade e a alta eficiência energética das paredes de concreto aerado isoladas com espuma de poliestireno extrudado.

A combinação de concreto aerado e espuma de poliestireno extrudado (EPS) em uma estrutura de parede é altamente eficiente em termos de energia, apenas porque cada um desses materiais em sua "família" tem a menor condutividade térmica.

A condutividade térmica máxima de gás e espuma de concreto em um aglutinante de cimento em operação real não excede 0,43 W / m ∙ ° C, enquanto, por exemplo, para alvenaria feita de tijolos de argila comuns em uma argamassa de cimento e areia, este indicador chega a 0 , 81 W / m ∙ ° С, para concreto armado - 2.04.

Na espuma de poliestireno extrudado, a condutividade térmica mais alta em condições reais de operação não será superior a 0,032 W / m ∙ ° С, enquanto em outros aquecedores comuns atinge valores mais altos. Por exemplo, a condutividade térmica da lã de rocha pode chegar a 0,048 W / m ∙ ° С, para o poliestireno expandido não prensado - até 0,059. Os dados sobre a condutividade térmica dos materiais são retirados da SP 50.13330.2012 Proteção térmica de edifícios. No entanto, existe um mito sobre a indesejabilidade dessa combinação de materiais devido à baixa permeabilidade ao vapor do EPS, que supostamente contribui para a formação de condensado na interface entre as superfícies de concreto aerado e o isolamento.

Permeabilidade ao vapor de espuma de poliestireno extrudado, em particular, do isolamento térmico PENOPLEX® não é superior a 0,005 mg / (m ∙ h ∙ Pa). Mas o aparecimento de condensação e a deterioração das propriedades de blindagem de calor das estruturas de fechamento não tem nada a ver com isso, mas é uma consequência de deficiências de projeto e / ou construção. Vamos discutir o que precisa ser feito para evitar os erros mais comuns nessa situação.

Apenas concreto aerado seco é isolado

Os profissionais estão bem cientes de que o concreto aerado deixa a área de produção em bruto no sentido literal da palavra. A umidade é um terço da massa do material. Ele evapora com o tempo. Se os blocos de concreto aerado "frescos" forem colocados imediatamente e imediatamente, sem desacelerar o ritmo de construção, continuar colocando as camadas subsequentes da estrutura da parede, então a umidade do concreto aerado não terá para onde ir e realmente agirá como condensado em sua superfície.

Os construtores profissionais sabem que o trabalho de isolamento térmico deve ser executado, em média, uma temporada de construção após a fabricação dos blocos de concreto aerado, e alertam o cliente sobre isso. Para acelerar o processo, você pode organizar a secagem forçada usando pistolas de calor e outros dispositivos semelhantes. Mas, por razões óbvias, nem sempre é esse o caso.

É importante cumprir as normas de proteção contra alagamento.

A principal norma federal para proteção térmica SP 50.13330.2012 regula o design do isolamento térmico não apenas para atingir a resistência térmica normalizada, mas também levando em consideração o acúmulo de umidade e possível encharcamento.

Na prática da construção, isso significa que em um clima temperado ao usar blocos de concreto aerado com uma espessura de 300 mm, a camada de isolamento térmico de espuma de poliestireno extrudido deve ser de pelo menos 50 mm e, de forma ideal - 100 mm. Tal solução excluirá o aparecimento de um ponto de orvalho na cavidade do material da parede e, consequentemente, a formação de condensação com todas as consequências daí decorrentes.

A disciplina tecnológica deve ser observada durante a instalação

Formas geométricas corretas de blocos de concreto aerado e lajes PENOPLEX® fazer materiais perfeitamente compatíveis uns com os outros. Com uma condição: fixação segura. Para fazer isso, você precisa fixar o isolamento térmico na parede de duas maneiras - usando cola e um kit de bucha. Caso contrário, fluxos de calor por convecção podem ocorrer entre as superfícies do material da parede e o isolamento. Alcançar o resultado desejado, mais uma vez, depende da qualidade do trabalho dos designers e construtores.

A fim de alcançar alta eficiência energética e confiabilidade, o fabricante do isolamento térmico "PENOPLEX" recomenda o uso de placas de alta qualidade PENOPLEX STENA ® com superfície fresada na fábrica para garantir alta aderência com gesso e adesivos. Para a fixação com cola de lajes em blocos de concreto aerado, é recomendado o uso de espuma adesiva PENOPLEX® FASTFIX®.

No site oficial da PENOPLEX na seção "Concreto aerado (blocos de espuma, blocos de concreto)" você pode ler sobre as vantagens do material em relação a outros aquecedores, assista a um vídeo que demonstra claramente o processo de construção de uma casa em concreto aerado utilizando PENOPLEX lajes®, bem como baixar o “Mapa tecnológico para construção de moradias em blocos leves.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário