Quais lintéis são melhores para blocos de concreto aerado?

Contente
  1. Variedades
  2. Profundidade de suporte
  3. Quais escolher?
  4. Sutilezas de instalação

A questão de que tipo de lintéis (acima da janela ou acima do teto) e quando são usados ​​na construção de uma casa não é tão simples. A maioria dos autoconstrutores, ao bloquear a abertura de uma parede, costuma usar lintéis caseiros de uma barra, monólitos e estruturas de concreto armado usando um canto de aço. Mas hoje as grandes empresas produtoras de produtos de concreto aerado oferecem soluções que facilitam e agilizam as obras de construção de vãos de portas e janelas e, em alguns casos, permitem até mesmo evitar a presença dessas estruturas.

Variedades

Em primeiro lugar, vamos descobrir como os lintéis são escolhidos para as aberturas de janelas e portas. Isso é decidido em função da disponibilidade de materiais e das dimensões dos vãos que se sobrepõem. A maior distância pode ser transposta com vigas monolíticas de concreto armado... A cofragem permanente para eles é geralmente feita de blocos em forma de U de concreto aerado.

Os tipos de alvenaria acima do solo estão constantemente sujeitos a uma pressão significativa, tanto durante a construção das paredes como durante a operação posterior do edifício. Via de regra, para distribuir uniformemente as cargas, a barra de reforço é instalada com a ajuda de entalhes de parede de forma a garantir que as hastes entrem nas ranhuras. Estes últimos são preenchidos com uma solução, e a haste é colocada nela de forma que uma parte da haste com 30 cm de comprimento fique do lado de fora.

O uso de cantos de aço não é regulamentado de forma alguma pelos GOSTs ou pelas regras para a construção de edifícios de concreto aerado, mas é popular entre os construtores amadores.

A fim de preservar ao máximo as propriedades que evitam o vazamento de calor pelas paredes externas do edifício de concreto aerado, você pode fazer um lintel sobre a janela ou porta usando um dos produtos de concreto aerado: lintéis de concreto aerado reforçado D700 ou vergas monolíticas de concreto armado em fôrmas fixas de concreto aerado.

Se a celularidade da estrutura da estrutura feita de blocos de gás coincidir com as estruturas do material do bloco de gás de construção, essa semelhança não causará uma diminuição na capacidade de calor efetiva. Como resultado, não será necessário isolar adicionalmente a parede e a alvenaria.

Outra solução aceitável que ajudará a transpor a distância de 3 m, pode ser o arranjo estrutura monolítica de concreto armado, fundido com cofragem não separável de blocos em forma de U. Sua resistência só pode ser inferior a estruturas como uma viga de concreto armado monolítico.

Nenhuma técnica de levantamento é necessária para a instalação de dintéis de bloco em U, mas esforços são necessários para mais preparação, e será necessário mais tempo e esforço para fabricar tal dintel.

Ao reforçar uma estrutura em um bloco em forma de U usando uma gaiola de reforço espacial (blocos em U com dimensões de 20 cm de largura e uma bandeja com uma largura de 12 cm), é permitido o uso de duas barras de reforço (superior e inferior) . Todos os blocos com dimensões na largura das bandejas a partir de 15 cm são reforçados com quatro barras de reforço (2 superiores e 2 inferiores). Neste caso, é necessário ter cintas de reforço transversais com uma distância entre elas de 40-50 cm.

Se a abertura da parede na parede de concreto aerado não for mais larga do que 1,2 m, e a condição para a relação entre a altura e a largura da abertura for de 1 para 2/3, então a abertura pode ser disposta sem lintel.Com este projeto, cada linha é colocada com fôrma temporária estável, usando exclusivamente cola para blocos de concreto aerado.

O reforço estrutural também pode ser usado para reforçar os blocos de concreto aerado acima da abertura. Aqui é permitido o uso de armadura d6d8 ou mais espessa, levando suas pontas além da projeção das bordas em 50 cm, ancorando as pontas nos cantos em forma de L.

Caso esta proporção não seja observada (1 a 2/3) por falta de altura, é necessário utilizar uma verga comum não portante com uma prateleira para baixo (se a abertura for inferior a 2 m) ou uma esquina de aço (se a abertura é inferior a 1,2 m).

Talvez o uso de um canto cuja largura da prateleira seja menor que as descritas nos livros de referência (11 cm), ou um canto da abertura mais largo que 1,2 m. Deve-se notar que tal aplicação será inferior, e se você fizer isso você mesmo, ficará a critério do construtor.

Características que devem ser levadas em consideração se for planejada a construção de uma estrutura de suporte (lintel) de uma abertura a partir de um canto de aço:

  • o canto de aço deve ser pintado com ferrugem em ambos os lados;
  • neste caso, o comprimento mínimo de apoio do canto no concreto aerado deve ser de 20 cm;
  • os cantos são presos uns aos outros com uma fita de aço / método de soldagem / amarras de arame;
  • eles devem ser embutidos no nível do bloco de concreto aerado;
  • se houver planos de rebocar a parede no futuro - use uma rede de gesso para embrulhar.

As estruturas monolíticas de concreto armado permitem cobrir as maiores distâncias. A proporção do cálculo é a seguinte: 1 para 20. O cálculo com maior grau de precisão para vergas acima da janela e acima da porta e paredes de blocos de gás deve ser feito de acordo com o cap. 9 STONAAG 3.1–2013.

Lintéis de concreto armado são reforçados da mesma forma que uma viga de concreto armado: 4-6 barras de reforço d-12 e mais grossas com grampos de reforço transversais a cada meio metro.

O comprimento mínimo de sustentação das vigas de concreto armado sobre concreto aerado deve ser de no mínimo 35 cm. A área de sustentação das estruturas de concreto armado deste tipo deve ser reforçada mediante disposição de apoio de descarga, utilizando malha de reforço em camada de argamassa ou camadas de adesivos para concreto aerado com espessura de pelo menos 1,5 cm.

As vergas aéreas de concreto armado são moldadas em uma fôrma desmontável estável, cujo tempo de remoção é determinado pela medição da temperatura do ar no local da obra. Estruturas deste tipo podem ser aprofundadas até à espessura de uma camada de material isolante, que será obrigatoriamente utilizada para isolar as chamadas pontes frias. O "ExtPolis" é geralmente colado a estruturas deste tipo com diferentes seções com diferentes adesivos para blocos aerados e fixado com buchas de disco.

Além disso, em alguns casos, recomenda-se a instalação de elementos indissociáveis ​​utilizando placas de isolamento térmico do tipo ExtPolis.

As características do projeto permitem escolher as opções de utilização da tecnologia durante a instalação, o comprimento da parte do suporte dos lintéis na parede de concreto aerado, bem como as regras básicas de utilização.

Profundidade de suporte

Este parâmetro geralmente depende do tipo de jumpers.

  • Estrutura de suporte de concreto aerado com reforço: abertura máxima - 1 m 75 cm, profundidade do suporte - 25 cm, sem necessidade de isolamento adicional.
  • Estruturas de concreto armado de suporte de carga com fôrmas não separáveis ​​em estruturas de bloco em U: a abertura máxima é de 3 m, a profundidade de apoio na alvenaria é de 25 cm, sem necessidade de isolamento adicional.
  • Estruturas de suporte de concreto armado monolítico... Deve corresponder ao comprimento das vigas - 35 cm, sendo necessário isolamento adicional. O reforço é executado - 1 m 20 cm. O reforço sobressai 50 cm para além das dimensões da abertura. Recomenda-se a realização de armadura normal por cima das aberturas.
  • Estruturas monolíticas de concreto armado não-sustentáveis ​​200 cm 35 cm: a abertura máxima é de 1 m 20 cm, a profundidade de apoio na alvenaria é de 20 cm. É necessário isolamento adicional.É uma estrutura sem sustentação que usa um canto de metal como base. É necessário aprofundar na base da alvenaria.

Quais escolher?

Como os monólitos de concreto armado pesam muito mais, e tal dispositivo é mais leve que um bloco de gás, para organizar janelas e vergas de portas, é melhor escolher blocos de gás: eles são mais leves, mais fáceis de instalar e também são mais vantajosos em termos de suas qualidades de isolamento térmico.

Sutilezas de instalação

As vergas de concreto aerado reforçado são duráveis ​​devido à presença de uma estrutura de aço. Além disso, devido ao fato de que tais lintéis são usados ​​durante a construção de paredes de concreto aerado, uma superfície ideal é obtida, que posteriormente servirá para fins de decoração.

Essas anteparas são uma viga de vão único que recebe uma carga em toda a sua superfície. A melhor opção na colocação de concreto aerado são quatro cantos de aço devidamente assentados.

Recomenda-se que os cantos se sobreponham à alvenaria a uma distância de cerca de 30 cm. O uso de jumpers deste tipo é um assunto bastante complicado.

O processo de instalação de um lintel de metal é o seguinte:

  • a altura necessária é selecionada;
  • barras de reforço são montadas;
  • a cofragem está a ser instalada;
  • é executado o reforço da cofragem;
  • as hastes de reforço são reforçadas;
  • vazamento de concreto de barras de reforço é realizado.

    Quando se realiza a alvenaria sobre aberturas, deve-se levar em consideração sua largura e altura. Essas informações serão muito úteis no cálculo da estrutura. Se eles forem instalados corretamente, isso afetará muito a resistência de toda a estrutura.

    Para obter informações sobre como fazer lintéis em paredes de concreto aerado, veja o vídeo abaixo.

    1 comentário
    0

    Obrigado pelas informações interessantes e úteis sobre jumpers. Agora estou construindo uma casa e qualquer conhecimento sobre concreto aerado é apenas o caminho.

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário