Como construir paredes de concreto aerado?
Hoje, a construção de paredes para vários edifícios é realizada a partir de uma grande quantidade de materiais. Um deles é o concreto aerado, que se compara favoravelmente, em primeiro lugar, com a condutividade térmica. Isso se torna possível devido ao uso do pó de alumínio na mistura de concreto convencional. Mas a resistência de tal material será um pouco menor. Hoje vamos explicar por que os blocos de concreto aerado são uma excelente solução para a construção de uma casa.
Vantagens e desvantagens
Para entender se vale a pena construir paredes de concreto aerado, é necessário analisar quais os prós e os contras desse material.
Portanto, se estamos falando das vantagens do concreto aerado, é preciso destacar:
- boa capacidade de retenção de calor;
- o material é muito fácil de processar, mesmo com uma ferramenta manual;
- as dimensões e linhas de alvenaria exigidas podem ser facilmente observadas devido à maior precisão da geometria;
- um tamanho de bloco significativamente maior do que um tijolo torna possível reduzir significativamente o tempo de construção de um objeto;
- o material é leve, o que pode reduzir significativamente a carga sobre a fundação do edifício e, portanto, prolongar sua vida útil;
- os blocos de concreto aerado são material totalmente à prova de fogo, o que o distingue favoravelmente entre seus análogos;
- mesmo com a correta implantação dos procedimentos de impermeabilização e reforço, o custo de um metro quadrado de parede de concreto aerado ainda será menor do que o de materiais similares.
Mas, como qualquer material de construção, o concreto aerado tem certas desvantagens que não nos permitem chamá-lo de solução ideal.
Estamos falando sobre esses aspectos:
- A estrutura porosa dos blocos de concreto aerado é a razão para a fácil absorção de água. Ou seja, ao utilizar material para a construção de paredes, é necessário considerar com muito cuidado o momento da impermeabilização.
- Deve-se ter em mente que a substância em bloco está no estado de cozimento. Por esse motivo, em locais onde há aumento de cargas, pode começar a rachar. Por isso, antes mesmo de iniciar a construção do objeto, é necessário calcular corretamente o tamanho mínimo da espessura da parede da futura edificação. E nos locais de maior risco, a alvenaria deve ser reforçada com reforço.
Em geral, como você pode ver, o material em questão ainda tem mais vantagens do que desvantagens. Mas mesmo este último, com a correta execução de trabalhos de impermeabilização e reforço, pode ser facilmente eliminado.
Visualizações
Devido ao peso não muito grande, se compararmos blocos com tijolos vermelhos ou de silicato por peso e resistência ao fogo, resistência ao gelo, boas características de isolamento acústico e térmico, o concreto aerado é usado para a construção de vários elementos de edifícios de vários tipos, de divisórias e peças de suporte de carga de edifícios residenciais a chalés de campo e garagens.
Se falamos sobre os tipos de concreto aerado, então este material é de várias categorias:
- D300 - D500. Tais blocos são considerados leves e possuem baixo coeficiente de densidade e boa condutividade térmica. Eles geralmente são usados como isolamento.
- D500 - D900. Esta categoria de blocos será significativamente mais forte. Mas sua massa também será significativamente maior e eles conduzirão melhor o calor. Na maioria das vezes, eles são usados como o material principal para a construção de paredes.
- D1000 - D1200. Esses blocos de gás são considerados pesados.Sua densidade será a mais alta entre todas as categorias existentes. São utilizados para a construção de edifícios que requeiram a formação de uma estrutura sólida.
Os tipos de blocos de concreto aerado também podem ser divididos em três grupos de acordo com as classes:
- 2.0 - esse concreto aerado é usado para formar paredes do tipo de suporte de carga para edifícios, cuja altura não é superior a dois andares;
- B 2.5 - é utilizado como material para paredes de suporte, se a altura do edifício não ultrapassar três pisos;
- B 3.5 - pode ser usado para formar paredes de suporte de carga para edifícios com uma altura de cinco andares.
Requisitos regulamentares
A construção de edifícios com diversos tipos de betão celular, incluindo betão aerado, é regulamentada pelo STO número 501-52-01-2007.
Se falamos sobre os principais pontos sobre o uso de concreto aerado, então deve-se observar:
- Limitar a altura máxima dos edifícios. A partir de várias categorias de concreto aerado, é possível criar paredes de suporte de edifícios, cuja altura é de até vinte metros (cinco andares). Se falamos sobre a altura das paredes da categoria autoportante, então não deve ser superior a nove andares ou trinta metros. Os blocos de espuma são usados para criar paredes de suporte de carga, cuja altura não é superior a três andares ou dez metros.
- Para criar paredes autoportantes, você precisa usar blocos da categoria B 2.5. Se falamos de edifícios com mais de três andares, e B 2.0, se os edifícios têm altura de três andares.
- O documento normativo regula a resistência do concreto, dependendo do número de andares do edifício. Se você deseja erguer paredes externas ou internas de um edifício de 5 andares, então você precisa usar blocos com uma resistência de pelo menos 3,5, e o tipo de argamassa em si não deve ser pior do que M100. Se falamos de edifícios de três andares, então a classe de concreto deve ser pelo menos B 2.5, e a argamassa deve ser M75. E para estruturas com dois pisos - B2 e M50.
- Este documento normativo também requer o cálculo da altura mais admissível das paredes feitas de concreto especificado somente após os cálculos terem sido feitos.
Deve-se notar que esta norma regula apenas as questões de resistência do concreto, mas não dá nenhuma explicação sobre o isolamento térmico da sala. As entidades jurídicas devem, em primeiro lugar, cumprir os requisitos dos documentos regulamentares. Os indivíduos podem utilizá-los apenas como recomendação ou diretriz ao construir uma garagem, uma casa de campo ou qualquer outro edifício.
Durante a construção, é necessário levar em consideração o fato de que durante a operação o teor de umidade dos blocos de concreto aerado muda, o que aumenta sua condutividade térmica.
Cálculo da espessura da estrutura
A espessura das paredes externas de concreto aerado pode, se desejado, ser calculada por você mesmo. Você deve pegar o indicador padrão da resistência à transferência térmica para uma determinada área e o índice de condutividade térmica do bloco.
Esse valor pode ser calculado multiplicando esses indicadores entre si. Para garantir o conforto, a resistência à transferência de calor deve ser igual ou superior ao valor do índice nomeado, que é calculado somando o coeficiente dos graus-dia do período de aquecimento e o coeficiente do tempo normal.
Se for necessário determinar o coeficiente de graus-dia do período de aquecimento, então ele pode ser determinado multiplicando os graus do período de aquecimento pelo número de dias de um determinado local.
Além disso, quando é determinada a espessura da parede de concreto aerado do grupo de rolamentos, é necessário calcular o índice de condutividade térmica do material, que depende diretamente da densidade. Quanto mais for, maior será sua condutividade térmica.
Se falamos de construção de casas de campo, o concreto aerado M500 é mais usado aqui. Essas soluções são isolantes de calor e estruturais. Os modelos M600, que possuem alta condutividade térmica, também possuem alta resistência, o que indica que vão liberar muito calor do prédio.
Para isolamento térmico, a opção M400 é excelente. Aqui, a proporção de poros em relação ao peso total será superior a 75 por cento. Isso indica que o material se manterá bem aquecido. Mas sua força será significativamente menor. De acordo com as propriedades do isolamento térmico, os melhores para a criação de paredes externas de concreto aerado são os graus de concreto aerado D300 e D400. Sua espessura varia de 20 a 45 centímetros. Apesar desses indicadores, esses materiais contêm um grande número de poros de ar e pouca solução, o que carrega uma carga.
O concreto aerado dos graus D800 e D1000 distingue-se pela maior resistência, mas por uma grande espessura de parede (de 1 metro ou mais), necessária para reter o calor dentro da sala. Via de regra, essas marcas são utilizadas na construção de pavilhões comerciais e edifícios públicos, bem como de estruturas onde haja isolamento adicional e grande porte. Mas o meio dourado, a partir do qual você pode fazer paredes internas e internas, serão os blocos D500-D600, que normalmente são usados na construção de chalés, edifícios residenciais, entre outros edifícios. Eles têm o melhor equilíbrio em termos de resistência e condutividade térmica.
Como preparar a cola?
A alvenaria de concreto aerado é feita sobre uma junta colada, que é produzida a partir de uma argamassa seca com características especiais, composta por areia, cimento e diversos tipos de aditivos hidrofóbicos, plastificantes e retentores de água. A espessura mínima da costura deve ser de 2 a 5 milímetros, mas é possível colocar sobre essa massa com uma espessura de costura de 8 a 10 milímetros. O concreto aerado também pode ser colocado sobre uma argamassa de cimento-areia com espessura média de junta horizontal de 12 milímetros e vertical de 10 milímetros.
Ao aplicar cola especial, é necessário levar em consideração que ela reduz a resistência à transferência térmica das divisórias da parede. Por esta razão, em climas secos e quentes, o material utilizado na colocação deve ser previamente humedecido com água.
A criação de uma solução adesiva para a construção de divisórias de parede de concreto aerado deve ser iniciada antes do trabalho.
Além disso, o trabalho de preparação deve ser feito claramente de acordo com as instruções:
- Primeiramente, é necessário colocar uma certa quantidade de água, indicada na embalagem com a mistura, em um balde de plástico.
- Agora, com cuidado, despeje uma solução seca na proporção necessária, mexendo sempre. Deve ser deixado por 10-15 minutos e misturado novamente.
- No processo de alvenaria, é necessário mexer a mistura várias vezes para que sua consistência fique no nível desejado.
- Para realizar a colocação em período de tempo frio, é preferível utilizar uma solução adesiva que contenha aditivos anticongelantes.
Como colocar?
É melhor colocar fileiras de concreto aerado na cola. Primeiro, você precisa colocar a solução preparada em um recipiente e, usando uma espátula ou pá, espalhe-a cuidadosamente ao longo de todo o comprimento da primeira fileira da parede e nivele-a com uma espátula dentada especial. Depois disso, os blocos de concreto aerado devem ser colocados em cima da cola. Seu movimento horizontal não deve ser superior a 5 milímetros. As costuras devem ser cuidadosamente preenchidas com cola para que os blocos segurem melhor. As regras de vestimenta também devem ser seguidas. Verticalmente, as costuras devem ser deslocadas por não mais do que 0,4 bloco de altura, ou cerca de 9-11 centímetros. A cola que é espremida durante este procedimento deve ser removida imediatamente para não deixar grudar. Agora só falta verificar o grau de lisura da alvenaria e endireitá-la com um martelo de borracha.
Vários tipos de acessórios podem ajudar a tornar a construção de paredes mais fácil. Trata-se de ordens de ripas, que permitem designar cantos de alvenaria. Para utilizá-los, é necessário colocá-los na posição vertical, aplicar marcas que corresponderão à altura das fileiras de alvenaria.Depois disso, entre as ordens, é necessário puxar o cabo de amarração para que seja muito mais conveniente colocar a próxima fileira de blocos de gás. Agora, concentrando-se na corda de amarração, você pode simplesmente nivelar o concreto aerado. Para isso, basta bater um pouco com um martelo até que a cola pegue completamente.
Conforme a linha é completada, um bloco adicional deve ser criado, que deve ser o último da linha. Você deve saber quais as dimensões que ele deve ter para recortar um elemento do comprimento desejado, revesti-lo com solução de cola dos dois lados e, em seguida, colocá-lo no lugar desejado.
O método de colocação das divisórias da parede, bem como o tamanho da emenda, devem ser selecionados de acordo com a categoria das paredes. Por exemplo, paredes de camada única podem ter 30-42 centímetros de espessura. Para sua construção, as opções D300-D500 são normalmente usadas. Se os blocos tiverem dimensões precisas, é melhor fazer costuras de cola finas. Em outros casos, deve ser usada uma argamassa do tipo termo-isolante com espessura de junta de 1-1,5 cm.
A espessura dos blocos de duas camadas pode ser de 17,5 a 30 centímetros. Para eles, geralmente é usada uma argamassa de cimento-cal ou isolante térmico. Os grupos de concreto aerado 600 e 700 podem ser unidos por meio de uma costura de cola. É melhor isolar uma partição feita de acordo com esta técnica com uma camada fina de material isolante. A espessura do isolamento, neste caso, deve ser de 9 a 14 centímetros. Mas as paredes de três camadas, que são feitas desse tipo de concreto, terão a mesma espessura que as de duas camadas. E a técnica de construção será idêntica para eles. Mas a espessura do isolamento pode ser ainda menor. Estamos falando de 8-13 centímetros.
Deve-se dizer que quanto mais camadas um material tiver, melhor será o isolamento acústico e o isolamento acústico de tais materiais. Mas, em geral, isso é típico para todos os materiais.
O concreto celular requer muito cuidado no assentamento da primeira camada, pois a resistência das paredes, assim como o aspecto final da estrutura, dependerá do sucesso desta. Por isso é necessário nivelar cuidadosamente as paredes e aplicar a mistura nas juntas somente com o auxílio de um carro especial ou de uma espátula dentada. Se os blocos tiverem ranhuras perfiladas nas laterais, então durante a colocação nas costuras verticais não há necessidade de aplicar argamassa ou cola. Deve ser aplicado exclusivamente sobre superfície lisa, e as fendas devem ser preenchidas com um material elástico especial com características de insonorização.
Por exemplo, espuma de poliuretano ou lã mineral. Somente depois que a solução seca, que foi usada para colocar os blocos, você pode começar a fazer luzes estroboscópicas para comunicações. Depois disso, você pode começar a aplicar a massa nas divisórias para nivelá-las, bem como melhorar as propriedades de isolamento acústico e barreira de vapor. Porém, para melhorar as propriedades de barreira ao vapor, não deve ser usada massa, mas sim tipos especiais de gesso. Normalmente estamos falando de gesso de cimento.
A partir da mistura especial, liberada em condições de produção, obtém-se uma solução de maior qualidade e propriedades homogêneas.
Seus principais componentes são areia, água e cimento. Essa solução geralmente é feita a partir de uma mistura especial seca ou simplesmente pela mistura dos componentes acima. É fácil de fazer, mas a qualidade será extremamente baixa. No caso de autoprodução de uma solução de gesso do tipo cimento, é preparada uma mistura especial de acordo com o volume de uma parte de cimento do tipo M400 ou superior e três a cinco partes de areia de quartzo.
Mas um bom gesso à base de cimento só pode ser criado a partir de misturas secas que são produzidas na fábrica.
Essas misturas também contêm aditivos que podem:
- regular o tempo de presa da solução;
- reter a umidade em uma nova camada de gesso, evitando que ela passe para o material da divisória da parede;
- melhorar a plasticidade e facilidade de assentamento;
- não permita que surjam eflorescências na superfície;
- aumentar a aderência do gesso e da base;
- melhorar a resistência e resistência da camada de gesso a fissuras.
É necessário aplicar essa solução aos painéis usando um dispositivo especial. Essas formulações são mais fáceis de aplicar. Os rebocos para máquinas também são excelentes para aplicação manual. Mas na direção oposta, essa regra não funciona.
Recomendações
O concreto aerado é um material eficaz para construção devido às suas maiores propriedades de isolamento térmico. Eles são devido à sua estrutura celular.
Para apreciar plenamente os benefícios do material em questão, você deve conhecer alguns aspectos:
- Ao erguer paredes, é usada uma solução adesiva especial, que é colocada na superfície do bloco de concreto aerado em uma camada fina de vários milímetros de espessura. Mas as costuras deveriam ser assim. Se forem maiores, a costura se transformará em uma "ponte fria", e as propriedades do concreto aerado em termos de isolamento térmico diminuirão significativamente.
- Ao erguer em climas frios e temperados, é necessário isolar as paredes de concreto aerado não apenas por dentro, mas também por fora.
- É imperativo aplicar gesso de cimento em concreto aerado e usar materiais com as mais altas propriedades de barreira ao vapor. Isso é necessário para proteger o material da exposição constante à umidade e para protegê-lo contra rachaduras. Se, no entanto, aparecerem fissuras horizontais, então devem ser cobertas com gesso e tudo deve ser feito para reduzir o efeito do vapor e da umidade.
- As placas deste material devem ser cuidadosamente revestidas com solução de cola para evitar o aparecimento de pontes frias e uma diminuição das propriedades de isolamento térmico de todo o edifício.
- Para obter um lar acolhedor, é necessário não apenas aumentar a espessura da parede ao máximo valor possível. O tipo correto de concreto aerado também deve ser usado. Para a maioria das zonas climáticas, é melhor usar concreto aerado do tipo D600 ou das categorias B2.5, B3.5 com uma espessura de 300 milímetros. Mas essa escolha é melhor feita com base na engenharia de calor e nas características de resistência.
Em geral, é muito fácil construir paredes de concreto aerado, embora para isso você precise conhecer uma série de critérios importantes. Mas, no entanto, esse material é bastante versátil, pois pode ser utilizado tanto em casa como no apartamento. Também é bastante simples de trabalhar, pelo que é uma excelente solução para a construção de paredes.
Para obter informações sobre como fazer uma partição de blocos de concreto aerado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.