Como fazer concreto aerado?
O concreto aerado é um dos tipos de concreto aerado, que se distingue pelas elevadas características técnicas, embora seu preço seja bastante orçamentário. Este material de construção pode ser facilmente feito por você mesmo, usando um equipamento especial.
Manufatura
A produção independente de concreto aerado pode ser útil não apenas para construções individuais de baixo relevo, mas também dar a oportunidade de iniciar seu próprio negócio.
Esses blocos de construção são muito populares, pois têm as seguintes propriedades:
- baixa densidade, que é quase cinco vezes menor que a do concreto clássico e três vezes menor que a do tijolo;
- a absorção de água é de cerca de 20%;
- a condutividade térmica é 0,1 W / m3;
- resiste a mais de 75 ciclos de degelo / congelamento (e isso é 2 vezes maior do que o indicador de um tijolo);
- a alta resistência à compressão permite a construção de casas de dois e três andares;
- excelente isolamento acústico devido à estrutura porosa;
- alta classe de resistência ao fogo;
- é fácil trabalhar com o material - serrar, martelar pregos;
- seguro para os seres humanos e para o meio ambiente, uma vez que não há componentes nocivos na composição;
- é possível criar uma estrutura moldada no local com base em blocos de concreto aerado.
Até um iniciante pode fazer blocos aerados para construção. Todo o benefício do trabalho independente reside na alta produtividade, um esquema de fabricação simples, materiais acessíveis e baratos para argamassa, enquanto o resultado é um material de construção de qualidade muito decente com excelentes características técnicas.
Equipamentos e tecnologia
Existem várias opções de tipo de linha para a produção de blocos de concreto aerado dependendo do volume e das condições de colocação.
- Linhas estacionárias. Eles estão localizados para gerar blocos de 10-50 m3 por dia. Para a operação de tal equipamento, 1-2 trabalhadores são necessários.
- Linhas por tipo de transportador. Eles produzem cerca de 150 m3 por dia, o que garante grandes volumes regulares de produtos.
- Instalações móveis. Eles são usados para a autoprodução de blocos de concreto aerado em qualquer lugar, inclusive diretamente no canteiro de obras.
- Mini linhas. Trata-se de um complexo automatizado para a produção de até 15 m3 por dia de blocos de concreto aerado. A instalação em si leva cerca de 150 m2. A linha requer 3 pessoas.
- Mini-plant. Essa linha é capaz de produzir blocos de gás de até 25m3. Também requer o trabalho de 3 trabalhadores.
O equipamento estacionário é considerado o mais rentável e confiável, uma vez que todas as etapas difíceis são automatizadas aqui e o trabalho manual não é necessário constantemente. Essas linhas utilizam um misturador móvel, um complexo especial para preparação e armazenamento de solução, aquecimento de água e uma esteira para fornecimento de componentes ao dosador. As linhas fixas são produtivas (até 60 m3 de blocos acabados por dia), mas requerem grandes áreas para instalação (cerca de 500 m2) e são muito caras.
Os preços dos fabricantes dessas linhas na Rússia começam em 900 mil rublos, enquanto os equipamentos de fabricação estrangeira custarão ainda mais.
As linhas de transporte implementam um modelo de produção fundamentalmente diferente - dosadora e misturadora de concreto aerado não se movem, apenas os moldes se movem. O processo é totalmente autônomo, mas devido às altas taxas de produção, será difícil manter tal processo por conta própria - levará de 4 a 6 pessoas. Instalada em uma área de 600 m2, seu custo começa em 3.000.000 de rublos.Esta opção é adequada para aqueles que planejam produzir blocos com o objetivo de sua posterior venda.
As linhas móveis são a melhor opção para a autoprodução de blocos para construção individual. A principal vantagem é a compactação do equipamento, a máquina ocupa apenas 2x2 m2. Pode ser colocado em qualquer local conveniente: no canteiro de obras, na garagem ou até mesmo em casa. A linha é composta por um misturador compacto, um compressor e uma manga conectora, que permite preencher vários formulários ao mesmo tempo. O equipamento é reparado por uma pessoa. Os preços das unidades móveis não ultrapassam 60 mil rublos e consomem relativamente pouca eletricidade.
As minilinhas podem ser estacionárias e do tipo transportador. Essas plantas são produzidas pelas empresas russas "Intechgroup", "Kirovstroyindustriya" e "Altaystroymash". O conteúdo da embalagem pode variar um pouco de fabricante para fabricante, mas todos os modelos possuem os componentes básicos (misturador, bloco e cortador de molde). Eles podem ocupar uma área de 10 a 150 m2. Também será necessário organizar um local separado para a secagem dos blocos de gás. Muitas vezes, as minifábricas funcionam como uma plataforma de lançamento para aqueles que decidiram fabricar e vender blocos de concreto aerado. A maioria dos fabricantes nacionais deste equipamento não o completa com autoclaves. No entanto, nos estágios iniciais, você pode passar sem ele. Pode reduzir significativamente o tempo de secagem dos blocos e aumentar a produção diária da planta.
Como fazer em casa?
É muito lucrativo fazer blocos de concreto aerado com suas próprias mãos, não apenas para necessidades individuais, mas também para a venda e organização de uma pequena empresa. As matérias-primas e ferramentas para a fabricação desse material de construção podem ser adquiridas manualmente, em lojas especializadas ou diretamente no fabricante.
Alguns artesãos fazem seus próprios moldes para blocos, o que economiza na compra.
O concreto aerado pode ser feito de duas maneiras: com e sem autoclave. A primeira opção envolve a compra de um equipamento especial no qual blocos de concreto aerados são "cozidos" sob alta pressão e temperatura. Devido a esse efeito, minúsculas bolhas de gás aparecem nos poros do concreto, que melhoram as características técnicas do material resultante. Esses blocos são mais duráveis e mais duráveis. Porém, este método não é adequado para o uso doméstico, pois a autoclave não é barata e também pelo fato de que será difícil organizar a tecnologia corretamente por conta própria.
Portanto, o segundo método é adequado para fazer blocos com as próprias mãos, sem o uso de equipamento de autoclave. Com esta opção, a secagem do concreto aerado ocorre em condições naturais. Esses blocos são ligeiramente inferiores aos blocos de autoclave em resistência e algumas outras características, mas são bastante adequados para construção individual.
Para uma instalação independente de uma instalação para a produção de concreto aerado, as seguintes ferramentas serão necessárias:
- formas para mistura de concreto;
- misturador de concreto para preparação de soluções;
- pá;
- cabo de aço.
Você também pode comprar equipamentos especiais que dosam e preparam a mistura de forma independente - isso irá acelerar significativamente o processo de produção do material.
A tecnologia de autoprodução de blocos de concreto aerado possui três etapas obrigatórias.
- Dosagem e mistura de componentes secos na proporção necessária. Nesta etapa, é importante seguir com precisão a dosagem selecionada, pois quando a proporção dos componentes é alterada, podem ser obtidos concretos com características técnicas diferentes.
- Adicione água e mexa a solução até ficar homogêneo. Nesta fase, os poros formados na mistura devem estar uniformemente distribuídos, por isso é aconselhável a utilização de uma betoneira.
- Preenchimento de formularios.Os compartimentos especiais são preenchidos apenas pela metade com a solução, já que nas primeiras horas a formação ativa de bolhas de gás continua e a mistura aumenta de volume.
Além disso, após 5-6 horas após o enchimento dos moldes, o excesso de mistura é removido dos blocos usando um fio de metal. Os blocos permanecem nos moldes por mais 12 horas. Você pode deixá-los no canteiro de obras ou dentro de casa. Após o pré-endurecimento, os blocos podem ser retirados dos recipientes e deixados para secar vários dias antes de serem armazenados.
O concreto aerado ganha sua resistência final 27-28 dias após a produção.
Formulários e componentes
Uma etapa importante na produção independente de blocos de concreto é a seleção de formas adequadas.
Os recipientes para despejar concreto aerado podem ser os seguintes.
- Dobrável. Você pode remover as laterais em qualquer estágio de endurecimento do bloco. Essas estruturas requerem força física adicional.
- Cápsulas. Eles são removidos completamente por meio de sistemas mecanizados.
O material para fazer os moldes pode ser diferente: metal, plástico e madeira. Os mais procurados são os contentores de metal, que se distinguem pela durabilidade e resistência. São produzidos em dois tipos, dependendo do volume (0,43 e 0,72 m3). Qualquer que seja a receita escolhida para a fabricação dos blocos, as matérias-primas são exigidas da mesma.
Os componentes para a produção de concreto aerado são:
- água (consumo 250-300 l por m3);
- cimento (consumo 260-320 kg por m3);
- areia (consumo 250-350 kg por m3);
- modificador (2-3 kg por m3).
Alguns requisitos são impostos às matérias-primas para a produção de blocos. A água deve ser de dureza média com indicador mínimo de salinidade. O cimento para a mistura deve estar em conformidade com GOST. Deve ser dada preferência ao cimento Portland M400 e M500. O enchimento pode ser não apenas areia do rio ou do mar, mas também cinza, escória residual, farinha de dolomita, calcário. Se areia for usada, ela não deve conter inclusões orgânicas, grandes quantidades de lodo e argila. Quanto menor a fração de enchimento, mais lisa será a superfície do bloco. Como modificador, para acelerar a maturação do concreto aerado, podem atuar o gesso-alabastro, o cloreto de cálcio e o silicato.
Fazer blocos de concreto com suas próprias mãos é um processo longo, mas não muito complicado, que reduzirá significativamente o custo dos materiais de construção. Sujeitos às proporções e à tecnologia de fabricação, os blocos de concreto aerado praticamente não são inferiores em desempenho aos de fábrica e podem ser usados com segurança em construções baixas.
Para obter informações sobre como o concreto aerado é produzido em uma minilinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.