Concreto aerado ou blocos macho e fêmea: o que é melhor?
Muitas casas suburbanas não têm acesso a um gasoduto, por isso os proprietários gastam muito dinheiro em aquecimento elétrico durante a estação de aquecimento. No entanto, um prédio baixo pode ser o mais aconchegante e confortável possível se você usar blocos de concreto com células durante a construção. Essas casas são feitas de concreto aerado ou lajes macho e fêmea. Os blocos diferem de várias maneiras, mas existem alguns recursos comuns. Uma comparação simples permitirá que você faça a melhor escolha.
Como os materiais são feitos?
Para a fabricação de concreto aerado, são utilizados fornos de alta pressão e autoclaves. Alternativamente, você pode deixar o material amadurecer em uma sala com uma determinada temperatura e um alto percentual de umidade. Blocos de espuma de língua são colocados em moldes e deixados por 12 horas. Em seguida, eles também amadurecem por cerca de 28 dias. Acontece que não há muita diferença na tecnologia em si. Separadamente, vale a pena considerar os ingredientes com os quais as misturas são feitas. O macho e fêmea é feito de cimento marcado M500, água e areia. E também a composição do GWP inclui um aditivo especial de espumação.
O concreto aerado consiste em água, areia, cimento - e aqui as semelhanças terminam. A cal é adicionalmente adicionada à composição, bem como pó ou pasta de alumínio para a porosidade. Os ingredientes em ambos os casos são de baixo custo. Porém, vale a pena atentar para os diferentes aditivos que proporcionam porosidade. É por esta razão que o macho e fêmea será 20-30% mais barato do que o concreto aerado da mesma densidade.
E também não se esqueça que na produção de um dos materiais são utilizados equipamentos mais avançados e caros.
Comparação das características principais
Ambos os tipos de blocos são geralmente usados com revestimento de tijolo. Se todos os padrões forem atendidos durante a produção, os materiais estarão completamente seguros. Às vezes, a escória é adicionada à mistura, que, se mantida incorretamente, começa a liberar toxinas no ar. Deve-se ressaltar que a cal em lajes de concreto aeradas é segura, pois altera a composição molecular na autoclave.
Outras características importantes devem ser mencionadas.
- Força e densidade. A estrutura pode ser heterogênea. Para concreto aerado, isso é verdade se um forno de alta pressão não foi usado. O material da autoclave é homogêneo. Um bloco aerado e macho e fêmea de alta qualidade têm a mesma densidade, que é indicada pela letra "D". Mesmo pequenos desvios da tecnologia durante a maturação levam a uma deterioração no desempenho. Ao comprar, é recomendável deixar os dois materiais em ambientes internos ou externos sob o filme por várias semanas. Apenas o bloco de gás da autoclave pode ser instalado imediatamente. Este último, aliás, é muito melhor do que o usual macho e fêmea. Uma estrutura mais uniforme permite que você não tenha medo de rachar.
- Resistente à umidade e geadas. O concreto aerado possui canais entre as cavidades e não há conexão no GWP. Portanto, estes últimos conduzem o calor para pior, mas percebem melhor a umidade elevada. Em qualquer caso, quando se utiliza concreto poroso, recomenda-se fazer impermeabilizantes.
- Encolhimento. Tudo é extremamente simples aqui - o concreto aerado vence. Não dá mais do que 0,5 mm de encolhimento por metro. Os blocos macho e fêmea podem ser reduzidos de forma mais significativa. O encolhimento varia de 1 a 3 mm por metro. Uma fundação de alta qualidade reduz o assentamento do edifício, neste caso não há risco de fissuração dos blocos.Uma grande retração dos blocos de concreto só é possível se as condições de armazenamento forem violadas durante o envelhecimento da composição ou se houver adição de muita água na mistura.
- Geometria. Os diferentes tamanhos de bloco são devidos aos métodos de corte. O bloco de gás da autoclave sempre será mais liso. Para o corte em condições de produção, são utilizadas cordas especiais. Os blocos macho e fêmea disponíveis são feitos em pequenas fábricas e cortados manualmente ou usando tecnologias obsoletas. Como resultado, as bordas não coincidem entre si. Para contornar a situação, no momento do assentamento se usa mais argamassa e, no final, aplica-se um primer.
- Resistência ao calor. O concreto aerado é durável, as paredes podem ser feitas mais finas. No entanto, o GWP retém melhor o calor. É verdade que deve ser colocado em alvenaria mais espessa.
Qual é a melhor escolha para construção?
Trabalhar com blocos de concreto celular é muito mais fácil do que com tijolos clássicos. Para o corte, utiliza-se uma serra simples, bem afiada. Tudo estraga a fragilidade. Se o bloco macho e fêmea ou concreto aerado cair, certamente haverá uma rachadura ou lasca. Você deve tratar esse material de construção da maneira mais cuidadosa e cuidadosa possível. No para a construção de paredes externas, você pode usar concreto aerado marcado D400 ou D500. O bloco macho e fêmea deve ter uma densidade maior. O material com a designação D800 e superior é adequado. Se você não conseguir encontrar uma opção adequada, paredes mais grossas devem ser erguidas. Isso vai compensar a desvantagem.
Não é recomendável usar um bloco de gás para o banheiro. Ele não percebe bem a umidade elevada. Para paredes e divisórias em um banheiro, banheiro e outros quartos semelhantes, é melhor usar um bloco macho e fêmea. É importante notar que os dois tipos de materiais são leves e não carregam muito a fundação. Os blocos de concreto aerado de alta qualidade não são combustíveis e são ecologicamente corretos. A estrutura especial garante boa respirabilidade. A mesma nuance contribui para o fato dos blocos serem rapidamente saturados de umidade. Se houver quebras durante a construção das paredes, ambos os tipos de materiais devem ser cobertos com papel alumínio. No final, a fachada deve ser revestida de azulejos, de forma que o excesso de umidade saia sem obstáculos.
É difícil decidir exatamente o que será melhor para a construção. Ao escolher um bloco macho e fêmea, você deve dar preferência a fabricantes confiáveis. O material é de boa qualidade somente se os processos de fabricação, armazenamento e envelhecimento não foram alterados. O concreto aerado autoclavado parece bastante atraente. No entanto, ele não gosta de umidade alta, o que significa que ele não é universal. Divisórias dentro do edifício podem ser feitas usando um bloco macho e fêmea mais prático e orçamentário. No entanto, ambos os tipos de materiais ainda são recomendados para serem protegidos com impermeabilização. Portanto, a alvenaria vai durar muito mais tempo.
O concreto aerado é mais durável, então as paredes dele são mais finas.
O comentário foi enviado com sucesso.