Bloco de gás ou bloco de espuma: qual é a diferença e o que é melhor?

Contente
  1. Característica
  2. Tecnologia de produção
  3. Requisitos para uso
  4. Como escolher?

O mercado moderno está literalmente escravizado por materiais de construção como blocos de espuma e blocos de gás. Muitos consumidores acreditam que os nomes mencionados pertencem ao mesmo produto com seus prós e contras. Mas, na verdade, esses são materiais de construção diferentes, que têm muitas diferenças. Hoje vamos descobrir como eles diferem um do outro e determinar o que é melhor - um bloco de gás ou um bloco de espuma.

Característica

Concreto de espuma, concreto aerado e blocos de concreto de espuma são muito procurados hoje. As casas construídas a partir deles são muito comuns. A demanda por tais materiais de construção se deve ao seu custo acessível e às características de bom desempenho. Além disso, deve-se notar que a partir dos blocos listados é possível construir não só edifícios residenciais, mas também vários anexos.

Para responder à pergunta principal, qual material é melhor - um bloco de espuma ou um bloco de gás, você precisa se familiarizar com suas características, vantagens e desvantagens.

Espuma de concreto

O bloco de espuma é um material muito popular e uma demanda invejável entre os consumidores modernos. Dela obtêm-se edifícios bastante estáveis ​​e duradouros, cuja construção pode ser cumprida no menor tempo possível. Trabalhar com bloco de espuma é fácil - para isso não é necessário ter formação especial nem grande experiência em construção.

A maioria das pessoas que deseja construir uma casa ou anexo escolhe blocos de concreto de espuma por causa de seu baixo custo. Além disso, alguns usuários fazem este material com as próprias mãos - a receita para fazer blocos de espuma é muito simples e direta, basta respeitar as proporções corretas.

As vantagens dos blocos de concreto de espuma são muitas, bem como as desvantagens.

Primeiro, vamos ver para que esses materiais de construção são bons:

  • O bloco de espuma se distingue pela baixa condutividade térmica. Graças a eles, obtêm-se a partir deste material de construção casas muito quentes e acolhedoras que, por vezes, não necessitam de isolamento adicional.
  • Esses materiais são leves, portanto, trabalhar com eles não é trabalhoso. Além disso, o mestre pode lidar com muitos processos sozinho, sem o envolvimento de assistentes.
  • Das vantagens acima dos blocos de espuma, segue-se outra importante vantagem - devido ao seu baixo peso, as estruturas de blocos de espuma não oferecem cargas impressionantes na estrutura da fundação.
  • Edifícios feitos de blocos de espuma podem se orgulhar de boas qualidades de isolamento acústico.
  • O bloco de espuma é um material com grande volume, portanto, todos os tipos de edifícios a partir dele são feitos rapidamente.
  • Outra vantagem significativa dos blocos de espuma é que eles são baratos. A maioria dos consumidores pode comprar esses materiais de construção.
  • É impossível não falar que os blocos de espuma são um material muito maleável. Se necessário, eles podem ser limados ou cortados com uma serra.
  • Como regra, os blocos de espuma são ecologicamente corretos. Eles não prejudicam a saúde da família. É claro que durante a fabricação desses materiais são usados ​​componentes sintéticos, mas seu conteúdo é muito pequeno para prejudicar uma pessoa.
  • O bloco de espuma é um material que possui uma longa vida útil. Além disso, ao longo dos anos, os edifícios de blocos de espuma não perdem suas qualidades positivas.
  • Este material de construção não tem medo de fogo.Não apóia a chama, nem se acende.
  • Muitos usuários acreditam erroneamente que apenas construções simples e monótonas podem ser feitas de blocos de espuma. Na verdade, não é esse o caso. Se os proprietários tiverem esse desejo, a casa de blocos de espuma pode ser feita de forma muito original e moderna.
  • Por si só, o bloco de espuma não requer acabamento decorativo obrigatório. Claro, ficará mais protegido se for coberto com gesso ou qualquer outro material adequado, mas esta não é uma necessidade primária.

Como você pode ver, existem muitas qualidades positivas em um bloco de espuma moderno e suas variedades. É por isso que hoje muitos usuários o escolhem para a construção de casas (e não só).

No entanto, nem tudo é tão otimista - o material de construção fornecido também tem desvantagens significativas, com as quais você também precisa se familiarizar:

  • Um bloco de espuma é um material que possui uma estrutura porosa. Por conta disso, tais produtos tornam-se mais frágeis, principalmente nas bordas. Por isso, é necessário transportar e carregar blocos de espuma com muito cuidado para não danificá-los acidentalmente.
  • Conforme mencionado acima, não é necessário aparar estruturas de blocos de espuma, mas é melhor fazer isso. Em primeiro lugar, você protegerá o material de influências externas agressivas e, em segundo lugar, a construção ficará muito mais atraente. Mas aqui você pode enfrentar um problema comum - para o acabamento de blocos de espuma, você precisa selecionar tintas / rebocos especiais projetados para bases de espuma de concreto.
  • Blocos de espuma de concreto requerem reforço. Normalmente, os acessórios são instalados nas juntas dos materiais. Se você não complementar a estrutura com um cinto sísmico confiável, não será capaz de construir pisos de alta qualidade e colocar a mesma estrutura de viga forte.
  • Uma das principais desvantagens do uso de blocos de espuma é que o mercado moderno está literalmente sobrecarregado com falsificações de baixa qualidade feitas em condições clandestinas. Esses materiais costumam ser feitos de maneira desproporcional, o que aumenta sua fragilidade.
  • Se você deseja fazer uma construção residencial com elementos de espuma de concreto, deve levar em consideração o fato de que é permitido iniciar tal obra somente após um número escrupuloso de cálculos. Por exemplo, você precisará determinar a espessura das paredes de uma ereção, levando em consideração todas as cargas.
  • Para estruturas feitas de concreto espumoso, é necessário construir fundações especiais do tipo gerador de forma.
  • Alguns subtipos de blocos de espuma não diferem na geometria correta. Muitas vezes, durante o trabalho de construção, eles têm que ser polidos e cortados por um longo tempo e meticulosamente para que os mesmos pisos ou paredes sejam lisos e limpos.

Existem vários subtipos de blocos de concreto de espuma modernos.

Eles são divididos por propósito:

  • Estrutural. Instâncias desse tipo são projetadas para cargas pesadas. Freqüentemente, eles recorrem a eles para a construção de edifícios de vários andares. Estruturas de grandes dimensões feitas de blocos de espuma são geralmente isoladas, uma vez que esse material é caracterizado por uma condutividade térmica considerável.
  • Isolante térmico. Esses tipos de blocos de concreto de espuma são muito diferentes das opções de construção. Eles são não condutores, então as habitações construídas com eles são muito quentes. Mas os blocos isolantes não podem ser chamados de alta resistência. Normalmente, eles são usados ​​apenas como uma camada adicional na construção de edifícios residenciais.
  • Isolamento estrutural e térmico. Esses subtipos de blocos de espuma são considerados universais. Eles coletaram em si mesmos excelentes propriedades de resistência, bem como boas propriedades de isolamento térmico. Esses materiais são perfeitos para a construção de paredes de suporte ou divisórias convencionais. Muitas vezes, banhos ou casas de pequena altura são construídos a partir de tais blocos.

Esses materiais também diferem no método de fabricação:

  • Moldado (cassete). O nome de tais blocos de espuma fala por si.Durante a sua fabricação, são utilizadas formas especiais, fechadas com divisórias. Este método de produção é considerado o mais econômico. No entanto, as peças moldadas têm uma desvantagem - as dimensões dos blocos de concreto de espuma acabados são imprecisas e mal calibradas.
  • Rifled. Os blocos de espuma fornecidos são feitos de uma solução pronta, que é cortada em partes separadas usando um fio de aço especial. Esses materiais podem se orgulhar de ângulos corretos e organizados. Além disso, eles são geometricamente precisos.

Projetos diferentes são feitos de blocos de concreto de espuma.

Dependendo da finalidade específica, uma ou outra opção das seguintes é usada:

  • Muro. Esses blocos de espuma são mais comuns do que outros. Eles são freqüentemente mencionados na construção suburbana. Isso pode ser não apenas a construção de um edifício residencial privado, mas também qualquer estrutura de quintal.
  • Particional. O segundo mais procurado são os blocos de espuma de partição. Eles são finos o suficiente - 100-150 mm. Eles são usados ​​para construir divisórias fortes e duráveis ​​na parte interna do edifício. Devido à sua espessura, os blocos defletores podem ser cortados sem problemas, se necessário. Graças a esta característica distintiva, artesãos experientes fazem belas estruturas em arco a partir desses blocos.
  • Propósito especial. Na fabricação de bandejas especiais, geralmente são usados ​​blocos de espuma de concreto para fins especiais. Esses elementos são geralmente equipados com reforço.
  • Reforçado. Esses blocos de espuma são peças feitas de concreto espumoso, reforçado com uma estrutura de aço. Na maioria das vezes, os blocos reforçados são usados ​​como lintéis em vez de elementos de concreto armado padrão.
  • Fora do padrão. Existem também blocos de espuma especiais não padronizados. Eles são feitos especificamente para pedidos de clientes.

Os blocos de espuma estão disponíveis com diferentes parâmetros dimensionais.

Os materiais destinados à alvenaria com cola são feitos com as seguintes dimensões:

  • comprimento: 188 mm largura: 300 (mm), altura: 588 (mm);
  • 188 mm x 250 mm x 588 mm;
  • 288 mm x 200 mm x 588 mm;
  • 188 mm x 200 mm x 388 mm;
  • 288 mm x 250 mm x 488 mm;
  • 144 mm x 300 mm x 588 mm;
  • 119 mm x 250 mm x 588 mm;
  • 88 mm x 300 mm x 588 mm;
  • 88 mm x 250 mm x 588 mm;
  • 88 mm x 200 mm x 388 mm.

Quanto aos blocos de espuma de concreto destinados à colocação sobre cimento, suas dimensões podem ser as seguintes:

  • comprimento 198 mm, largura: 295 mm, altura: 598 mm;
  • 198 mm x 245 mm x 598 mm;
  • 298 mm x 195 mm x 598 mm;
  • 198 mm x 195 mm x 398 mm;
  • 298 mm x 245 mm x 298 mm;
  • 98 mm x 295 mm x 598 mm;
  • 98 mm x 245 mm x 598 mm;
  • 98 mm x 195 mm x 398 mm.

Concreto aerado

O principal "concorrente" da espuma de concreto é um material de construção como o concreto aerado. Muitos consumidores também recorrem a ele, que desejam construir uma casa ou qualquer anexo no local. Este produto popular, como o bloco de espuma, tem seus próprios pontos fortes e fracos.

Vamos começar com as coisas boas - considere as vantagens dos blocos de concreto aerado:

  • Este material de construção distingue-se pela sua alta densidade, que pode variar de 400 a 1200 kg / m3. Se você usar um material de parede de alta qualidade com baixa gravidade específica, poderá gastar um bom tempo na construção de uma estrutura específica.
  • Os blocos de concreto aerados são resistentes à umidade. Mesmo em condições de umidade do ar de 60%, a taxa de blocos de gás será de cerca de 5%. Se o nível de umidade chegar a 96%, pode chegar a 8%.
  • Outra vantagem significativa do concreto aerado é sua segurança contra incêndio, como é o caso dos blocos de espuma. Este material pode resistir a temperaturas extremamente altas sem quaisquer obstáculos. Além disso, o bloco de gás não suporta combustão.
  • Os blocos de concreto aerados não têm medo de valores de temperatura muito baixos. Devido a esta qualidade, é permitido o uso de tais materiais mesmo em condições climáticas adversas.
  • Este material de construção não tem medo de efeitos biológicos.O concreto aerado não precisa ser tratado adicionalmente com compostos de proteção ou agentes anti-sépticos, como, por exemplo, madeira.
  • Este material de construção é durável. Edifícios feitos de concreto aerado podem durar 100 anos ou mais.
  • O concreto aerado é ecologicamente correto. Não contém toxinas perigosas que tenham um impacto negativo na saúde humana. Somente a madeira pode competir com os blocos de concreto aerados em termos de proteção ambiental.
  • Como a espuma de concreto, o concreto aerado tem boas qualidades de isolamento acústico. Ao construir uma parede deste material com uma espessura de 40 cm, você não pode se preocupar com o barulho que vem da rua.
  • Outra vantagem do concreto aerado é que ele tem boas propriedades de isolamento térmico. Em muitos casos, as casas feitas com esse material não precisam ser isoladas adicionalmente. Ao mesmo tempo, um microclima confortável é sempre mantido dentro dessa residência.
  • A vantagem indiscutível do concreto aerado é o nível de sua resistência. Se for devidamente reforçado, então uma grande casa com três andares pode ser erguida.
  • Este material de construção distingue-se pela sua facilidade de processamento. Pode ser aparado ou serrado, se necessário. O bloco pode receber facilmente um ou outro tamanho e forma. No entanto, uma nuance deve ser levada em consideração aqui: as buchas são muito mal fixadas em paredes de concreto aerado, portanto, é recomendado o uso de outros fixadores - parafusos auto-roscantes.
  • Um pouco de cimento é usado para a produção de concreto aerado.
  • Esse material de construção é barato, pois em sua produção são utilizadas matérias-primas de origem natural - areia de quartzo, cimento, cal.
  • O concreto aerado é leve, portanto, trabalhar com ele não é muito trabalhoso. A sua estrutura também é celular, pelo que é possível movimentar facilmente esses blocos sem recorrer à ajuda de uma grua.
  • O concreto aerado é um material versátil, utilizado não só na construção de casas ou anexos, mas também na fabricação de lareiras, degraus ou cercas. Essa vantagem se deve à flexibilidade desse material - ele pode ter quase qualquer formato.
  • Este material também possui excelentes características de permeabilidade ao vapor e ao ar. O coeficiente dessas qualidades para o concreto espumado é praticamente o mesmo que para a madeira. Segundo especialistas, a circulação do ar e o nível de umidade em uma casa feita com esse material serão regulados naturalmente, formando um microclima confortável.
  • Atualmente, os blocos de concreto aerado são fabricados em fábricas onde é feito um rígido controle de qualidade dos produtos em cada etapa da produção.

Blocos de concreto aerados não são ideais, assim como as opções de espuma de concreto.

Eles têm suas próprias desvantagens:

  • Este material é caracterizado por alta higroscopicidade.
  • Se a fundação do edifício foi erguida com alguma violação, os edifícios com blocos de gás podem apresentar rachaduras perceptíveis. Além disso, esses defeitos surgem não apenas ao longo das linhas da alvenaria, mas também nos próprios blocos de gás. Rachaduras microscópicas aparecem neste material de construção em apenas 2-4 anos.
  • Sim, os blocos de concreto aerado são os responsáveis ​​pela formação do nível ideal de umidade na sala, mas com o tempo, esses materiais começam a acumular o excesso de umidade em sua estrutura. Isso leva à umidade e delaminação dos blocos.
  • O concreto aerado não tem o preço mais alto, mas é superior ao custo dos blocos de espuma.
  • Os blocos de gás não podem se orgulhar de características de isolamento térmico suficientes, especialmente quando comparados com os blocos de espuma.

Existem vários tipos de concreto aerado.

Cada espécie tem suas próprias marcações.

  • D350. Esta marca é considerada uma das mais raras. Isso se deve ao fato de tais blocos serem frágeis. Eles só podem ser instalados como vedações. O nível de resistência do D350 é 0,7-1,0 MPa.
  • D400. Este tipo de concreto aerado é mais durável e resistente.Essa propriedade desse material pode variar de 1 a 1,5 MPa. Esses materiais são usados ​​como isolamento térmico e como aberturas em edifícios de vários andares.
  • D500. O nível de resistência deste material de construção é 2-3 MPa. Normalmente, esses blocos são usados ​​na construção de edifícios monolíticos. Eles também são adequados para construções baixas.
  • D600. Os blocos de concreto aerado de alta resistência têm essa marcação. Seu nível de força pode ser 2,4-4,5 MPa. Pelas suas características de desempenho, o concreto aerado da marca D600 pode ser utilizado para a construção de edifícios com fachadas ventiladas.

É impossível dizer ao certo qual das opções listadas para blocos de concreto aerado é a melhor, uma vez que cada categoria tem desvantagens e vantagens.

A marca do concreto aerado afeta seu custo final.

Os blocos de concreto aerado também diferem em seus formatos:

  • elementos retangulares são usados ​​para projetar divisórias e paredes de suporte de carga;
  • as peças reforçadas são geralmente adquiridas para a fabricação de tetos;
  • Os blocos em forma de T destinam-se a pisos;
  • para aberturas, são usados ​​blocos de concreto aerado em forma de U;
  • também há opções em forma de arco para blocos de concreto aerado.

Os blocos de gás, como os blocos de espuma, são isolantes de calor, estruturais e de isolamento térmico de estruturas. Quanto ao tamanho do concreto aerado, muito depende de sua forma.

Elementos retangulares simples têm as seguintes dimensões:

  • comprimento - 625 mm;
  • largura - 100 mm, 150 mm, 200 mm, 240 mm, 300 mm, 400 mm;
  • altura - 250 mm.

Os blocos em forma de U são produzidos com os seguintes parâmetros dimensionais:

  • comprimento - 600 mm;
  • largura - 200 mm, 240 mm, 300 mm, 400 mm;
  • altura - 250 mm.

Tecnologia de produção

O concreto espumoso e o concreto aerado são produzidos com diferentes tecnologias. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Os blocos de concreto aerado são produzidos da seguinte forma:

  • Primeiro, os materiais necessários são preparados nas proporções corretas (incluem areia, cal e cimento). Quando secos, eles são misturados usando uma técnica especial por 4-5 minutos. Depois disso, uma suspensão de pó de alumínio é adicionada à composição mista, a base da qual é água.
  • Durante a mistura, a cal reage com o alumínio. Isso produz hidrogênio. Devido à forte formação de gás, bolhas de ar se formam na composição. Eles são distribuídos uniformemente por toda a solução.
  • Depois disso, a composição acabada é despejada em um molde. Deve ser pré-aquecido até a marca de 40 graus. O derramamento é feito por ¼ do volume do recipiente.
  • Quando a composição é enviada aos moldes, eles são transferidos para uma câmara especial, onde é realizada a posterior formação dos poros do material. Como resultado, o volume da massa resultante começa a crescer gradativamente e adquire propriedades de resistência. Para ativar as reações desejadas na solução, bem como para sua distribuição ótima na forma, elas se voltam para a ação vibracional.
  • Quando a composição resultante atinge o endurecimento preliminar, quaisquer irregularidades devem ser removidas de sua superfície. Isso é feito com fios de arame.
  • Além disso, a composição é retirada da câmara e transferida para a linha de corte.
  • O próximo passo na fabricação dos blocos de gás será enviá-los para uma autoclave.

Freqüentemente, as lajes de concreto aeradas são marcadas com a designação AGB (significando material autoclavado). Ao mesmo tempo, a própria autoclave é uma espécie de "panela de pressão" de dimensões impressionantes. Nessas condições, uma pressão de 12 atm é injetada e mantida. Quanto à temperatura, deve ser de 85-190 graus. Nesse cenário, as lajes aeradas de concreto são preparadas em até 12 horas.

Quando os blocos são totalmente cozidos em autoclave, são divididos adicionalmente, pois durante o preparo em alguns locais podem se combinar. Em seguida, esses materiais são colocados em um material especial termorretrátil ou polietileno.

O concreto aerado é produzido sem o uso de autoclave. Neste caso, o endurecimento da composição ocorre em condições naturais - neste caso, não é necessário o uso de equipamentos especiais.

Mas esses materiais acabarão sendo menos confiáveis. Eles encolherão mais e não serão tão fortes quanto as versões autoclavadas.

A espuma de concreto torna-se cada vez mais fácil. Existem 2 formas de sua produção - cassete e serragem.

O método do cassete envolve despejar a solução em moldes especiais.

A tecnologia, chamada serragem, envolve despejar a solução em um grande recipiente, após o qual deve endurecer e realizar o corte em elementos separados com as dimensões necessárias.

Para a fabricação de blocos de concreto espumoso, utiliza-se cimento das marcas M400 e M500, areia limpa sem argila, agente espumante, cloreto de potássio e, claro, água.

Requisitos para uso

Se você decidir usar concreto espumoso ou concreto aerado para construir uma casa, então há uma série de requisitos específicos que você deve considerar ao usar esses materiais.

  • A base deve ser tão forte quanto possível, apesar do fato de que tais materiais de bloco são leves e porosos.
  • A superfície horizontal da estrutura de fundação deve ser coberta com impermeabilização.
  • Fazer furos, cortar, cortar blocos com células é executado da mesma maneira. Uma serra manual é usada para cortar, os furos são feitos com uma broca e brocas.
  • Os materiais do bloco de espuma podem ser aplicados sobre cimento ou cola especial. O concreto aerado é montado apenas em cola.
  • Pare de construir a casa, se necessário. Preserve a propriedade para o inverno. Durante esse tempo, não haverá nada para fazer a espuma das paredes de concreto, mas o concreto aerado deve ser coberto com uma película à prova d'água.
  • Preste atenção na retenção dos fixadores em ambos os materiais. É aconselhável usar parafusos, âncoras e ferragens especiais.
  • Para enfrentar essas fachadas de blocos, você precisa usar gesso especial, forro, revestimento, pedra e outros materiais semelhantes. Não existem restrições sérias.
  • Às vezes, não é necessário isolar as casas de blocos porosos. Se isso for necessário, você precisa recorrer ao isolamento. Recomenda-se o uso de lã basalto.
  • Nem todo gesso é adequado para o acabamento dessas bases de blocos. Para blocos de espuma e blocos de gás, é necessário comprar composições que mantenham sua permeabilidade ao vapor.

Como escolher?

Para entender qual material é melhor, é necessário comparar o bloco de espuma e o bloco de gás em vários parâmetros:

  • Estrutura. Os blocos de espuma têm células grandes e fechadas com má absorção de água. Sua superfície é cinza. Os blocos de silicato de gás têm poros menores. Possuem isolamento térmico mais fraco e requerem acabamento adicional.
  • Características de força. Os blocos de concreto aerados são menos densos (200-600 kg / metro cúbico) do que os blocos de concreto espumoso (300-1600 kg / metro cúbico). Apesar disso, o concreto espumado é inferior ao concreto aerado, pois sua estrutura é heterogênea.
  • Resistência à geada. Os blocos de concreto aerados autoclavados são mais resistentes ao gelo e permeáveis ​​ao vapor do que outros materiais semelhantes.
  • Recursos do aplicativo. O concreto de espuma celular é usado na construção de baixo crescimento. Também é usado na construção de edifícios monolíticos (aqui é usado como uma camada isolante adicional). Os materiais de concreto aerado são usados ​​como os principais materiais de isolamento térmico e estrutural. Eles são usados ​​para construir casas das mais variadas complexidades.
  • Produção. É muito mais fácil atingir o concreto espumoso de baixa qualidade do que o concreto aerado de má qualidade. Isso se deve ao fato de que o primeiro é geralmente feito em condições artesanais, e o processo de criação de materiais de concreto aerado é mais de alta tecnologia e geralmente é realizado em uma fábrica.
  • Preço. O preço é a diferença mais óbvia entre blocos de espuma e blocos de gás. Este último custará mais, já que os blocos de espuma de concreto são feitos de matéria-prima barata.
  • Insonorização. Blocos de espuma de concreto têm melhores características de isolamento acústico do que opções de concreto aerado.
  • Tempo de vida. A espuma de concreto dura em média não mais do que 35 anos e o concreto aerado - mais de 60 anos. Esta é outra diferença importante a considerar ao escolher o material certo.
  • Encolhimento. O grau de encolhimento dos blocos de espuma é maior do que este parâmetro de materiais de silicato de gás. É 2,4 (e concreto aerado - 0,6).

                  Não é tão difícil distinguir concreto aerado de concreto aerado. Basta prestar atenção às suas superfícies. Os blocos de espuma são lisos e os blocos de gás são ligeiramente ásperos. Dizer com certeza qual material de construção é melhor já é mais difícil, pois ambos têm seus prós e contras. No entanto, é preciso levar em conta a opinião de especialistas que argumentam que, afinal, os blocos de gás são mais fortes e suas características de resistência ao gelo são melhores. Já os blocos de espuma são mais quentes e baratos.

                  Não devemos esquecer que o concreto espumoso de baixa qualidade é mais comum do que o concreto aerado de segunda classe, como evidenciado pelas avaliações de muitos consumidores. Seja como for, a escolha cabe ao comprador. É importante decidir com antecedência por si mesmo exatamente quais qualidades você está procurando nesses materiais de construção antes de ir às compras.

                  A comparação do bloco de gás com o bloco de espuma está no próximo vídeo.

                  1 comentário
                  0

                  O edifício foi restaurado com espuma de concreto e ficou sem telhado por 30 anos após o incêndio. Agora existe um centro de empregos.

                  O comentário foi enviado com sucesso.

                  Cozinha

                  Quarto

                  Mobiliário