Blocos de concreto aerados: variedades e escopo
O mercado de materiais de construção modernos agrada aos consumidores com sua rica diversidade. Há relativamente pouco tempo, o concreto aerado começou a ser usado na construção privada. Os blocos feitos de matérias-primas semelhantes têm muitas características positivas, pelas quais muitos compradores os escolhem. Hoje veremos mais de perto esse material prático e popular e também descobriremos que tipos de blocos de concreto aerado podem ser encontrados no mercado de construção.
Peculiaridades
Os consumidores modernos se deparam com uma grande variedade de materiais de construção para cada carteira. Recentemente, os produtos em bloco são especialmente populares, que diferem na flexibilidade no trabalho. Além disso, a partir de tais elementos é possível em pouco tempo construir uma casa completa com um ou dois andares.
Do concreto aerado obtêm-se moradias confiáveis e duráveis, que é perfeitamente possível construir com as próprias mãos, sem recorrer aos serviços de especialistas.
O concreto aerado significa uma pedra de origem artificial, que é feita de concreto com uma estrutura celular. Muitos consumidores acreditam que os blocos de concreto aerado são análogos aos blocos de espuma. Na verdade, essa opinião não é correta. Os blocos de gás são materiais completamente diferentes. Neles, vazios são formados no curso de reações químicas que ocorrem conforme o concreto endurece. Os blocos de espuma adquirem uma estrutura celular devido ao componente de espuma adicionado à solução.
Existem vários tipos de blocos de concreto aerado. Você pode escolher os produtos certos para diversos fins. É importante notar aqui que não apenas as casas de campo ou pequenas estruturas privadas são construídas a partir de blocos de gás. Este material pode ser atribuído com segurança ao universal, uma vez que gazebos elegantes, cercas originais e até itens não padronizados para materiais de construção como canteiros de jardim também são feitos a partir dele.
Vantagens e desvantagens
Casas e chalés construídos em concreto aerado são encontrados hoje com freqüência invejável. O predomínio de tais construções se deve ao fato de que os blocos de gás possuem muitas qualidades positivas, pelas quais os compradores os escolhem.
Vamos dar uma olhada nas vantagens deste material:
- Uma das principais vantagens do concreto aerado é sua densidade ideal. Este parâmetro pode ser de 400 a 1200 kg / m3. Se no trabalho de construção você usar material de alta qualidade com baixa gravidade específica, levará pouco tempo para construir este ou aquele objeto.
- Esses materiais são resistentes à umidade. Mesmo que estejam localizados em condições de alta umidade, seu desempenho não muda significativamente.
- O concreto aerado tem outra vantagem significativa, especialmente valiosa para materiais de construção - é a segurança contra incêndio. Os blocos de gás não são materiais inflamáveis. Além disso, eles não suportam combustão.
- Esses materiais não têm medo de indicadores de baixa temperatura. Devido a esta qualidade relevante para o nosso país, é possível recorrer a tais blocos, mesmo que as obras estejam previstas para serem realizadas em condições climáticas adversas.
- O concreto aerado é um material despretensioso que não precisa ser regularmente revestido com anti-séptico ou qualquer outro composto protetor. Nenhum mofo ou podridão aparece nesses blocos. Além disso, eles são completamente desinteressantes para insetos e roedores. Nem todos os materiais de construção podem apresentar as mesmas características.
- Se você fez uma colocação de blocos de concreto aerado de alta qualidade, eles não criarão "pontes" frias nas juntas, de modo que a residência não será capaz de deixar o calor.
- O concreto aerado é um material durável. As construções feitas a partir dele podem durar mais de um século.
- Esses tipos de blocos são seguros do ponto de vista ambiental. Não há compostos perigosos e prejudiciais em sua composição, portanto não há necessidade de se preocupar com a saúde da casa. Os especialistas dizem que apenas a madeira natural pode competir com o concreto aerado em termos de respeito ao meio ambiente.
- O concreto aerado se distingue pelas propriedades de isolamento acústico. Graças a eles, o barulho irritante da rua geralmente não é ouvido nas residências de blocos de gás.
- O concreto aerado também é caracterizado por excelentes características térmicas (não pior do que o tijolo). Em alguns casos, as casas feitas com este material podem não ser isoladas de todo.
- É impossível não mencionar que o concreto aerado é um material muito durável e forte. Se lhe fornecer uma armadura de alta qualidade, pode prosseguir com segurança para a construção de edifícios com vários pisos.
- Os blocos de concreto aerados são materiais “dóceis”. Se necessário, eles podem ser cortados ou ter um formato não padronizado, como evidenciado por muitas análises dos mestres.
- Este produto também é popular devido ao seu custo acessível.
- Na produção de tais blocos, uma quantidade muito pequena de cimento é gasta.
- Os blocos de concreto aerado têm um peso muito modesto, por isso não é difícil transportá-los de um lugar para outro, bem como realizar várias obras de construção.
- Conforme mencionado anteriormente, o concreto aerado é um material multitarefa a partir do qual não só é possível construir casas, mas também outros objetos úteis, como lareiras e gazebos.
- As moradias ou anexos de concreto aerado são construídos muito rapidamente, uma vez que tais blocos são grandes e leves.
- O concreto aerado se distingue pelas boas características de permeabilidade ao vapor e ao ar. Graças a estas características, a circulação natural do ar está sempre presente nas habitações, que constituem o microclima mais confortável da casa.
- Os blocos de concreto aerados são materiais acessíveis, fabricados com equipamentos de alta tecnologia. Esses materiais estão sujeitos a um rígido controle de qualidade.
Blocos de concreto aerados não são um material ideal. Ele tem suas próprias desvantagens.
Considere-os:
- A principal desvantagem do concreto aerado é sua alta higroscopicidade.
- Para ereções com este material, é necessário preparar as estruturas de fundação ideais. O menor erro pode levar ao aparecimento de fissuras nas paredes dos blocos, não só nas linhas de alvenaria, mas também nos próprios blocos.
- Apesar dos blocos de concreto aerado serem responsáveis pela formação de um nível ótimo de umidade, com o tempo, a umidade começa a se acumular em sua estrutura. Como resultado, isso leva à sua destruição.
- Como mencionado anteriormente, o custo desses blocos é bastante acessível, mas os mesmos blocos de espuma ainda são mais baratos.
- Esses materiais têm características de isolamento térmico, mas não são suficientemente altos. Nesse quesito, os blocos de gás estão à frente de muitos materiais, por exemplo, o concreto espumoso.
- Para esses materiais, você precisa comprar fixadores especiais.
- É permitido aparar concreto aerado apenas com materiais especiais projetados especificamente para blocos desse tipo.
- Prédios com mais de 5 andares não podem ser construídos com blocos de concreto aerado.
- Os blocos de concreto aerado devem ser transportados com cuidado para não danificá-los - a estrutura porosa torna esses materiais mais frágeis.
Tecnologia de produção
Os blocos de concreto aerado são fabricados da seguinte forma:
- Primeiro, é preparada uma mistura composta por componentes como cimento Portland, areia de quartzo, água, cal e um gerador de gás especial.
- A solução é colocada em um molde especial. Nele, o intumescimento da mistura é realizado posteriormente. Como resultado desse processo, vazios são formados na estrutura de concreto.
- Quando o bloco endurece, ele é removido do molde e cortado de acordo com os parâmetros dimensionais corretos.
É assim que se obtêm blocos de concreto aerado de uma determinada forma.
Existem duas maneiras principais de fazer esses materiais:
- autoclave;
- não autoclave.
Para que o concreto aerado adquira características de alta resistência, os blocos são tratados com vapor d'água e, a seguir, colocados até a completa secagem em câmaras que ficam em autoclave especial. É assim que os blocos de concreto aerado autoclavado são obtidos. Depois de passar por esse processamento, eles adquirem parâmetros de resistência mais estáveis.
O concreto aerado do tipo não autoclave é mais barato do que a versão em autoclave. Um material semelhante é feito hidratando e secando o material em condições naturais.
Deve-se notar que a formação de blocos de concreto aerado a partir de uma mistura endurecida é considerada a principal diferença entre o concreto aerado e o concreto espumoso conhecido por todos. Esse fato provoca disputas violentas entre os compradores, uma vez que os poros com tal método de fabricação ainda permanecem abertos.
Variedades
Atualmente, diversos tipos de blocos de concreto aerado são produzidos. Eles diferem uns dos outros no nível de densidade e características de resistência.
Vamos nos familiarizar com uma lista dos tipos mais comuns e comuns de tais materiais de construção:
- D350. Blocos com essas marcações são menos comuns do que outros. Esse fato é explicado pelo fato de esses materiais serem bastante frágeis. Recomenda-se instalá-los apenas como estruturas de vedação. Seu nível de força é de apenas 0,7-1,0 MPa.
- D400. Blocos de concreto aerados com marcações semelhantes são duráveis e confiáveis. Os parâmetros de resistência desses materiais são geralmente 1-1,5 MPa. É permitida a utilização destes blocos como bases isolantes de calor e como aberturas em edifícios com vários pisos.
- D600. Assim, variedades de blocos de concreto aerado de alta resistência são marcadas. Seus parâmetros de força são 2,4-2,5 MPa. Devido às suas características operacionais, esse concreto aerado é frequentemente utilizado no projeto de edifícios com fachadas ventiladas.
Os blocos de concreto aerados podem ter vários formatos, por exemplo:
- retangular - esses espécimes são usados na construção de paredes de suporte e divisórias;
- Em forma de T - esses blocos são usados para a construção de pisos;
- Em forma de U - esses materiais são geralmente usados no projeto de aberturas de janelas e portas;
- arqueado.
Além disso, os materiais de bloco de concreto aerado são:
- estrutural;
- isolante térmico;
- isolamento estrutural e térmico;
- universal;
- especial.
Especificações
Os blocos de concreto aerados estão disponíveis em vários tamanhos:
- 600x300x200;
- 600x300x300;
- 400x300x300;
- 600x400x300;
- 400x400x300.
Conhecendo os parâmetros dimensionais desses materiais, você pode calcular facilmente o quanto eles serão necessários para a execução de determinadas obras.
Quanto aos parâmetros de densidade, tudo aqui depende da marca específica dos blocos:
- as opções de projeto marcadas como D1000-D1200 têm uma densidade de 1000-1200 kg / 1 m3;
- as peças estruturais e de isolamento térmico da marca D600-D900 são produzidas com densidade de 500-900 kg / m3;
- os materiais de isolamento térmico da marca D300-D500 têm um parâmetro de densidade de 300 a 500 kg / m3.
Deve-se notar que blocos de diferentes densidades podem ser distinguidos por sua aparência.
As peças de concreto aerado são fabricadas com diferentes classes de resistência. Este indicador demonstra quanta carga este material pode suportar.Assim, por exemplo, um bloco de classe de resistência B2.5 pode ser usado na construção de paredes de suporte de carga fortes, cuja altura pode atingir uma marca de 20 m.
Também existem materiais que possuem as seguintes classes, indicando sua resistência:
- B1.5;
- B2.0;
- B2.5;
- B3.5.
Os blocos de concreto aerados podem ter um coeficiente de condutividade térmica diferente.
Este indicador é indicado da seguinte forma:
- 0,096;
- 0,12;
- 0,14;
- 0,17.
Esses parâmetros indicam a capacidade de um espaço mais quente de transferir seu calor para salas mais frias. Quanto maior o coeficiente, mais perceptível é a produção de calor. Para determinar o material do coeficiente certo para sua residência, você precisa considerar o nível de umidade.
Outro parâmetro importante dos blocos de concreto aerado é sua resistência ao gelo. É medido em ciclos. Para tais materiais de construção, são usadas as designações de 25 a 100. Para comparação, você pode pegar um tijolo que não pode ter mais de 50 ciclos de resistência à geada.
Ao escolher esse material, é importante levar em consideração seu encolhimento durante a secagem. Não deve ser superior a 0,5 m / m. Se este parâmetro exceder a marca especificada, você corre o risco de obter rachaduras de retração perceptíveis em paredes de concreto aerado. Por esse motivo, os especialistas recomendam fortemente a compra de materiais que estejam em conformidade com GOST.
Quanto ao peso m3 dos blocos de concreto aerado, tudo depende de sua marcação direta:
- D300 - 300 kg;
- D400 - 400 kg;
- D500 - 500 kg;
- D600 - 600 kg;
- D700 - 700 kg;
- D800 - 800 g;
- D1000 - 1000 kg;
- D1100 - 1100 kg;
- D100 - 1200 kg.
Como evitar rachaduras?
Conforme mencionado anteriormente, os blocos de concreto aerados são materiais sujeitos a rachaduras. Esses defeitos podem ocorrer por vários motivos, mas na maioria das vezes o motivo é uma fundação mal executada.
Para evitar esses problemas, você deve:
- equipar a fundação de tipo laje ou fita, obedecendo estritamente à tecnologia adequada;
- realizar alvenaria, não esquecendo da disposição da cinta reforçada;
- criar alças de anel.
Se aparecerem rachaduras nos blocos, não se assuste. Este material pode ser restaurado. Para isso, geralmente é usada uma mistura à base de gesso de alta qualidade.
Onde você pode usar isso?
O concreto aerado é um material prático e muito procurado. Ele pode ser usado para diversos fins.
Não apenas edifícios residenciais privados são construídos com este material, mas também edifícios residenciais. Além disso, o concreto aerado é adequado para a construção de edifícios industriais e de escritórios. No entanto, deve-se ter em mente que é improvável que seja adequado para edifícios com um grande número de andares.
Devido às suas características de desempenho, os blocos de concreto aerado podem ser usados na construção de casas, mesmo em climas adversos. Além disso, é permitido usar este material de construção como bases estruturais, isolantes de som e isolantes de calor. É utilizado na construção de várias paredes. Paredes externas e internas robustas e confiáveis são obtidas a partir desses tipos de blocos - podem ser simples, resistentes, duplos ou combinados.
Blocos baseados em concreto aerado são perfeitos para instalar divisórias e divisórias de fogo. Esses elementos podem ser preenchidos com armações de aço ou concreto.
Outra área de aplicação dos blocos de concreto aerado é a reconstrução, bem como a restauração de estruturas antigas. Para a restauração de edifícios com muitos anos, o bloco de gás é adequado devido ao seu baixo peso.
Este material de construção é freqüentemente usado para isolamento acústico ou térmico de uma casa. É adequado para isolar edifícios baixos e altos. Para isolar uma estrutura, geralmente são usados tipos especiais de concreto aerado, que são de tamanho pequeno.
O concreto aerado é utilizado na disposição de degraus de escadas, lajes e vergas.
Recentemente, o concreto aerado com estrutura celular passou a ser muito utilizado em outras áreas. Neste caso, estamos a falar da construção de paredes de cave ou fundações. Porém, para justificar o uso de blocos de concreto aerado, geralmente é necessária uma verificação adicional, visando identificar a confiabilidade e durabilidade dos materiais.
Como calcular a quantidade?
Antes de comprar blocos de concreto aerado, você precisa calcular quanto precisará deles. Isso é necessário para não comprar material em excesso ou em quantidade insuficiente.
Para realizar os cálculos necessários, deve-se utilizar a seguinte fórmula: (LxH-Spr) x1,05xB = V, em que:
- L é o parâmetro geral do comprimento das paredes do bloco de gás;
- H é a altura média das paredes de concreto aerado;
- Spp - designação da área total de aberturas de portas e janelas;
- 1,05 é um fator que leva em consideração uma margem de 5% para corte;
- B é a designação do parâmetro de espessura dos blocos de gás;
- V - o volume da quantidade necessária de concreto aerado.
Se você confiar na fórmula acima, poderá criar uma tabela compreensível para calcular o número de blocos em um cubo.
Tamanhos de bloco de gás, mm | peças em um cubo |
600×200×300 | 27,8 |
600×250×50 | 133,3 |
600×250×75 | 88,9 |
600×250×100 | 66,7 |
600×250×150 | 44,4 |
600×250×200 | 33,3 |
600×250×250 | 26,7 |
600×250×300 | 22,2 |
600×250×375 | 17,8 |
600×250×400 | 16,7 |
600×250×500 | 13,3 |
Mas deve-se ter em mente que tais cálculos fornecem apenas resultados aproximados, que são de natureza bastante consultiva. Hoje, nos sites de vários fabricantes, você pode encontrar calculadoras on-line convenientes com as quais você pode fazer todos os cálculos necessários de maneira fácil e rápida.
Como colocar?
Se pelo menos um mês se passou após verter a base, você deve começar a impermeabilizá-la. A realização dessas obras é muito importante, pois o concreto não tolera o contato com a umidade e a umidade.
A linha inicial de blocos deve ser disposta usando mistura de concreto como aglutinante. Lembre-se de que as primeiras peças colocadas servirão de base para a futura parede, portanto, os materiais devem ser instalados da forma mais uniforme e correta possível.
Se durante a instalação da primeira linha você cometeu erros, com o tempo, essa alvenaria de blocos pode rachar devido à tensão interna.
É necessário nivelar a alvenaria inicial com um nível especial de construção e um martelo de borracha. Não se esqueça de que a primeira linha do bloco deve ser reforçada. Posteriormente, a instalação da barra deve ser feita a cada 4 linhas.
Todas as linhas a seguir devem ser colocadas com uma solução adesiva especial. Graças a esta técnica, as costuras são o mais finas possíveis, pelo que a parede acabada terá qualidades térmicas mais eficazes.
Para que a parede fique o mais plana e organizada possível, é necessário usar um detalhe como um cabo de encaixe. Após a instalação, a parte superior de todas as linhas deve ser tratada com um flutuador manual especial (ou outra ferramenta semelhante) para fornecer aos materiais melhores propriedades de adesão.
A colocação de blocos de concreto aerado é completada com a disposição de uma correia reforçada. Para isso, na parte superior, uma fôrma montada a partir de tábuas é fixada na parede acabada. O reforço é colocado nele.
Depois disso, a argamassa de concreto deve ser despejada na fôrma. Suas proporções devem ser as seguintes: areia - 3 partes, cimento - 1. Como a condutividade térmica do concreto é maior do que a dos blocos de concreto aerado, esta correia pode não só fortalecer as paredes, mas também causar perdas de calor no interior do instalações. Por causa disso, ele precisará ser isolado adicionalmente.
Atualmente, muitos fabricantes que vendem blocos de concreto aerado fornecem correias rígidas prontas para o mercado. São blocos alongados com estrutura porosa e uma ranhura no meio, onde deve ser aplicada argamassa de concreto.
Não devemos esquecer o reforço da alvenaria de blocos.Para realizar estes trabalhos, não necessitará apenas de uma composição adesiva, mas também de varões de reforço e de um cortador de corte (irá necessitar ao trabalhar com janelas e portas de um edifício).
Após a conclusão dos trabalhos de assentamento de blocos de concreto aerado, eles devem ser aparados. Para fazer isso, use um avião ou um ralador especial.
dicas e truques
Ao colocar blocos de concreto aerado, deve-se ter em mente que o parâmetro do comprimento das juntas horizontais deve ser de aproximadamente 2-8 mm. Se estamos falando de costuras verticais, então seu tamanho não deve ultrapassar a marca de 3 mm. Se surgir excesso de argamassa nas costuras, não é necessário esfregar - estes elementos devem ser removidos com espátula.
Ao realizar o trabalho de assentamento de blocos de concreto aerado com as próprias mãos, é recomendável usar andaimes caseiros. Será muito mais fácil trabalhar com eles. Não se esqueça de que a qualidade de toda a parede dependerá da colocação da linha do bloco inicial. É por isso que é tão importante usar um nível de construção no início. Se você notar certas imprecisões, então elas precisam ser eliminadas o mais rápido possível e só então prosseguir para a instalação da próxima linha.
Se você estiver trabalhando com blocos de concreto aerado, deverá usar apenas fixadores especiais. Parafusos autorroscantes simples para tais estruturas simplesmente não funcionam - eles não se fixam com segurança e firmeza nos blocos.
Observe que se os blocos contiverem peças como alças de garras, ao instalá-los, o consumo de adesivo pode aumentar significativamente. A razão para isso é que a tecnologia de assentamento de concreto aerado permite o preenchimento de absolutamente todas as cavidades durante o trabalho.
Transporte os blocos de concreto aerados com cuidado para não danificar sua superfície. Recomenda-se cobrir este material com filme plástico, que os protegerá de fatores externos negativos. Se, durante o assentamento de janelas ou portas, você não conseguiu atingir o comprimento de todo o bloco de concreto aerado, pode-se pegar uma serra ou serra e cortar o excesso da peça. Este trabalho não exigirá muito tempo e esforço, uma vez que o concreto aerado é um material flexível.
Se você pretende usar concreto aerado para a construção de uma casa particular, precisa ser o mais responsável possível na escolha de uma base sólida e confiável. Isso porque esse material não resiste ao movimento da base. Por isso, o tipo de fundação deve ser selecionado com base nas características do solo e nas características do próprio bloco de gás.
Os especialistas não aconselham a colocação de blocos de concreto aerado, começando de dois cantos um em direção ao outro. Como resultado de tais ações, será problemático para você enfaixar as linhas e ajustar o elemento de acabamento ao tamanho necessário. Antes de comprar blocos de concreto aerado, você precisa examiná-los cuidadosamente. Os materiais não devem apresentar o menor dano, lascas ou rachaduras. Se você perceber isso, é melhor recusar a compra.
Não procure coisas muito baratas. Um preço inesperadamente baixo pode indicar uma qualidade de bloco ruim.
No próximo vídeo, você encontrará o assentamento de blocos de concreto aerado.
O comentário foi enviado com sucesso.