Critérios para a seleção de âncoras para concreto aerado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. conclusões

Sabe-se que o concreto aerado é um material de construção bastante leve e, além disso, poroso. Leveza e porosidade são consideradas as principais e mais importantes vantagens. Mas, ainda assim, essa estrutura também tem suas próprias desvantagens - por exemplo, um parafuso auto-roscante não se fixa em tal bloco, é impossível até mesmo fixar um prego. Portanto, para resolver o problema com fixadores em concreto aerado, você precisa cravar uma âncora.

Peculiaridades

A ancoragem é composta por duas partes principais.

  • A parte de expansão, ou seja, aquela que, após a instalação, muda sua própria geometria, garantindo assim uma forte fixação da âncora diretamente na espessura do material com estrutura porosa. Se falamos de âncoras químicas, então a parte que não está no estado sólido, mas no líquido, penetra facilmente nos poros, contribuindo para uma fixação bastante confiável.
  • A haste fica dentro, ou seja, a parte que fica mais fixada na parte espaçadora.

O espaçador tem uma borda e colares para evitar que a montagem caia nos orifícios perfurados. O design pode ter comprimentos diferentes - de 40 mm a 300 mm. O diâmetro geralmente não é superior a 30.

Variedades

Âncoras usadas para concreto aerado, de acordo com a técnica de fixação, eles são divididos em vários tipos separados:

  • químico;
  • mecânico.

Cada uma das variedades tem suas próprias vantagens e desvantagens, bem como métodos de fixação. Vale a pena nos determos separadamente nas características de ambos os tipos.

Químico

De acordo com o princípio da fixação, cada elemento químico é baseado no seguinte, um tipo de substância aglutinante penetra em um material poroso como concreto aerado ou concreto aerado, então esta substância se solidifica e forma um composto monolítico durante a solidificação. Este sistema raramente é usado e, no entanto, simplesmente não pode ser feito sem ele, quando as âncoras precisam suportar uma carga suficientemente grande. Uma cápsula contém polímeros com resinas orgânicas.

Vamos considerar como realizar uma instalação competente.

  • Para começar, é feito um furo no material de construção de concreto aerado poroso. É melhor usar uma furadeira comum neste trabalho.
  • As ampolas são inseridas em orifícios pré-perfurados que contêm produtos químicos especializados.
  • É necessário quebrar as ampolas e, em seguida, inserir uma haste de metal no mesmo orifício.
  • Agora resta aguardar o momento de solidificação do elemento de ligação. Normalmente, leva várias horas e às vezes até um dia.

Este sistema tem suas próprias vantagens:

  • a capacidade de suportar uma carga colossal;
  • a umidade e a umidade não penetram sob a âncora;
  • não haverá pontes frias no ponto de fixação;
  • a conexão está firme.

Se listarmos as desvantagens deste projeto, podemos incluir a impossível implementação do desmantelamento das âncoras. É importante notar também que esses produtos são bastante caros em comparação com outros tipos de montagens.

Massa-Henke e HILTI são os fabricantes de fixadores químicos mais famosos. Os preços dos produtos dos fabricantes mundiais são correspondentemente mais altos, mas aqui você pode ficar totalmente confiante de que a qualidade do sistema de instalação permanecerá no mesmo nível.

Epóxi

Os parafusos de ancoragem químicos à base de epóxi são usados ​​durante a instalação na base ou base mais forte, como concreto.Esses parafusos com efeito semelhante podem suportar estruturas suspensas que são fixadas a superfícies de concreto e muito mais, e os parafusos também seguram perfeitamente estruturas suspensas fixadas a uma viga de piso de concreto armado. Esses produtos são freqüentemente usados ​​para montar uma variedade de equipamentos.

Os chumbadores do tipo epóxi têm suas próprias vantagens.

  • É possível instalar esses elementos mesmo na água ou na presença de umidade.
  • A instalação com esses parafusos pode ser feita em ambientes internos ou internos.
  • No furo de ancoragem, o tipo de tensão local é minimizado, para que não haja rachaduras na área de ancoragem.
  • A resina não contém estireno.
  • Os produtos são utilizados tanto para fixação de pinos lisos quanto roscados. Esta propriedade é constantemente aplicada ao montar uma barra de reforço.

O ar, ou melhor, sua temperatura, também afetará a montagem de âncoras feitas em "epóxi". A primeira configuração ocorre em 10 minutos e, em seguida, o tempo pode levar até 180 minutos. O endurecimento completo ocorre após 10-48 horas. As estruturas só podem ser carregadas após 24 horas.

Poliéster

Este tipo é amplamente utilizado para fixar várias partes de uma fachada suspensa em uma base de concreto aerado, também é usado para montar uma fachada translúcida, rede de comunicação e engenharia. Em forma de haste, são utilizados apenas pinos roscados, que podem ser de metal ou plástico.

Para obter uma conexão ainda mais forte, é recomendável usar uma broca cônica especial ao fazer um furo. As resinas de poliéster são totalmente isentas de estireno, pelo que podem ser utilizadas com confiança para a fixação de peças suspensas num edifício.

Mecânico

Obtenha uma fixação confiável ao instalar as âncoras mecânicas com o auxílio do espaçador de fixadores, que mantém firmemente o corpo da âncora dentro do material de construção poroso. Normalmente, esses fechos consistem em um tubo especial que é inserido nos orifícios. Ele muda sua própria forma geométrica como resultado do aparafusamento ou no momento de martelar a haste interna.

Entre as vantagens deste fixador:

  • as âncoras são instaladas em concreto aerado sólido de forma bastante simples;
  • não leva muito tempo para montar o sistema;
  • toda a carga no futuro será distribuída uniformemente;
  • após a montagem da âncora, pode-se proceder imediatamente à instalação dos elementos articulados;
  • o sistema de fixação sempre pode ser desmontado quando necessário.

A instalação de hastes também é fácil:

  • primeiro, é feito um furo com o diâmetro necessário;
  • em seguida, insira o tubo dentro do orifício acabado;
  • após a conclusão da obra, é necessário estabelecer de forma independente um tipo de espaçador da haste, ou seja, que possa ser aparafusado e martelado a qualquer momento.

A maioria dos principais fabricantes, como HPD, HILTI ou Fisher GB, afirma fornecer produtos com qualidade garantida. Normalmente, este tipo de âncoras é feito de materiais suficientemente fortes - aço inoxidável. E, ao mesmo tempo, esses produtos podem sofrer oxidação, e esta é talvez a desvantagem mais básica.

Se, na construção de casas a partir de um bloco de gás, for necessário o uso de âncora, ou seja, conexões flexíveis. As empresas de manufatura nacionais estão engajadas na fabricação desses fechos.

As âncoras são feitas de uma haste de plástico basalto. A pulverização de areia na âncora permite a melhor adesão ao cimento. Além disso, uma conexão flexível feita de material de aço (aço inoxidável) é produzida pela empresa alemã Bever.

Uma âncora borboleta também é um tipo comum de fixador usado ao trabalhar com concreto aerado. A fixação deste produto é feita com segmentos-pétalas, que são fixados firmemente sobre material de construção poroso de concreto aerado.Este tipo de produto é fornecido pelo fabricante MUPRO.

conclusões

Apesar da opinião existente, segundo a qual nada pode ser fixado em concreto poroso, o uso de âncoras pode proporcionar uma montagem verdadeiramente confiável. Ao mesmo tempo, os sistemas de fixação química podem suportar cargas bastante pesadas. Mas você deve comprar produtos de um fabricante confiável, que dá uma garantia para todos os seus produtos.

Além disso, consulte a visão geral da âncora de concreto aerado Fischer FPX - I.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário