Camarim no corredor
Um camarim é a melhor opção para colocar e guardar roupas, sapatos e outras coisas de maneira organizada. Pode ser espaçoso ou minúsculo, ter diferentes formas, conteúdo, design e localização. No entanto, o local mais familiar e conveniente para um camarim é o hall de entrada.
Características e benefícios
Um guarda-roupa pode ser um cômodo inteiro ou um pequeno armário. E de fato, e em outro caso, tem uma série de suas características e vantagens:
- Compacidade. Um guarda-roupa pequeno e elegante pode caber até em um corredor muito modesto. Os modelos embutidos são mais comumente usados para esse propósito.
- Disponibilidade. A moderna variedade de materiais de construção e acabamento permite-lhe criar modelos de baixo custo que não vão pesar no orçamento familiar e, ao mesmo tempo, vão perfeitamente cumprir as tarefas que lhes são atribuídas.
- Conveniência. Um guarda-roupa é um local para o armazenamento simultâneo de uma variedade de coisas (roupas, sapatos, luvas, chapéus, guarda-chuvas, bolsas). É muito mais conveniente quando todos esses itens estão em um só lugar, e não dispostos em prateleiras, pedestais ou prateleiras diferentes, como costuma ser o caso.
Além destas coisas, é perfeitamente possível guardar no guarda-roupa equipamento doméstico e desportivo.
As vantagens do camarim são:
- Estética... Graças ao trabalho dos designers, hoje todos têm uma oportunidade única de decorar de forma bela, original e criativa seu corredor com uma peça de mobiliário, que também desempenha uma carga funcional significativa.
- Praticidade. Os camarins são geralmente feitos de materiais muito fortes, duráveis e resistentes ao desgaste que não requerem muita manutenção.
- Correção da sala. Um armário embutido é a solução perfeita para encher um nicho ou uma pequena despensa que não se destina a ser utilizada de outra forma. Um guarda-roupa pode mascarar perfeitamente irregularidades e imperfeições na parede. Um espelho que decora a fachada de um móvel adicionará luz a uma pequena sala e a expandirá visualmente.
Além das vantagens, existem várias desvantagens:
- A impossibilidade de transferir o roupeiro embutido para outro local;
- Complexidade de instalação (modelo embutido);
- Apesar de compacto, o guarda-roupa ocupa espaço suficiente. Isso é especialmente perceptível em um corredor estreito ou pequeno.
Visualizações
Os camarins podem diferir uns dos outros de várias maneiras (configuração, tamanho, design, conteúdo, material, decoração).
Camarim de canto
Essa opção é usada com mais frequência em corredores pequenos. Freqüentemente, é a única opção ideal para organizar o corredor Khrushchev, por exemplo. O enchimento interno bem pensado permite que você coloque as roupas de todos os membros da casa de maneira organizada e eficiente.
Para que a estrutura não pareça muito volumosa, o sistema interno deve combinar módulos abertos e fechados, compartimentos, caixas, prateleiras.
Camarim aberto
Camarim aberto. É usado para corredores de tamanhos diferentes, mas é preferível para salas pequenas. Das vantagens deste projeto, deve-se destacar a sensação de um espaço livre e leve.
No entanto, não se esqueça de que todas as coisas e roupas estarão abertas a olhos curiosos o tempo todo.
Tal sistema consiste em estantes de madeira ou plástico, estantes abertas espaçosas (na parte inferior podem haver várias estantes com portas), cestos de vime, caixas. Um pequeno sofá macio ou pufe pode ser colocado ao longo das prateleiras ou gavetas com sapatos. Muitas vezes, um camarim aberto é uma continuação suave do quarto, portanto, é projetado no mesmo estilo que ele.
Camarim fechado
Este sistema de armazenamento fica perfeito em quartos espaçosos. O guarda-roupa pode ser muito pequeno ou ter várias secções isoladas umas das outras. As vantagens desse tipo são óbvias - as coisas são dispostas em uma ordem organizada, escondidas de olhos curiosos, a poeira de fora não cai sobre elas.
Se um camarim fechado não for apenas um guarda-roupa, mas um cômodo inteiro, será conveniente experimentar uma nova roupa ou trocar de roupa nela. O camarim pode ser equipado com portas de correr ou com dobradiças.
A primeira opção parece perfeita em um interior clássico. É claro que as portas giratórias exigem muito espaço, mas podem ter uma aparência original e elegante com a ajuda de itens de decoração interessantes ou belos acessórios.
As portas deslizantes não “ocupam” espaço, são fáceis de usar e sua superfície ampla, plana e lisa pode ser uma excelente base para várias opções de decoração.
Guarda-roupa embutido
O guarda-roupa embutido tem uma série de vantagens em relação aos gabinetes. Entre eles:
- O custo da construção é significativamente menor devido à economia de material na moldura, que muitas vezes é substituída pelas paredes, teto e piso do armário ou nicho propriamente dito.
- Estabilidade. É impossível derrubar um nicho, o que não se pode dizer de um gabinete autônomo.
- Sensação de estrutura holística e monolítica. Todos os elementos do guarda-roupa se encaixam perfeitamente uns nos outros e no próprio cômodo. Além disso, um guarda-roupa disposto em um nicho ou despensa amplia visualmente um pequeno espaço.
- Orgânico. O guarda-roupa embutido se encaixa perfeitamente em qualquer interior.
- Optimality. A opção com um guarda-roupa embutido às vezes pode ser a única opção para um quarto com uma forma arquitetônica complexa.
Existem algumas desvantagens, mas são:
- A incapacidade de usar um design padrão (os guarda-roupas embutidos são feitos individualmente para um tamanho de nicho específico);
- Dificuldade de instalação e montagem.
Materiais (editar)
Hoje, praticamente não há restrições na escolha dos materiais para a criação e decoração de um camarim. Estas podem ser opções econômicas e luxuosas para todos os gostos e carteiras. Entre os materiais mais usados hoje: aglomerado laminado, MDF, madeira natural, metal, plástico, vidro, espelho.
Os looks mais originais são modelos feitos na combinação de vários materiais de diferentes texturas, por exemplo, madeira e vidro, plástico e papel de parede fotográfico.
A madeira é um material natural maravilhoso, muito popular na construção e decoração de casas, móveis e design de interiores. Hoje, poucas pessoas optam por usar a matriz para criar espaços de guarda-roupa, escolhendo materiais mais baratos.
No entanto, é quase impossível substituir a madeira nobre, bonita, durável e "viva" com seu cheiro único e propriedades curativas.
Roupeiros em carvalho maciço, faia, amieiro, freixo, pinho e bordo são feitos por encomenda. Esses modelos têm uma série de vantagens:
- Força, durabilidade;
- Excelentes propriedades decorativas;
- Respeito ao meio ambiente, segurança.
A madeira é um material muito maleável. É possível criar as estruturas mais complexas do ponto de vista arquitetônico e elementos decorativos esculpidos a partir dele. Parece ótimo em seu estado natural e é adequado para colorir, colar, tonificar e envelhecer artificialmente.
Um guarda-roupa de madeira em qualquer interior parece apropriado, caro e digno.
Opções de acomodação
Você pode colocar um camarim no corredor ou corredor de diferentes maneiras. Tudo depende de seu layout, tamanho, projeto de design, dimensões do próprio mobiliário:
- Em um nicho... Um elemento arquitetônico como um nicho ajuda a criar um camarim separado, compacto e perfeitamente organizado, mesmo em um apartamento de um quarto. Claro, deve corresponder em estilo e cor ao interior do corredor.
As portas em um nicho podem ser deslizantes, giratórias, dobráveis (como um acordeão) ou giratórias.
- Se o projeto não prevê uma despensa ou um nicho, então um guarda-roupa pode ser colocado em um canto vazio do corredor. Mesmo um pequeno guarda-roupa fará bem o seu trabalho, o principal é que seja o mais alto possível. Na prateleira de cima você pode colocar chapéus, bolsas, malas, caixas com itens sazonais.
- Se as dimensões do corredor permitirem, o sistema de guarda-roupa pode ser colocado ao longo de uma das paredes. Pode ser composto por guarda-roupa, estante aberta ou fechada, mezanino e outros elementos.
Organização do espaço
O aspecto geral do camarim e a facilidade de utilização dependem da forma como o espaço está organizado e dos mais pequenos detalhes pensados:
- O layout começa com o desenho dos maiores e mais longos compartimentos de roupas. Prateleiras, gavetas e cestos são concebidos de acordo com o princípio das sobras.
- A profundidade de uma prateleira padrão geralmente não excede 1 metro. Prateleiras mais espaçosas devem ser extraíveis.
- O comprimento da barra para cabides não deve ser superior a 1-1,2 metros devido à possibilidade de flacidez sob roupas externas pesadas.
- A passagem entre as prateleiras não deve ser inferior a 60 cm, e se as características do projeto prevêem gavetas e prateleiras, então cerca de meio metro deve ser adicionado para uso confortável.
Quanto ao design, o camarim deve estar em harmonia com o interior geral do corredor. Os clássicos são sempre adequados - materiais naturais, cores tradicionais, design de espelhos.
Enchimento interno
Um espaço interno do guarda-roupa bem organizado ajudará a estender e pendurar as roupas, roupas íntimas, sapatos e outras coisas necessárias de maneira bonita e organizada.
Entre os principais elementos funcionais que o ajudarão a cumprir esta tarefa, podem ser distinguidos os seguintes:
- Uma barra ou pantógrafo (para colocar cabides);
- Calças e saias;
- Caixas;
- Prateleiras;
- Cestos;
- Cabides para gravatas, guarda-chuvas, cintos;
- Compartimentos de armazenamento para equipamentos domésticos e esportivos.
Caixas, prateleiras, cestos são usados para guardar roupas de cama, roupas íntimas e outras coisas. Eles podem ser sólidos ou celulares, abertos e fechados, estacionários e retráteis.
A camada inferior é usada para armazenar sapatos, a camada superior para chapéus e roupas de cama.
Dicas de arranjo
Para equipar o camarim da forma mais competente possível, é necessário prestar atenção não apenas ao design, aos materiais, mas também a coisas importantes como iluminação e ventilação:
- Iluminação... A opção ideal são holofotes que proporcionam uma luz forte e difusa. É indesejável usar lustres volumosos - eles "ocupam" um espaço já pequeno, podem ser acidentalmente tocados pela sua mão ao experimentar roupas.
- Ventilação. A circulação constante de ar é essencial para proteger as roupas de odores desagradáveis. Considere um pequeno ar condicionado ou ventilador.
Os materiais com que será feito o guarda-roupa devem ser práticos e não exigir cuidados especiais, pois aqui entram partículas de água e sujeira da rua.
Não sobrecarregue a sala com uma abundância de decoração. O camarim, antes de mais nada, deve cumprir suas tarefas funcionais. Espelho, vidro fosco, ornamento de jato de areia, inserções de lacomat, lacobel, bambu ou rattan - esses materiais de acabamento modernos irão ajudá-lo a decorar o ambiente de uma forma elegante, elegante e original.
O comentário foi enviado com sucesso.