Camarim pequeno

Camarim pequeno
  1. Características e benefícios
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Projeto
  5. Enchimento interno
  6. Onde colocar?
  7. Como fazer isso sozinho?

Mesmo se você morar em um apartamento pequeno, provavelmente deseja que todas as suas roupas sejam colocadas em seus lugares e possam ser encontradas sem muito esforço. Os designers recomendam prestar atenção não aos guarda-roupas, mas aos pequenos camarins que podem acomodar uma quantidade incrível de coisas.

Características e benefícios

Um pequeno camarim é uma ótima alternativa ao closet, pois é confortável, funcional, comporta muita roupa e sapatos, graças ao seu tamanho compacto cabe até em um apartamento comum. A sua vantagem mais importante reside no facto de supostamente “devorar” parte do espaço, ao mesmo tempo que permite libertar uma enorme quantidade de espaço no apartamento.

Você pode fazer isso sem bagunçar móveis desnecessários: um guarda-roupa, armários de sapatos (ou um rack inteiro), uma cômoda para roupas de cama e muito mais. Pode ser instalada uma tábua de passar no vestiário, que geralmente é difícil de colocar em um apartamento para que não interfira.

Se você projetar o espaço corretamente e deixar espaço suficiente, o camarim pode ser usado como provador, de modo que a necessidade de espelhos no quarto também desaparecerá.

Como você pode ver, o apartamento pode realmente se tornar muito mais espaçoso.

É muito mais fácil encontrar a roupa que você precisa em um pequeno vestiário ergonômico, se todos os móveis forem escolhidos corretamente, do que em qualquer armário. Nisso ela ganha até mesmo contra um grande camarim, no qual você pode se perder um pouco.

Um pequeno camarim é uma ótima solução para quem adora roupas de alta qualidade de marcas conhecidas e prefere usar uma só peça por pelo menos várias temporadas. Ao contrário de um guarda-roupa, aqui cada peça de roupa tem um lugar estritamente designado, portanto, um vestido ou casaco bem colocado manterá sua aparência apresentável por muito tempo.

Visualizações

  • Guarda-roupa de canto. Uma das opções ideais para um espaço pequeno. Na maioria das vezes, é um gabinete de canto espaçoso com muitos compartimentos. Graças a esta forma, há espaço livre suficiente na entrada, adequado para trocar de roupa e experimentar.
  • Em forma de U Se o espaço que você deseja reservar para o camarim for em forma de retângulo, então este é o ideal. Graças a esta disposição das prateleiras, será cómodo deslocar-se para dentro do quarto e as roupas, penduradas dos dois lados, estarão sempre à vista.
  • Em uma linha. Essa é uma opção para quem tem pouco espaço para um camarim. Então você pode converter a despensa. É diferente da versão anterior porque as prateleiras não estão localizadas em dois lados, mas apenas em um lado. Externamente, lembra um guarda-roupa sem portas de correr.
  • Construídas em. A opção mais popular por ser altamente compacta. Não há espaço entre o teto e o chão, nem lacunas entre os cantos. Seu único inconveniente é que quando você o move dificilmente poderá ser desmontado /

Dimensões (editar)

Primeiro você precisa decidir sobre a largura do futuro camarim. Se quiser usar a barra longitudinal, a largura deve ser de pelo menos 65 cm - essa é a largura do cabide-cabide. Se você tiver um tamanho de roupa grande, pode precisar de um cabide mais largo.Se não houver muito espaço, você pode fazer os cabides ponta a ponta, mas o tamanho mínimo do vestiário em si ainda deve ser de pelo menos 35-40 cm, caso contrário você não conseguirá colocar seus sapatos.

Para descobrir o comprimento mínimo do guarda-roupa, você precisa somar o comprimento de todos os armários e outros móveis que planeja colocar sob uma parede.

A capacidade cúbica mínima do camarim deve ser 2 sq. m - 3 sq. m, mas se você preferir um layout em forma de U, esta opção será apertada para você, mas para um camarim de canto é uma ótima opção. Lembre-se de que estamos falando de um quarto standard, se você quiser equipar um guarda-roupa no sótão com teto inclinado, você precisará do dobro de espaço.

Em geral, um quarto de vestir confortável, mesmo pequeno, deve começar a partir de 4 m². m. Idealmente, se você pode alocar tanto espaço, então será possível colocar não apenas roupas dentro, mas também encontrar um lugar para móveis compactos e eletrodomésticos.

Projeto

Uma vez que os camarins padrão são focados em grandes dimensões, não há muitas idéias para arranjar camarins pequenos. No entanto, com a engenhosidade adequada, você pode encontrar opções interessantes.

A maneira mais fácil e rápida de organizar um cômodo muito pequeno é um cabide móvel que funcionará como um camarim. Você pode amassar seus sapatos sob o cabide e pendurar bolsas nas laterais. Esta é uma boa opção para quem tem poucos itens.

Também é possível guardar as roupas no vestiário sazonalmente, ou seja, pendurar as que você está vestindo no momento e esconder as que não são relevantes no momento em um pequeno guarda-roupa ou cômoda.

Uma das principais vantagens de tal cabide é sua compacidade e mobilidade. Se necessário, pode ser facilmente movido pelo apartamento.

  • Se o apartamento tiver um nicho, você pode usá-lo para acomodar um guarda-roupa embutido. A passagem pode ser fechada com cortinas ou portas de correr.
  • Se houver pouco espaço, deixe-a aberta, mas com muitas prateleiras, gavetas com chave, cabides e prateleiras. Para que tudo pareça harmonioso, instale um pufe ou uma poltrona pequena, pendure um espelho.
  • Ao equipar um camarim em um quarto pequeno, coloque-o atrás da cabeceira da cama. Vários suportes e prateleiras são adequados para guardar roupas que estão em constante desgaste.

Lembre-se de que o design do camarim deve corresponder ao design do quarto. Para não sobrecarregar o espaço, dê preferência ao minimalismo cheio de estilo.

Enchimento interno

Sistemas de armazenamento

Você precisa começar escolhendo o sistema de armazenamento correto, que são divididos em três tipos - estrutura de metal, malha e madeira modular.

Os sistemas de alumínio (estrutura metálica) são muito populares. Eles representam uma moldura feita de um perfil, completo com um conjunto de elementos adicionais e vários acessórios. Eles são pré-fabricados - várias opções padrão de fabricantes conhecidos, e são feitos sob encomenda - de acordo com os desenhos individuais e os desejos do cliente.

Nesse sistema de guarda-roupa, não há portas, divisórias e paredes laterais. Mas a própria moldura pode ter diferentes tipos de enchimento - prateleiras, carga, hastes, cestos e muito mais.

O sistema de malha deve ser fixado na parede, mais precisamente, uma barra horizontal com guias verticais é fixada primeiro. Prateleiras, racks e cestos de rede já estão fixados diretamente nele.

Outra opção popular é o sistema modular. A desvantagem é que ele é feito de madeira ou aglomerado, por isso seu tamanho precisa ser pensado com antecedência, pois não será mais possível trocá-lo. Mas é durável, confiável, tem uma aparência clássica e contém muitas coisas.

Você pode comprar um sistema modular pronto ou fazer sob encomenda.

Ventilação e luz

A luz corretamente selecionada no camarim é muito importante, portanto, a escolha das luminárias deve ser abordada com responsabilidade.Como já há pouco espaço, vale a pena abandonar as cortinas com dobradiças, que ocupam muito espaço e não oferecem iluminação suficiente. Dê preferência a projectores que podem ser integrados em armários - eles criarão uma excelente iluminação.

Outra boa solução são as luminárias de piso localizadas ao longo da linha de móveis.

Uma boa ventilação também é importante - evitará a formação de umidade, mofo e o aparecimento de insetos que adoram lugares quentes e úmidos. É bom equipar um sistema de ventilação separado; no entanto, é um prazer caro que nem todos podem pagar. Uma opção de orçamento é um exaustor (esses dispositivos são frequentemente instalados em banheiros).

A solução ideal é instalar um sistema de ar condicionado com filtro antibacteriano. Eles purificarão o ar e removerão quaisquer odores desagradáveis, de modo que as roupas sempre terão um cheiro agradável e fresco.

Arranjo interior

As portas são um elemento importante de um pequeno camarim, não ocupam muito espaço. É preferível dar preferência às portas sanfonadas, que são as mais compactas. Outra opção são portas de compartimento que parecem muito agradáveis ​​esteticamente. Sua única desvantagem é que são extremamente difíceis de instalar.

Ambas as opções são bastante caras se o seu orçamento for limitado: em vez de uma porta, você pode usar persianas, persianas ou apenas uma divisória decorativa.

Uma das vantagens do camarim em relação ao guarda-roupa é que o espaço interior é totalmente aproveitado, do tecto ao chão. Os suportes são colocados a uma altura de cerca de um metro e meio para que as roupas não arrastem no chão, mas sejam facilmente alcançáveis. As prateleiras para guardar sapatos são geralmente colocadas sob eles. Também pode ser uma cômoda baixa e ampla com muitas gavetas. Eles poderão guardar não só sapatos, mas também roupas que não correspondem à estação atual.

No topo haverá prateleiras onde você pode guardar cobertores, cobertores, roupas de cama, malas e outras coisas volumosas que não são frequentes no dia a dia.

Em um pequeno camarim, onde não há espaço extra para pendurar todas as roupas nos cabides, você pode instalar um rack de vários níveis. Ele permitirá que você coloque o máximo de coisas quando dobrado, enquanto o interior terá uma aparência elegante e arrumada.

Ao planejar uma decoração de interiores, não se esqueça das gavetas que podem ser fechadas, nas quais você pode guardar luvas, chapéus, cachecóis, meias, roupas íntimas e muito mais. Ao equipar um pequeno camarim, é preferível dar preferência não às gavetas, mas sim às gavetas de enrolar. Sua vantagem é que as coisas que estão armazenadas neles estão sempre visíveis, portanto, encontrar um ou outro não é difícil.

Claro, é melhor instalar várias caixas fechadas para lavanderia. Para economizar espaço, deve ser colocado verticalmente, torcido em pequenos tubos. Ao mesmo tempo, use um divisor organizador especial que manterá todas as roupas em ordem.

Os ganchos também são indispensáveis ​​na disposição de um pequeno camarim, uma vez que ocupam um mínimo de espaço, pois são simplesmente fixados à parede, podendo pendurar de qualquer coisa - desde pijamas a malas ou agasalhos. Se você tem muitas calças clássicas com flechas em seu guarda-roupa, elas precisam de um armazenamento especial. Instale uma barra transversal especial para eles, onde eles manterão bem sua forma.

É aconselhável adquirir caixas de sapatos idênticas e que combinem com a cor do camarim.

Para não abrir cada caixa em busca do par certo, eles podem ser lindamente assinados.

Você pode guardar várias bagatelas - óculos de sol, acessórios para o cabelo e joias - em capas de bolso especiais ou colocá-las em uma prateleira especial com muitos ganchos e portas de vidro que se fecham.

Onde colocar?

Infelizmente, em um apartamento comum não há muitas opções onde você possa colocar um camarim.

Na despensa

Uma despensa é a maneira mais rápida e econômica de criar um camarim em um Khrushchev. Mas antes de prosseguir com a remodelação, é importante certificar-se de que é suficientemente espaçoso. Seu tamanho mínimo deve ser 1x1,5 metros. Mesmo em um espaço tão limitado, você pode equipar caixas, prateleiras e cabides suficientes.

Dê preferência a um arranjo linear de móveis. Tal camarim se parecerá com um guarda-roupa, e você mesmo pode escolher o número necessário de prateleiras, gavetas, ganchos e muito mais.

Outra boa opção é o sistema de arrumação em L, que funciona bem para despensas estreitas e compridas. Graças ao layout conveniente, você também pode guardar uma tábua de passar e um aspirador de pó dentro, e as roupas de que precisa ficarão encostadas na parede oposta. O layout em U é o mais amplo, pois as paredes serão minimamente envolvidas. No entanto, só é adequado para grandes áreas de armazenamento onde há amplo espaço.

No corredor

O camarim no corredor é muito cômodo, já que tudo que você precisa estará sempre à mão antes de sair de casa. Ao mesmo tempo, a ordem perfeita sempre reinará no salão. Separadamente, você pode reservar um lugar para as famílias. inventário (esfregonas, baldes, detergentes e outros). Você também pode colocar medidores e painel de controle de alarme atrás das portas para escondê-los de olhares indiscretos.

Na maioria das vezes, pequenos camarins são feitos em um corredor correspondente, já que no grande há por onde se movimentar. Portanto, um guarda-roupa embutido costuma ser escolhido para a função de camarim, o que faz um excelente trabalho nessa tarefa. Outra boa solução é separar o espaço livre no canto e cercá-lo com partições. Assim, você terá um camarim triangular ou quadrado. Nesse caso, as divisórias podem ser deslizantes, como em um guarda-roupa, ou surdas - do teto ao chão, e a abertura de entrada ficará localizada no local que você escolher.

Como fazer isso sozinho?

Como você já entendeu, não é necessário construir um camarim do zero, você pode refazê-lo a partir de uma despensa desordenada, uma loggia ou uma varanda. Ao equipá-lo, descarte móveis de gabinete que ocupam muito espaço. Dê preferência a estruturas modulares especiais, que não possuem paredes extras, mas existem convenientes pedestais móveis. Você pode posicionar a barra no centro, e nas laterais há prateleiras, que podem ser parcialmente equipadas com gavetas e cestos de vime.

Não se esqueça de deixar algum espaço na entrada para que você possa se movimentar livremente pelo camarim. Coloque um espelho grande na porta para que não ocupe um espaço precioso.

Placa de gesso (aglomerado ou placa de MDF)

Com certas habilidades, não é difícil montar uma estrutura de gesso cartonado:

  • Corte o perfil em elementos do tamanho desejado usando uma tesoura especial. Primeiro você precisa fazer medições e traçar um plano para o projeto futuro.
  • Para trabalhar, você precisa de uma chave de fenda e parafusos autoatarraxantes. Instale o perfil do piso e, em seguida, instale as estruturas de parede e teto. Faça tudo com o máximo de cuidado possível, caso contrário, você pode estragar o revestimento da parede.
  • Quando a moldura do perfil estiver pronta, é necessário fazer uma bainha de gesso cartonado de duas camadas, entre as folhas das quais você deve colocar o isolamento. Além disso, a fiação elétrica pode ser colocada neste espaço.
  • Prepare as paredes acabadas e, em seguida, prossiga com o seu refinamento. A maneira mais fácil e rápida de decorar é com papel de parede; você pode usar painéis decorativos de madeira, que parecem mais impressionantes e sofisticados.

Os especialistas aconselham simplesmente pintar as paredes, porém para isso é necessário realizar uma boa massa e lixar para que fiquem perfeitamente lisas.

  • O melhor é colocar ladrilhos no chão, se desejar, você pode usar linóleo, carpete ou parquet.A superfície deve ser tal que seja agradável ficar em pé descalço. Ao mesmo tempo, exigirá uma limpeza constante, e o carpete, neste caso, não é a melhor solução.

É desejável que a decoração das paredes e do piso corresponda ao desenho da sala em que se encontra.

  • No final, falta instalar portas de correr e equipar o interior do camarim.

Guarda-roupas

Um ótimo exemplo de mini camarim que ocupa pouco espaço. A moldura e as prateleiras devem corresponder à cor das paredes para que não se destaquem no fundo.

  • Primeiro, uma moldura é feita de perfis fixados na parede. As próprias prateleiras podem ser feitas de madeira ou laminado escuro.
  • É melhor fazer as prateleiras para sapatos de malha para que a sujeira da rua não se acumule sobre eles. Eles são presos a suportes de metal.
  • As barras suspensas também são fixadas às braçadeiras de metal. Deve-se notar aqui que eles são bastante caros, mas se você está planejando uma construção econômica, existe uma oportunidade de economizar dinheiro. Use apenas pedaços de barra com pelo menos 0,6 cm de diâmetro.
  • Se tiverem uma aparência pouco apresentável, decore-os com tubos especiais projetados para isolamento elétrico. Seu diâmetro deve ser maior que a barra. Para encolher o tubo, ele é aquecido com um secador de cabelo de construção.
  • Para as prateleiras, você pode usar laminado regular e barato que pode ser alongado juntando várias tábuas.

Vídeo com instruções sobre como criar um mini-camarim no próximo vídeo.

O conteúdo interno de quase todos os camarins será o mesmo. A parte inferior é utilizada para guardar sapatos e guarda-chuvas. Você também pode instalar suportes para pendurar suas calças. A zona do meio é reservada para varas e caixas, onde todas as roupas são armazenadas - camisas, vestidos, jaquetas. A roupa íntima é colocada em caixas especiais com divisórias. A área superior é reservada para chapéus, bolsas e malas.

Arranjar um camarim é um processo interessante e empolgante, especialmente se você tiver muitas roupas. Você pode dar vida às suas ideias mais loucas, construindo o guarda-roupa dos seus sonhos!

1 comentário
Matryona 24.05.2021 13:55
0

Até coloquei um pequeno sofá em meu camarim para que fosse mais conveniente trocar de sapato.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário