Camarim do armário: como fazer e equipar um ambiente?
Ter camarim próprio é o sonho de muita gente. A capacidade de colocar lindos e ordenadamente vários vestidos, blusas, saias, camisas, calças, jeans, organizar caixas de sapatos, organizar acessórios e joias hoje é bastante real, mesmo em um apartamento pequeno.
A despensa é um local onde ficam guardadas durante anos as coisas necessárias e as não muito necessárias, que é uma pena deitar fora. Um armário separado do armário é uma ótima maneira de se livrar do lixo desnecessário e ter um espaço separado compacto e bem organizado para roupas e sapatos.
Características e benefícios
O principal objetivo de um camarim ideal é aproveitar ao máximo o espaço utilizável. Um guarda-roupa é um tipo especial de espaço funcional. Vários itens de roupas, sapatos, acessórios são colocados e armazenados aqui. Tudo deve estar em perfeita ordem e sempre à mão, o resto das funções já são secundárias.
As vantagens de tal quarto incluem os seguintes pontos:
- Economizando o orçamento familiar (um quarto separado elimina a necessidade de comprar um guarda-roupa volumoso, estantes, mesinhas de cabeceira);
- Uma solução ergonômica até mesmo para o menor espaço de armazenamento. Além disso, você pode expandir significativamente a área de \ u200b \ u200b espaço de vida, livrando-se de guarda-roupas e cômodas;
- Possibilidade de arranjar a despensa ao seu gosto (não é possível com um roupeiro standard);
- A capacidade de colocar as coisas necessárias em um só lugar (muitas vezes roupas, sapatos e acessórios para todos os membros da família são armazenados em quartos, guarda-roupas, prateleiras diferentes).
Além disso, seu próprio camarim é moderno, moderno, conveniente e confortável.
Requisitos para o guarda-roupa no apartamento
Certos requisitos são impostos ao camarim, bem como a qualquer outra sala funcionalmente significativa. Entre eles:
- Organização ergonômica do espaço (uso de estantes, racks, barras suspensas) para colocar todas as coisas necessárias em livre acesso;
- A presença de um espelho;
- Um sistema de ventilação e iluminação bem organizado (as coisas não devem ficar úmidas, a troca de ar deve ser constante);
- Mesmo um espaço muito pequeno pode ser usado com sabedoria. Ao desenvolver um projeto, é necessário levar em consideração a quantidade de coisas que precisam ser colocadas na sala. O espaço interior, incluindo a porta, pode ser utilizado para prateleiras para guardar caixas, ganchos para roupas, cesto para roupas.
- Se a sala for muito pequena, as prateleiras abertas e as prateleiras abertas são mais adequadas para guardar as coisas.
Um camarim espaçoso pode ser facilmente obtido até mesmo na menor despensa em uma casa de tijolos, painéis ou madeira. O principal é dar asas à imaginação, ter em conta as características da divisão e organizar a área útil da forma mais eficiente possível.
Selecionamos a configuração e o sistema de armazenamento
O design e a organização do espaço interior dependem diretamente não só da dimensão da divisão, mas também da sua configuração. Entre as opções mais comuns estão:
Camarim de canto
Esta opção é universalmente adequada para qualquer sala.
Os quartos podem ser decorados da seguinte forma:
- Exponha uma estrutura de metal com várias prateleiras e redes para linho, sapatos e roupas;
- Crie um canto aconchegante, com acabamento em madeira natural e porta deslizante (esta opção parece muito cara e estilosa).
Linear
Um armário paralelo a uma das paredes da sala. Pode ter uma porta ou estar aberta. Ótimo para armazenar coisas para duas pessoas (uma parede inteira pode ser alocada para cada um). Pode haver muitas opções de design. Prateleiras abertas, caixas, racks, cabides são usados para colocar roupas e lençóis.
Sala em forma de U
Uma das opções mais comuns e mais amplas. Graças a esta forma geométrica, um grande número de gavetas, prateleiras, cestos podem ser colocados na sala.
Para transformar a despensa em um guarda-roupa espaçoso e espaçoso, você pode usar um dos sistemas de armazenamento propostos:
- Modelo de caso... Esta opção é feita sob encomenda. Suas vantagens incluem espaço e capacidade de acomodar coisas grandes e pequenas, acessórios. Contras: volume das prateleiras e impossibilidade de mudar de localização.
- Construção em favo de mel ou malha... Uma opção mais elegante, leve e compacta. Cestos de malha e prateleiras são fixados com trilhos de metal e suportes. A base de malha cria uma sensação de leveza e abertura no ambiente. O interior não parece pesado e sobrecarregado. O baixo custo desse sistema de armazenamento também é uma vantagem. Porém, a desvantagem do modelo é a impossibilidade de armazenar coisas muito pesadas.
- Sistema de quadro... A base para tal modelo são suportes de metal do chão ao teto, aos quais vigas, hastes, prateleiras, caixas e cestos são fixados. As vantagens do sistema incluem seu baixo peso, facilidade de montagem e uso, resistência e aparência estética.
Princípios de zoneamento
Para que o camarim não se transforme num armazém caoticamente cheio e suspenso para guardar roupas e sapatos, mesmo na fase de projeto é necessário utilizar o princípio do zoneamento dos quartos. Isso o ajudará a colocar tudo o que você precisa da maneira mais eficiente e ideal possível, sem desordenar o ambiente e deixar o acesso livre às coisas.
Para isso, o espaço está dividido em 3 zonas:
- Diminuir... Esta área ocupa um espaço não superior a 80 cm de altura do chão e destina-se ao armazenamento de calçados, guarda-chuvas e outros acessórios. Dependendo do tipo de calçado (verão, inverno), esta zona pode ser dividida em várias partes de diferentes tamanhos. Por exemplo, para guardar sandálias, sandálias e sapatos, a altura da prateleira é de aproximadamente 25 - 30 cm, botas e outros sapatos de meia temporada e de inverno - 45 cm.
- Média... A maior parte do guarda-roupa. Existem pantógrafos, degraus, cabides, prateleiras, gavetas. A altura da zona do meio é de aproximadamente 1,5 - 1,7 m. O compartimento projetado para acomodar camisas, jaquetas, calças, vestidos e saias tem cerca de um metro de altura. A roupa íntima fica melhor guardada em gavetas com divisórias.
- Superior. Chapéus, roupas sazonais e roupas de cama são mantidas aqui. Para armazenar bolsas e malas, você também deve fornecer um nicho separado medindo cerca de 20 * 25 cm (altura / profundidade). Normalmente são colocados logo abaixo do teto e para ter acesso a eles é necessário providenciar uma escada (se o teto da despensa for alto).
Planejamos conteúdo interno
Depois que o esquema de layout e o sistema de armazenamento foram escolhidos, resta organizar adequadamente o espaço interno. Claro, cada interior é individual em sua própria maneira, mas existem várias regras gerais para organizar um guarda-roupa:
- As caixas de calçados, caixas, prateleiras e estandes ficam armazenadas na área inferior;
- As prateleiras superiores são reservadas para armazenamento de itens volumosos (travesseiros, cobertores, bolsas) e itens sazonais;
- A seção intermediária é ideal para uso casual;
- Prateleiras laterais são úteis para pequenas coisas úteis que são usadas com frequência;
- Uma área separada é alocada para acessórios (luvas, guarda-chuvas, cintos).
Hoje, são oferecidos acessórios especiais para guardar coisas com capricho, por exemplo, saia ou calça comprida. Eles são equipados com clipes especiais emborrachados para evitar o aparecimento de rugas nas roupas.
A barra de cabide é um organizador clássico para colocar camisas, saias, calças, vestidos, agasalhos. Pode haver várias barras transversais - no mesmo nível ou em níveis diferentes.
Externamente, o pantógrafo é uma barra transversal que pode ser abaixada até a altura desejada a qualquer momento ou levantada para trás.
Um suporte de tecido leve pode ser usado para armazenar um grande número de bolsas, mochilas, retículas. Não ocupa muito espaço e permite que você tenha seus acessórios favoritos sempre à mão.
A mobília do camarim pode ser feita de uma variedade de materiais. Pode ser madeira natural e plástico prático e drywall barato e aço durável ou outro metal. Se a despensa estiver sendo montada em um pequeno apartamento ("Khrushchev"), então é melhor dar preferência a móveis fixos ou modulares.
Acabamento e iluminação
O próximo item igualmente importante e responsável na disposição da copa é o acabamento dos trabalhos e a iluminação.
- O material para decoração de paredes, tetos e pisos deve ser o mais prático possível para não fazer reparos com muita frequência. Deve ser lisa para não "engolir" o já pequeno espaço e não deve deixar marcas na roupa. Papéis de parede laváveis, tintas, tecidos e espelhos podem fazer essas funções. Para que a sala não pareça ainda menor e mais pesada, é melhor se o acabamento for selecionado em cores claras e escuras.
- Quanto à iluminação, não é recomendado o uso de lustres enormes e lâmpadas volumosas - eles tornarão o ambiente mais pesado. É melhor escolher luzes de teto pontuais ou pequenas, lâmpadas giratórias.
- Uma opção interessante e prática é uma linha de lâmpadas LED que acendem automaticamente quando você entra em uma sala. Se o camarim é composto por um grande número de gavetas fechadas, então vale a pena pensar na iluminação local. Isso tornará mais fácil e rápido encontrar a coisa certa.
- Ao terminar o trabalho, não se esqueça da ventilação. No guarda-roupa, as coisas e as roupas ficam fechadas durante muito tempo, o que significa que só precisam de uma entrada de ar fresco para evitar o aparecimento de humidade, bolor e um odor desagradável. O camarim pode ser equipado com um exaustor ou um pequeno ar condicionado.
Opções de fechamento de porta
Dependendo da configuração, localização e design do camarim, vários tipos de design de porta podem ser considerados. A sala pode ser aberta ou fechada. As portas podem ser articuladas, deslizantes; em vez disso, pode ser usada uma tela.
Para decorar a estrutura da porta, vidro fosco ou brilhante, espelho, desenho de jato de areia, madeira, inserções de diferentes materiais, têxteis podem ser usados.
A última opção parece muito original e é muito barata. Para pendurar as cortinas, uma cornija é instalada e a própria tela é selecionada para combinar com o design de interiores. As portas deslizantes e as portas sanfonadas ajudam a economizar significativamente um espaço já pequeno. As portas giratórias parecem adequadas apenas em uma sala espaçosa.
Faça Você Mesmo
Algumas recomendações simples o ajudarão a transformar uma pequena despensa em um guarda-roupa compacto e aconchegante com suas próprias mãos:
- Desenvolvimento de um plano-esquema para o futuro camarim... Na primeira etapa do trabalho, é necessário considerar cuidadosamente a configuração da sala. As despensas típicas em "Khrushchev" geralmente ocupam um espaço de no máximo 3 metros quadrados. A demolição parcial da divisória e a instalação de uma estrutura de gesso cartonado ajudarão a expandi-la um pouco.É verdade que a expansão do guarda-roupa está diretamente relacionada à diminuição do espaço vital.
- O próximo ponto é a escolha de um sistema de armazenamento para roupas e coisas. É necessário medir cuidadosamente a futura sala e traçar esquematicamente todos os elementos estruturais na planta.
Instruções passo a passo:
- Seleção, cálculo da quantidade necessária e compra de materiais de acabamento.
- Limpeza das instalações e preparação para acabamento. A despensa está limpa de tudo, o revestimento antigo é desmontado, paredes irregulares, piso e teto são nivelados, rebocados, limpos.
- Terminando o trabalho. O chão é forrado a linóleo ou laminado, o teto é pintado ou caiado de branco, as paredes são forradas com papel de parede, pintadas ou acabadas com outros materiais.
- Dispositivo de ventilação local (ventilador, ar condicionado) e fontes de iluminação (holofotes).
- Fabricação e instalação de estantes. Para a autoprodução, serão necessários tubos de metal, placas de aglomerado com revestimento de plástico, guias, fechos, acabamento de bordas, cantos, plugues, ferragens para móveis.
- Instalação de sistema de iluminação interior para caixas, instalação de portas.
- Etapa final: cabides, cestos, bolsos pendurados.
Só falta estender as coisas, pendurar roupas e o vestiário está pronto para ser usado.
Exemplos de ideias no interior do corredor
Um guarda-roupa aberto no corredor é uma das opções mais populares para transformar uma despensa antiga. Para isso, será necessário demolir as divisórias para ampliar o espaço. Uma prateleira para sapatos prática e conveniente e várias travessas em diferentes níveis para colocar a roupa ajudam a não sobrecarregar a área.
Uma opção mais prática - a arrecadação é ocupada por estantes abertas com compartimentos e prateleiras de diferentes larguras. Várias gavetas são fornecidas para guardar roupa ou pequenas coisas úteis. Esse guarda-roupa pode ser equipado com portas de correr ou coberto com uma espessa cortina de tecido.
Basta comprar os armários giratórios e adaptá-los no corredor ou no armário.
O comentário foi enviado com sucesso.