Como fazer você mesmo uma porta suspensa?
As portas basculantes tornaram-se especialmente populares hoje em dia. Mais e mais pessoas os escolhem. Eles protegerão de forma confiável as instalações contra roubo e não ocuparão muito espaço.
Características de design
Anteriormente, todos os portões eram iguais, com grandes portas de metal pesado pintadas em cores desagradáveis. Hoje, eles mudaram drasticamente em termos de design, materiais e aparência. Para manter seu carro seguro e protegido, escolha uma garagem com um portão giratório confiável. Uma característica distintiva de outros modelos é seu design incomum. Esses portões são o tipo mais conveniente e confiável de construção de garagem, o que é bastante caro.
Ao instalar um portão deste tipo, é necessário cumprir várias condições necessárias para uma operação de alta qualidade posterior. Em primeiro lugar, esse é o tamanho da abertura. A largura não deve ser superior a 5 metros, e a altura não deve ser inferior a 2,85 m. A distância da parede até a borda da abertura para instalação das guias deve ser de pelo menos 120 mm, do teto à borda superior da abertura 210 mm.
Dadas as dimensões do veículo, as dimensões estão sendo ajustadas.
A estrutura é organizada de forma bastante simples. O portão gira em torno de seu próprio eixo, passando de uma posição vertical para uma horizontal e vice-versa. O seu elemento constituinte é uma moldura, que se fixa na abertura da sala ou atrás dela e é o elemento mais importante para a abertura do portão. Na maioria dos casos, é feito de tubos retangulares.
Ao serem abertos, acionam-se os roletes e as alavancas de levantamento, que movimentam a folha do portão ao longo das guias e a fixam sob o teto da sala. A parte inferior sobe para cima, criando assim uma viseira. Quando a comporta é fechada, as molas de expansão são imediatamente esticadas e, quando abertas, estão em seu estado normal.
Sabe-se que as estruturas automáticas podem ser feitas sob encomenda. Mas, apesar das dificuldades de fabricação, eles podem ser projetados por você.
A dificuldade de fabricação depende, na maioria dos casos, do modelo que você escolher, do tamanho e de sua habilidade para trabalhar com desenhos, ferramentas elétricas e uma máquina de solda.
Realizando um desenho do produto, é necessário indicar os principais pontos do mesmo:
- o tamanho da parede;
- parâmetros de abertura;
- o tamanho dos racks principais;
- juntas de cantos;
- comprimento de guias e pneus.
Se necessário, você pode usar os esboços prontos desses modelos, selecionando o desenho desejado. Começar, com antecedência certifique-se de ler o princípio básico de trabalho, bem como as especificidades da instalação desta estrutura.
Visualizações
De acordo com as normas e regulamentações governamentais, este projeto é apresentado em três formas:
- Projeto de seção de elevação, consistindo não de uma tela sólida, mas de várias seções, que são unidas umas às outras por dobradiças. Normalmente existem três loops - ao longo das bordas e no meio. Nas laterais da comporta existem guias com reentrâncias nas quais os roletes são instalados. Ao abrir, as seções movem-se ao longo das ranhuras das guias, uma após a outra sobem. Quando tais portões são abertos, o painel superior é deslocado em relação ao anterior, e um arco é formado. Tais portões possuem bom isolamento térmico, reduzem a distância até a garagem, mas possuem um design complexo e caro. Eles são usados principalmente em áreas industriais.
- Design de levantamento e giro o mais ideal e conveniente de usar, apesar de seu custo.Quando aberto, ele fica horizontalmente e se projeta ligeiramente para fora. É fácil de usar e instalar. Hackear é bastante difícil.
- Design vertical de elevação geralmente utilizado em instalações industriais com pé-direito alto.
Como fazer isso sozinho?
Se você decidir fazer uma porta suspensa por conta própria, então você precisa fazer medições e esboçar um desenho, preparar os meios auxiliares e materiais necessários para isso, nomeadamente:
- molas de retorno;
- colchetes;
- contrapesos;
- cabo;
- roleta;
- nível;
- furar;
- componentes para a fabricação da faixa;
- máquina de solda;
- canto;
- chaves de fenda;
- tubo de perfil;
- canal;
- guiar patins;
- metal para decoração e assim por diante.
Materiais necessários para a fabricação de portas basculantes "faça você mesmo":
- uma barra de madeira com seção de 100x100 e 120x80 mm;
- 2 molas com diâmetro interno de 30 mm;
- cantos com 40x40 e 4 mm de espessura;
- chumbadores e parafusos;
- haste de aço com diâmetro de 8 mm.
Antes de instalar a estrutura, é necessário levar em consideração algumas nuances. Às vezes, a instalação do produto é impossível, pois ele é preso apenas em aberturas retangulares. A altura de abertura diminui quando a porta está aberta. Se a faixa da estrutura for revestida com uma folha sólida, ela é desmontada, mudando a pele inteira como um todo.
Os principais componentes da estrutura:
- a moldura, que é o elemento principal, todas as outras partes são fixadas a ela;
- caixilho giratório, montado em estrutura de aço;
- mola necessária para fechamento manual;
- mecanismo para fazer o caixilho funcionar.
Montagem
O mecanismo que faz o caixilho funcionar é mais bem feito com materiais leves, que irão diminuir a carga sobre o produto, prolongando assim o seu uso a longo prazo. Em seguida, é selecionado um mecanismo que é usado para abrir o caixilho. Alavanca articulada é a mais comum devido à sua simplicidade, além de confiabilidade. Você também pode escolher um mecanismo contrabalançado. É usado na construção de portões de bitola pesada.
As seguintes etapas de instalação são:
- Montagem de uma caixa de três barras, fixadas entre si com cantos ou placas de metal. As barras são aprofundadas no chão em pelo menos 2 cm.
- As dobradiças estão instaladas. Um suporte superior é instalado na parte superior, sob o telhado.
- As faixas são feitas cortando cantos de metal no comprimento necessário. Com o auxílio de uma máquina de solda é feita uma moldura na qual são montados os elementos de caixilho e tudo fixado com parafusos.
- A instalação de trilhos faz parte do produto, dentro da qual são colocados os roletes das dobradiças. Eles devem se mover com facilidade e normalmente.
- Para proteger o mecanismo de levantamento, as faixas são pré-montadas.
- Fixação do mecanismo de dobradiça ao caixilho. Para isso, são feitas dobradiças. As alavancas devem se mover livremente e paralelas umas às outras.
- Conexão de contrapesos e molas montadas em suporte guia. As molas devem ser fixadas à esquerda e à direita da faixa paralelamente.
- As almofadas são instaladas nas extremidades do produto.
- Gesso nas juntas.
- O castelo está sendo montado. Você também pode controlar o processo de abertura do portão usando o controle remoto.
Como acabamento de superfície, você pode usar folhas de plástico ou metal.
Ao instalar o produto, você deve:
- medir e fazer uma moldura;
- meça a diagonal de toda a abertura;
- os elementos da moldura da tela devem ser agarrados com uma soldadora para que a faixa passe facilmente e as folgas sejam mínimas;
- soldar os jumpers e todas as armações com o aparelho;
- colocar jumpers;
- limpe as costuras da soldagem;
- soldar em uma folha de metal em um lado;
- andar com primer, desengordurar, aplicar tinta na superfície do caixilho;
- ajustar as molas e elevadores;
- instalar acessórios;
- prenda as alças por baixo em ambos os lados;
- coloque as travas na parte interna do produto;
- o portão está pronto.
Vantagens
Modelos caseiros de elevação e giro têm algumas vantagens em relação a outros tipos de portões. Entre os principais:
- a tela durável de uma só peça cria proteção confiável contra roubo e furto;
- possuem propriedades anticorrosivas e resistência a outros fatores ambientais;
- devido ao seu design, não ocupam muito espaço quando abertos;
- não requerem acabamento com vários materiais de revestimento;
- existe a possibilidade de decorar com quaisquer inserções;
- abra manualmente e usando o controle remoto;
- a capacidade de instalar portões simples e duplos;
- convenientemente aberto, subindo, e não ocupe muito espaço;
- ter um bom isolamento acústico;
- não falhe em geadas e alta umidade.
As portas basculantes reforçadas são as mais confiáveis e parecem um escudo. O visual moderno original, feito de uma variedade de materiais, vem em uma variedade de cores. O projeto é muito confiável e só pode ser demolido com equipamentos especiais.
O trabalho deve ser assumido com total responsabilidade. Ao fazer um portão com suas próprias mãos, você precisa seguir claramente as instruções, calcular cuidadosamente e usar esquemas prontos. Mesmo um pequeno erro pode causar um problema no funcionamento do mecanismo.
Veja abaixo uma instrução clara sobre a fabricação de portões elevados.
O comentário foi enviado com sucesso.