Portas basculantes: características de design
Portões equipados com um mecanismo de abertura giratório de elevação são bastante populares entre os consumidores de várias categorias. Além disso, o custo do projeto em questão é bastante elevado. Relevante é o tema da construção desta estrutura com as próprias mãos. Para isso, é desejável ter algum conhecimento do processo de soldagem e entender em geral o que é a estrutura em questão.
Vantagens e desvantagens
Vale a pena estudar o dispositivo de tal portão: é um dos mecanismos convenientes, confiáveis e seguros, o processo de sua instalação é responsável. O mecanismo em consideração tem uma série de vantagens óbvias em comparação com outros designs, que são as características das portas giratórias. Outras portas de garagem não fornecem o mesmo nível de proteção, confiabilidade e segurança que neste tipo garantido devido à resistência do tecido de uma só peça.
É esta característica que se tornará um obstáculo confiável no caminho de assaltantes e pessoas que procuram penetrar em seu território.
Uma característica positiva é a baixa susceptibilidade a processos corrosivos, bem como uma certa resistência a influências externas. A última característica do portão é adquirida de acordo com a tecnologia de produção e os requisitos de material. Uma das vantagens é economia de espaço: tal portão, ao abrir e estar aberto, não precisa de espaço livre adicional.
Pelo lado positivo - ótimo visual que você mesmo pode criar... Para fazer isso, você precisa selecionar corretamente o material de revestimento e os elementos decorativos. Eles podem ser inserções decorativas ou painéis. Uma vantagem será a possibilidade de isolamento adicional usando painéis especiais (por exemplo, de poliestireno expandido). Um bônus agradável é a natureza dual do mecanismo de abertura (automático e manual).
Ambas as garagens individuais e duplas podem ser equipadas com tais portões.
As desvantagens incluem características que afetam os recursos do próprio mecanismo. Um momento negativo durante a instalação e operação do portão superior é restrição na forma da abertura: deve ser retangular. Um portão aberto reduz ligeiramente a distância do chão ao topo. Existe também uma desvantagem associada à integridade da tela, que exclui a possibilidade de reparar algumas áreas em separado.
Se houver danos em qualquer parte da estrutura, o portão deverá ser completamente trocado.
O mecanismo da mola cria alguns problemas: a mola só pode suportar um determinado peso. Na hora de decorar e isolar o portão, deverá tentar manter-se dentro do enquadramento estabelecido, o que cria algumas dificuldades e exige mais tempo para cálculos. Se o portão ficar muito mais pesado após o aquecimento e acabamento, você terá que usar contrapesos. A moldura não pode ser instalada firmemente na tela, por isso haverá espaços entre eles.
Você terá que se livrar das rachaduras com um selo de borracha. Esta opção seria inaceitável em uma garagem aquecida.
Mecanismo de ação
Ao escolher um projeto de porta suspensa, você precisa entender como funciona esse projeto. Não importa se você compra uma estrutura pronta ou se vai construí-la você mesmo. O dispositivo de tal portão é simples.O portão é uma moldura, uma tela, bem como guias ao longo das quais os planos horizontal e vertical são alterados.
A parte principal do mecanismo consiste em uma estrutura de aço, pois é a parte motriz durante o movimento do mecanismo. Está instalado um dos primeiros na abertura da garagem ou atrás dela. Uma moldura é feita de tubos retangulares. Quando o portão começa a abrir, o mecanismo de roletes e as alavancas de levantamento começam a atuar simultaneamente. Com a ajuda deste último, as faixas começam a se mover de acordo com a localização das guias. Depois disso, o portão é fixado próximo ao teto. Neste caso, a parte inferior do portão passa a ser uma viseira.
Quando o portão é fechado, as molas de expansão são esticadas; quando aberto, as molas são liberadas. Existem dois tipos de mecanismos, dependendo da forma como o portão é aberto. O primeiro é composto por dobradiças e alavancas e é o mais popular devido à sua simplicidade e confiabilidade. Esse mecanismo garante que a tela se mova livremente e não bloqueie quando não for necessária. Este mecanismo requer a implementação de vários requisitos obrigatórios.
Em particular, as molas devem ser cuidadosamente ajustadas, bem tensionadas. O requisito se aplica aos guias: eles devem estar localizados exatamente em seus lugares. Os contrapesos desse tipo de mecanismo são um cabo preso ao canto inferior do quadro, que passa pelo meio do bloco, e um contrapeso à extremidade oposta do cabo. Esses contrapesos só podem ser instalados em portas com uma massa suficientemente grande.
O controle pode ser realizado manualmente e com base na automação.
Instrumentos
Se a instalação do portão com corrente for planejada para ser realizada de forma independente, é importante ter ferramentas à mão, sem as quais você não pode prescindir durante esse trabalho. O conjunto inclui:
- nível;
- máquina de solda;
- chaves inglesas;
- Búlgaro;
- martelo;
- furar;
- lápis;
- furar;
- chaves de fenda.
Como fazer isso?
O processo de fabricação do tipo de comporta considerado é composto por várias partes. Cada parte corresponde à fabricação de um elemento específico de determinado mecanismo. Partes do processo serão:
- soldagem de moldura;
- criação de moldura e venezianas;
- instalação da folha da porta;
- instalação de uma fechadura e mecanismo de bloqueio.
Vamos examinar mais de perto cada parte do processo.
Fazendo a moldura
A primeira etapa do processo é a criação da moldura (principal componente de todo o mecanismo). Para fazer uma moldura, é necessário ter em seu arsenal um canto de aço de 6,5 cm de tamanho, uma tira de metal, cuja espessura deve ser de 0,4 cm e uma largura de 1,3 cm, reforço (para fixação segura da moldura). Você vai precisar de um moedor, fita métrica, máquina de solda e esquadro. Para criar uma moldura, cortamos o número necessário de cantos (em vez deles, você pode usar um perfil de metal).
Esses cantos requerem 8 peças. comprimentos diferentes. O comprimento de quatro deve ser igual à largura da abertura. O comprimento dos quatro restantes deve ser igual à altura.
Após o corte, os cantos resultantes são soldados para criar uma moldura, enquanto um topo ou método de conexão de sobreposição é usado. Do lado de fora, a moldura deve ser cuidadosamente processada para garantir a estanqueidade da ligação entre os caixilhos e a moldura, o que garantirá que não haja folgas e maior confiabilidade da estrutura. Se for usado um elemento de reforço do portão, ele deve ser fixado no meio do portão. As portas são fabricadas em chapa de 2 mm de espessura. Quando o tecido é soldado à base, a adesão a uma tecnologia especial é de grande importância. Neste caso, de baixo e de cima a tela deve recuar sobre a borda em cerca de 2 cm, embora sua largura deva ser menor em cerca de 1 cm.
O núcleo e cada um dos cantos devem ser protegidos por soldagem. Então você pode soldar na folha.Depois de concluída a instalação da porta, os resíduos da soldadura devem ser eliminados (os resíduos da soldadura podem fazer com que a porta da garagem se deforme com o tempo). Para manter as portinholas seguras, você pode reforçar as dobradiças (soldar a parte inferior ao quadro e conectar o resto ao portão). Também é possível reforçar as dobradiças por meio de uma camada metálica de reforço adicional, que deve ser corretamente dobrada e soldada na parte superior das dobradiças e nos caixilhos.
Como gerenciar?
Ao instalar tais portões, eles usam métodos de controle remoto, mecânico ou manual. O controle manual pressupõe que o proprietário, usando seu próprio poder, mova a folha do portão com uma guia ou com a mão. Se a mecânica é usada para dirigir, um motor elétrico é assumido. Esse controle envolve o acionamento de um botão para iniciar a implementação do mecanismo. Neste caso, o botão pode estar localizado na própria garagem e no exterior.
O controlo remoto de uma folha de porta de garagem é considerado uma das melhores e mais cómodas opções. No entanto, o controle remoto é um prazer caro que nem todos podem pagar. Se for usado um controle remoto, o proprietário de tal mecanismo ganha certas vantagens na forma de poder controlar a folha do portão da casa ou do habitáculo. O controle remoto é baseado em um microcomputador e um receptor que recebe sinais. O funcionamento do método de controle remoto é baseado em um sensor que detecta se a porta da garagem está fechada ou aberta.
O conhecimento das características e do princípio de funcionamento das opções possíveis para controlar as folhas da porta da garagem permite-lhe determinar qual o mecanismo mais adequado para as condições específicas e para os requisitos do proprietário. Esse conhecimento permitirá que você lide facilmente e de forma independente com todo o processo de instalação de portas com o sistema de controle selecionado. À primeira vista, o processo descrito parece complicado, embora sua implementação não exija muito esforço e custo.
Antes de começar a instalar o portão, você deve estudar cuidadosamente seu dispositivo, dirigir e levar em consideração todas as nuances, incluindo a leitura das instruções. Não é recomendado economizar nos acessórios: uma abundância de material metálico de alta qualidade apenas fortalecerá e protegerá a estrutura como um todo. Embora o portão em si seja bastante pesado, ele pode se soltar com o tempo. Portanto, sua condição deve ser constantemente monitorada e, se necessário, ajustada.
Você pode descobrir como fazer um portão suspenso com suas próprias mãos no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.