Características dos parafusos para portões de batente
Os portões de folha dupla são indispensáveis para garagens ou como parte da cerca de casas particulares - com eles não há ladrões e assaltantes com medo. Em cada caso, um elemento importante é o travamento das portas - para isso, utilizam-se ferrolhos, travas ou travas especiais. Para diferentes situações, existem diferentes mecanismos de travamento da porta que permitem que o portão seja travado com segurança. Neste artigo, examinaremos mais de perto os tipos de parafusos e também descreveremos as instruções passo a passo para criar um parafuso com suas próprias mãos.
Visão geral da espécie
Os fabricantes criam uma ampla gama de sistemas de travamento - é fácil encontrar várias opções de modelos de metal e madeira em lojas de ferragens. Nas fábricas, usando equipamentos profissionais, são feitas fechaduras de vários tipos.
A variedade eletromagnética é o mecanismo de proteção mais procurado em nosso tempo, funciona graças a um ímã elétrico e a uma placa de metal. Quando a eletricidade é fornecida ao mecanismo, o ímã mantém a placa de metal firmemente fixada na segunda folha do portão. É impossível abrir tal fechadura com força física bruta, pois a potência do eletroímã atrai a placa com uma força igual a 500-600 kg - a estrutura abre somente após o uso de uma chave especial que interrompe o fornecimento de corrente.
Ao instalar esse mecanismo em um portão giratório, você protegerá de forma confiável e permanente sua propriedade contra a penetração de pessoas não autorizadas.
O sistema eletromagnético tem uma séria desvantagem - quando a energia é cortada, o ímã para de funcionar e a fechadura se abre. Para que esse fato não se torne uma surpresa desagradável para você, seria aconselhável instalar imediatamente um bloco que garanta o fornecimento ininterrupto de energia elétrica.
O sistema de proteção eletromagnética é instalado sem o uso de uma máquina de solda. O corpo do movimento é forte o suficiente para proteger as partes estruturais de danos mecânicos, pois é feito de liga metálica de alta resistência. A instalação de uma fechadura eletromagnética não é das mais fáceis, por isso é melhor não tentar instalá-la sozinho.
A fechadura eletromecânica difere no princípio de funcionamento - fixa o portão com um ferrolho e um ferrolho. O mecanismo é desbloqueado por meio de um painel de controle especial e, em caso de queda de energia, as folhas permanecem aparafusadas - este é um nível adicional de proteção. Na ausência de tensão, o parafuso pode ser aberto facilmente com uma chave.
Ao escolher uma fechadura eletromecânica, é necessário levar em consideração vários fatores, sendo os mais importantes o local de instalação e o peso da comporta. Se você planeja trancar o portão na rua - você precisa escolher um modelo com corpo de aço inoxidável - isso aumentará significativamente a vida útil da estrutura em comparação com uma fechadura de metal normal.
Além disso, a escolha do sistema de proteção depende da massa das folhas - a saliência das travessas da estrutura é de 2 cm, portanto o modelo não é adequado para portões de grande peso. Uma fechadura eletromecânica é sempre acompanhada por uma instrução, que indica o peso máximo das portas que as travessas podem suportar. Mas nem todas as situações exigem uma fechadura elétrica complexa - o design do parafuso em alguns casos pode ser bastante simples. Existem sistemas de travamento que muitos artesãos podem fazer facilmente sem equipamento especial. Na maioria das vezes, são parafusos de madeira elementares, mas também travas de metal.
Um mecanismo de bloqueio de madeira é usado para consertar portões de madeira. As estruturas metálicas são mais versáteis - elas são fixadas em diferentes tipos de superfícies, como metal, perfil, madeira, bem como materiais combinados. Uma trava de metal para portões de batente é criada usando várias tecnologias, por exemplo, o forjamento é usado para criar uma trava decorativa. Para a fabricação de válvulas forjadas, são necessários equipamentos especiais e certas habilidades, portanto, esse método é mais utilizado na produção.
Para a criação independente do mecanismo, são utilizados equipamentos mais simples, como retificadora, furadeira e máquina de solda.... Os sistemas de travamento simples são divididos em dois tipos principais: rotativo e deslizante. Vamos examinar mais de perto cada tipo de construção.
Swivel
Estruturas deste tipo são chamadas de "barreiras" ou "plataformas giratórias". O mecanismo giratório é fácil de fazer você mesmo, eficiente e durável. Esses dispositivos geralmente são feitos de uma barra. A desvantagem do produto é considerada o aspecto não muito atraente, além disso, em algumas situações torna-se difícil abrir e fechar a constipação. No entanto, existem alguns designs especiais em que uma "barreira" maciça e áspera é vista como parte do estilo, e não como uma falha.
Existe outro tipo de trava rotativa - uma trava, que é muito fácil de instalar e um mecanismo conveniente de usar. A única condição para a fixação de tal estrutura é a fixação confiável de um dos lados do portão, para o qual uma fechadura vertical inferior é instalada em uma folha.
Devido às características de design, a trava é geralmente montada em postigos ou portas.
Deslizante
Os mecanismos deslizantes são divididos em dois tipos: horizontais e verticais. O sistema de deslizamento horizontal é um design de parafuso ou tira simples. A instalação de tal válvula é realizada em um mecanismo giratório ou estrutura. A trava horizontal é semelhante a uma trava - para seu uso conveniente é necessário instalar uma trava vertical adicional.
As travas do tipo vertical são mais frequentemente presas à parte inferior de ambas as folhas - esse mecanismo permite que a porta seja fixada em qualquer um dos dois estados. Caso seja necessário fechar a garagem, pode-se instalar travas verticais deslizantes na parte inferior ou superior do caixilho. A única condição para tal fechadura é uma moldura inflexível, porque se a tela dobrar, você terá que instalar travas na parte superior e inferior de cada caixilho.
Dicas de Seleção
O critério mais importante para a escolha de um mecanismo de travamento é o material do produto. Para portas de madeira, é melhor usar uma "barreira" ou "spinner", porque fechaduras volumosas e complexas em uma porta de madeira são completamente inadequadas. Se o produto for de papelão ondulado, é preferível optar por travas simples ou travas deslizantes, pois são bastante simples de montar na moldura da estrutura.
Caso necessite de um mecanismo de garagem confiável, instale uma fechadura eletromagnética, mas não se esqueça de que ela não funciona durante uma queda de energia. Caso não seja possível a instalação de um sistema de alimentação ininterrupta, é preferível dar preferência ao sistema de travamento eletromecânico.
Se você tiver alguma dúvida sobre a melhor maneira de proceder - faça você mesmo a válvula ou compre-a em uma loja, você precisa pensar sobre o propósito da instalação. No caso em que a constipação não desempenhe apenas uma função protetora, mas também deva se tornar um elemento decorativo, é aconselhável comprar produtos acabados na loja.
Instale sistemas de deslizamento feitos por você mesmo quando a variedade fornecida de fechaduras de fábrica não permitir que você escolha a opção ideal.
Como fazer isso sozinho?
A maneira mais fácil é fazer um "spinner", que os residentes de verão costumam usar para trancar salas de serviço com portas de vaivém.Outra razão para fazer o parafuso com as próprias mãos é que a "plataforma giratória" não é produzida em massa. A tecnologia para criar esse parafuso é extremamente simples, basta seguir as instruções passo a passo.
- Use uma madeira ou tira de metal de um determinado tamanho. O comprimento ideal do parafuso é 2/3 da largura do caixilho. Esse feixe irá capturar pelo menos um terço de cada metade do portão - isso irá garantir uma fixação confiável. Uma barra feita de uma barra é feita com mais de 5 mm de diâmetro para suportar o peso do portão.
- Em uma faixa, você precisa fazer um furo para fixadores no tamanho M-10 ou M-12. Coloque o orifício de passagem na borda do portão - aproximadamente 6-10 cm da borda. Também é necessário escolher o fixador correto - com cabeçote largo e comprimento suficiente para prender a folha da comporta, uma barra, duas arruelas e duas porcas juntas.
- Quando o parafuso é inserido e preso com a primeira porca, a cabeça deve ser escondida ou suas bordas devem ser retificadas para que a ferragem não possa ser desparafusada do lado de fora.
- No meio do parafuso é necessário fazer um furo passante e colocar uma barra no parafuso, e então fixar a estrutura com uma segunda porca.
- Em ambas as metades do portão, grampos de madeira são instalados - em uma faixa, o canal em forma de L deve ser virado para baixo e, na outra, - para cima.
Tal dispositivo é prático e confiável, e a simplicidade em sua fabricação torna o design uma demanda entre os amantes da criação de tudo com as próprias mãos. Vamos considerar a "barreira" a seguir. Esse sistema também é criado a partir de uma barra ou canal de metal. Para a autoprodução da "barreira" siga as instruções.
- Em uma barra ou tira, faça um furo para ferragens do tamanho M-10 ou M-12. O lugar da rosca não é no meio, como é o caso da "plataforma giratória" - recue 6 a 8 cm de uma das bordas do parafuso. Certifique-se de calcular o comprimento necessário do parafuso, levando em consideração a espessura da comporta, a própria viga, duas arruelas e duas porcas.
- A próxima etapa é delinear a localização do furo com o diâmetro necessário. Em contraste com o caso anterior, no sistema de “barreira” o parafuso carregará a carga física. Para que a estrutura tenha uma fixação confiável, é necessário instalar um parafuso de cabeça larga.
- Para evitar a penetração de pessoas não autorizadas em seu território, você precisa esconder o chapéu ou amolá-lo - portanto, será impossível desenroscá-lo do lado de fora.
- Parafuse três ganchos nas abas: o primeiro está próximo ao parafuso próximo à borda da aba, o segundo é oposto ao primeiro, mas próximo à borda da outra aba, o terceiro está próximo à extremidade do parafuso no segundo aba.
Para proteção adicional, laços de cadeado podem ser feitos na terceira trava.
Existe outro parafuso primitivo que pode ser facilmente feito por você - um parafuso deslizante. Anteriormente, esse mecanismo era feito de madeira, mas hoje em dia é cada vez mais feito de tiras de aço. Tudo que você precisa para criar um parafuso deslizante é uma caixa de ferramentas e habilidades básicas de chaveiro.
- O elemento principal do sistema de travamento é uma tira de aço de 40x5 cm.
- O princípio de funcionamento é baseado no fato de que a tira de aço se move nas ranhuras-guias. Essas ranhuras devem ser soldadas à placa. Um parafuso é preso às ranhuras por meio de parafusos de cozimento ou auto-atarraxantes.
- Quando terminar de montar em uma das metades do portão, você precisa colocar outra ranhura na segunda, na qual a tira de aço entrará. É assim que os portões de vaivém serão fixados com segurança.
O parafuso deslizante pode ser complementado com dobradiças de cadeado para maximizar a confiabilidade estrutural. A seguir, considere um método para automontagem de uma válvula vertical. O parafuso neste projeto é uma haste de metal dobrada no formato da letra G. Seu comprimento é de cerca de 70 cm e sua espessura é de 12-14 mm. Vamos considerar com mais detalhes o método de criar uma constipação vertical com as próprias mãos.
- Primeiro, pegue fragmentos de tubos, nos quais uma haste de metal entrará livremente em diâmetro.Em seguida, solde essas peças em ambas as folhas do portão na parte inferior, mais perto da borda.
- Devem ser colocadas mais duas partes do tubo no piso ou caminho da garagem - nelas serão inseridas hastes de metal, garantindo a fixação das folhas giratórias.
- Para evitar que as hastes caiam no chão ao abrir o portão, você precisa soldar ranhuras adicionais nas venezianas - você irá inserir a extremidade curva do reforço nelas.
Todos os tipos listados de mecanismos de travamento são projetados para portões de luz - eles não suportam muita carga. Para apertar firmemente as venezianas, é necessário montar várias válvulas, e também complementá-las com travas verticais.
Existe uma outra opção - fazer um "container marítimo", que se caracteriza pela maior complexidade de montagem, mas também por maior confiabilidade. O “Sea Container” é apreciado por sua facilidade de uso, pois não há necessidade de se curvar e puxar o ferrolho para abrir a fechadura. Fazer você mesmo esse bloqueio é bastante simples:
- em uma das abas, soldar três retentores de anel em locais diferentes, equipados com uma saliência especial com um diâmetro de 15-16 mm para um tubo liso: o primeiro anel deve estar localizado a 20 cm do topo, o segundo - no meio da ponta, a terceira - recuando 20 cm do fundo;
- prenda ganchos em ambos os lados do tubo;
- então é necessário soldar alguns ganchos ao quadro;
- verifique a fixação da fechadura - ao girar o tubo, os ganchos devem fixar com firmeza a folha da comporta de aperto;
- Por conveniência, um pedaço de tubo de cerca de 30 cm de comprimento pode ser soldado ao tubo em forma de gancho, criando uma alça.
O “container marítimo” é relevante em garagens, caminhões e caminhões, pois fecha hermeticamente e hermeticamente as portas.
O comentário foi enviado com sucesso.