Portas de garagem: as sutilezas de fazer suas próprias mãos
A maioria dos homens é louca por seu carro e está pronta para passar muito tempo na garagem. Mas para construir uma grande garagem e terminá-la da maneira que você deseja, é necessário investir muito dinheiro. Felizmente, você pode dominar os meandros de fazer você mesmo alguns elementos do edifício, por exemplo, uma porta de garagem.
Todas as nuances associadas à fabricação, instalação e manutenção deles serão discutidas em nosso artigo.
Visualizações
Existem as seguintes opções de porta de garagem:
- balanço;
- deslizamento;
- levantar e girar (dobrar);
- levantamento e seccional (dobradura);
- recuo;
- persianas enroláveis (persianas ou persianas).
Agora consideraremos em detalhes as características de design de cada tipo, os esquemas de seu funcionamento, vantagens e desvantagens. Também lhe falaremos sobre que material escolher para fazer você mesmo portas de garagem (madeira, ferro galvanizado ou papelão ondulado), como reforçar as portas e como pintá-las.
Características de design
Para fazer portões confiáveis e de alta qualidade com suas próprias mãos, você precisa levar em consideração as nuances básicas da estrutura de cada um de seus tipos.
Oscilante
Portas de garagem com dobradiças são a opção mais comum, conhecidas desde os tempos antigos por sua confiabilidade e conveniência.
O princípio de design é extremamente simples - os portões giratórios consistem em duas folhas, que são baseadas em uma estrutura de metal. Eles podem ser de madeira, ferro, papelão ondulado. Fechado com travas externas e internas e parafusos. Para maior conforto, um postigo pode ser cortado em uma das portas.
As principais vantagens: relação custo-benefício, facilidade de fabricação, alto grau de segurança. Desvantagens: Requer espaço livre na frente da garagem para abertura total.
Deslizante
Se uma unidade estiver conectada aos portões de batente, eles podem ser automatizados e transformados em deslizantes.
Lift-and-turn (dobrável)
Uma opção moderna, organizada e compacta, mais adequada para garagens isoladas localizadas em território de cooperativas vigiadas. A base da estrutura é uma porta de aço galvanizado ou alumínio, que sobe e é fixada paralelamente ao chão por meio de uma alavanca articulada, guias especiais e um retentor.
Principais vantagens: economia de espaço, facilidade de uso. Desvantagens: alto custo, baixo nível de proteção, complexidade de fabricação.
Seccional de elevação (dobrável)
Um tipo de porta muito cómoda, que proporciona uma grande estanqueidade e não ocupa muito espaço. O diagrama esquemático é baseado na refração de uma folha de metal, composta por seções horizontais, durante o processo de abertura e colocação sob o teto.
O funcionamento do mecanismo é realizado devido às dobradiças que conectam os segmentos e roletes que se deslocam ao longo das guias. Os portões rebatíveis distinguem-se pelo bom isolamento acústico, uma vez que cada secção deles é reforçada com uma junta.
Principais vantagens: versatilidade. Desvantagens: preço alto, baixa resistência a assaltantes.
Recuo
Uma opção relativamente barata, eficaz e fácil de usar. O projeto funciona segundo o princípio de um guarda-roupa e consiste em uma porta metálica que se desloca ao longo da parede da garagem por meio de um sistema de guias e rodízios. Os portões de correr podem ser instalados no exterior e no interior da garagem.
Principais vantagens: orçamento, resistência, durabilidade. Desvantagens: a necessidade de uma fachada ampla na garagem.
Rolo (persiana)
Um tipo raro de portão leve. As persianas enroláveis são mais utilizadas em cooperativas protegidas. Por seu mecanismo de ação, lembram venezianas e são constituídas por placas de alumínio, que são montadas em um bloco especial fixado na parte superior.
Principais vantagens: economia de espaço, operação fácil. Desvantagens: fragilidade e insegurança.
Tendo estudado as características de design de vários tipos, podemos concluir que é a maneira mais fácil de fazer e montar portas giratórias de garagem. Sua produção não requer a construção de desenhos complexos, habilidades profissionais e o uso de ferramentas especializadas.
E como fazer você mesmo com suas próprias mãos, leia abaixo.
Manufatura
A instalação fácil e a operação fácil das portas dependem diretamente do cumprimento estrito da tecnologia de fabricação. Apresentamos a sua atenção um guia passo a passo universal para a produção de portões de batente para garagem.
Compra dos materiais e ferramentas necessários
Para o trabalho, precisamos:
- roleta;
- quadrado;
- nível (você pode usar construção e hidráulica);
- Búlgaro;
- máquina de solda.
No processo de trabalho serão utilizados:
- cantos para montagem do quadro de montagem (é preferível dar preferência aos cantos de aço 65x65 ou 40x40 mm);
- bainha de caixilho (geralmente são usados madeira, papelão ondulado ou folha de metal sólida);
- um conjunto de travas externas e internas (travas ou parafusos a seu critério);
- perfil (por exemplo, tamanho 60x30 mm);
- dobradiças de ferro com dobradiças para portas de fixação.
Medindo a abertura e criando um desenho
Para fazer uma porta confiável e limpa, sem rachaduras e todos os tipos de irregularidades, é necessário abordar cuidadosamente a medição da abertura e a posterior transferência dos dados obtidos para o desenho.
Algoritmo para medir a abertura da garagem:
- Medimos a largura. Normalmente, esse valor varia de 3 a 5 metros, dependendo do tamanho do veículo. O ideal é que a distância da máquina à estrutura do quadro não seja inferior a 30 cm em ambos os lados.
- Medimos a altura. Este tamanho também é removido levando em consideração os parâmetros do carro.
Transferimos as figuras obtidas para o papel e indicamos os materiais. O desenho pode ser arbitrário, o principal é a precisão.
Quadro de montagem
Os portões giratórios consistem em 3 elementos básicos: uma moldura (ripa), portas (caixilhos) e dobradiças.
O primeiro passo é preparar as peças e soldar a caixa, seguindo a ordem tecnológica:
- Pegamos o canto preparado e o cortamos em várias partes iguais. A primeira metade deve ser proporcional à largura da porta da garagem, a segunda deve corresponder à altura.
- Espalhamos os segmentos resultantes em uma superfície plana em ângulos retos, verificando cuidadosamente os graus com uma fita métrica quadrada.
- Agora precisamos soldar a caixa com as peças acabadas.
Moldura do casement
Os trabalhos nesta fase devem ser realizados com especial atenção, pois disso depende o aperto da comporta e a comodidade do seu funcionamento.
Fazer uma moldura de porta inclui os seguintes pontos:
- Pegamos a borda do tubo de perfil e dividimos em 4 peças com um comprimento que difere da altura do torneamento em 20 mm, e em mais 4, cujo tamanho é calculado pela fórmula: largura do torneamento / 2 - 35 milímetros. Todos esses cálculos são feitos de forma a garantir a facilidade de entrada de futuras portas na abertura.
- Disponibilizamos as peças em uma superfície lisa e reta a 90 graus, verificando-as com um quadrado.
- Soldamos os segmentos e obtemos a estrutura acabada.
Bainha
O revestimento também é uma das etapas mais importantes do trabalho, uma vez que o aspecto e a funcionalidade da estrutura dependem da alfabetização e do rigor de sua execução. Como embainhar as portas adequadamente?
Apresentamos à sua atenção um guia detalhado:
- Pegamos o material adquirido com antecedência. Por exemplo, uma folha sólida de ferro.
- Nós cortamos no tamanho certo. Além disso, o revestimento da faixa esquerda deve se sobrepor à direita em 2 cm.
- Soldamos as telas à moldura, primeiro no centro e ao longo das bordas para fixá-las e, em seguida, ao longo de todo o perímetro.
Instalação de dobradiças
Antes de começar a trabalhar, compramos dobradiças de ferro com dobradiças para fechar as portas. Agora é a hora de instalá-los.
Isso pode ser feito facilmente:
- Primeiro você precisa soldar o elemento de dobradiça inferior à moldura da moldura e o superior ao lado externo do caixilho.
- Reforçamos a conexão aplicando uma tira de metal dobrada no topo da dobradiça e soldamos o inserto de reforço por dentro.
Constipação e rolha
A escolha e instalação correta de uma fechadura confiável garantirá a segurança do seu carro. Portanto, é necessário abordar esta etapa com toda a responsabilidade.
As garagens são geralmente fechadas por fora com um encaixe ou cadeado, e por dentro com uma tampa de alfinetes.
Instalar uma fechadura de encaixe não é difícil, mas vamos dar uma olhada em como montar a rolha:
- Primeiro, enfiamos um pedaço de tubo no solo - a parte móvel da rolha entrará nele.
- Usamos um pino de reforço como parte móvel. Deve ser passado através da alça da folha do portão.
- Para que a estrutura funcione com sucesso, é necessário monitorar constantemente a limpeza do tubo.
Quadro
Antes da instalação final do portão da garagem, as faixas devem ser pintadas para proteger o metal da corrosão e melhorar as qualidades estéticas gerais. Após o primer preliminar, tinta resistente ao gelo para metal ou esmalte é aplicada à porta em 2-3 camadas.
Aquecimento
Ao final do processo de fabricação das comportas, é necessário realizar o seu isolamento interno, caso contrário, pelo menos 50% do calor será eliminado da sala. E, você vê, garagens aquecidas são muito mais confortáveis. Para isolamento, geralmente é usado poliestireno, poliestireno expandido ou lã de vidro. O material isolante térmico é fixado por dentro dos caixilhos e fechado por cima com ripas ou tiras de madeira.
Assim, examinamos em detalhes as principais etapas da autoprodução de portas giratórias de garagem. Resta entender as questões de sua instalação: como levantar o caixilho, pendurar as portas, consertar a estrutura e instalar o acionamento para sua automação.
Montagem
Depois de concluir a fabricação de todos os elementos da estrutura do portão, você pode prosseguir com sua instalação.
O algoritmo de edição também é bastante simples:
- Primeiro você precisa instalar os quadros da moldura. Eles são fixados nas encostas da abertura da garagem por meio de longos pinos de metal (15-20 cm).
- Cortamos os pinos excedentes que saem do exterior, lixamos e mascaramos com tinta para que no futuro não interfiram no fechamento das portas.
- Agora você precisa conectar as ripas interna e externa por meio de placas de jumper de ferro.
- Resta pendurar as faixas nas dobradiças e avaliar o trabalho acabado.
Para maior facilidade de uso, os portões de batente podem ser equipados com um acionamento especial movido a eletricidade - isso os tornará automáticos. O esquema de funcionamento de tal dispositivo é baseado na utilização de guias de perfil, que são acionadas por um motor elétrico.
Os portões giratórios dobráveis e elevadores também podem ser montados de forma independente se houver mecanismos de abertura-fechamento prontos (caixilhos, peças deslizantes, ripas, rolos e travas) que são vendidos em lojas de ferragens. Basta fazer a moldura e montar a estrutura, de acordo com as instruções em anexo, e também lacrá-la.
Você nem precisa de uma moldura para instalar um portão deslizante. Tudo o que é necessário é fazer a partir de uma folha perfilada e selar o grande caixilho. Se desejar, você pode cortar um postigo nele. A instalação é reduzida à localização das peças de hardware de acordo com as instruções.
Aconselhamento profissional
Para que tudo dê certo, vamos levar em consideração a opinião dos profissionais:
- Não se limite a ler alguns artigos com um guia para fazer o seu próprio portão de garagem. Agora, na Internet, existem muitos tutoriais em vídeo detalhados e análises sobre este tópico.
- Na hora de escolher os materiais para trabalhar, dê preferência aos mais leves e modernos. Então, a operação posterior da estrutura acabada não será difícil e não exigirá esforço.
- Para criar um desenho competente e legível, você pode usar programas especializados simples, como: KOMPAS-3D, AutoCAD, NanoCAD, FreeCAD, etc.
- Ao soldar partes da moldura da moldura, lembre-se que para maior resistência é melhor conectar as bordas dos cantos sobrepostos.
- Para o funcionamento confortável da estrutura do portão da garagem, abertura e fecho suave das portas e bom funcionamento das fechaduras e fechos, é importante lembrar de lubrificá-los e controlar a limpeza dos sistemas.
- Para melhorar as qualidades de isolamento térmico, você pode primeiro cobrir a vedação com polietileno e só depois com ripa.
- As portas de garagem não precisam ser padronizadas e triviais. Existem muitas soluções elegantes e originais para a sua criação e decoração. Tudo depende apenas da sua imaginação e orçamento.
Em conclusão, sugerimos que você olhe várias fotos de portas de garagem prontas de diferentes tipos.
Belos exemplos
Essas portas giratórias de garagem familiares também podem nos surpreender com sua variedade de designs do clássico ao moderno.
Há espaço para criatividade em todos os lugares. Até na garagem! Principalmente se esta garagem for decorada com portões tão claros.
Portas seccionais de alta qualidade e lacônicas são um sinal do bom gosto do seu proprietário.
Os conhecedores do estilo europeu irão certamente gostar das persianas de enrolar elegantes e leves.
Os portões de correr compactos e fáceis de usar também têm um aspecto impressionante.
Como fazer um portão com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.