Portas automáticas de garagem: características e sutilezas de escolha
As portas de garagem não apenas protegem seu carro de intrusos, mas também são a cara de sua casa. O portão não deve ser apenas "inteligente", ergonômico, confiável, mas também ter uma aparência atraente que combine com o exterior do edifício.
São necessárias portas automáticas de garagem "inteligentes" para que o proprietário não tenha de voltar a sair do carro, abrir e fechar as portas, molhar-se na chuva ou ficar exposto a um vento frio. Basta entrar no carro e premir duas vezes o botão do telecomando: a primeira para abrir o portão e sair, e a segunda para fechá-lo.
Peculiaridades
Portas de garagem automáticas têm uma série de características especiais:
- a automação depende da eletricidade. Se a casa não tiver fonte alternativa de energia (gerador), terá que abrir a garagem manualmente, por isso é preferível adquirir modelos com mola de torção que permite abrir as portas com as mãos;
- economizar espaço na garagem;
- aumentaram o som, o calor, a impermeabilização;
- resistente à ferrugem;
- fácil de usar;
- à prova de roubo;
- o alto custo de fabricação e instalação do portão requer uma abordagem deliberada, mesmo na fase de projeto. A garagem deve ser construída com uma margem para uma possível troca de carro, também é necessário levar em consideração a distância de 50 cm entre a folha do portão e o teto da carroceria;
- longa vida útil. Por exemplo, as portas seccionais duram pelo menos 20 anos, enquanto apenas os elementos móveis do mecanismo estão sujeitos a desgaste;
- a capacidade de abrir tanto a partir de um botão fixo montado na parede da garagem a partir do interior, quanto remotamente por meio do controle remoto, que está pendurado no chaveiro;
- incapacidade de instalar e ajustar o mecanismo de altura por conta própria. O instalador deve ser experiente.
Em caso de mau funcionamento, você deve entrar em contato com o serviço.
Modelos
Existem vários tipos de portas de garagem automáticas:
- levantar e virar;
- secional;
- persianas enroláveis (persianas enroláveis).
Os portões giratórios são menos frequentemente equipados com um sistema de controle automático e as opções de saída ocupam muito espaço. São utilizados apenas em caixas de reparação automóvel, pois o espaço permite a sua instalação. Os portões giratórios automáticos têm uma ótima aparência se não forem instalados na própria garagem, mas são usados como um portão de entrada para o território da família.
Se você deseja instalar esses modelos na garagem, escolha um design que se abra para fora.
Os modelos do primeiro tipo representam uma folha de porta que gira em um plano - horizontal. O mecanismo dobrável levanta a folha do portão e a deixa aberta em um ângulo de 90 graus.
Esses modelos são indicados para garagens com pé direito alto, pois é necessário deixar uma distância de pelo menos 50 cm entre o caixilho e o teto do carro, o custo dessa estrutura é bastante elevado.
As vantagens adicionais são a elevada resistência ao roubo, estanquicidade quase total e a possibilidade de instalação de um postigo para uma entrada independente.
As portas seccionais são feitas de várias tiras de metal conectadas por dobradiças. Basicamente, esses modelos são feitos de painéis sanduíche, mas faixas caseiras também são comuns. O desenho que permite que a folha do portão se mova ao longo das guias e vá até o teto quando a abertura for conveniente. A porta não se dobra como uma cortina, simplesmente desliza para cima e trava paralelamente ao chão. Ao instalar este tipo de porta, deve-se ter em mente que o projeto reduz a altura total da garagem.
As venezianas são feitas de placas de alumínio isoladas, que aderem umas às outras de forma confiável. Quando abertas, as placas individuais são dobradas em um acordeão ou enroladas em uma haste que é fixada na parte superior da porta. Uma excelente opção para quem não dispõe de garagem com pé direito alto.
As desvantagens são a impossibilidade de instalação de postigo nas portas de enrolar, baixo nível de impermeabilização e resistência.
Portões deslizantes abrem como portas de compartimentoportanto, para que o caixilho se mova, deve haver um local ao longo da parede igual à largura do caixilho com uma margem de 20 cm, o que só é conveniente se a garagem estiver equipada com oficina ou alguma outra despensa. Os tamanhos das portas de garagem são normalmente padrão, mas todas as grandes empresas fazem portas individualmente para a entrada dos clientes.
Tipos de drives
Se os portões de batente convencionais já estiverem instalados na garagem, os seguintes tipos de acionamentos automáticos podem ser usados para abri-los:
- Debaixo da terra. Difícil de montar: a parte inferior é montada no solo e a parte superior articulada na base do portão. A parte superior deve ser lubrificada periodicamente para não estalar;
- Linear. Oferece alta segurança contra roubo. A estrutura é fixada à porta com uma massa de no máximo 3 toneladas por dentro. Às vezes, requer lubrificação. É colocado em operação por meio de um controle remoto ou chave estacionária;
- Alavanca. É montado por fora e por dentro. A abertura ocorre porque o empurrador reto transmite a força para a alavanca curva.
A vantagem desses mecanismos de abertura é que podem ser instalados em portões acabados. As desvantagens residem na necessidade de espaço livre na frente da garagem, grande ventania das portas (por exemplo, podem abrir espontaneamente), e para instalar o mecanismo subterrâneo será necessário preparar a fossa, concretar e impermeabilizar .
Para os portões de correr, utiliza-se uma cremalheira e pinhão, que consiste em guias fixadas na fachada da garagem, uma cremalheira com dentes montados no portão e uma engrenagem localizada no motor. A engrenagem move a porta para o lado. As correntes podem ser usadas em vez de um rack, mas este mecanismo é muito barulhento.
Os mecanismos de levantamento e giro são equipados com roletes, guias, alavancas e molas. As guias estão localizadas verticalmente ao longo da tela paralelas ao teto. Um ônibus elétrico é colocado ao longo deles. Este sistema é o mais difícil para a edição amadora. Os mecanismos seccionais possuem acionamento elétrico e molas obrigatórias - acionamento por corrente manual que permite abrir o portão sem estar conectado à eletricidade.
Quais escolher?
A escolha e instalação de portas de garagem são determinadas principalmente pelo projeto da garagem, sua altura e espaço livre na frente dela.
As portas giratórias e seccionais Hormann e Doorhan só podem ser instaladas em salas altas, e os modelos giratórios e deslizantes precisam de mais espaço na frente da garagem, caso contrário, haverá problemas não só para abrir o portão, mas também para entrar na garagem.
Se você mora em um clima quente, ou sua garagem é bem aquecida, então as estruturas giratórias austríacas ou os sistemas Promatic-3 seriam uma excelente opção. A instrução para o portão diz que em um clima adverso eles não podem ser usados, uma vez que reparos caros dos produtos podem ser necessários.
Fabricantes e avaliações
No mercado de portas automáticas de garagem, os líderes são três empresas fabricantes: a alemã Hormann, a bielorrussa Alutech e a russa Doorhan. A diferença, em primeiro lugar, está no custo dos produtos. As amostras alemãs custarão ao comprador 800, bielorrusso - 700 e russo - 600 euros. Na verdade, a diferença não é muito significativa, especialmente quando você considera que os produtos são muito diferentes uns dos outros em qualidade.
Os fabricantes alemães e bielorrussos dão garantia de dois anos para seus produtos, enquanto a marca nacional dá apenas 12 meses.O número básico de aberturas e fechamentos de aletas é de 25.000 vezes, mas Doorhan lançou um modelo com recurso de 10.000 aberturas. As portas bielorrussas são perfeitas para instalações industriais; o sortimento da Alutech inclui portões com um recurso de abertura de 100.000 vezes.
Apesar dos invernos mais rigorosos na Rússia, Doorhan não oferece o mesmo nível de isolamento para portas de garagem que Hormann e Alutech. A coleção da fabricante russa apresenta portas para a região sul com espessura de 30 mm, embora a espessura padrão seja de 45 mm.
Com base nas análises dos usuários, o portão mais popular é o Alutech. Os compradores observam a facilidade de instalação, materiais de alta qualidade, excelente resistência à umidade, maior ruído e isolamento térmico, enquanto o mecanismo pode ser instalado de forma independente.
O Doorhan doméstico não é preferido pela maioria dos usuários. Quase todas as reclamações se resumem ao fato de que os portões congelam, as venezianas quebram antes de expirar o período de garantia e precisam ser substituídos após dois meses.
Os instaladores também não dão boas críticas sobre os produtos do fabricante russo, referindo-se ao fato de que muita coisa tem que ser lembrada durante o processo de instalação: os componentes não se encaixam, e têm que ser cortados, o os furos para as dobradiças devem ser cortados de forma independente, as molas anelam, os roletes se projetam, as peças de plástico se quebram, as guias não combinam.
A German Hormann tem uma classificação de 4,5 em 5. Os consumidores notam a alta qualidade do produto, a capacidade de encomendar faixas para tamanhos individuais. É dada especial atenção à função de limitar o movimento. Consiste no facto de o caixilho parar se a máquina estiver parada na abertura. Portanto, esta é uma vantagem adicional para a segurança do carro. O funcionamento do portão é absolutamente silencioso, as molas não estão sujeitas a esticamento, o sistema consome muito pouca energia.
Exemplos e opções de sucesso
Os portões automáticos compostos abrem o maior espaço para a imaginação. A sua parte frontal pode ser acabada em qualquer estilo: desde "tábuas" normais a portas com painéis de estilo clássico.
Uma excelente combinação de portas de garagem e fachada de edifício. Ambos são da mesma cor e os frisos brancos da porta estão em perfeita harmonia com as riscas brancas da parede.
Tijolo e madeira combinam bem com um aspecto rústico, enquanto o portão e a parede da garagem devem ser feitos no mesmo esquema de cores. A originalidade está no uso de várias texturas.
As portas da garagem se encaixam perfeitamente no paisagismo do pátio em estilo japonês. Basta enfeitar as portas para que imitem portas e paredes nas casas japonesas clássicas.
Os adeptos do design autêntico podem decorar o portão como as portas giratórias de um castelo medieval, decorando os painéis com dobradiças "forjadas" e guarnições "de metal".
Os portões de entrada com dobradiças podem ser projetados em qualquer estilo, por exemplo, imitando portas forjadas reais, que são acionadas silenciosa e suavemente por meio de um acionamento linear.
As faixas equipadas com janelas são uma excelente solução. Eles fornecem iluminação adicional para a garagem. Além disso, o designer escolheu uma combinação de cores contrastantes - bordô e pântano. Eles enfatizam perfeitamente o brilho um do outro.
Para saber como escolher uma porta de garagem automática, consulte os conselhos profissionais abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.