Chaves pneumáticas: características e seleção de modelo

Contente
  1. Objetivo e princípio de operação
  2. Especificações
  3. Visualizações
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Modelos populares
  6. Como escolher?
  7. Preparando a ferramenta para o trabalho
  8. Características de operação

As chaves de impacto pneumáticas são um tipo de ferramenta que funciona com conexões roscadas. Com a ajuda deles, você pode apertar / desparafusar uma porca ou parafuso em qualquer lugar de difícil acesso em poucos segundos.

Objetivo e princípio de operação

O escopo de aplicação das chaves de impacto pneumáticas (chaves de torque pneumáticas) é bastante extenso. Os dispositivos são usados ​​com sucesso na construção, engenharia mecânica, produção e na vida cotidiana. A ferramenta pode ser freqüentemente encontrada em lojas de pneus e estações de serviço para caminhões e carros. A ampla utilização e demanda por dispositivos se deve a um dispositivo simples, de alta confiabilidade e um preço acessível.

Antes de considerar o princípio de operação da unidade, você deve consultar seu dispositivo. Assim, estruturalmente, a chave de boca consiste em um corpo ergonômico robusto, cilíndrico ou semelhante a uma pistola, com um compressor conectado a ela por meio de uma mangueira. Quando o gatilho é pressionado, o mecanismo de rotação é ativado devido à força das massas de ar comprimido. Ao mesmo tempo, as pás do rotor começam a girar e, através do quadro e dos martelos, transferem sua rotação para o batente. Nos casos em que é necessária muita força para desparafusar a conexão da porca, modelos de impacto são usados.

A rotação tradicional do batente em tais mecanismos não ocorre: primeiro, os martelos giram, depois se movem um pouco para trás e engatam no batente. Além disso, durante o segundo giro, os martelos adquirem inércia e, no momento de se aproximarem do engate, batem com força no batente, empurrando-o de forma semelhante no sentido de rotação. Os golpes serão aplicados até que a porca se mova de um ponto morto e o processo de desparafusamento comece.

Graças a esta propriedade, a chave de impacto é capaz de lidar com ferragens apertadas e, devido ao seu baixo peso, permite realizar trabalhos complexos com uma só mão. Os modelos de impacto são amplamente utilizados em centros de vulcanização, em empresas de reparação de equipamentos agrícolas e rodoviários, em complexos de serviços técnicos de aviação e em oficinas ferroviárias de reparação de material circulante. No entanto, nem todos os modelos são equipados com mecanismo de impacto, e instrumentos simples nos quais o rotor só pode girar uniformemente prevalecem nas prateleiras.

A mudança no sentido de rotação do rotor é realizada comutando os canais de alimentação das massas de ar às suas pás. A comutação é feita girando o botão do interruptor localizado no corpo do dispositivo. O material para a fabricação dos componentes e conjuntos da chave é plástico, ligas compostas e metal. Além disso, o plástico é utilizado exclusivamente em suas versões modernas com a adição de impurezas especiais que aumentam muitas vezes sua resistência.

Especificações

Os principais parâmetros técnicos das chaves de impacto pneumáticas são velocidade do rotor, torque, dimensões do fuso e compatibilidade do compressor. Também importante é a presença do mecanismo reverso e de impacto. O dispositivo reverso permite que você use a ferramenta não apenas para o trabalho de desmontagem, mas também para montar várias unidades e conjuntos.Esta função expande significativamente o escopo da ferramenta e permite girar o hardware com a mesma força em ambas as direções.

A torção de impacto pode ser usada para soltar porcas e parafusos presos. O processo não requer a aplicação de esforços físicos especiais do operador e, devido à presença de reverso, pode ser realizado em qualquer direção. O aperto da ferragem com um percussor não requer um aperto de controle dos fixadores e é executado de uma vez. Todos os modelos de percussão possuem como padrão um conjunto de cabeças intercambiáveis, projetadas para qualquer carga: os corpos de prova mais duráveis, para a fabricação dos quais utilizam aço temperado, são de cor escura. Os cabeçotes para serviços médios e leves estão disponíveis em branco.

O material para fazer cabeças extra fortes é cromo-molibdênio, e aqueles que são mais fracos são cromo vanádio. Além de desparafusar as porcas presas, a ferramenta de percussão é usada para trabalhar com ferragens de grande porte, cujo diâmetro excede 24 mm. Isso se deve ao fato de que ao apertar essas porcas com uma chave sem impacto, no final do trabalho, elas devem ser adicionalmente puxadas com a mão. Ao usar modelos de percussão, o retrabalho manual não é necessário e o hardware é imediatamente apertado até o fim.

A velocidade de rotação também é uma característica técnica importante e determina o desempenho geral e a potência de cada modelo específico. A maioria das chaves de impacto pneumáticas são capazes de girar o rotor a 8.000 rpm. Existem também modelos mais potentes em que esse número chega a 10 mil, porém, ao trabalhar com esses equipamentos, é preciso muita experiência e cuidados especiais. Isso se deve ao risco de descascar as roscas, que geralmente ocorre ao apertar porcas e parafusos pequenos em altas velocidades. A velocidade de rotação é controlada pela alteração da pressão na unidade do compressor. No entanto, devido ao risco de deterioração do controle de aperto do fixador, você não deve se deixar levar por altas velocidades.

O torque (força de aperto) depende completamente da potência do dispositivo e indica o grau de influência da força de torção no hardware. Assim, com um torque baixo, as conexões roscadas enfraquecem rapidamente sob a influência de cargas mecânicas, e com valores muito altos existe o risco de tensionar a rosca e sua destruição rápida. O torque máximo de aperto é obtido por parafusadeiras profissionais, em que este valor chega a 5000 Nm. Nos modelos domésticos, esses valores são muito mais baixos e variam de 30 a 3.000 Nm, enquanto nos modelos de impacto o torque não é muito alto e varia de 300 a 2.200 Nm.

O tamanho do fuso é selecionado dependendo do diâmetro da conexão roscada com a qual trabalhar. Por exemplo, se você planeja afrouxar as porcas com roscas de até 25 mm, a melhor opção seria usar um fuso de meia polegada. Com um diâmetro de 25-32 mm, um tamanho de polegada será necessário, e para porcas superdimensionadas de até 50 mm de tamanho, um fuso de uma polegada e meia será necessário. Além disso, alguns modelos estão equipados com um fuso estendido, cujo tamanho pode ser de até 150 mm, ou uma junta universal adicional, que permite trabalhar em locais de difícil acesso. Os parâmetros técnicos acima estão intimamente relacionados. Portanto, quanto maior for a velocidade de rotação do modelo, quanto maior for a sua força de aperto, maior será o tamanho do seu fuso.

A compatibilidade do compressor também é uma questão técnica importante. e tem um impacto direto na eficiência do dispositivo e em sua vida útil. A compatibilidade é determinada por dois parâmetros: a taxa de fluxo de ar e a pressão máxima que o compressor pode fornecer.A melhor opção é considerada uma razão em que o indicador de pressão da unidade do compressor excede a pressão de operação da chave de impacto pneumática em 2 bar e os valores de seu desempenho excedem a vazão de ar necessária em 1,3 vezes. Se essas duas condições forem atendidas, todo o mecanismo funcionará por um longo tempo e sem problemas.

Por exemplo, para uma chave pneumática, que tem uma pressão de trabalho de seis atmosferas e uma taxa de fluxo de ar de 7,5 litros por segundo, é necessária uma unidade de compressor que pode criar uma pressão de 8 atmosferas e tem uma capacidade de pelo menos 9 litros por segundo. Junto com a quantidade de ar fornecido, sua qualidade é um parâmetro importante. O ar bombeado deve obedecer aos parâmetros indicados nas instruções de uso e não conter grande quantidade de vapor d'água e óleos. Para que a qualidade do fluxo fornecido seja ideal, um sistema de filtro e lubrificadores são usados. Sem o seu trabalho, a chave irá falhar rapidamente e não será capaz de cumprir o prazo declarado na documentação que acompanha.

Visualizações

Hoje, dois tipos de chaves de impacto são produzidos: tipo reto e com ângulo de pistola.

  • Modelos diretos são usados ​​apenas nos casos em que é necessário um esforço significativo para afrouxar ou apertar as porcas. A principal característica distintiva dos modelos retos é uma poderosa força de aperto, graças à qual os dispositivos fazem um excelente trabalho com conexões travadas e antigas. Nestes modelos, o eixo de rotação do fuso e o eixo do motor pneumático são iguais, o que permite com o auxílio de um dispositivo de impacto obter uma elevada força de aperto de até 4500 Nm. Chaves retas são leves e são usadas para trabalhar com ferragens de até 42 mm de diâmetro.
  • Modelos tipo pistola externamente assemelham-se a uma pistola e são equipados com uma alça confortável com botões de controle e ajuste localizados nela. A principal característica deste tipo é um formato muito fácil de usar e baixo peso. Os modelos de canto são sempre equipados com mecanismo de reversão e o torque médio é de 120 Nm. Os modelos russos quase sempre são equipados com um dispositivo de percussão, enquanto os modelos estrangeiros geralmente são equipados com um mecanismo de catraca. A principal diferença entre os modelos de canto e retos é o design. O eixo do fuso em tais dispositivos está localizado em um ângulo de 90 graus em relação ao corpo do dispositivo, o que torna a chave muito compacta e permite que você se aproxime de locais de difícil acesso.

Outro critério para a classificação das ferramentas pneumáticas é o princípio da influência nos fixadores. Por este critério, modelos percussivos e átonos são diferenciados. As primeiras, por meio de impulsos espasmódicos, permitem lidar com as juntas mais complexas, enquanto as últimas são capazes de exercer apenas um efeito de força suave e são mais frequentemente utilizadas para realizar delicados trabalhos de "joalheria".

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra ferramenta, as chaves de impacto de ar têm pontos fortes e fracos. As vantagens incluem alta velocidade de trabalho, facilidade de uso, ergonomia conveniente e baixo peso. A ferramenta é muito fácil de operar e, mesmo com muito trabalho, as mãos praticamente não se cansam. Além disso, ao contrário de uma ferramenta elétrica, a pneumática é completamente independente da eletricidade, portanto, pode ser usada longe de tomadas e outras fontes de energia.

As desvantagens das chaves de impacto pneumáticas incluem a necessidade de adquirir uma unidade de compressor e as dificuldades associadas na organização de um local de trabalho. Também ocorre uma falha rápida de consumíveis: adaptadores, conexões e vedações. Isso se deve à alta intensidade da carga nas peças de conexão, que se deterioram rapidamente e precisam ser substituídas.

Modelos populares

A classificação dos fabricantes populares de chaves de impacto pneumáticas é a seguinte: em primeiro lugar está o modelo de impacto de Taiwan Jonnesway Jai-1044K... O dispositivo tem uma pressão de trabalho de 6,2 bar, um fluxo de ar de 119 l / min e um torque bastante alto (torque de aperto) de 780 Nm. A frequência de rotação é de 7 mil rotações por minuto, o peso do produto é de 2,6 kg.

Em segundo lugar está o dispositivo de reversão de impacto. Fubag IW720 1/2 100193 Feito na china. O torque é de 720 Nm, a velocidade é de 8.000 rpm, o fluxo de ar é de 226 l / min e a pressão de operação é de 6,3 bar. O produto pesa 2,8 kg.

E as três primeiras também são fechadas por uma chave pneumática chinesa de tecnologia russa. Calibre PGU-16 / 310А00000035265... A força de aperto é de 310 Nm, a pressão é de 6,3 atm, o consumo de ar é de 114 litros por minuto e o peso do modelo é de 2,3 kg. Esta chave de impacto é uma das opções mais orçamentárias no mercado hoje.

Como escolher?

Antes de começar a comprar uma chave de impacto pneumática, você precisa determinar com que freqüência e em que área ela será usada. Por isso, se o modelo é necessário para trabalhos pontuais na garagem ou no campo, é melhor optar por produtos mais simples e adquirir uma ferramenta anti-choque e barata. Se o dispositivo for necessário para as atividades diárias de um posto de gasolina ou de uma oficina de pneus, é melhor comprar um dispositivo profissional com um conjunto de cabeças de encaixe, reverso e mecanismo de impacto.

O próximo critério de seleção é o diâmetro das conexões roscadas com as quais o dispositivo funcionará. Em particular, para pequenas reparações de automóveis de passageiros, um modelo que trabalhe com um diâmetro de rosca de até 25 mm é adequado, enquanto para a manutenção de carros e ônibus de médio porte é necessária uma chave lateral capaz de trabalhar com roscas de até 32 mm. Se é suposto reparar equipamento pesado agrícola ou de construção, bem como camiões, então neste caso não pode prescindir de um modelo sério concebido para ligações roscadas globais com um diâmetro de até 50 mm.

Na hora de escolher uma ferramenta, seu peso e características ergonômicas são de grande importância. Eles têm um grande impacto na produtividade e nas condições de trabalho do operador. Essas características do dispositivo são especialmente importantes para as pessoas que trabalham na esteira e durante todo o turno não largue a parafusadeira. Para tal, você deve comprar modelos de pistola que tenham uma empunhadura emborrachada e confortável. No entanto, deve-se ter em mente que os dispositivos angulares são mais convenientes para trabalhar em superfícies verticais, ou seja, com uma chave horizontal. Por outro lado, os modelos cilíndricos retos são mais convenientes para trabalhar em superfícies horizontais, ao colocar o dispositivo na vertical.

Ao escolher, você precisa prestar atenção à disponibilidade de funções adicionais. Portanto, se você planeja desparafusar / apertar as porcas em reentrâncias ou outros locais de difícil acesso, é melhor comprar um modelo equipado com um fuso estendido ou um cardan adicional. Com relação ao peso dos produtos, sem exceção, todas as chaves pneumáticas são muito mais leves do que as elétricas. Isso se deve à ausência de motor dentro da caixa, razão pela qual o peso do aparelho doméstico mais pesado não ultrapassa 4 kg. Os modelos profissionais são um pouco mais pesados ​​e os mais potentes podem pesar até 10 kg. Para trabalhos simples e pouco frequentes, você pode escolher um aparelho bem leve, com peso de 750 g.

Preparando a ferramenta para o trabalho

Para que o trabalho com a parafusadeira pneumática seja confortável e seguro, é necessário prepará-la adequadamente. Antes de conectar a mangueira à chave, sopre-a com um sopro curto, mas forte.Isso removerá a poeira acumulada e a umidade formada durante o armazenamento de suas paredes internas. A próxima etapa será a preparação do ar. Para isso, verifique o estado dos filtros e, se necessário, limpe-os. De acordo com as instruções, ao trabalhar constantemente com a ferramenta, os filtros devem ser limpos pelo menos uma vez por semana. Além disso, é necessário drenar o líquido acumulado do tanque desumidificador todos os dias. Em alguns modelos de alta tecnologia, a drenagem do líquido é automatizada.

O próximo pré-requisito para preparar o dispositivo para operação é a lubrificação. Para fazer isso, use apenas óleo especializado recomendado pelo fabricante da ferramenta. Esse óleo deve ter uma base sintética e não deve conter componentes de silicone. A principal tarefa da lubrificação é evitar o aparecimento de ferrugem e evitar o desgaste rápido das peças de contato. Você mesmo pode lubrificar a chave de acordo com o seguinte esquema: 3-5 gotas de óleo devem ser gotejadas na entrada de ar, em seguida, execute o dispositivo por meio minuto e deixe o óleo ser distribuído uniformemente por todas as partes internas da chave.

É aconselhável lubrificar a ferramenta não só antes de iniciar o trabalho, mas também antes de enviá-la para o armazenamento. Com o uso ativo, o dispositivo deve ser lubrificado a cada 3-4 horas. Este procedimento é bastante problemático, portanto, nesses casos, a melhor opção seria instalar um minilubrificador - um lubrificador. Ele fornecerá óleo ao dispositivo em tempo hábil, o principal é não se esquecer de reabastecê-lo em tempo hábil. Além de lubrificar as unidades principais, é aconselhável lubrificar o mecanismo de impacto a cada 50 horas de operação. Isso ajudará a evitar mau funcionamento e prolongar a vida útil da chave.

Ao trabalhar com o dispositivo, é importante monitorar a pressão de ar ideal. Uma vez que um excesso deste indicador leva a um rápido desgaste dos elementos móveis e uma diminuição - a uma perda de energia do dispositivo. Portanto, é recomendável instalar um regulador de pressão equipado com um manômetro. Esse sensor é colocado entre a tubulação e a mangueira. Para equipamentos profissionais, não faz sentido comprar um filtro, lubrificador, separador de água e regulador de pressão separadamente. É mais conveniente comprar e instalar um grupo de filtros que inclua todos os quatro dispositivos.

Características de operação

Ao usar ferramentas pneumáticas existem algumas regras simples a seguir.

  • Não é altamente recomendável usar o dispositivo perto de chamas, bem como armazená-lo perto de fontes de alta temperatura e alta umidade.
  • O dispositivo deve ser protegido de quedas acidentais, e também deve-se procurar não expô-lo a cargas de peso, mecânicas e vibratórias.
  • É estritamente proibido aumentar a pressão de trabalho recomendada para aumentar o torque de aperto. Tais ações acarretarão em rápido desgaste dos componentes principais e desativarão o dispositivo.
  • É altamente indesejável manter a ferramenta sob carga por muito tempo. Isso irá desgastar rapidamente o mecanismo de impacto e encurtar a vida útil do dispositivo.

Para obter informações sobre como escolher uma chave de impacto pneumática, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário