Chave elétrica: princípio de operação e visão geral dos modelos populares

Contente
  1. Objetivo e princípio de operação
  2. Especificações
  3. Vantagens e desvantagens dos mecanismos
  4. Modelos populares
  5. Como escolher?

Se você perguntar a uma pessoa que não sabe para que é necessária uma chave inglesa, quase todos responderão que o objetivo principal do dispositivo é apertar as porcas. Mesmo muitos profissionais argumentam que uma chave de fenda elétrica é uma das opções de uma chave de fenda, a única diferença está nos tipos de cartuchos. Mas isso não é totalmente verdade. Existem algumas semelhanças entre uma chave de fenda elétrica e uma chave de fenda com fio. Mas, na verdade, essas são ferramentas diferentes, muito diferentes umas das outras.

Objetivo e princípio de operação

Vamos comparar as duas ferramentas.

Muitas chaves de impacto são dispositivos de impacto, o que já distingue o dispositivo da chave de fenda. E se em brocas de martelo o golpe é executado ao longo do comprimento do cano, então em chaves - na direção de viagem.

Existem muitas estruturas de percussão no mundo. Mas todos eles funcionam de acordo com o mesmo esquema:

  • a embreagem gira o mandril até que o operador comece a exercer pressão sobre a ferramenta;
  • o elemento acionador para de funcionar em conjunto com o mandril, acelera fortemente, mas não completa a rotação e atinge o mandril (este, por sua vez, não faz nenhum movimento);
  • devido ao fato do elemento propulsor ser bastante pesado e girar em alta velocidade, surge um momento de força ao longo do cano, devido ao qual os parafusos fixos se movem.

O principal elemento de qualquer chave é a embreagem. O preço final do dispositivo depende do acoplamento de choque. É um indicador de confiabilidade. Nas linhas de orçamento de dispositivos, o acoplamento não é instalado. Em alguns dispositivos, ele pode ser desligado - então o dispositivo se tornará uma chave de fenda padrão. Esses produtos são muito caros. E se você precisa de um aparelho não para atividades profissionais, mas para uso doméstico, então é melhor comprar uma chave de fenda e uma chave inglesa separadamente. Por versatilidade, o fabricante pede um preço altíssimo.

O próximo indicador importante do dispositivo de chave é o torque. É por isso que baterias muito potentes são instaladas em dispositivos do tipo bateria. Se você comprar essas baterias separadamente do instrumento, elas custarão caro. Por causa disso, a maioria dos fabricantes de chaves inglesas lança seus produtos sem baterias como padrão. Todos os compradores se alegram com o preço baixo e, após a compra, descobrem que a nova bateria custa o mesmo que o próprio aparelho.

Se compararmos chaves de fenda e parafusadeiras, então as últimas, por sua vez, requerem amperagem aumentada para um trabalho confortável. Conseqüentemente, essa necessidade prejudica a vida útil da bateria. Ferramentas caras projetadas para uso profissional também duram menos de meia hora com a carga completa da bateria.

Resumindo os pontos acima, você pode ver que a faixa de diretividade das chaves de impacto é muito mais estreita do que a das chaves de fenda ou das brocas de martelo. Faz sentido comprar um gadget se você não for fã de serviços automotivos. Com sua ajuda, você mesmo pode inspecionar o carro. Pode ser especialmente útil em uma garagem. Os parafusos automotivos não podem ser removidos com uma chave inglesa ou chave ajustável. Todos os artesãos se depararam com uma situação em que as porcas e parafusos não eram afrouxados há muito tempo, portanto, estão em uma posição "congelada".Nesta situação, a chave de impacto também será indispensável, pois é muito difícil desenroscá-la manualmente.

Não é recomendado usar o instrumento em casa para outros fins. Pois só vai agravar a situação pela falta de um regulador. Você não pode soltar a embreagem aqui. E em altas velocidades, o aparelho pode "demolir" o fio.

A chave é muito útil no campo profissional. É útil em serviços de manutenção, montagem de pneus e concessionárias de automóveis. Nessas situações, é difícil superestimar a importância do dispositivo: ele é muito potente e possui parcialmente funções de proteção contra poeira e umidade.

O dispositivo é frequentemente utilizado na área de suporte técnico de campo, é especialmente comum entre os operadores que estão envolvidos na montagem e desmontagem de estruturas de ferro. O dispositivo é popular na indústria e nas fábricas.

Especificações

Vamos começar com a característica mais importante do dispositivo - o momento de força. Quanto mais alto for este indicador, maiores serão as porcas que a ferramenta pode mover. Antes de comprar um dispositivo, você precisa descobrir por si mesmo para que fins ele será usado. Se você decidir desparafusar o pequeno parafuso com um dispositivo poderoso, ele simplesmente quebrará a rosca. Portanto, os especialistas recomendam começar a partir do diâmetro aproximado da porca.

Para porcas de tamanho 12, um dispositivo com um torque de 100 Nm é adequado. As porcas de tamanho 18 desenroscam bem o dispositivo a 270 Nm, e a de tamanho 20 é amarrada com um torque de 600 Nm. Esta é a unidade mais poderosa até hoje.

O tipo de mandril depende do tamanho das porcas a serem afrouxadas e do torque da ferramenta. O mandril sextavado de um quarto de polegada geralmente é instalado em acessórios muito fracos. Eles funcionam em conjunto com bits chatos ou sacrais (tamanhos 1-3) e noz (tamanhos até 12). Os cabeçotes M12 são freqüentemente encontrados em mini-brocas de martelo.

Os tipos menos comuns são mandris de 3/8 "e quadrados (0,5"). Este último é o mais popular entre os cabeçotes M8-M12. A variedade quadrada é usada em conjunto com porcas muito grandes, que são encontradas na reparação de caminhões ou na montagem de grandes estruturas de ferro. Muitos fabricantes, além da configuração padrão, colocam vários adaptadores como bônus em cartuchos menos populares.

O desempenho da ferramenta pode ser indicado pelo número máximo de rotações por segundo. Este indicador não é muito procurado quando se trabalha em casa, mas é um ponto muito importante na hora de instalar em fábricas, onde a ferramenta quase nunca fica desligada. Todos os outros compradores podem ignorar o RPM. Você só precisa saber que ele está intimamente relacionado ao número de golpes feitos pelo dispositivo por segundo. E quanto maior esse número, mais fácil será para você trabalhar com o instrumento. Como nem em todos os casos o usuário precisa de uma alta velocidade de rotação, é aconselhável fazer sua escolha por aqueles dispositivos que possuem caixa de câmbio pré-instalada e modo de velocidade ajustável.

Chaves elétricas são subdivididas em chaves sem impacto e chaves de percussão de acordo com sua variedade. A função de impacto não será útil em todos os casos. Freqüentemente, os parafusos são apertados o suficiente, portanto, se um golpe for acionado com a menor pressão, a rosca e a porca se tornarão imediatamente inutilizáveis. Portanto, o fabricante fornece uma função para desligar os choques. Observe que a força rotacional dos instrumentos de percussão sempre será maior do que a dos instrumentos átonos, mesmo se a potência for igual.

Vamos falar sobre como ligar o instrumento. Pode operar a partir de linhas de 220V, da alimentação de bordo de um caminhão (24 V) ou de um carro (12 V), bem como de uma fonte de alimentação autônoma. Na maioria das vezes, as chaves elétricas exigem muitos recursos. Você não conseguirá trabalhar mais de um quarto de hora com uma carga de bateria. Não há garantia de que as baterias substituíveis proporcionarão pelo menos meia hora de operação ininterrupta.E comprar uma terceira bateria é muito caro.

Se você não planeja usar o dispositivo para tarefas complexas, compre versões que funcionem na rede. Elas não precisam ser conectadas a uma tomada de 220 V. As chaves elétricas funcionam muito bem mesmo com a energia do carro e podem ser transportadas no porta-malas.

Se você comprar um tipo de dispositivo recarregável, sempre inspecione o kit para verificar se há baterias - o preço baixo pode ficar caro.

Vantagens e desvantagens dos mecanismos

O fabricante raramente descreve um tipo de mecanismo de percussão (somente em modelos caros). Mas este é o indicador ao qual você deve sempre prestar atenção. Portanto, certifique-se de pedir ao vendedor informações sobre o "recheio" da ferramenta. Um consultor experiente sempre o informará. Além disso, essas informações podem ser encontradas no site do fabricante lendo comentários sobre o dispositivo.

Todos os tipos de mecanismos de percussão serão considerados a seguir.

  • Pin clutch e rocking dog são um sistema com um nariz comprido que se assemelha a um cone. Nenhum desses sistemas pode ser usado para tarefas complexas.
  • A embreagem de pino é composta de peças pequenas. Esse sistema é mais frequentemente encontrado em dispositivos de rede. Graças a ele, você pode obter um impacto suave e amortecimento de vibrações. O mecanismo tem bom torque. Ao escolher o sistema certo, você deve ter cuidado. Todas as partes internas devem ser duráveis ​​e à prova de choque. Caso contrário, sua ferramenta ficará inutilizável após alguns meses de trabalho.
  • Rocking Dog tem uma estrutura muito primitiva. Aqui, a qualidade do material com o qual o mecanismo é feito não é um indicador de confiabilidade. Esse sistema é instalado em parafusadeiras de linha de orçamento. O lado negativo é a presença de ruído alto durante a operação e a falta de função de absorção de vibração.
  • O mecanismo Pin Less também tem um design simples. Mas, ao contrário do sistema descrito acima, esta opção é capaz de absorver vibrações. Em termos de comparação de desempenho, Pin Less é o meio termo entre Rocking Dog e Pin Clutch.

Modelos populares

Vamos considerar algumas opções.

  • Os recursos de ferramenta sem fio mais poderosos chave de impacto RYOBI R18IW3-120S... O fabricante prevê trabalhar em 3 velocidades, velocidade baixa, para não danificar a rosca ou o parafuso. A bateria é fornecida como padrão aqui. Esta bateria funciona com apenas 18 volts, mas é capaz de desparafusar os parafusos até mesmo em um trator. A julgar pelos comentários dos clientes, podemos dizer que o dispositivo tem uma pega muito confortável. O conjunto inclui uma bolsa para transportar o dispositivo.
  • "ZUBR ZGUA-12-LI KNU" será ideal ao trabalhar em casa. É o mais leve do mercado e foi projetado para trabalhar com móveis. A ferramenta pesa apenas 1000 g, mas é muito resistente. O dispositivo é de choque e em alguns casos ajudará onde uma chave de fenda de maior potência falhou. Esta pequena ferramenta funciona com 12 volts e uma bateria de 1,5 Ah. Com esses indicadores, o dispositivo poderá funcionar por cerca de três horas continuamente. Os clientes notam a presença de uma maleta de transporte. Do lado negativo, nota-se que a bateria se acomoda muito rapidamente ao trabalhar no frio.
  • AEG BSS 18C 12Z LI-402C. O fabricante dá grande ênfase à qualidade da bateria. A característica distintiva da AEG é que a mesma bateria e carregador cabem em qualquer ferramenta deste fabricante. O dispositivo é poderoso o suficiente, tem uma classificação elevada e pode funcionar com parafusos e parafusos de todos os tamanhos. Se manuseado com cuidado, ele o servirá por anos. O dispositivo tem uma desvantagem - o preço. Na Rússia, os preços começam em US $ 300.
  • "ZUBR ZGUA-18-LI K" é o produto mais vendido no mercado russo para chaves de impacto. Por US $ 100, você recebe 350 N * m de torque, fonte de alimentação independente, uma maleta de transporte e um carregador.Se considerarmos os modelos estrangeiros com tais características e configuração, então seu custo começa em $ 250. E a versão russa tem garantia de 5 anos. Os especialistas observam a conveniência ao consertar um carro. Ao escolher o acessório certo, a ferramenta se transforma em uma chave de fenda completa. A desvantagem é a bateria. Muitas vezes, tem características mais fracas do que o que está escrito na embalagem do produto.
  • INGERSOLL RAND W5350-K2 reconhecida como a melhor chave angular. É usado em locais onde os dispositivos convencionais simplesmente não cabem. A caixa com o dispositivo contém um carregador e duas baterias de 20 volts. O dispositivo custa menos de $ 100.
  • Dentre os dispositivos de rede, nota-se BORT BSR-12... É adequado para reparos de automóveis. O aparelho é bem pequeno, pesa cerca de 1800 g, o torque é de 350 N * m. O dispositivo, apesar de seu bom desempenho, custa menos de US $ 40.
  • Se você precisa trabalhar com caminhões grandes, desmonte grandes estruturas de ferro, então preste atenção ao momento chave makita TW1000... O dispositivo opera a partir de 1300 W e é projetado para parafusos nos tamanhos 22-30. O ajuste do torque de aperto é possível. O dispositivo é feito de plástico resistente a impactos e vem com uma maleta de transporte e alça adicional. Esta é a melhor ferramenta versátil. Mas você terá que pagar muito por essas características: o custo na Rússia começa em US $ 850.
  • "ZUBR ZGUE-350" - uma boa chave da assembléia chinesa. Custa cerca de $ 90. O vendedor dá uma garantia de 5 anos. O dispositivo está equipado com um cabo de 5m.

Como escolher?

Primeiro, decida com que finalidade você deseja comprar o dispositivo. Entre os motoristas, as chaves de torque pneumáticas e as chaves de rolagem elétricas são comuns. Para reparos de automóveis, escolha uma ferramenta com um torque de 250-700 Nm e um mandril de 0,5 polegada. O custo varia de US $ 100-500.

Se você precisa para trabalhar no campo, montar um vinhedo, instalar um balanço infantil, então você pode escolher uma chave de porca elétrica com torque médio e um mandril de um quarto ou meia polegada. Eles custam entre $ 50 e $ 500. Há uma variedade muito grande aqui, então todos podem escolher um dispositivo de acordo com seu bolso.

Para uma visão geral da chave de impacto Bosch GDS 24 Professional, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário