Chaves: o que é e como usar?

Chaves: o que é e como usar?
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Compromisso
  4. Como é diferente de uma chave de fenda?
  5. Variedades
  6. Fabricantes
  7. Qual escolher?
  8. Regras operacionais

Recentemente, tanto na produção quanto em casa, eles começaram a usar tecnologias mais avançadas. Portanto, muitas vezes, em vez de chaves, já são utilizadas chaves, porque não são apenas mais rápidas de trabalhar, mas também mais fáceis de lidar com grandes volumes de trabalho.

O que é isso?

Esse dispositivo é um dispositivo para trabalhar com diferentes conexões e threads. Com sua ajuda, eles podem ser desenroscados e torcidos. Na verdade, é uma chave inglesa aprimorada. Seu layout é bastante simples. A chave de impacto é um pouco como uma chave de fenda, é semelhante em formato a uma pistola com um corpo ligeiramente alongado, dentro do qual todos os nós principais estão localizados. Além disso, essa unidade tem excelentes características. É composto por um elemento de torque e também possui uma velocidade rápida, bateria ou carga elétrica.

Cada uma de suas partes é responsável por determinadas funções, a saber:

  • revestimento - as apertadeiras são feitas de metais, às vezes de polímeros; o próprio corpo une partes e montagens em um único todo;
  • acionamento - pode ser hidráulico, elétrico e mecânico;
  • amplificador de potência - projetado para aumentar o torque;
  • eixo de saída - fornece confiabilidade ao segurar o cabeçote.

O peso depende diretamente do tipo de trabalho para o qual será utilizado. Portanto, para o trabalho doméstico, essas pequenas ferramentas são adequadas, que não pesam mais do que 3 quilos. Porém, para um trabalho mais profissional, existem modelos com duas alças. Eles são mais massivos.

Qualquer chave de impacto é feita para ser confortável de usar, portanto, mesmo um modelo profissional grande é adequado para um trabalho confortável.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer técnica, a chave de impacto tem vantagens e desvantagens, com as quais você deve se familiarizar. Vale a pena começar pelo primeiro. Essas ferramentas são muito fáceis de usar. Podem ser utilizados em diversos ramos de atividade, inclusive no campo. As chaves tornam o trabalho muito mais fácil, especialmente onde uma chave convencional não ajuda mais. Quase todo mundo, mesmo uma pessoa inexperiente, pode manusear tal ferramenta. A desvantagem é que a maioria dessas ferramentas difere por não poderem ajustar a velocidade. E também alguns modelos funcionam com alta vibração, o que coloca pressão nas mãos, e isso pode levar a doenças nas articulações se você usar uma chave inglesa com frequência.

Compromisso

A aplicação desta técnica é bastante variada. A sua própria finalidade está expressa no nome, ou seja, foi criada para poder lidar com bastante rapidez com o aperto, bem como com o desenroscamento das porcas. Destina-se a ser utilizado tanto em casa como por profissionais. Na maioria das vezes, é utilizado para trabalhar com grandes estruturas, por exemplo, ao trabalhar em máquinas ou em grandes túneis. Nesse caso, você precisará trabalhar não apenas com eficiência, mas também com rapidez. É para esse tipo de trabalho que uma chave inglesa é adequada. É usado para conectar e afrouxar porcas, parafusos, garras e âncoras de madeira reforçada, bem como para apertar várias conexões em automóveis e em diferentes indústrias.

Como é diferente de uma chave de fenda?

Muitas pessoas acreditam que praticamente não há diferenças e que a chave inglesa é apenas uma espécie de chave de fenda.No entanto, na realidade, este não é o caso e existem diferenças entre as duas ferramentas. Como mencionado acima, uma chave é uma ferramenta que serve para torcer e desparafusar elementos roscados. É utilizado em locais onde as nozes estão enferrujadas e dificilmente afrouxadas. Além disso, é fácil de apertar porcas em locais particularmente difíceis.

Uma chave de fenda é uma ferramenta com a qual você pode não apenas aparafusar diferentes parafusos, mas também parafusos autoatarraxantes e vários fixadores. Pode ser usado adicionalmente como furadeira. E também, ao contrário de uma parafusadeira, uma chave de fenda tem uma haste com uma cabeça de porca especial, que permite fazer as tarefas necessárias. Além disso, as chaves de impacto têm grande potência, peso e tamanho.

Variedades

Se falarmos sobre os tipos de chaves de impacto, eles podem ser divididos em ferramentas de percussão e ferramentas sem impacto. Vale a pena considerar essas variedades básicas com mais detalhes.

  • Pulso. Em outras palavras, este instrumento pode ser denominado percussão e rotacional. Ele permite que você faça movimentos usando um acessório especial. Essas ferramentas são capazes de regular o funcionamento do elemento de torção, bem como calcular quantos golpes são necessários. No início, esse dispositivo dá cursos bastante longos e, no final do trabalho, eles se tornam curtos. No final, o último golpe será o mais forte, desta forma torna a conexão bastante confiável. Esse tipo de modelo é usado com mais frequência por profissionais.
  • Sem estresse. Este modelo é usado com mais frequência para o trabalho diário. Possui alto torque. Essa parafusadeira custa várias vezes mais barata do que uma de impulso.

Além disso, as parafusadeiras também diferem no tipo de acionamento. Eles são apresentados em diversas variedades.

  • Caixa de velocidade. Este modelo é mecânico. Existe um cilindro com uma engrenagem de redução no interior. Também é chamado de amplificador de torque. Portanto, esses modelos são considerados chaves de torque. Em um lado de tal dispositivo há uma alça, girando a qual você pode colocar em movimento a própria haste com a cabeça. Na maioria das vezes, essas chaves são usadas para "quebrar" porcas enferrujadas, por exemplo, nas rodas de carros.
  • Elétrico. Este modelo é alimentado por uma rede elétrica. Distingue-se pelo seu baixo nível de ruído e tamanho reduzido. Essa ferramenta é bastante poderosa, mas ao mesmo tempo consiste em um mecanismo de comutação de cabeça rotativa simples, bem como um ajuste do torque de aperto.

A chave de impacto elétrica é caracterizada por alto desempenho, o que permite sua utilização em diversos ramos de atividade, por isso também é chamada de universal.

  • Recarregável. Uma das principais características desse tipo de modelo é sua autonomia. Pode ser utilizado tanto por profissionais como em casa. Com esta técnica, mesmo as nozes que já enferrujaram podem ser desenroscadas. Esses modelos também possuem um regulador de torque que pode ir até 500 Nm. As mais populares são essas chaves, cuja frequência de impacto chega a 3.000 por minuto. Para carros, são utilizadas chaves que são movidas por um carro de 12 volts.
  • Pneumático. Este modelo é muito utilizado em oficinas de reparação automóvel, visto que é constituído por uma caixa metálica, tendo ainda um sistema de ligação ao compressor. Eles são percussivos e átonos.
  • Hidráulico. Essa chave será necessária nos lugares onde é necessário muito esforço para desapertar as porcas. Sua potência nominal chega a 10 mil. Além disso, este modelo difere porque pode ser usado debaixo d'água.
  • Gasolina. O trabalho de tal ferramenta é fornecido por um motor que funciona a gasolina.

A potência dessa chave de trilhos é muito grande, portanto, é utilizada em uma escala maior, por exemplo, para trabalhos em ferrovias.

Além disso, as chaves de impacto podem ser divididas em dois tipos.

  • Canto. Eles têm um formato semelhante a uma pistola que permite que sejam usados ​​mesmo em locais difíceis. Nestes modelos, o eixo de rotação do fuso é perpendicular ao eixo do motor, o que permite lidar mesmo com porcas bastante sujas.
  • Direto. Nessas chaves, o eixo de rotação é paralelo ao eixo do motor, o que permite desenvolver um torque de até 4 mil bits.

Fabricantes

Apesar do fato de que tal ferramenta apareceu não há muito tempo, sua escolha é bastante ampla. Particularmente populares são os modelos criados no Japão, América, Rússia e Alemanha, entre os quais vários dos mais famosos merecem destaque.

  • Bosch. Um bom exemplo é o GDR 10. Possui motor escovado, bateria, luz de fundo e freio motorizado. Além disso, o kit inclui uma segunda bateria. Esse modelo é bastante potente, leve e também compacto, mas tem uma pegada desconfortável.
  • Hilti. O modelo SIW é muito popular, que tem três velocidades, pode regular não só a frequência, mas também a direção de rotação. É complementado com iluminação e possui uma bateria adicional.

Essa chave é fácil de usar e não ocupa muito espaço. Sua única desvantagem é o preço alto.

  • AEG. Esta marca alemã passou a oferecer produtos premium. O modelo BSS 18C 12Z-0 funciona com bateria e pode desligar se a carga for muito pesada. O kit inclui uma luz de fundo e um carregador sobressalente. Esse dispositivo é fácil de usar, bastante potente e tem um preço médio.
  • "Búfalo". A empresa russa goza de uma reputação bem merecida. A chave ZGUE-350 é resistente ao gelo e possui um corpo de metal. Além disso, possui um ajuste automático da velocidade das próprias rotações, é conveniente de usar e tem um preço médio. A empresa oferece garantia de até 5 anos.
  • DeWALT. É uma das líderes do mercado moderno. O modelo DW 292 é mais profissional. Possui uma caixa à prova de choque, um punho emborrachado que ajuda a reduzir a vibração e um bloqueio. Além disso, o DW 292 é um modelo bastante poderoso que se destaca por sua durabilidade.

Qual escolher?

Ao escolher uma chave inglesa, existem várias nuances que vale a pena prestar atenção.

  • Primeiro, você precisa decidir para que precisa. Se você usa tal ferramenta no dia a dia, então será suficiente comprar uma chave de boca com potência de até 400 watts. Para necessidades profissionais, é melhor escolher um dispositivo mais potente.
  • Você precisa prestar atenção à velocidade de rotação do próprio cartucho. Para trabalhar em casa, 20 a 400 rpm serão suficientes. Para os profissionais, é necessário comprar uma tal chave, cuja velocidade será de pelo menos mil e quinhentas rotações por minuto.
  • Se foi decidido comprar uma ferramenta que funciona com bateria, as parafusadeiras com cargas de níquel-cádmio são adequadas para a vida cotidiana. Para os profissionais, é melhor levar uma ferramenta com bateria de íon fundido. Este modelo pode ser recarregado em qualquer estágio de carregamento.
  • Ao comprar, atenção especial deve ser dada ao mecanismo. Se uma chave inglesa foi necessária para trabalhar com carros ou para aparafusar fixadores pesados, então é melhor dar uma olhada nos mecanismos de impacto, uma vez que tal tarefa não será difícil de outra forma.
  • Para trabalhar em locais de difícil acesso, você deve dar uma olhada no modelo de canto. Além disso, deve haver uma luz de fundo para torná-lo mais conveniente para o trabalho.

Importante! Ao fazer uma escolha, você não deve perseguir modelos muito caros, pois às vezes o preço não justifica a compra.

A única coisa que precisa ser feita é determinar para que propósito tal ferramenta é necessária e também seguir os conselhos descritos acima ao escolher.

Regras operacionais

Antes de começar a usar a chave de impacto, você precisa verificar como ela funciona.Para isso, é necessário conectar a conexão de ar com uma mangueira que fornece ar comprimido, após o que tudo deve ser preso com uma braçadeira. Além disso, antes de conectá-lo, é necessário soprar todas as mangueiras para remover a sujeira, se houver. Para isso, é necessário levar uma mangueira de até 12 metros de comprimento. Deve-se verificar se o mecanismo de partida não está bloqueado na partida, caso contrário o equipamento não funcionará.

Não se esqueça da lubrificação regular dessa ferramenta. Isso o ajudará a durar mais. Além disso, o óleo deve ser preenchido com propriedades distintas. Afinal, vai ajudar a prevenir o desgaste e a evitar a formação de ferrugem, que pode posteriormente causar todo o tipo de danos. A manutenção e inspeção freqüentes de toda a parafusadeira devem ser realizadas. Isso deve ser feito em oficinas especiais onde as ferramentas adequadas estão localizadas, bem como trabalhadores com o conhecimento necessário. Durante a inspeção, eles podem não apenas lubrificar a ferramenta corretamente, mas também substituir peças desgastadas, se necessário. Em qualquer caso, com certeza será feito de forma profissional.

Cada vez mais, as pessoas se esforçam para progredir, tentam tornar seu trabalho o mais fácil possível para si mesmas. Qualquer trabalho de chaveiro não é exceção. Usando ferramentas como chaves de impacto, você pode fazer o trabalho muito mais rápido. Além disso, o trabalho em si será feito cada vez melhor. Além disso, esta ferramenta pode ser utilizada em diversos ramos de atividade: na indústria, e nos concessionários de automóveis e até na construção.

A única coisa a fazer é escolher a chave certa.

Para obter informações sobre como escolher uma chave para uma garagem ou serviço de carro, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário