Características das chaves de impacto automotivas
O trabalho contínuo com uma variedade de fixadores é mais rápido e fácil quando ferramentas especializadas estão disponíveis nas proximidades. Uma delas é uma chave inglesa, cujo objetivo principal é trabalhar juntas desmontáveis por meio de fixadores roscados. Tal dispositivo pode ser encontrado nas mãos de mecânicos de automóveis, em diversos serviços automotivos, é praticado dinamicamente em estruturas de edifícios e em casa, em todos os lugares onde seja necessário trabalhar com parafusos e porcas.
Características e variedades
O principal campo de atividade das parafusadeiras é justamente o desparafusamento dos parafusos e porcas das rodas, e esta ferramenta é adquirida, via de regra, para tais tarefas. Existem várias opções de direção que são perfeitamente adequadas para o trabalho de montagem de pneus, cada uma com suas próprias qualidades, vantagens e desvantagens. Vale a pena considerar os principais tipos de chaves de impacto e descobrir em que pontos um dispositivo vencerá o outro.
Elétrico
Esta é uma das chaves de impacto mais procuradas para uso doméstico. Também é chamado de rede ou com fio. Opera com uma tensão de rede de 220 volts, é leve e tem excelente força de aperto. A capacidade de manobra de tal dispositivo é devido ao comprimento do fio conectado à tomada elétrica. Na maioria dos casos, as chaves com fio para automóveis são adquiridas para uso individual, mas também podem ser utilizadas em pequenas oficinas de conserto de automóveis.
Chaves elétricas têm um grau médio de confiabilidade, uma vez que são equipados com muitos pequenos componentes eletrônicos que são mais propensos a falhas. A qualidade do kit de ferramentas depende diretamente do fabricante e, portanto, do custo. Mesmo os dispositivos com fio mais baratos têm torque suficiente para afrouxar e apertar as porcas nas rodas de um carro de passageiros.
Modificações mais caras são capazes de lidar não apenas com as rodas dos carros, mas também com jipes e caminhões.
Recarregável
Esse tipo de chave também pode ser chamado de chave de rede, mas funciona com uma tensão de 12 V. É o tipo de chave mais manobrável e rápida que não precisa de nenhuma conexão para funcionar. Os acessórios modernos têm o torque superior necessário para desparafusar com segurança os fixadores das rodas em carros de passeio e caminhões. O potencial da bateria de cada parafusadeira torna possível desmontar e instalar um conjunto de rodas em um veículo KamAZ. As características desses dispositivos são um pouco inferiores às dos cabeados, pois ao conjunto total de elementos é adicionada uma bateria, que está sujeita a falhas.
Se a parafusadeira tiver uma bateria de íon de lítio (Li-Ion) de boa qualidade, com capacidade de 2,5 Amperes-hora ou mais, será o suficiente para uma escala de trabalho bastante impressionante.
Pneumático
As versões pneumáticas são resistentes ao desgaste e têm excelentes parâmetros de torque. Eles não podem ser chamados de manobráveis devido à necessidade de uma conexão permanente com a unidade do compressor.Esses dispositivos são usados em atividades de uso frequente, por exemplo, em um posto de serviço ou em oficinas industriais. É conveniente comprar uma chave de impacto pneumática para uso doméstico quando tiver o equipamento necessário (unidade de compressor).
A vida útil de uma ferramenta pneumática depende da resistência ao desgaste dos componentes do implemento. Uma chave inglesa de uma peça com uma caixa de alumínio suportará significativamente mais impactos e durará mais do que uma chave elétrica. Essas unidades são de fácil manutenção e reparo, pois contêm um número mínimo de elementos em sua estrutura.
Hidráulico
É uma caixa de ferramentas estacionária séria com grande precisão e torque tremendo. Os modelos hidráulicos são praticados na produção industrial ao trabalhar com produtos de fixação de grande porte. Este exemplo não é usado como trocador de pneus.
Mecânico manual
O aparelho manual é o mais multifuncional, pois não necessita de energia elétrica, combustível ou estações de compressão para funcionar - basta a força muscular do trabalhador. A chave manual é um daqueles dispositivos que facilitam muito o trabalho de fixação. O princípio de funcionamento do dispositivo é baseado na transmissão de torque por meio de uma caixa de câmbio diferencial. Para fixar a cabeça ao eixo, tanto o mandril em si quanto o acessório da cabeça podem ser usados. A rotação manual do eixo de acionamento é facilitada muitas vezes pela caixa de engrenagens, portanto, ao desparafusar a porca, basta aplicar um pequeno esforço, como no processo reverso.
A chave de boca é uma ferramenta indispensável para motoristas de longo alcance e possibilitando a fácil remoção da roda em caso de força maior longe dos assentamentos. Os motoristas chamam essa ferramenta de moedor de carne por causa da semelhança externa e do método idêntico de colocá-la em operação.
A desvantagem de tal dispositivo é a ausência de um mecanismo de impacto, o que pode complicar o desenroscamento dos fechos presos.
Os principais aspectos da escolha do encaixe do pneu
Uma chave de impacto elétrica é mais adequada para uso em uma garagem. Este dispositivo não "enfraquecerá" no momento mais importante e funcionará enquanto houver tensão na tomada. Para escolher uma ferramenta e ficar satisfeito com a sua escolha, não se deve esquecer uma série de condições básicas, das quais dependem os potenciais funcionais da adaptação.
- Poder. Obviamente, à medida que a vida útil do motor aumenta, também aumenta a funcionalidade da ferramenta. A potência dos dispositivos profissionais é capaz de chegar a 1300 W, o que é suficiente para desparafusar os parafusos de conexão de mecanismos de elevação de construção ou para montar rodas de caminhões.
- Torque de aperto ou torque, que desempenha um papel decisivo na aquisição do instrumento. Os parâmetros do torque limite permitem definir e calcular com precisão o tempo que deve ser gasto no aperto das porcas com as características estabelecidas. Ao determinar o torque necessário, o principal é não exagerar. Muitas vezes, amadores e especialistas com experiência aplicaram ao máximo as características operacionais dos dispositivos e apertaram as porcas nas máquinas mais do que o necessário, o que no processo de desparafusamento levou a danos no equipamento e ao corte das roscas. O estabelecimento do torque ideal requer um entendimento claro dos objetivos que posteriormente serão definidos para a parafusadeira.
- O número de rotações por minuto ou a velocidade da rotação livre. As modificações modernas de chaves são capazes de atingir 2700–3200 rpm, o que é ideal para operar chaves em sua própria garagem, serviço de carro, em um canteiro de obras e assim por diante.
- O material usado para a produção do acessório. Os especialistas recomendam a compra de chaves de impacto com corpo de ferro, cujo cabo é equipado com uma almofada de borracha que reduz a vibração durante a operação da ferramenta. No momento, os fabricantes oferecem dispositivos equipados com insertos de borracha ao longo de todo o comprimento da carcaça, o que permite, em grande parte, eliminar a vibração. Os implementos de última geração, elaborados segundo esquemas tecnológicos inovadores, são dotados de iluminação, controle eletrônico de velocidade e opção que garante a parada instantânea da chave.
- Fabricante da empresa. Para simplificar o processo de contato com as centrais de atendimento dos equipamentos, em decorrência da falha das ferramentas adquiridas ou da necessidade de manutenção preventiva, os profissionais recomendam a aquisição de ferramentas feitas por empresas que têm se mostrado positivamente no mercado.
Não se esqueça das capacidades auxiliares que aumentam o conforto de trabalhar com as ferramentas.
- Mecanismo de impacto. A chave de impacto pode ser anti-choque e de percussão. Uma ferramenta de impacto pode ser útil ao apertar materiais críticos de fixação, em particular, porcas de rodas de automóveis, onde um esforço significativo é necessário tanto para apertar quanto para desparafusar. Um dispositivo sem impacto não vai dar conta de tal missão.
- Ajustando a força de aperto. Não é aconselhável desprezar essa opção. Por exemplo, se for necessário apertar as porcas com uma rosca "delicada", então sem um regulador de força, elas podem ser arrancadas em um segundo. Além disso, uma chave de torque com torque de aperto ajustável permite apertar proporcionalmente as conexões, o que é importante na instalação de cabeçotes automotivos.
- Modificação da caixa de velocidades. Nem sempre uma parafusadeira em forma de pistola permite solucionar todos os problemas durante os trabalhos de reparo e instalação. Às vezes, o elemento de fixação pode ser localizado em áreas de difícil acesso para agregados do tipo "tipo pistola". A este respeito, um dispositivo circular é geralmente usado para esses momentos.
- Iluminação integrada. Esta é uma adição bastante confortável ao dispositivo, especialmente ao consertar um carro.
Além disso, ao adquirir este dispositivo, você deve prestar atenção em como ele fica na palma da sua mão, se o cabo é confortável, quanto peso a ferramenta possui, onde está localizado o botão Iniciar, etc.
Como escolher a chave certa, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.