Variedades e seleção de porcas de segurança

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral dos tipos e tamanhos
  3. Compromisso
  4. O que considerar ao escolher?
  5. Dicas operacionais

O tópico de variedades e seleção de porcas de segurança é muito relevante para qualquer artesão doméstico. Existem modificações com um anel M8 e um colar M6, porcas com trava em outros tamanhos. Para descobrir o que são esses fechos e como apertá-los, estudar o GOST não é suficiente - você terá que prestar atenção a outras nuances e se familiarizar com as recomendações de uso.

O que é isso?

A melhor maneira de explicar o que é uma contraporca é compará-la com amostras convencionais. O "clássico", ao interagir com o parafuso, garante uma conexão totalmente confiável. Mas isso persiste apenas até que apareçam vibrações intensas estáveis. Depois de algum tempo, eles rompem a adesão mecânica e começa o enfraquecimento e o desrosqueamento. Em teoria, a rolha pode ser fornecida com contraporcas e arruelas de pressão.

No entanto, essa solução complica desnecessariamente e aumenta o custo do projeto. Além disso, quanto mais links houver no sistema, menor será sua confiabilidade e estabilidade.

É por isso que as porcas de travamento (autotravantes) são muito procuradas e sua importância só aumenta com o passar dos anos. Existem alguns tipos de tais fixadores. A liberação de porcas de segurança na Rússia é regulamentada pelos padrões GOST.

Portanto, porcas de aço hexagonais com travamento automático devem atender a GOST R 50271-92. Produtos sem revestimento galvânico são projetados para temperaturas de -50 a 300 graus. Na presença de galvanoplastia, o aquecimento máximo permitido é de 230 graus. Se a porca contém inserções feitas de materiais não metálicos, o nível de temperatura crítica é 120 graus. O padrão regula:

  • teste de tensão de carga;

  • Nível de dureza Vickers;

  • Nível de dureza Rockwell;

  • a quantidade de torque.

As porcas autotravantes podem economizar o torque prevalecente, mesmo com vários apertos e desparafusamentos. As composições químicas dos aços utilizados também são padronizadas. Os insertos de porca responsáveis ​​pelo torque prevalecente não podem ser feitos de ligas de aço - materiais completamente diferentes são necessários para este propósito. Os fixadores de aço de corte livre também atendem à norma (desde que seu uso não viole o contrato de fornecimento). O maior teor de enxofre no aço com nozes deve ser de 0,24%.

O regulamento proíbe estritamente o uso de material quebradiço de hidrogênio. Isso é especialmente importante ao aplicar revestimentos especiais.

Se forem usados, métodos tecnológicos especiais devem ser aplicados para reduzir os riscos devido à fragilização por hidrogênio. Ao testar porcas com uma carga de teste, descascar ou esmagar a rosca é inaceitável.

O padrão estipula estritamente os requisitos de temperatura durante a operação - uso estável em uma temperatura do ar de + 10 a + 35 graus. Se necessário, um estudo adicional dessas propriedades pode ser realizado por meio de um teste em escala real. O padrão cobre porcas de autotravamento feitas de metal sólido ou com elementos não metálicos que possuem:

  • corte triangular ISO 68-1;

  • combinações de diâmetros e passos especificados em ISO 261 e ISO 262;

  • grande folga da ranhura (M3 - M39);

  • pequena lacuna de sulco (М8х1 - М39х3).

Visão geral dos tipos e tamanhos

Em uma das opções, é utilizado o método de "estanqueidade". O segmento tem alguma tolerância positiva. Quando a peça é torcida, um atrito intenso é criado entre as voltas. É isso que fixa os fechos na haste do parafuso; a conexão não perderá estabilidade mesmo com forte vibração.

No entanto, há uma demanda crescente para a porca de bloqueio de acordo com a norma DIN985; é equipado com anéis de náilon, e esta solução também permite amortecer (absorver) as vibrações.

Algumas versões vêm com um anel de náilon. Normalmente, seu tamanho varia de M4 a M16. Os fechos com um inserto podem ser de design forte ou extra forte. Na maioria das vezes, deve ser usado em conjunto com um parafuso (parafuso). Em alguns casos, é praticado equipamento adicional com uma lavadora; sua função é reduzir o risco de distorcer a conexão.

Às vezes, a porca de autotravamento tem um flange - é facilmente reconhecível por sua forma hexagonal. Existem também versões com gola, que também auxilia no travamento. Quanto ao tamanho, tudo é simples e rígido aqui:

  • M6 - de 4,7 a 5 mm de altura, a altura do punho da chave é de no mínimo 3,7 mm;

  • M8 - com passo de ranhura de 1 ou 1,25 mm (a segunda opção é padrão, as demais dimensões estão indicadas no pedido e na marcação);

  • M10 - altura padrão de 0,764 a 0,8 cm, com menor nível de pega da chave 0,611 cm.

Compromisso

Obviamente, as porcas de segurança são necessárias em quase todas as aplicações em que a confiabilidade é necessária, apesar das poderosas vibrações de vibração contínua. Eles são especialmente importantes em aeronaves. Você pode encontrar muitas porcas de travamento automático em qualquer avião, helicóptero e até mesmo em muitos UAVs grandes. É claro que esses produtos também são amplamente utilizados na indústria automotiva. Mas as porcas autotravantes também são usadas na produção de compactadores vibratórios e britadeiras para construção, bem como em vários outros equipamentos.

O que considerar ao escolher?

Todos os produtos de metal são bons onde uma pequena distorção local da linha é aceitável. É útil estar interessado em saber se a compressão foi realizada pelo método radial, pelo método axial, em ângulo com a rosca axial da extremidade ou em ângulo com ela a partir da borda final. Já os modelos com inserto roscado tipo mola são dotados de uma bobina ondulada, o que garante a elasticidade e a confiabilidade da fixação do fixador. Todos esses produtos devem ter torques de aparafusamento e extração de acordo com os requisitos da ISO 2320. O flange é bem-vindo - aumenta a confiabilidade geral.

Ao comprar grandes quantidades de nozes, você deve ter um medidor de torque de torção especial. Chaves de torque com erro de 2% ou menos são adequadas como substituição.

A força de aperto só pode ser medida com instrumentos com erro máximo de 5%. Obviamente, todos os resultados de medição são verificados em relação aos documentos regulamentares e materiais que acompanham os produtos. É importante considerar que os modelos de porcas com extremidade dentada de apoio no flange são totalmente desprovidos do momento predominante. Para que funcionem com eficácia, é necessária uma correspondência exata no tamanho da peça anexada.

O tipo descrito, bem como os fixadores com uma arruela dentada cativa, não são refletidos em nenhum padrão. Suas propriedades de travamento são avaliadas com base nos resultados de testes de bancada. Em qualquer caso, você precisa exigir um certificado de conformidade ISO 2320. Claro, você precisa entrar em contato apenas com empresas confiáveis, de preferência - para direcionar os fabricantes e seus parceiros. O tamanho dos fixadores é selecionado levando-se em consideração o problema que está sendo resolvido.

Contraporcas de modificações KMT (KMTA) podem ser usadas em condições quando é importante:

  • precisão máxima;

  • facilidade de montagem;

  • confiabilidade de fixação;

  • ajuste (compensação) dos desvios angulares das peças conjugadas.

Dicas operacionais

As porcas de travamento de alta precisão KMT (KMTA) são equipadas com 3 pinos, a distância entre os quais é a mesma. São esses pinos que devem ser apertados (apertados) junto com os parafusos para fixar a porca no eixo. A face da extremidade de cada pino é usinada para coincidir com a rosca do eixo. Essas porcas, no entanto, não podem ser usadas em eixos com ranhuras nas roscas ou em buchas adaptadoras.

A violação dessas regras ameaça deformar os pinos de travamento.

A velocidade de aperto das porcas autotravantes deve ser a mesma, mas não mais do que 30 voltas por minuto. Lembre-se de que o torque do projeto pode não fornecer a tração necessária. A razão é a propagação pronunciada do coeficiente da força de atrito. A conclusão é óbvia: conexões críticas devem ser criadas apenas com controle cuidadoso da força aplicada. E, claro, você deve levar em consideração as recomendações dos fabricantes.

Veja abaixo as porcas e seus recursos de montagem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário