Tudo sobre nozes de olho

Tudo sobre nozes de olho
  1. O que é isso?
  2. Do que eles são feitos?
  3. Compromisso
  4. Classificação

Para poder apertar a conexão roscada com mais firmeza, a alavanca foi aumentada. Isso foi feito usando um anel preso a uma porca tradicional. Essa ideia surgiu pela primeira vez no exterior, agora é difundida na Rússia, é amplamente utilizada em muitas áreas - na vida cotidiana, na indústria, na engenharia mecânica. O artigo vai falar sobre nozes de olho.

O que é isso?

No território da Rússia, não há padrões GOST para a porca de olhal, ela é produzida de acordo com DIN582. Este é o padrão mundial.

A porca tradicional é um fixador roscado fêmea. A conexão é feita em combinação com parafusos ou pinos. O prefixo "olho" é traduzido como "anel". Ou seja, uma porca de olho é um anel conectado a uma porca. Sua principal característica é a rosca posicionada em um ângulo de 90 graus em relação ao seu anel. Os fios podem ser métricos ou imperiais.

Aqui estão as principais vantagens de tais fixadores.

  • Não há necessidade de uma chave para apertar o hardware... Isso pode ser feito usando qualquer alavanca inserida no anel.
  • As características tecnológicas de acordo com o padrão internacional são muito altas - a porca de aço suporta cargas pesadas. E também os produtos têm uma capacidade de carga aumentada - até 21.600 quilos.
  • Resistente à ferrugem em condições de alta umidade.
  • Preço baixo.

A forma incomum do hardware permite que você aparafuse a porca de olhal com muita força, ao contrário do usual, onde é necessário usar uma chave inglesa.

Para cada dimensão existe também uma certa capacidade de carga, que será reduzida em 100 quilos se a carga estiver posicionada em um ângulo de 45 graus.

Do que eles são feitos?

De acordo com o padrão internacional, as porcas de olhal devem ser feitas de materiais duráveis:

  • classes de aço carbono C1030 e C1045;
  • aço inoxidável ou alta liga 304 (A2) e 316 (A4);
  • se forem ligas ou metais não ferrosos, latão, bronze-silício, titânio e alumínio são adequados.

Os fixadores, que são feitos de aços de qualidades padrão, devem ser cobertos com um revestimento anticorrosivo. Pode ser galvanizado por imersão a quente, anodização para ferragens de alumínio ou azulado, também conhecido como escurecimento ou oxidação.

O tipo de desempenho que o fixador terá depende de como foi fabricado - pode ser fundição / forjamento ou estampagem. O método de estampagem a quente é mais popular: um molde é instalado na prensa, no qual a peça já está localizada. O material é "espremido" sob alta pressão. Para melhorar as características técnicas e aumentar a vida útil, a peça é revestida com uma camada de zinco ou estanho. Depois que a noz estiver pronta, ela é limpa de sujeira e incrustações. O método de forjamento não é tão popular, pois é muito caro e demorado.

Mas o hardware feito com essa tecnologia se distingue por sua maior resistência.

Compromisso

A porca de olhal destina-se a levantar várias estruturas globais, segurando objetos em peso, estruturas móveis, para transporte de carga ou amarração.

E também esse hardware tem um escopo de aplicação bastante amplo. Eles são usados:

  • na construção (na maioria das vezes desempenham um papel especial na execução de trabalhos de altura);
  • na construção naval;
  • na produção de veículos (por exemplo, com a ajuda de tais fechos, um carro ocioso pode ser rebocado);
  • na industria;
  • em casa;
  • na agricultura.

Durante a operação, os fixadores são aparafusados ​​na haste roscada do pino ou parafuso, cujo tamanho deve corresponder ao tamanho da bucha da porca.

Se a extremidade do fixador for maior, você pode colocar uma gaxeta ou arruela especial, cuja espessura deve ser superior a 1 milímetro.

Classificação

As dimensões das porcas também são definidas de acordo com os padrões DIN582.

O lado do anel da porca de olhal é marcado com informações sobre dimensões, material e fabricante.

O tamanho da superfície rosqueada varia e pode ser M6, M8, M10, M12, M16, M18, M20, M24, M26, M30, M36, de M42 a M48. Eles também produzem hardware de tamanhos não padronizados, por exemplo, M4, M5, M7, M22, M27, M33, M39, M39x2, M100. De acordo com a DIN, esses parâmetros não são recomendados para fabricação e só podem ser adquiridos sob encomenda. Os mais comuns são hardware com tamanhos M8-M16.

E também as nozes são classificadas:

  • pelo tipo de anel - retângulo redondo, oval ou arredondado;
  • pelo tamanho da manga - baixo ou alto (alongado);
  • por carga - sem energia e energia;
  • por tipo de fio - com rosca métrica fina, ou seja, quando o tamanho for indicado em milímetros, ou com rosca em polegadas, respectivamente, aqui o tamanho será em polegadas.

A dimensão em polegadas começou a ganhar popularidade nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, enquanto o sistema métrico era comum na Europa e na Ásia. Consequentemente, houve um problema com a compatibilidade de vários tipos de fixadores. No futuro, a Grã-Bretanha adotou a medida métrica, abandonando a polegada.

Na aparência, é impossível distinguir o sistema americano de medição de fios do métrico, pois o ângulo do perfil é idêntico - 60 graus. É possível distinguir por marcação: no sistema métrico, a classe de resistência é indicada por números, no sistema em polegadas - por linhas. Os fixadores com diferentes tipos de roscas nunca serão intercambiáveis, pois ao aparafusar forma-se uma folga ou folga na estrutura. A única dificuldade que surge durante a instalação da porca de olhal é a conexão correta dos dois elementos.

Pelo tipo de cabeça de olhal, pode haver três modificações:

  1. A - cabeça em forma de laço;
  2. B - opção de potência, cabeça ampliada;
  3. D - cabeça reduzida.

Pelo tamanho do diâmetro do anel, ou por sua espessura

Alguns fixadores têm uma dobradiça de pivô que girará na direção da carga e uma dobradiça soldada em rolamentos de esferas - aqui ela girará 360 graus em todas as direções. Eles são feitos de aço inoxidável e, em seguida, cobertos com tinta.

Importante! De acordo com a norma internacional, para porcas de olhal, não é a última, mas a carga de ruptura é estabelecida, ou seja, quando mudanças irreversíveis começam a ocorrer com a peça. Essas são duas definições diferentes, portanto, quando selecionadas, a capacidade de carga é reduzida em 60%.

Ao escolher uma porca de olhal, é preciso levar em consideração a área em que ela será utilizada, por quanto tempo, quanto peso a carga terá, quais regras de segurança serão fornecidas.

É aconselhável comprar uma porca juntamente com um parafuso ou pino, a fim de verificar o tamanho e passo da rosca - os fechos corretamente selecionados tornarão a estrutura ou mecanismo confiável e durável. Sua resistência também deve ser idêntica, mas uma resistência maior da porca é permitida, mas não vice-versa. Se o pino for mais forte durante o aperto, as roscas da porca com olhal podem quebrar. Vale lembrar que o dano na haste é fácil de identificar, pois a ruptura ocorre de forma abrupta e é difícil de não perceber. E com uma noz, o oposto é verdadeiro - um fio rasgado é quase impossível de ver.

E também se foi utilizada uma arruela ou gaxeta na conexão, sua dureza também deve ser levada em consideração, pois o perfil da porca após um certo tempo começará a empurrar a arruela.

Este fixador é muito popular e difundido em muitas áreas, portanto, ao escolher e operar, você precisa se lembrar de algumas regras:

  • não são permitidas deformações na própria porca e defeitos no anel;
  • os fixadores usados ​​devem ser sólidos, a soldagem de vários danos é inaceitável;
  • os parâmetros do tamanho da parte roscada dependem do peso da estrutura a ser levantada;
  • a superfície do hardware deve ser limpa de sujeira, aparas, incrustações;
  • levantando a carga, seu movimento deve ocorrer de maneira uniforme e sem movimentos bruscos;
  • após desaparafusar a porca, sua aparência deve permanecer inalterada, ou seja, não deve haver rachaduras, quebras, partes dobradas e outras deformações;
  • o ângulo entre a manga do fixador e a cinta não deve exceder 45 graus;
  • o eixo da eslinga deve estar localizado no plano do anel;
  • o regime de temperatura para as nozes é muito amplo - a operação é possível tanto a -20 quanto a +200 graus Celsius;
  • a escolha do fabricante também desempenha um papel importante.

Você pode descobrir o que são um parafuso com olhal e uma porca com olhal no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário