Características das torneiras de porca

Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Variedades e rotulagem
  3. Como usar?

A conexão roscada é uma das mais confiáveis ​​e, ao mesmo tempo, universal, por isso ela é amplamente utilizada em muitas indústrias de manufatura. Para fazer este tipo de conexão é necessário cortar uma rosca, e neste trabalho é difícil dispensar uma rosca. Este dispositivo possui vários tipos, dependendo das características do fio que está sendo produzido.

O que é e por que eles são necessários?

Uma rosca macho tem a forma de um parafuso, que possui ranhuras helicoidais retas ou cortadas que formam as arestas de corte. A cauda deste dispositivo é fixada na manivela, e sua área de trabalho é fixada no material onde o furo está planejado para ser feito. Com a ajuda de rotações, ocorre o rosqueamento. Na parte de trabalho da rosca macho, há uma superfície de corte e uma de medição.

Além disso, este dispositivo fornece uma face, com a ajuda da qual o atrito contra o objeto de processamento é evitado. O número de ranhuras laterais nesta ferramenta pode ser de 2 a 6. Esses elementos não apenas retiram os cavacos, mas também realizam a lubrificação da área tratada. O elemento de rosqueamento da torneira tem forma de cone, o que contribui para a ausência de dificuldades ao entrar na ferramenta.

A ferramenta de rosqueamento é usada ao trabalhar com alumínio, cobre, latão e outros metais viscosos. Para fazer o trabalho com alta qualidade, o master geralmente precisa de cerca de 3 tipos de torneira. Se aço ou aço inoxidável sólido for processado, um conjunto de 5 componentes pode ser usado. O consumidor também pode encontrar uma rosca que seja adequada para trabalhar com plásticos duros e macios.

De acordo com a GOST, as ferramentas de rosqueamento podem ser feitas de aço para ferramentas com alto teor de carbono, aço rápido e ligas duras.

Variedades e rotulagem

As empresas industriais produzem muitas variedades de machos de porca, que têm suas próprias características de projeto e capacidades operacionais. De acordo com as características do projeto, os seguintes tipos de ferramentas são diferenciados.

  • Chip e groove. A torneira tem comprimento reduzido, ou seja, é chamada de flauta. As características de seu dispositivo facilitam o rosqueamento em objetos feitos de aço de baixo carbono resistente, liga de alumínio ou aço-liga de alta resistência.
  • Com ranhuras ao longo da linha do parafuso. A instalação de tais torneiras é considerada relevante em indústrias com centros de processamento de metalurgia. Eles também são freqüentemente usados ​​na formação de tipos de fios cegos.
  • Equipado com dentes cortantes. Os dentes deste dispositivo são escalonados e cortados após um, portanto, ao utilizá-lo, é observada uma força de atrito mínima.
  • Pisado. Este tipo de machos de porca tem algumas seções, cada uma com uma finalidade específica. O primeiro é baseado no circuito gerador e o segundo no perfil. Em uma ferramenta escalonada, a primeira parte trata do corte e a segunda parte do anti-aliasing.
  • Combinado. Este tipo de fixação inclui vários tipos de ferramentas roscadas e, portanto, é considerado universal.
  • Tocar - o brochamento encontrou sua aplicação na formação da rosca de furos passantes com diferentes parâmetros. Com o auxílio desses dispositivos, o trabalho é realizado em tornos com uma peça fixada no mandril.Assim, a rosca se move automaticamente com o auxílio da corrediça da máquina e gira com o fuso.
  • Equipado com uma cavidade interna. Durante o processamento da peça, observa-se seu resfriamento. Graças ao uso de machos deste tipo, observa-se uma alta produtividade de rosqueamento.
  • Torneira de sino encontrou sua aplicação quando é necessário cortar uma rosca interna de grande diâmetro. Este tipo de ferramenta possui uma estrutura pré-fabricada, que inclui peças de corte separadas.

Todas as ferramentas encadeadas acima são externamente diferentes umas das outras, então é impossível confundi-las.

De acordo com o tipo de rosca produzida, os machos de porca são divididos nesses tipos.

  • Métrica. Esta ferramenta é usada para cortar um tipo métrico de rosca. Como resultado do trabalho, são obtidos elementos com a forma de um triângulo. A marcação dessas peças tem a letra "M". Para selecionar um macho para um diâmetro específico, os especialistas aconselham o uso de uma tabela específica.
  • Polegada a ferramenta é caracterizada pela forma cônica da peça de trabalho. Para esta torneira, a unidade de medida do diâmetro é polegadas.
  • Tubo. Este tipo de ferramenta pode ter a forma de um cilindro e um cone. Este tipo de dispositivo é geralmente usado para formar roscas de tubos.

A produção de machos de porca alongados e outros que operam no controle manual ou da máquina é regulada pelo GOST 3266-81. Produtos com haste curva devem ser fabricados estritamente de acordo com o GOST 6951-71 especialmente emitido. O tipo e o tamanho da rosca iniciam a marcação dos acessórios, por exemplo, M6, M8, M4, M5, M3, M2. Após essas designações, você pode ver a classe de precisão de acordo com ISO2 ou DIN. Além disso, a marca do material pode estar presente na marcação da torneira.

Se a ferramenta tiver a designação HSS, significa que é de aço endurecido. Na seção final do macho de rosca, você pode ver informações sobre a passagem da rosca, o ângulo de inclinação das ranhuras, o passo das ranhuras em espiral, a rotação das ranhuras, o grupo de aplicação, resfriamento interno.

Como usar?

Para que a rosca da porca seja cortada corretamente, vale lembrar as regras de uso passo a passo da ferramenta.

  • A preparação da porca para o corte consiste na correta seleção de uma broca com diâmetro ideal para determinados fins.
  • Perfuração precisa de um furo sem distorções e resíduos.
  • Batendo com torneira de tamanho padrão. Para isso, vale a pena posicionar a torneira em um ângulo de 90 graus. Além disso, o mestre deve executar operações rotacionais com cuidado especial.
  • Após cada uma das revoluções, é necessário fazer uma meia volta reversa para remover os cavacos das ranhuras.
  • A porca deve ser enfiada na haste e depois cortada em outra parte.

Quando o thread terminar, o mestre deve verificar o estado do thread. Se o trabalho for feito corretamente, o parafuso se encaixará corretamente, sem resistência e flexão. Um macho de rosca é uma ferramenta de rosqueamento que funciona com porcas de diferentes tamanhos. É quase impossível substituir este dispositivo por outro semelhante, uma vez que se caracteriza por um design e funcionalidade únicos.

Graças a uma grande variedade de machos de porca, o mestre poderá escolher exatamente a opção da ferramenta que o ajudará a resolver uma tarefa específica.

No próximo vídeo, você encontrará os tipos e finalidades dos toques para encadeamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário