Tudo sobre nozes de móveis
A porca para móveis é um elemento de fixação bastante popular, necessário na fabricação de móveis de gabinete de madeira e contraplacado. Na verdade, a porca é o principal dispositivo que garante a confiabilidade e durabilidade dos elementos de conexão na criação de uma ampla variedade de conjuntos de móveis. Normalmente, essas peças são feitas de materiais de alta qualidade, possuem um design simples e uma ampla gama de aplicações.
Peculiaridades
Antigamente, os pregos ou parafusos auto-roscantes eram usados principalmente para a instalação de elementos de madeira. Mas, Como mostra a prática, esses fechos não são suficientes - a conexão criada por eles enfraquece com o tempo, e isso pode causar ferimentos durante a operação de móveis. É por isso que as porcas para móveis ganharam destaque nos últimos anos, pois são ótimas para a formação de juntas de alta resistência.
A porca para móveis é um elemento de fixação com orifício roscado. É feito de aço galvanizado, bem como de ligas de metais não ferrosos duráveis.
O usual é usado nas áreas de fixação onde é necessário criar a adesão mais forte com a possibilidade de desmontagem posterior. A peça serve para fazer uma amarração roscada e excêntrica, permite criar uma fixação móvel, destacável e monobloco.
As porcas para móveis são amplamente utilizadas na fabricação de móveis de cozinha e armários, bem como na montagem de estrados e sofás. O hardware garante a resistência e durabilidade da conexão e reduz bastante a probabilidade de quebra da rosca durante a operação.
O hardware é usado em combinação com alguns outros elementos, em particular, com parafusos. Assim, suas dimensões e parâmetros de projeto devem coincidir completamente em rosca e diâmetro, caso contrário, será impossível garantir um estado estático confiável ao usar móveis.
Visualizações
Os fechos com furo passante são amplamente utilizados na indústria moveleira, enquanto as porcas para móveis podem variar no formato, assim como nos parâmetros da rosca interna. O hardware mais comum é a porca sextavada, seu design tecnológico permite o movimento rotacional de forma progressiva, uniforme, sem exigir esforço físico especial no tensionamento.
As porcas podem ser confeccionadas em multi-faces, ter rosca trapezoidal ou métrica. Diâmetros diferentes tornam as porcas de móveis únicas - isso permite que sejam utilizadas em qualquer trabalho, mesmo quando o peso da estrutura é estritamente limitado.
Existem vários tipos populares de nozes à venda que são usados na fabricação de móveis.
- Esférico - o modelo é uma porca sextavada típica com uma superfície externa de tampa e um plugue em uma extremidade do orifício roscado. É usado em montagens destacáveis. A tampa ajuda a fechar parafusos e outros elementos salientes, reduzindo assim o risco de ferimentos durante o uso do produto, além de conferir ao design uma aparência estética.
- Porca de asa - fixadores com superfície externa nivelada, a rosca posterior pode ter passo fino ou grosso. Um traço característico é considerado uma forma não padronizada, que se assemelha um pouco às orelhas de um Cheburashka, através das quais o aparafusamento é realizado. O trabalho com essas nozes pode ser realizado exclusivamente à mão.Esse hardware é indispensável para apertar firmemente os módulos de móveis em um espaço limitado.
- Usovaya - essa porca é feita com pequenos tentáculos na flange, este recurso de design permite que você exclua o enrolamento durante a instalação da estrutura do móvel.
Os mais populares são as porcas marteladas, encaixadas e escareadas para móveis.
Martelado
Essas nozes são usadas principalmente na produção automatizada de móveis e não têm uso generalizado na vida cotidiana. Na fábrica, é feito um furo de diâmetro adequado na estrutura, após o qual a porca é martelada.
Isso garante uma montagem precisa e alta velocidade de trabalho.
Mortise
Esses acessórios para móveis são fabricados em aço inoxidável zincado e resistente à corrosão. Externamente, este design se assemelha a uma manga, enquanto a rosca interna permanece plana. Um disco de metal com um orifício na extremidade é fornecido. Este design permite que você segure firmemente a ferragem no material e evite o risco de torção durante o processo de aperto. Exigido amplamente para fixação unilateral.
Escondido
Porcas de móveis escondidas desempenham um papel especial em toda a variedade de ferragens. Sua estrutura proporciona a fixação mais durável na montagem de blocos de móveis de qualquer tipo. A porca escareada parece uma pequena barra com uma rosca fêmea do tipo métrico. O chapéu é semicircular, decorativo. Todos os elementos são fabricados em aço galvanizado resistente à corrosão. Os modelos são indispensáveis para a montagem de mesas, assim como camas e armários, distingue-se pelo aspecto decorativo - as ferragens são quase invisíveis no exterior dos móveis, pelo que são frequentemente utilizadas na fabricação de armários.
Dimensões (editar)
As porcas para móveis estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos. Os mais populares são M6, M8, M10 - são utilizados com mais frequência na fabricação de móveis.
Além do mais, as porcas М5 e М12 encontraram sua aplicação em obras de construção.
Observe que, de acordo com o GOST atual, o diâmetro da rosca métrica é indicado na designação da porca.
Dicas de Seleção
Os produtos de hardware são apresentados no mercado em uma ampla variedade. Aloque porcas "chaves de fenda", "barris", podem ser palhetas, cilíndricas, na forma de um hexágono, uma sapata, uma fenda, um pino e um engate.
Apesar disso, Nem sempre é fácil escolher o produto de fixação certo - esses elementos externamente simples têm suas próprias características de design, cada um deles desempenha suas próprias tarefas. Todos os elementos que conectam blocos individuais de estruturas de móveis podem variar não apenas em sua forma, tamanho e características do material, mas também nos parâmetros do fio. Por isso, ao adquirir este ou aquele fixador, é imprescindível ter em consideração as condições de funcionamento do móvel.
Para simplificar a escolha, os fabricantes introduziram uma classificação de produtos de hardware, indicando o escopo de sua aplicação:
- porca de uso universal;
- fechos roscados de alta resistência;
- hardware para conexões de muitos recursos;
- fechos para rebitagem sem impacto.
Na escolha de um ou outro elemento de acordo com a classificação, devem ser levadas em consideração suas características estruturais e tamanho, a saber:
- diâmetro interno / externo da rosca - geralmente escrito em letras;
- passo da rosca - comprimento entre as partes laterais do perfil, medido paralelamente à direção do eixo da rosca;
- o número de inícios de thread - calculado no final do hardware no local onde a etapa começa;
- parâmetros da rosca do parafuso - o tamanho do movimento axial da porca por revolução.
O diâmetro do furo e os parâmetros da cabeça também são importantes.
Ao escolher o hardware, grande importância deve ser dada ao material de que as porcas são feitas. Sua durabilidade e resistência dependem, respectivamente, da praticidade e segurança da conexão. Os produtos de alta qualidade devem ser resistentes a rasgos e flutuações de temperatura.
Na indústria moveleira, predominam as porcas roscadas do tipo métrico, com baixo índice de refugo e alta resistência ao desgaste.
Importante. Também é aconselhável testar a qualidade do produto de hardware na loja. Isso pode ser feito usando uma chave de boca padrão, selecionada de acordo com o tamanho da porca, ela deve primeiro ser apertada e depois desparafusada.
Regras de fixação
A instalação de qualquer porca de móvel não é difícil; na verdade, é um processo unilateral. O mais importante na obra é respeitar a sequência de ações estabelecida, isso evitará a deformação da rosca, bem como a quebra do parafuso.
Durante a instalação, geralmente é usada uma ferramenta de porca de tamanho adequado; se você apertar sem ela, haverá um alto risco de tensão de força desigual. Os principais requisitos para apertar a porca são os seguintes:
- a porca ao local de pouso deve ser aparafusada frouxamente, é possível manualmente, evitando hesitações, a instalação final é feita com chave;
- no processo de torção da ferragem, a extremidade deve ficar exatamente perpendicular à direção da haste axial, não sendo permitida a presença de buracos e rugosidade;
- no caso de alongamento do parafuso, o processo de aperto deve ser mantido sob controle, neste caso a chave é girada de acordo com o ângulo de rotação da porca.
Antes do início da ligação da estrutura, é necessário completar um conjunto completo de todos os elementos de hardware, para se certificar de que são compatíveis quanto ao tipo de revestimento protetor, tipo de aço e características mecânicas. No mesmo estágio o tipo de instalação, a prontidão dos assentos, bem como a estética geral da conexão final devem ser levados em consideração.
Depois de concluída a preparação da superfície e da própria ferragem, é necessário limpar a graxa, verificar o funcionamento da rosca funcional. Se forem encontradas áreas danificadas, limpe-as cuidadosamente e faça uma inspeção visual para determinar a precisão da adesão das superfícies a serem unidas.
O aperto direto da porca começa com o seu assentamento no módulo de madeira e o aperto inicial em cerca de 75%. A seguir, é necessário certificar-se de que não há folgas em toda a circunferência e se o mestiço estiver posicionado corretamente, realizar o aperto final da porca.
Ao realizar a instalação, é importante respeitar as normas de segurança.
Conselho: na verdade, nem sempre é possível criar um aperto de alta qualidade de uma conexão roscada, portanto, os especialistas aconselham usar uma chave de serviço encurtada para porcas de tamanho compacto e uma chave de 12-15 cm com uma alça para grandes nozes.
O vídeo a seguir fala sobre os tipos de nozes.
O comentário foi enviado com sucesso.