O que é uma contraporca e como usá-la?
Uma contraporca pode ser considerada qualquer porca aparafusada em cima de outra já instalada. Ela para ou, como se costuma dizer, contra-ataca o primeiro, impedindo-a de se torcer, pelo que recebeu o nome correspondente. Tal peça evita que as conexões se afrouxem devido ao atrito que ocorre entre as porcas e é utilizada onde é possível a vibração dos conjuntos, principalmente em casos de movimento significativo ao longo do parafuso. Existem duas maneiras de instalar esses produtos - antes ou depois da porca principal. No primeiro caso, ele assume parte do estresse mecânico e, no segundo, redistribui a carga de maneira uniforme.
O que é e para que serve?
Muitos estão interessados no que é uma contraporca e qual é o princípio de operação desse dispositivo. Este é um dispositivo muito simples e qualquer porca que atue como rolha pode cumprir a sua função. Durante a instalação, duas porcas são aparafusadas em uma unidade, o que evita o auto-desenroscamento das peças sob condições de vibrações constantes, outras cargas ou se você precisar de uma fixação contínua.
O produto especial é mais fino, o que torna a produção mais barata. Eles são feitos de materiais diferentes, produtos semelhantes têm diferenças no passo da rosca, diferem no número de fios. As peças podem ser cônicas e ter ranhuras. Suas diferenças são determinadas por GOST. Tais produtos são fáceis de selecionar de acordo com as características da conexão, bem como do ambiente que a afeta.
O uso de contraporcas é uma operação simples e eficaz que fixa de forma confiável juntas vibratórias de conjuntos contra o desenrolamento espontâneo. Mas existem algumas desvantagens, ao apertar a porca de travamento, as dimensões da conexão aumentam, enquanto a estrutura se torna pesada e pesada.
Áreas de uso
Se o encanamento, o aquecimento, o encanamento exigirem conserto, é difícil fazer sem contraporcas. É necessário ao realizar tal trabalho:
- reparo de oleodutos;
- vedação de conexões;
- substituição de acessórios e válvulas;
- instalação de radiadores de aquecimento.
Por exemplo, ao reparar aquecimento, o algoritmo de ações será o seguinte.
- Primeiro, uma contraporca é aparafusada no rodo roscado.
- Em seguida, o acoplamento ou bloqueio de esfera é aparafusado na tampa do radiador.
- Depois disso, desparafuse a porca de travamento.
- É utilizado para vedar a conexão com o acoplamento ou torneira.
Para um propósito semelhante, use esta parte ao instalar o filtro e para o mixer. Nessas obras, os selantes costumam ser utilizados na forma de linho sanitário, fita FUM, fio de teflon ou outros materiais.
O que eles são?
Externamente, as contraporcas se assemelham a uma porca normal. É um hexágono com um orifício no qual o fio é cortado. Com uma rosca interna, a contraporca é considerada cilíndrica. Se a rosca for externa, a peça é cônica. Por exemplo, um modelo de encanamento tem uma rosca cilíndrica. Geralmente é instalado antes do principal. Isso leva ao puxão da linha e à redistribuição do estresse. Este trabalho evita o vazamento de conexões.
Porcas de travamento de encanamento flangeadas fornecem ainda maior estanqueidade. Essa conexão é muito mais forte e parece mais esteticamente agradável. Nesse caso, o flange é mais articulado com as bordas da junta.
Esses produtos são feitos de várias maneiras:
- cortar de um hex com um torno;
- estampagem de uma folha de metal;
- por fundição.
Uma opção mais econômica são os produtos estampados.Os modelos fundidos são considerados da mais alta qualidade. Eles fazem hardware de diferentes materiais. A maioria deles é feita de aço. A peça pode ser preta ou galvanizada, e também galvanizada ou inoxidável. Além disso, pode ser:
- aço;
- latão;
- alumínio:
- de ligas à base de latão;
- cobre;
- titânio;
- ferro fundido.
Essa diversidade se deve à finalidade e às diferentes condições do ambiente de aplicação. Para um ambiente não agressivo, geralmente é usado ferro fundido. No caso de o ambiente ser agressivo, é aconselhável o uso de latão. Esse sistema vai durar muito mais devido à sua maior resistência anticorrosiva.
Dimensões (editar)
Devido ao uso frequente desses produtos e sua ampla gama de aplicações, eles podem ser de diferentes tamanhos. Seus parâmetros devem corresponder ao diâmetro do tubo e ao tipo de elementos de conexão:
- para tubos finos, as seguintes dimensões são aplicáveis: DN 6, 8, 10 mm;
- mais procurados são os diâmetros médios de 15 mm (1/2 "), 20 mm (3/4"), 25 mm;
- para gasodutos e gasodutos, são adequados os seguintes modelos: 32 mm 40, 50 e 65 mm.
Ao escolher um produto com a polegada desejada, é preciso levar em consideração o tamanho da rosca da porca, caso contrário o efeito será mínimo. Eles são feitos de materiais diferentes de acordo com os convidados diferentes e diferem nas peculiaridades da escultura. A contraporca GOST 8968-75 pode ser galvanizada e não galvanizada, começando com 8 mm (M8) e terminando com 100 mm.
Dicas operacionais
A instalação correta das unidades de conexão deve ser realizada de acordo com uma série de requisitos.
- O torque de aperto do parafuso e da porca deve ser máximo, isso evitará a possibilidade de auto-afrouxamento das conexões.
- O assentamento correto das partes articuladas deve estar livre de distorções e distorções.
- Se a conexão for apertada, gaxetas deformáveis devem ser usadas.
- As peças são apertadas com esforço uniforme e moderado, por meio de torquímetros.
- A força de aperto é controlada pelo tamanho do comprimento da conexão ou pelo ângulo de rotação da chave.
- Quando for necessário apertar a porca de travamento, é necessário garantir que seu movimento ao longo da conexão roscada até o ponto de fixação seja livre.
- Se a porca se soltar durante a instalação, significa que sua rosca não corresponde às dimensões exigidas e pode quebrar durante a operação. Para evitar que isso aconteça, ele deve ser removido e substituído.
A instalação da porca começa com o pré-aperto. Então, toda a assembléia é montada. Em seguida, a contraporca deve ser desparafusada e apertada com uma força de 2/3 da tensão total até que esteja conectada às partes principais e à porca. Só então ele pode ser apertado até o ângulo de rotação total do projeto. Ao trabalhar com produtos de pequeno diâmetro, é necessário usar chaves de serviço curtas, usando uma mão e aplicando um esforço igual a 30 quilos.
Para trabalhar com grande diâmetro, propõe-se usar chaves longas e girá-las com as duas mãos, aplicando um esforço de cerca de 50 kg, mas não é aconselhável alongar a alavanca.
O próximo vídeo explica como escolher uma contraporca.
O comentário foi enviado com sucesso.