Como remover uma porca com pontas e roscas descascadas?

Contente
  1. Causas do problema
  2. Como desparafusar?
  3. Recomendações

Os momentos mais desagradáveis ​​da vida cotidiana ou no trabalho não são os processos de conserto de algum equipamento em si, mas os problemas que surgem ao desmontar seus componentes e mecanismos. As dificuldades são encontradas com mais frequência ao desmontar conexões feitas com parafusos e porcas. Considere os motivos que o impedem de desparafusar a porca do prisioneiro ou parafuso e também encontre maneiras de resolver esse problema.

Causas do problema

Vários fatores podem ser as principais causas de dificuldade na remoção de nozes.

  • O impacto dos processos corrosivos no metal dos fixadores. Tudo depende do tempo e da intensidade da ação da corrosão: quanto mais longo e mais ativo o processo ocorre, mais problemas com a desmontagem dos fixadores. Neste caso, a rosca das peças de acoplamento está quebrada, as bordas da porca podem ser desbastadas com ferrugem e, além de tudo, as partes da rosca podem aderir firmemente (grudar) umas nas outras devido ao corrosivo complexo e fenômenos físico-químicos que ocorrem no equipamento de trabalho.
  • O uso de uma ferramenta de baixa qualidade ou uma ferramenta destinada a finalidades completamente diferentes. Freqüentemente, kits de ferramentas para conserto de automóveis ou necessidades domésticas são comprados a preços de barganha nas mãos, em mercados, em lojas de peças de automóveis. Mas você precisa entender que um conjunto de uma boa ferramenta não pode custar 500 rublos. Como resultado, verifica-se que as chaves em tal conjunto são feitas de metal macio de baixo grau, portanto, ao apertar ou desapertar os fechos, mesmo com uma ligeira aplicação de força, as peças de trabalho (chifres) são deformadas e começam para não corresponder ao tamanho especificado da ferramenta. O resultado são as bordas arrancadas da porca. O mesmo acontece se você usar para tais manipulações não chaves destinadas a isso, mas, por exemplo, um alicate ou uma chave de gás.
  • A conexão aparafusada usou uma porca de metal leve ou aço de baixo grau que não é adequada para o fixador. Mesmo quando um pequeno esforço é aplicado, as bordas da porca muitas vezes se soltam e não funcionará para desparafusar a porca lambida com uma chave comum.
  • Ao apertar ou desapertar a porca, foi aplicada uma força que excedeu significativamente o permitido para esta conexão. Como resultado, duas opções problemáticas podem acontecer: bordas rasgadas ou fios quebrados. Existe uma terceira opção, mas não é menos problemática do que as duas primeiras. Muitas vezes acontece que os dois problemas de funcionamento ocorrem ao mesmo tempo devido a um efeito aprimorado no aperto da conexão roscada - e as bordas são removidas e a linha se quebra.

As razões para os problemas são claras, agora vamos considerar as opções para resolvê-los.

Como desparafusar?

Para todos os casos em que não é possível remover uma porca de um parafuso ou pino pelas razões indicadas acima, existem maneiras práticas de remediar a situação. Será útil aprender sobre eles para motoristas e outras pessoas que têm que lidar com o reparo de equipamentos.

As bordas estão arrancadas

As seguintes ferramentas podem ajudar aqui:

  • uma cabeça de tamanho adequado (especialmente nos casos em que nem todas as arestas das arestas da porca são arrancadas);
  • chave de gás;
  • alicate ou alicate (com pequenos fechos);
  • Extrator especial para nozes com bordas descascadas.

Se essas ferramentas não atenderem à tarefa, medidas mais demoradas precisam ser aplicadas:

  • restaure as bordas lixando com uma lima ou cortando com um amolador (você obterá uma borda turnkey de tamanho menor);
  • soldar outra em uma porca com bordas laminadas - com limites de borda claros;
  • quando o problema está nas bordas rasgadas do pino ou do parafuso, você pode soldar um pino T à cabeça desses fixadores e usar uma alavanca para tentar desparafusá-los.

Fechos enferrujados

Às vezes é possível desparafusar as partes enferrujadas dos fechos depois de bater neles com um objeto pesado, bem como embeber a ferrugem com querosene ou meios especiais.

Além disso, você pode aquecer rapidamente a porca com um ferro de soldar ou um secador de cabelo de construção e tentar desparafusá-la sem esperar que o pino ou parafuso aqueça.

Fio quebrado

Em casos com roscas descascadas, nem as ferramentas nem todas as medidas de reparo descritas acima para bordas descascadas e ferrugem podem ajudar. Se houver acesso livre às áreas problemáticas, uma ferramenta especial chamada cortador de porcas pode ser útil. Com sua ajuda, a porca com a rosca desencapada é dividida ao meio e removida do parafuso, e uma nova é então aparafusada em seu lugar. Se a rosca do pino estiver quebrada, será necessário remover completamente a conexão.

Às vezes, a rosca se quebra no pino do parafuso ou no grampo do meio, de forma que a porca não se solta completamente, pois a área danificada interfere nisso.

Este problema pode ser facilmente resolvido - o grampo de cabelo ou pino é cortado junto com a linha arrancada.

Infelizmente, muitos dos métodos mencionados não são adequados para resolver esse problema em um local de difícil acesso. Nesses lugares, na maioria das vezes medidas drásticas são tomadas - ou eles cortam os fixadores completamente ou os desmontam em partes (por exemplo, eles cortam a porca e então perfuram um pino ou grampo de cabelo).

Recomendações

A melhor maneira de evitar esses problemas com fixadores roscados de peças e conjuntos é tomar medidas preventivas periodicamente. Por exemplo, os fixadores localizados em locais de difícil acesso ou em condições operacionais difíceis devem ser periodicamente “estimulados” - destorcidos e depois parafusados ​​de volta no lugar.

Além do mais, durante os reparos, é imperativo lubrificar todas as conexões roscadas com grafite ou outra graxa especial. Tal medida evitará a ocorrência de processos de corrosão nas juntas, bem como, caso seja necessário, facilitará seu desmonte.

Sempre use uma chave de torque ao apertar as porcas. Para muitas conexões roscadas em um carro ou outro equipamento crítico, os torques de aperto são prescritos nas instruções.

Essas recomendações não devem ser negligenciadas, caso contrário, você pode não apenas arrancar as roscas ou bordas do fixador, mas também quebrar uma parte ou parte mais valiosa do mecanismo.

Ao desmontar parafusos e pinos com solda ou retificadora, todas as medidas de segurança devem ser levadas em consideração. Deve-se lembrar que negligência no trabalho com tais unidades pode causar ferimentos pessoais, bem como incêndio em equipamentos com óleo e gasolina.

Feito o reparo do equipamento, substitua todos os velhos, enferrujados, tortos ou com fios e arestas quebrados por novos fixadores. Não economize com essas ninharias, respeite seu trabalho e o tempo que possa ser necessário em reparos posteriores.

Como é fácil desparafusar uma porca lambida, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário