O que são nozes e como são?
Na execução de vários trabalhos de construção, é utilizado um grande número de todos os tipos de fechos, incluindo porcas. Eles podem ser feitos de várias maneiras. Esses fechos são geralmente feitos de uma base de plástico ou metal. Hoje falaremos sobre as características desses produtos, suas principais variedades e características.
O que é isso?
Os produtos são fixadores com orifícios roscados. Eles tornam possível fazer uma conexão dobrável usando um pino, parafuso ou parafuso. Além disso, as peças deste tipo têm uma parte estrutural especial para a transmissão de torque.
Todas as nozes têm sua própria marcação, o que também reflete a classe de força.
Cada modelo de tais fixadores só pode ter valores dimensionais estritamente definidos, que são indicados nos padrões GOST relevantes.
Esses fechos são amplamente usados em vários campos. Em primeiro lugar, são utilizados em diversos trabalhos de montagem mecânica, na indústria automóvel. No processo de fabricação, as peças são frequentemente cobertas com compostos de proteção especiais, que irão melhorar significativamente suas propriedades e formar uma conexão mais confiável e durável.
Como eles são diferentes das arruelas?
Em primeiro lugar, a porca será diferente de uma simples arruela por ter uma superfície rosqueada na parte interna, pois o elemento serve para fixar diferentes peças, a arruela atua como uma gaxeta ou isolante.
Além disso, as porcas sempre têm bordas do lado de fora, elas são uma parada para a chave. Não há arestas na pastilha, geralmente tem uma parte externa simples e lisa. A primeira parte é geralmente feita de metal, a segunda é feita de metal, borracha e plástico.
Visão geral da espécie
Existe uma grande variedade desses fechos. Vamos considerar alguns deles separadamente.
Hexagonal
Esses modelos são considerados os mais populares.
Para apertar essa peça, você precisará de chaves especiais.
As faces laterais dos fixadores são consideradas o principal elemento estrutural que afeta o torque e também a fixação dos componentes estruturais nos pontos de fixação.
No mesmo conjunto com tais amostras hexagonais, como regra, existem diferentes tipos de parafusos, pernos ou pinos roscados. Junto com a porca, esses produtos formam uma conexão forte e durável.
Arruelas de diferentes espessuras e diâmetros às vezes podem ser usadas para fornecer vedação adicional.
As opções hexagonais são geralmente feitas de vários tipos de aço de alta qualidade, uma vez que esse material é o mais durável, confiável e duro. Em alguns casos, também são utilizadas amostras de plástico. Eles devem ser usados ao unir estruturas que não se destinam a suportar cargas excessivas.
Os modelos desse tipo podem ser divididos em várias variedades distintas. As principais características e requisitos para a produção de porcas encontram-se na norma DIN 934.
Coroado
Esses tipos de porcas têm ranhuras na parte superior. Esses fixadores são usados para formar conexões em áreas críticas.
Eles têm como objetivo principal prevenir o auto-desenrolamento.
Os espécimes coroados parecem hexágonos regulares. Mas, ao mesmo tempo, eles têm fendas serradas verticalmente. Essas variedades são particularmente difíceis de fabricar.
O principal documento regulamentar segundo o qual a produção de porcas acasteladas e de porcas baixas com fenda é realizada é GOST 5918-73. Também é usada a norma europeia DIN 935. Os fechos deste tipo distinguem-se por um maior nível de resistência. Na maioria das vezes, eles são produzidos em duas versões: baixo e regular.
Os modelos de coroa são aparafusados em parafusos, pinos ou parafusos que correspondem aos seus valores dimensionais. Eles são predominantemente fabricados em aço carbono e aço inoxidável.
Freqüentemente, um revestimento especial de zinco é aplicado em sua superfície.
Cápsulas
Essas variedades são obtidas nos casos em que é necessário fazer uma conexão roscada limpa e confiável. São produtos de metal equipados com uma tampa esférica especial.
Essas nozes são consideradas decorativas.
Se necessário, pode-se aplicar tinta em sua superfície.
Durante o processo de fabricação, os produtos passam por um processo minucioso, devido ao qual adquirem especial resistência à corrosão.
A tampa esférica permite fechar completamente todas as rebarbas e outras irregularidades. O GOST 11860-85 assume dois designs de partes da tampa: esférica e mais plana. Eles serão diferentes na profundidade da tampa. A segunda opção exigirá o ajuste mais preciso do comprimento dos parafusos.
As porcas de cobertura raramente são instaladas junto com as arruelas, porque a carga na junta acabada geralmente é mínima, então não há necessidade de usar elementos adicionais.
Esses fixadores podem ser feitos de aço inoxidável, aço carbono, aço de liga, base de latão, metais galvanizados. Mas você também pode encontrar modelos feitos de plástico durável, essas opções devem ser usadas na criação de vários móveis.
Esses modelos são usados para um hexágono padrão. Essas variedades de surdos ajudam a formar as articulações mais fortes e duráveis de vários materiais.
Quadrado
Amostras deste tipo também são aparafusadas em pinos, parafusos ou pernos. Eles se distinguem por um formato de cabeça não padronizado que permite segurar os fixadores com segurança sem o uso de ferramentas.
Amostras quadradas devem ser usadas nos casos em que for necessário criar a conexão mais durável e confiável da estrutura. Esses fechos de gaiola, em comparação com os tipos hexadecimais padrão, possuem uma superfície maior, que está necessariamente em contato com a parte a ser fixada, o que proporciona máxima resistência ao afrouxamento.
Na maioria das vezes, as porcas quadradas são fixadas imediatamente com arruelas planas para evitar que as arestas vivas as danifiquem e aumentem significativamente o nível de resistência e confiabilidade. Essas variedades podem ter fios finos, médios ou grossos. Freqüentemente, é coberto adicionalmente por uma camada de zinco amarelo ou transparente.
Os espécimes quadrados são bastante fáceis de consertar. Além disso, será conveniente trabalhar com eles em um espaço confinado.
Para prendê-los, você pode usar não apenas chaves, mas também alicates.
Porcas de asa
Esses tipos de porcas são usados para criar conexões fortes sem a necessidade de ferramentas. Os fechos deste tipo são elementos com duas pétalas na parte superior.
Eles atuam como suportes quando o fixador é apertado ou desparafusado.
As porcas de orelhas são geralmente feitas de aço inoxidável durável e de alta qualidade. Eles podem ser fixados com arruelas e pinos, permitindo que você forneça a conexão de materiais mais durável e forte.
Esses fechos são feitos de latão, ferro fundido e aço. Eles podem ser produzidos tanto por forjamento quanto por fundição. Os produtos são utilizados principalmente na construção naval, montagem de automóveis, submarinos. Eles serão capazes de reter todas as suas propriedades e aparência mesmo em contato constante com água ou com componentes químicos agressivos. Variedades com orelhas ligeiramente arredondadas são chamadas de alemãs. Os modelos com formato retangular são chamados de americanos.
Com flange
Essas instâncias parecem uma porca sextavada simples com uma ligeira expansão na parte inferior. Além disso, pode ter entalhes especiais que evitam que as peças se soltem. Os modelos flangeados geralmente estão disponíveis em aço inoxidável ou aço carbono.
Amostras flangeadas podem ser feitas com ou sem revestimento protetor. Na primeira variante, na maioria das vezes a superfície é submetida a um tratamento galvânico, durante o qual é coberta com uma fina camada de zinco. Proporciona, entre outras coisas, a resistência especial do material à formação de corrosão.
O uso de porcas flangeadas acelera muito a montagem de vários projetos porque não leva tempo para fixar a arruela.
O diâmetro do flange deve ser maior do que o diâmetro do próprio fixador.
Com fenda
Os fechos com fenda são um anel de metal. Ao mesmo tempo, uma rosca é aplicada ao furo interno e ranhuras especiais são aplicadas à superfície externa, que são formadas com uma tupia. Esses produtos para conectar estruturas são fixados com uma chave de tamanho apropriado.
Essas nozes são amplamente utilizadas em uma ampla variedade de indústrias. Na maioria das vezes, eles são usados para trabalhar com acoplamentos, rolamentos. Os fechos podem suportar facilmente cargas de peso significativas.
Amostras com fenda podem ser usadas mesmo em ambientes agressivos.
Para sua fabricação é utilizado latão ou aço inoxidável. Eles podem ser revestidos com compostos de proteção especiais: revestimento de níquel ou revestimento de zinco.
Em forma de T embutido
Esses espécimes devem ser usados ao trabalhar com madeira. Eles permitirão que você segure as peças de trabalho na máquina de maneira confiável durante o processamento. A base de tais modelos tem uma forma redonda simples. Os fechos também têm uma parte interna roscada.
Escondido
Essas instâncias são instaladas diretamente dentro da estrutura. Esta montagem é particularmente durável e durável. Variedades secretas são usadas com mais frequência na criação de peças de mobília, fixação de materiais em folha. Estas porcas têm forma cilíndrica, existindo um elemento roscado na sua parte interna.
Cônico
Esses modelos têm a forma de um fixador cônico, no interior do qual é aplicada uma rosca com espiral. Por outro lado, a peça pode ser tanto fechada como aberta.
Os elementos cônicos costumam ser totalmente apertados à mão.
Eles encontraram sua ampla aplicação na engenharia mecânica. Os fixadores são criados a partir de vários tipos de aço. Em sua superfície são aplicados revestimentos protetores especiais, que permitem o uso de compostos prontos para uso em condições de alta umidade ou em ambiente agressivo.
Presser
Essas porcas são utilizadas para o esmeril, proporcionam uma fixação segura do rebolo.
Amostras especiais de fixação rápida também são diferenciadas separadamente. Estes últimos são feitos dos tipos de aço mais duros e da mais alta qualidade, eles ajudam a remover as rodas de trabalho com apenas um movimento da mão.
Nozes de olho
Essas instâncias são criadas com um furo passante roscado (polegada ou métrico). Nela é aparafusado um prendedor do tipo haste, de modo que é obtida a fixação mais forte.
As porcas com olhal diferem porque sua parte rosqueada está localizada em ângulos retos com o plano do anel de metal.
Este recurso permite torcer a peça por meio de uma alavanca.
Freqüentemente, essas porcas são combinadas com parafusos com olhal. Esses produtos tornam mais fácil suportar as cargas mais pesadas. Via de regra, para a produção de tais elementos, é utilizado aço carbono, que possui maior resistência a extremos de temperatura e umidade.
Press fit
O modelo de encaixe por pressão também é chamado de porca de pressão. Essas instâncias são usadas para trabalhar com material de folha de metal. Externamente assemelham-se a fechos simples, mas ao mesmo tempo são fornecidos com uma pequena projeção em forma de cone inverso com anel.
Esses produtos também são dotados de pequenos dentes que evitam que a peça se solte. Algumas variedades são realizadas com dentes flutuantes.
Os fechos antivandalismo especiais devem ser anotados separadamente. Eles se parecem com uma peça com uma rosca interna e um orifício especial na cabeça. Alguns deles são feitos com uma configuração fora do padrão que evita que a peça se solte.
A versão à prova de vandalismo pode ser consertada com chaves e chaves de fenda. As peças são freqüentemente usadas em elevadores, entradas e transporte. Esses produtos devem ser feitos dos tipos de aço mais resistentes e duráveis.
Separadamente, deve ser dito sobre porcas de rebitagem especiais. Esses fechos têm uma aparência muito semelhante a rebites simples, mas ao mesmo tempo são caracterizados por uma parte interna roscada. Os espécimes são amplamente utilizados na construção industrial.
Para instalar a porca, você terá que usar uma poderosa broca manual com um grampo de cabelo métrico de tipo móvel.
Porcas soldadas especiais são fixadas permanentemente à estrutura, após o que um parafuso também é aparafusado lá. Esta opção é ideal para paredes finas que não permitem um furo de parafuso roscado.
Todas as variedades acima podem ser divididas em dois grandes grupos: polegadas e métricas. Na primeira opção, os diâmetros dos fixadores serão indicados em polegadas, no segundo caso - em milímetros.
Materiais (editar)
Esses fechos são feitos de materiais diferentes.
- Aço. Ao criá-los, utiliza-se aço inoxidável, carbono e liga de aço. Este metal é caracterizado por alta resistência, dureza, densidade, resistência à corrosão, bem como resistência ao calor e resistência ao calor. Os materiais de aço se prestam bem ao corte e processamento. Eles também diferem na soldabilidade, o que, em última análise, permite que você obtenha a conexão mais confiável.
- Latão. Este metal também possui boa resistência à corrosão, ambiente agressivo, água. As ligas de latão são bastante fáceis de usinar e têm boa resistência e densidade. Além disso, esses substratos de metal são frequentemente feitos com adições adicionais de ferro, estanho e níquel.
- Plástico. Em comparação com as duas opções anteriores, as porcas de plástico são muito menos duráveis, portanto, devem ser usadas apenas para estruturas que não estarão sujeitas a altas cargas de pressão e peso.
- Cobre. Esta opção não é freqüentemente usada para criar fixadores de porca. As bases de cobre não podem se orgulhar de força e dureza suficientes. Mas, ao mesmo tempo, eles praticamente não corroem. O cobre é caracterizado por um alto grau de ductilidade. Este material deve ser utilizado na fabricação de fechos decorativos.
Dimensões e peso
Esses valores estão indicados na etiqueta do produto. Eles devem corresponder aos valores de acordo com GOST. O tamanho da porca é a distância entre duas faces paralelas.
Os mais comuns são amostras com dimensões de 10, 12, 14, 16, 18, 20 mm. O peso dos fixadores também pode variar significativamente, dependendo do material do qual são criados, do tamanho e do tipo de revestimento protetor.
Deve ser lembrado que as variedades de alta resistência têm uma massa maior do que os modelos simples.
Como apertar corretamente?
Para que a conexão seja o mais confiável e durável possível, os fixadores devem ser apertados corretamente. Para isso, prepare todas as ferramentas necessárias com as quais as peças comecem a apertar gradativamente.
Neste caso, no momento de apertar, você deverá se certificar de que não exagere. Caso contrário, isso pode levar ao fato de que a conexão concluída perderá sua integridade e será interrompida em breve.
A técnica de fixação das porcas pode ser diferente dependendo do tipo específico de fixador.
Como desparafusar rapidamente?
Para remover a porca velha, você pode usar as mesmas ferramentas com as quais foram instaladas. Eles gradualmente desenroscam os produtos da estrutura.
Se a junção estiver corroída, primeiro é necessário tratar essa área com um solvente especial, às vezes usa-se fluido de freio, vinagre de mesa, limpador de carburador ou querosene.
Você também pode usar o método de aquecimento, caso em que precisará de uma tocha a gás, isqueiro ou maçarico. Como último recurso, apenas ferver água ajudará. Ao mesmo tempo, a porca está muito quente e eles tentam desparafusá-la com uma chave inglesa.
O comentário foi enviado com sucesso.