Tudo sobre porcas de asa
Uma porca borboleta é um elemento de fixação bastante peculiar, projetado para montar algo sem dispositivos e mecanismos adicionais, ou seja, usando apenas as mãos. Esse hardware recebeu seu nome pela presença de "orelhas", que eram semelhantes a chifres de carneiro. Girar as alças manualmente permite que você aperte ou, ao contrário, afrouxe a fixação. A primeira porca borboleta foi patenteada na Alemanha no início do século 20, por isso os fixadores com orelhas arredondadas são chamados de "alemães". Logo, uma versão modificada mais tecnologicamente avançada de um cordeiro de aço curvo foi patenteado nos EUA. Exteriormente, é fácil distingui-lo pelas orelhas quadradas - esta versão foi denominada "americana".
Peculiaridades
Ambas as variantes de porcas de orelhas são agora igualmente difundidas. Mas a evolução de tais fechos manuais não parou por aí: novas modificações aparecem, mas agora de materiais diferentes.
A principal característica técnica da porca borboleta é sua autossuficiência. Claro, usá-lo sem um parafuso ou pino é impossível, mas mesmo essas ferragens são selecionadas de forma a não usar uma chave ou chave de fenda para prendê-las. Por exemplo, um grampo de cabelo pode ser soldado ou ter um laço em vez de uma cabeça, com o qual é preso de forma móvel a um objeto ou peça. O parafuso também não deve ter uma cabeça de chave ou chave de fenda. Por exemplo, os parafusos usados na instalação de produtos de madeira podem ter uma cabeça arredondada e batentes especiais que, ao cortar na madeira, impedem a rotação ao apertar os fechos.
A porca borboleta combina o hardware de fixação e uma ferramenta para sua instalação. A necessidade de tal prendedor surge nos casos em que é necessário apertar ou afrouxar rapidamente a rosca do prendedor de uma parte removível, que não faz parte das estruturas de suporte. Encontrar uma chave inglesa ou chave de fenda levaria muito tempo. Ao mesmo tempo, o esforço de uma mão é suficiente para a fixação funcional sem dispositivos adicionais.
Dimensões (editar)
Conforme indicado pelo GOST 3032-76, as porcas borboleta diferem no material de fabricação e no tamanho. O principal parâmetro do qual todos os outros dependem é o diâmetro do furo roscado. Está em conformidade com os tamanhos e marcações de parafusos e porcas padrão da indústria.
O tamanho padrão mínimo é M3. Isso significa que o diâmetro da rosca do parafuso no qual essa porca pode ser aparafusada é de 3 mm. Vários tamanhos subsequentes de porcas de orelhas têm a seguinte aparência: M4, M5, M6, M8, M10, M12, M14, M16, M18, M20, M24.
É bastante esperado que as dimensões externas das porcas aumentem na mesma ordem. A maioria das porcas de orelhas de estilo alemão têm orifícios nas saliências. O objetivo dos furos não é apenas tornar a ferragem mais leve: alguns artesãos os utilizam para fixar a ferragem em uma determinada posição com um arame. Porém, mais frequentemente, um cabo ou fio de náilon é amarrado a eles para evitar a perda de hardware.
De acordo com o passo da rosca, as porcas borboleta são divididas em produtos com roscas grandes e pequenas, cujo passo é determinado pelo tamanho da ferragem. Apenas fios grandes têm cordeiros pequenos: M3, M4, M5, M6. As porcas M8 e posteriores estão disponíveis com ambas as roscas. Este fato deve ser considerado ao comprar fixadores. Se não houver experiência em determinar o tamanho da rosca, o pino ou parafuso no qual a porca deve ser aparafusada pode ser levado com você como uma amostra.
Porcas borboleta fechadas, que têm uma restrição no comprimento dos pinos nos quais devem ser aparafusadas, são muito menos comuns na venda. Os tamanhos de tal hardware começam em M6, nada menos. Normalmente não há opções de passo de rosca - uma rosca grossa padrão é cortada em todas elas.
Materiais (editar)
As porcas de orelhas são feitas de vários materiais. Os fechos de metal são tradicionais.
Devido às pequenas forças estáticas e dinâmicas que atuam nas juntas com essas porcas durante a operação, os aços carbono podem ser usados para sua fabricação. Essas ligas são relativamente fortes, seu custo é baixo, mas há uma desvantagem - elas corroem. Além disso, esses produtos nem sempre satisfazem os requisitos estéticos. Freqüentemente, revestimentos impregnados de óleo são aplicados a eles na tentativa de desacelerar os danos por corrosão. Por esta razão, os produtos de aço galvanizado são mais comuns, não apenas resistindo com sucesso aos processos corrosivos, mas também tendo uma aparência bastante apresentável. Além do zinco, outros metais não ferrosos podem ser usados para cobrir as porcas de orelhas de aço: cobre, níquel, estanho, prata e suas ligas.
As mais duráveis são as ferragens de aço inoxidável, porém, aliando resistência e estética, apresentam alto custo. Mas, uma vez que tais fechos removíveis nunca são usados em grandes quantidades, o uso de aço inoxidável é bastante justificado.
As propriedades únicas dos polímeros orgânicos levaram ao seu uso para a fabricação de fixadores com requisitos especiais, por exemplo, com maior resistência à umidade. Os fechos modernos para decorar casas de banho não requerem maior resistência, mas é necessária resistência à água. Portanto, aqui você não pode prescindir de porcas de plástico, que não exigem muito esforço durante a instalação, apertando com uma só mão.
Cordeiros amplamente utilizados em plástico rígido com núcleo de aço. Esses produtos são usados para consertar todos os tipos de equipamentos e dispositivos. Eles são relevantes onde é necessário desparafusar e apertar os fixadores com frequência, mas ao mesmo tempo o esforço é limitado pelas propriedades dinâmicas dos materiais.
Aplicativo
Como já foi mencionado, as porcas de orelhas podem ser encontradas onde não for necessário muito esforço, mas muitas vezes as estruturas leves precisam ser montadas e desmontadas.
Então, produtos de aço são usados para instalar filtros de combustível em alguns motores. Este elemento estrutural deve ser mudado com bastante frequência.
Além disso, eles podem ser vistos nas tampas dos tanques térmicos lacrados. As tampas devem ser abertas e fechadas várias vezes ao dia, sendo inadmissível danificar a junta de vedação, que garante o aperto, apertando demais as porcas.
O uso de tais produtos para fixar tampas de escotilhas, portas ou janelas seladas também se baseia nisto.
Em alguns casos, são usados prendedores de tipo fechado. (quando as orelhas das porcas são conectadas na forma de um laço de metal). Essas ferragens possuem um componente decorativo superior, portanto, podem ser utilizadas para consertar alguns eletrodomésticos.
Cordeiros galvanizados e de aço inoxidável podem ser vistos em estruturas de madeira desmontáveis. Por exemplo, cadernos de desenho ou cavaletes, que são atributos de artistas, têm várias peças ajustáveis e dobráveis. É impossível imaginá-los sem nozes de cordeiro brilhantes.
As porcas de asa são amplamente utilizadas em tripés de fotografia, iluminação de palco e amplificadores de som. A instalação e o ajuste de tais equipamentos são necessários muitas vezes, e seria muito inconveniente carregar chaves e chaves de fenda para isso.
Porcas de ajuste manual de grande porte, desenvolvidas a partir de porcas de orelhas, podem ser encontradas no design de cadeiras de escritório modernas.
Porcas borboleta de plástico do tipo fechado com núcleos de aço são usadas para montar alguns instrumentos de medição elétricos e equipamentos de rádio. Aqui, eles permitem isolar com segurança os elementos de fixação, evitando a possibilidade de curto-circuitos.
Já foi mencionado como os fechos de plástico macio são usados ao instalar o encanamento e outros equipamentos de encanamento. Mas deve ser esclarecido que nenhuma ferramenta pode ser usada com esse material, já que a força criada ao apertar com a mão é suficiente neste caso.
O próximo vídeo mostra como fazer uma porca de orelhas com as próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.