Como cultivar gatsania (gazania) a partir de sementes?
Gatsania é uma planta exótica que pode enobrecer qualquer área. Mas, como outros exóticos, requer um manuseio muito cuidadoso e uma abordagem cuidadosa. É hora de descobrir como cultivar esta planta a partir de sementes nas condições russas.
Qual a aparência das sementes
Para começar, convém esclarecer que gatsania e gazania são sinônimos apenas na fala do dia-a-dia. Do ponto de vista dos biólogos, gazania é um dos gêneros da família de plantas Asteraceae. Gatsania áspero é apenas uma das espécies deste gênero. Portanto, é importante não confundir essas safras, caso contrário, há um grande risco de comprar material de plantio não adaptado às condições russas. As sementes de Gatsania são aquênios de tamanho médio, cobertos de pêlos e com um "tufo" de cor cinza claro.
Tempos de semeadura ótimos
O plantio de sementes de gatsania deve ser feito o mais cedo possível. Nas regiões do Sul do país, o final de fevereiro é propício para esse procedimento. Nas regiões mais ao norte, é preciso esperar até a primeira década de março. Em qualquer caso, a diretriz será a suficiência de luz solar e a ausência da necessidade de destacar as mudas. Com essa abordagem, o transplante em terreno aberto pode ser planejado para o final de maio, mas há momentos em que as datas precisam ser alteradas.
Se for decidido cultivar flores de gazânia imediatamente em campo aberto, então não há nada impossível nisso. Mas tal procedimento é aceitável apenas em áreas com clima quente. Além disso, você terá que esperar 45-60 dias após a data usual de desembarque das mudas. Somente em abril ou mesmo no início de maio, as horas de luz do dia e a temperatura do ar atingem de forma constante os valores desejados. Claro, independente da época específica de semeadura, é preciso cuidar do preparo do solo.
Coleta de sementes
As próprias sementes de gatsania são bastante grandes e podem ser facilmente colhidas à mão. Mas há uma série de sutilezas e nuances que devem ser levadas em consideração. O amadurecimento das sementes leva aproximadamente 60 dias. Para que não se espalhem de forma imprevisível, Os especialistas aconselham cobrir a cápsula da semente com gaze em todos os lados.
Importante: se o jardineiro recebeu sementes, elas devem ser plantadas em 2 anos - caso contrário, a germinação será perdida.
Deve-se ter em mente que as sementes de gatsania podem não ter tempo de amadurecer durante o verão. Eles estão finalmente prontos apenas quando o tempo quente e seco é até outubro. Além disso, em variedades híbridas, a segurança das características varietais durante o cruzamento com sementes não pode ser garantida. Eles mostram as características das plantas originais usadas para hibridização. Mas alguns jardineiros não têm medo desse problema, especialmente porque qualquer portão parece atraente.
Como plantar e cultivar mudas
O cultivo de mudas de gatsania em casa só é possível em recipientes de grande profundidade. Assim que as sementes eclodirem, uma longa raiz começará a se formar. E se ele entortar ou quebrar em uma panela, pode haver problemas sérios.
O recipiente deverá ser coberto com uma tampa transparente. Para isso, você pode usar tampas de plástico e vidro ou feitas de policarbonato. Mas você pode fazer isso mais facilmente usando um filme plástico de celofane.
Certifique-se de ter cuidado ao drenar o recipiente. Caso contrário, as plantas semeadas podem simplesmente apodrecer.
Semear gatsaniya é necessário no solo com uma estrutura leve.Ao mesmo tempo, é desejável fornecer valor nutricional máximo. Recomenda-se retirar o solo de um canteiro de flores de jardim comum. Para melhorar suas características, vale a pena vaporizar o solo em banho-maria ou fervê-lo no forno por pelo menos 20 minutos. Depois disso, adiciona-se vermiculita e cinza de madeira. O papel das cinzas é prevenir a infecção fúngica. É importante conhecer outro truque: a vermiculita pode ser substituída por areia grossa.
Semear sementes de gatsania é facilitado por seu grande tamanho. Vários sulcos são preparados na superfície do solo. Sua profundidade deve ser muito rasa, pois tais faixas se destinam apenas ao planejamento da semeadura. As sementes são dispostas com um intervalo de 20 mm entre si. O espaçamento entre linhas é de 30 mm.
Polvilhe um pouco as sementes com uma mistura de solo arenoso. A espessura de sua camada não deve exceder um centímetro. O material imediatamente preenchido é pulverizado com água limpa. Um acelerador de crescimento diluído pode ser usado em seu lugar.
Às vezes, o chão está coberto de neve. Você pode até tirar do freezer se o tempo estiver quente lá fora. Quando a neve derrete na sala, ocorre a estratificação mais natural, mesmo combinada com a rega.
A germinação de sementes sob uma cobertura requer uma temperatura do ar de +18 a +20 graus. É melhor colocar o recipiente em uma janela iluminada. Todos os dias, a tampa é levantada levemente por um breve período, arejando o recipiente.
Se houver formação de condensação, ela deve ser limpa. A secagem completa do solo é inaceitável, assim como a umidade excessiva. Portanto, o melhor método de irrigação é usar um borrifador.
O cumprimento dessas condições permite que você espere pela germinação das sementes em média por 10-11 dias.
Uma boa alternativa é usar potes de turfa, ou seja, comprimidos especiais. Os comprimidos comprados ou feitos à mão são colocados na bandeja. Importante: a bandeja deve ser profunda. Coloque 1 semente no meio do comprimido. Em seguida, é germinado em uma estufa improvisada, conforme descrito acima. A vantagem dos comprimidos de turfa é que o mergulho é possível sem danificar as raízes e outras partes da planta.
Às vezes, o plantio de gatsania é desnecessariamente espesso. Nesse caso, as mudas certamente mergulharão. Em casos especialmente difíceis, o procedimento é realizado a partir do 15º dia de desenvolvimento. Mas, a cada oportunidade, os especialistas aconselham aguardar o aparecimento de uma folha verdadeira (ou melhor, duas). Recomenda-se mergulhar as mudas em bandejas fundas de iogurte ou copos descartáveis com volume de 0,5 litros.
mas ainda melhor para colher use os mesmos potes de turfa... São muito benéficos para as plantas cultivadas e, além disso, não agridem o meio ambiente. Antes do transplante, as mudas devem ser bem regadas. Os brotos são movidos pelo método de transferência. No novo recipiente, adiciona-se o solo que faltava, tudo é regado novamente e as mudas são enviadas para endurecer (idealmente, em uma loggia vitrificada, onde a temperatura é mantida não inferior a +12 e não superior a +15 graus).
Durante o cultivo de mudas, é necessário manter a temperatura de +23 a +26 graus. Assim que as folhas reais aparecerem, você pode reduzir este indicador para +20 graus durante o dia e para + 16-18 graus no escuro.
Alguns tipos de gatsania só podem ser cultivados por meio de estacas.
É melhor se o solo tiver acidez neutra (desvios para alcalinidade ou acidez são inaceitáveis).
Para que as mudas se desenvolvam normalmente, elas precisam de luz de fundo por pelo menos 12 horas todos os dias. Caso contrário, as plantas começarão a se esticar. Phytolamps ou lâmpadas diurnas ajudam a compensar a falta de luz. Você precisa usá-los de manhã e à noite. Normalmente, 4 horas de iluminação adicional são suficientes.
Quanto à enxertia, a dificuldade com essa técnica se deve à longa espera para a floração. Às vezes não dá tempo de acontecer antes do frio. Mas ainda usam mudas. E não apenas em relação a certas espécies raras.Este procedimento também é útil quando se planeja cultivar mudas dentro de casa.
É necessário um rebento lateral saudável e bem desenvolvido para as estacas.
A incisão é feita obliquamente com uma faca afiada. A folhagem inferior deve ser removida. É melhor se o broto tiver um "calcanhar" (esse é o nome da área engrossada na base). As estacas preparadas são tratadas com estimulantes de crescimento à sua escolha.
Em vez deles, às vezes são usados remédios populares, como:
mel;
suco de aloe vera;
solução aquosa de fermento.
As estacas assim preparadas são enterradas no solo em uma estufa. Deve ser bem umedecido e desinfetado. O enraizamento pode ser esperado se a temperatura for mantida em +18 graus e a umidade for de pelo menos 60%. A aeração e a limitação racional da rega ajudam a evitar o apodrecimento dos cortes.
É muito importante regar as mudas com uma solução insaturada de permanganato de potássio ou colocar inicialmente cinzas no solo.
As sementes de Gatsania às vezes são semeadas diretamente no solo no local de plantio permanente. Para selecionar as melhores mudas, várias sementes são colocadas nos buracos. No entanto, essa técnica é aceitável apenas nos meses de primavera, quando termina a geada. E mesmo assim, nas regiões do sul, apenas as primeiras variedades de plantas podem ser enxertadas.
O calcário do solo antes do plantio, idealmente, leva cerca de 3 horas. Importante: uma temperatura alta deve ser mantida neste momento. Antes de resfriar o solo, uma solução saturada de permanganato de potássio é adicionada. A imersão em peróxido de hidrogênio por três horas ajuda a acelerar a germinação das sementes. Quando os brotos são formados, o recipiente é movido para um local onde não haja correntes de ar.
Pouso em terreno aberto
Os arbustos maduros de gatsania atingem uma altura de cerca de 0,3 m. Portanto, plantá-los entre culturas mais altas significa perder de vista as plantas e perder sua vantagem decorativa característica. Além disso, para a própria cultura, a falta de luz não é nada bom. Deve-se lembrar que os arbustos terão 0,25 m de largura.
A época ideal para o transplante em campo aberto é o final de maio e os primeiros dias de junho.
Nas regiões do sul da Rússia, você pode se arriscar e realizar este procedimento de 14 a 30 de abril. Importante: à noite, durante o transplante, deve haver pelo menos +10 graus. Não devemos esquecer os requisitos para a iluminação do local. Eles são frequentemente ignorados pelos jardineiros - como resultado do bloqueio, eles param de florescer.
É necessário selecionar áreas com solo nutritivo. Neste caso, a drenagem das plantações abertas não é menos importante do que em vaso. A beleza tropical perecerá rapidamente se acabar em uma poça. Os canteiros de flores estão saturados com composições minerais ou húmus e, após o plantio, são completamente cobertos com cobertura morta.
Gatsania também pode ser cultivada em um vaso de jardim. Mas seu fundo deve ter furos para drenagem de água. É melhor colocar pedras grandes em cima. Substituí-los por espuma não é totalmente equivalente. Importante: para fazer essa safra vale a pena saturar o solo com turfa - vai deixar a água passar sem encharcar. Esta propriedade da turfa é muito útil, dada a precipitação deliberadamente não planejada no verão.
O tamanho das covas de plantio deve corresponder exatamente às dimensões dos vasos. É necessário transplantar plantas ali com um torrão de terra. Ao usar um comprimido de turfa, ele é transferido inteiro. É aconselhável cortar os copos descartáveis para facilitar a extração das raízes.
Gatsaniya só pode ser plantada em uma área escavada e fertilizada. Nele são feitos rebaixos com profundidade de 0,15-0,2 m.Uma folga de 0,25-0,3 m é deixada entre os furos.O indicador exato depende da variedade específica. Plantar muito perto interfere com o desenvolvimento normal das plantas.
As mudas terão que ser endurecidas. Regue quando faltar 1 ou 2 dias para o transplante. Todas as plantas são suavemente enroladas em buracos. É necessário garantir que não haja vazios e que o solo entre neles. Além disso, a terra é cuidadosamente compactada e regada.
Cuidado correto
Se será possível cultivar gatsania depende não só do plantio, mas também da partida.Apesar da origem africana desta cultura, definitivamente precisa de rega nos dias quentes. O curativo de cobertura é adicionado mensalmente à água (se necessário, é claro). A composição nutricional ideal é um conjunto padrão de minerais para plantas com flores. Você pode comprar em qualquer loja.
É aconselhável combinar a remoção de ervas daninhas de canteiros de flores com o afrouxamento da terra. Essas manipulações são realizadas após chuvas fortes ou irrigação potente. Se a crosta terrestre endurecer, as raízes de gatsania sofrerão com a falta de ar.
Na ausência de precipitação, a cultura é regada não 2 ou 3 vezes por mês, como de costume, mas diariamente.
As inflorescências murchas devem ser aparadas sistematicamente.
Terras pobres e empobrecidas não permitem contar com o lindo desabrochar de gatsania. Nessas áreas, bem como em faixas rochosas, é aconselhável alimentar a cultura a cada 15-20 dias. Em canteiros de flores normais, onde solo fértil foi colocado, a cobertura é realizada a cada 30-40 dias. Por 1 sq. m. colocar uma média de 25 g de composição mineral. Mais precisamente, o montante pode ser selecionado levando em consideração apenas o estado de plantas específicas e os terrenos ao redor delas.
Preparar gats para o inverno é fácil. É desenterrado e transplantado para vasos de flores. Mantenha esses potes em casa. Então a cultura vai agradar com seu aparecimento mesmo nos meses de outono. Mas isso deve ser feito corretamente e com atenção.
A planta precisa de calor - pelo menos +10 graus. Ele precisa de tanta luz quanto possível. Mesmo que a floração seja interrompida, a luz de fundo não é enfraquecida até a primavera. Mas a alimentação é contra-indicada. Ao mesmo tempo, o afrouxamento da terra irrigada e a proteção contra correntes de ar são obrigatórios.
Doenças e pragas
Se ocorrerem chuvas intensas e prolongadas, gatsaniya sofre com o alagamento. Uma planta enfraquecida pode adoecer com mofo cinza.
A drenagem completa quase sempre ajuda a prevenir os danos desta doença. Se a planta estiver completamente infectada com mofo cinza, ela não será curada. O paciente gatsaniya dispor. Além da rega racional, a pulverização periódica com "Fitosporin" ajuda a prevenir danos ao mofo cinzento.
A planta pode ser afetada por pulgões, ácaros, caracóis e lesmas. Os caracóis, se já rastejaram, são recolhidos manualmente ou com armadilhas especiais. Os insetos capturados são queimados ou usados como alimento para as galinhas.
Para evitar ataques de caracóis, caracóis e lesmas ajuda a polvilhar o espaçamento das linhas e o círculo próximo ao tronco com cal apagada. Nesse caso, você também terá que remover as ervas daninhas do solo em tempo hábil, pois as ervas daninhas acabam sendo a "base de suporte" das pragas. Para combater pulgões, além do conhecido "Aktara", use "Fitoverm" ou "Biotlin". A supressão dos ácaros da aranha é conseguida com a ajuda de "Fufanon" ou "Ditoks".
Veja o vídeo sobre como cultivar gatsania (gazânia) a partir de sementes e como cuidar dela.
O comentário foi enviado com sucesso.