Gazania (gatsania) perene: cultivo e preservação

Contente
  1. Descrição
  2. Regras de plantio em terreno aberto
  3. Cuidado correto
  4. Como salvar?
  5. Como crescer em casa?
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Gazania (gatsania) é uma planta muito popular na nossa região, pertencente à família Aster. As pessoas a chamavam de camomila africana devido à semelhança externa com esta planta. Apesar de suas raízes exóticas, a gazânia é muito fácil de cultivar ao ar livre. No entanto, como qualquer planta, a camomila africana requer cuidados especiais.

Descrição

O habitat natural da gazânia perene é encontrado principalmente no hemisfério sul. Esta planta pertence à ordem dicotiledônea. Esta camomila exótica pode ser encontrada na Austrália e no sul do continente africano. As flores criam raízes bem no clima mediterrâneo. As margaridas africanas ficam bem em plantações em grupo e também são ideais para composições projetadas para um longo período de crescimento. As folhas da Gazania são alongadas e estreitas. Eles têm um patchwork e formato de uma peça só. Existem várias variedades de folhas de camomila africana:

  • volta;
  • lanceolado;
  • estreito.

    As folhas são colocadas em volta do caule, formando uma espécie de roseta. A parte inferior da folha é coberta por pequenas vilosidades. No cuidado, a planta é exigente, basta seguir as regras básicas para manter as flores em casa. Os botões podem ter uma paleta de cores variada, do branco puro ao vermelho escuro. Variantes de amarelo e dourado são possíveis, são as mais comuns. O meio da flor pode estar escurecido. Em tempo nublado ou chuvoso, as flores da gazânia fecham devido à falta de luz solar.

    A planta adora o sol - essa é uma das principais características da beleza africana. Pelo mesmo motivo, não é adequado para corte.

    Regras de plantio em terreno aberto

    Se você fornece condições confortáveis ​​para flores de gazânia, então não deve haver problemas com a germinação. Antes do processo de plantio, você deve comprar ou preparar sua própria mistura de solo. Para fazer isso, você precisará tirar areia, turfa e solo de jardim. Os elementos são misturados em proporções iguais.

    Regras de plantio de Gazania.

    • A drenagem é colocada no fundo do recipiente, o substrato é derramado em cima e regado abundantemente.
    • As sementes são espalhadas na superfície a uma distância de 3 centímetros uma da outra. É aconselhável colocá-los no chão em um padrão quadriculado. As sementes precisam ser ligeiramente aprofundadas na mistura de solo e uma pequena camada de fertilizante orgânico deve ser aplicada por cima.
    • A semeadura é regada com água morna e coberta com papel alumínio. Os recipientes devem ser armazenados em uma sala com uma temperatura não inferior a +18 graus.
    • Os primeiros rebentos aparecem dentro de 1-2 semanas. Neste momento, é recomendável ventilar a estufa e pulverizar o solo. É importante não permitir que o solo seque.
    • Nas duas primeiras semanas, também é necessário monitorar a iluminação da planta. O horário de verão para mudas de camomila africana deve ser de 10 horas.
    • A separação não é necessária apenas se contêineres profundos foram usados ​​para o desembarque.
    • O endurecimento é realizado após o aparecimento de 2 folhas. As mudas devem ser colocadas em local fresco, aumentando gradativamente a duração do procedimento.

      Após observar todas as regras de plantio, com temperatura ambiente normal e sem possibilidade de geadas, as mudas podem ser transplantadas para campo aberto. Para preparar canteiros para o transplante de mudas, devem ser feitos pequenos buracos de plantio, cuja profundidade deve ser de pelo menos 10 centímetros. O espaçamento entre os poços deve ser de pelo menos 20 centímetros. As plantas devem ser retiradas do recipiente junto com o solo em que foram plantadas e cuidadosamente transportadas para a cova de plantio. Depois disso, a gazânia é borrifada com terra na base e abundantemente regada com água morna.

      Mulching também é recomendado.

      Cuidado correto

      Cuidar da camomila africana não traz dificuldades. A planta não precisa de rega regular, mas deve ser alimentada sistematicamente. É imperativo manter uma camada de cobertura morta. Se a gazânia é cultivada como planta perene, é necessário preparar um inverno confortável para ela.

      Gazania precisa de irrigação moderada, não mais do que duas vezes por semana. Durante uma seca, a rega pode ser aumentada, no entanto, o alagamento do solo deve ser evitado. Como mencionado anteriormente, a parte inferior das folhas da planta exótica é coberta por pequenas vilosidades, o que permite que ela suporte dias de seca com facilidade. Porém, neste caso, a cor dos botões torna-se menos saturada. A água de irrigação deve estar na mesma temperatura do ambiente.

      A camomila africana deve ser alimentada pelo menos uma vez a cada duas semanas. Normalmente, composições minerais são usadas como fertilizantes. Pode ser nitrato de amônio ou superfosfato. Um fertilizante orgânico à base de solução de verbasco também é freqüentemente usado. Você pode usar líquidos prontos para alimentar a gazânia, comprando-os em uma loja especializada.

      O solo leve é ​​favorável ao cultivo da camomila africana. Para atingir esta condição, recomenda-se afrouxar regularmente o solo. Isso geralmente é feito imediatamente após molhar a planta. A profundidade de afrouxamento não deve exceder 7 centímetros. Não devemos esquecer a cobertura morta da superfície. Uma camada de cobertura morta de oito centímetros deve ser mantida durante todo o verão. Podem ser usados ​​materiais como palha ou serradura. Muitos jardineiros também usam turfa seca.

      Como salvar?

      A camomila africana é cultivada de forma excelente como planta anual. No entanto, desde que a flor esteja nas condições certas, pode ser cultivada como uma planta perene. Para atingir esse resultado, você precisa manter a gaseificação durante o inverno.

      A preparação para o inverno consiste nas seguintes etapas.

      • Para começar, todos os brotos que estão em processo de floração são cortados.
      • Pouco antes do início da geada, a camomila exótica deve ser escavada em terreno aberto e transplantada para um vaso.
      • O vaso com a planta deve ser armazenado em local seco e bem iluminado, onde a temperatura não caia abaixo de zero grau. A temperatura normal para armazenar uma planta não deve exceder +10 graus. O Gazania pode ser colocado no porão até a primavera.
      • Para evitar o ressecamento da raiz, o solo no vaso deve ser mantido úmido.

      Dessa forma, a camomila africana pode ser guardada até o próximo ano.

      No final do inverno, a planta é transplantada dividindo o arbusto, após o que é colocada em uma sala aquecida e iluminada. A temperatura ideal do ar é de +15 graus. Durante este período, a planta precisa de regas frequentes. Essas ações vão estimular o despertar da gazânia. Na segunda quinzena de maio, a camomila africana estará pronta para o plantio na horta.

      Como crescer em casa?

      Em nossa área, a gazânia se tornou popular devido à sua rica paleta de tons de inflorescência. Portanto, essa planta será uma decoração ideal para um jardim ou varanda se você cultivar uma flor em um apartamento. Antes de começar a cultivar camomila africana em casa, você precisa estudar a planta em detalhes. Neste caso, as flores crescerão saudáveis ​​e incrivelmente bonitas.

      A vantagem da gazânia é que ela é ótima para o cultivo no jardim ao ar livre e dentro de um vaso. Um pré-requisito para o crescimento e desenvolvimento normais da camomila africana é a disponibilidade de luz solar suficiente. Ao manter uma planta em um apartamento, os fitolampos são usados ​​para fornecer uma quantidade suficiente de luz. É melhor colocar um vaso de flores na parte sul ou sudoeste da casa.

      Gazania é uma planta que gosta de calor, portanto, na estação quente, a temperatura ambiente deve ser de + 20-28 graus. A planta hiberna em uma sala fria. Isso é necessário para que a flor ganhe energia suficiente para a nova estação de crescimento.

      Mesmo em casa, a rega deve ser moderada. É aconselhável colocar a gazânia longe das correntes de ar para que a planta não doa e a floração dos botões seja abundante. É importante notar que se a planta for cultivada dentro de casa, então no verão, que é a época da floração, a camomila africana vai se sentir melhor na varanda ou no quintal.

      Doenças e pragas

      A camomila africana é resistente a várias doenças. No entanto, no processo de cultivo, existem casos de doenças de plantas. Os primeiros sintomas podem afetar a mudança na cor das folhas - elas imediatamente começam a amarelar e as flores ficam deformadas.

      Os rins estão em risco e podem ser infectados.

      Nesse caso, a planta deve ser desenterrada imediatamente e descartada junto com o solo de seu crescimento.

      Nas folhas da gazânia, os tripes podem aparecer na forma de manchas prateadas. Para curar a planta, você deve tratá-la com uma solução à base de inseticida. O procedimento deve ser realizado 2 vezes em 10 dias. Também pode aparecer espuma branca nas folhas. Para se livrar dela, basta borrifar a planta com um jato de água. Quando os pulgões aparecem, é melhor aplicar um inseticida. Os jardineiros recomendam o uso de Zolon.

      Os caracóis são considerados as principais pragas da gazânia. É necessário monitorar de perto sua atividade na zona de cultivo da camomila africana. Se aparecerem na planta, devem ser removidos imediatamente, pois representam uma grande ameaça ao sistema radicular.

      Uso em paisagismo

      Existem muitas maneiras de usar a gazânia no paisagismo. Isso tudo porque a planta tem uma grande variedade de cores. A exótica camomila também deve sua aparência ao formato peculiar das folhas. Por esta razão, gazania é ideal para pousos individuais e em grupo.

      Existem vários usos principais para uma planta em paisagismo.

      • A camomila africana é frequentemente plantada em canteiros de flores e jardins ornamentais. Neste caso, várias variedades de gazânia são combinadas ou misturadas com outras plantas de baixo crescimento.
      • Os designers costumam usar a gazânia como cobertura do solo. Este método ajuda a esconder terrenos baldios.
      • Variedades de camomila africana de baixo crescimento são freqüentemente usadas para decorar o jardim. Esta solução permite decorar caminhos e meios-fios.

        É importante levar em consideração que a gazânia percebe negativamente a falta de luz solar. Portanto, você não precisa combinar essas flores com plantas altas, pois criarão sombra. É melhor selecionar plantas com até 25 centímetros para o plantio em grupo. Os designers geralmente combinam gazânia com hospedeiros. Plantar cinerária também será uma excelente mistura com camomila africana.

        Para ainda mais informações sobre a gazânia perene, veja o próximo vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário