Tudo sobre gabiões

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Onde eles são usados?
  4. Visualizações
  5. Que tipo de malha é adequada para gabiões?
  6. Escolhendo uma pedra para enchimento
  7. Como fazer isso sozinho?
  8. Exemplos de uso em paisagismo

Estruturas feitas de malha de aço e preenchidas com grandes frações de rochas rochosas tornaram-se populares nas últimas décadas e são utilizadas para organizar vários tipos de territórios. "Gabiões" - este é o nome dessas estruturas de várias toneladas, que têm muitas vantagens. A aparência original, o respeito ao meio ambiente e a simplicidade da estrutura tornam possível o uso de gabiões não só para as necessidades de construção, mas também no projeto paisagístico, e você pode montar essa estrutura celular por conta própria, se desejar.

O que é isso?

O gabião é uma estrutura volumétrica constituída por uma estrutura de aço do tipo celular, no interior da qual se encontra um enchimento, na maioria das vezes na forma de grandes pedras. As modernas tecnologias de construção prevêem a utilização de tais estruturas para fortalecer a margem do reservatório, para suportar o declive, talude ou talude da estrada, para fortalecer o desfiladeiro.

No projeto paisagístico, os gabiões são usados ​​para criar jardins rochosos em camadas, construir cercas, fazer canteiros de flores e outras estruturas decorativas.

As grades preenchidas com pedras apresentam uma série de vantagens inegáveis:

  • capaz de suportar cargas de várias toneladas, resistente à precipitação, temperaturas extremas, rajadas de vento;
  • manter frações soltas e fluindo livremente de rochas do solo, propensas a mobilidade e derramamento;
  • têm uma longa vida útil - pelo menos 70-100 anos, e com o passar dos anos, a resistência da estrutura só aumenta devido à germinação do sistema radicular das plantas dentro dela;
  • a estrutura em favo de mel é criada com materiais naturais que não agridem o meio ambiente;
  • em comparação com as estruturas monolíticas de concreto, os gabiões são muito mais baratos, nada inferiores em eficiência;
  • as várias opções de formato da moldura permitem-lhe resolver eventuais problemas de construção e direcção decorativa;
  • durante a operação, a estrutura de malha com enchimento não exigirá produtos de cuidados adicionais;
  • aparência atraente e facilidade de montagem.

Apesar de muitas qualidades positivas, o uso de gabiões de malha de grande porte em projetos paisagísticos pode não ser adequado para todos. O design é bastante volumoso e pesado, por isso não terá uma aparência esteticamente agradável em áreas pequenas.

Especificações

A longa vida útil do gabião de malha deve-se ao facto de serem utilizados para o seu fabrico materiais especialmente duráveis ​​- metal e pedra de várias texturas. Na maioria das vezes, um fio feito de aço e revestido com zinco é usado para arranjar a estrutura, e a densidade do revestimento de tal material está na faixa de 250 a 280 g / m2. m. Esse fio é 5 vezes mais forte do que o usado para tecer a conhecida malha de elo da corrente. Ao invés da galvanização anticorrosiva, o fio de gabião pode ter uma camada protetora de material de PVC, enquanto sua espessura pode ser de 2 a 6 mm.

Os contentores em malha resistente apresentam um elevado grau de fiabilidade, uma vez que são fabricados pelo método de dupla torção do fio. A célula dessa célula de malha tem uma forma regular na forma de um polígono, que se parece com um favo de mel.

Para o dispositivo do gabião, são colocadas pedras na tela de arame, cujo tamanho ultrapassa significativamente os parâmetros das células. Em grandes estruturas, a segmentação é fornecida em compartimentos, o que evita a protrusão de pedras pesadas ao preencher a tela.

A resistência da estrutura da malha do gabião deve-se ao seu certo grau de flexibilidade, que não se perde nem mesmo no inverno. O fato é que sob influências externas na estrutura, ela pode esticar ou dobrar um pouco, mas após o fim desse impacto, ela recupera sua forma original. Se um monólito de concreto entrar em tais condições, ele não suportará as cargas e se dividirá.

Por esse motivo, os aterros próximos às estradas e as margens dos reservatórios passaram a ser reforçados com redes com uma grande pedra, uma vez que tais dispositivos de retenção são muito mais confiáveis ​​e duráveis ​​do que outros materiais.

Onde eles são usados?

Na maioria das vezes, os gabiões desempenham a função de proteção das margens - com a ajuda deles, a margem de um rio ou reservatório pára de se desintegrar ou ser arrastada pela água. Com o uso dessas estruturas, são equipadas cachoeiras artificiais, e gabiões também são usados ​​para a construção de barragens de proteção. A água não tem a capacidade de corroer os produtos da malha e não pode passar facilmente por eles em qualquer direção.

A construção de estradas também não dispensou o uso de um sistema de pedra e malha, necessário para fortalecer encostas e encostas da destruição de rochas do solo. No arranjo da área local, estruturas de malha de pedra são usadas para fazer uma cerca de gabião, para cobrir a fachada de uma casa, para fazer uma fundação para pequenos edifícios.

A principal tarefa, que se resolve com a ajuda de redes cheias de pedras, é proteger as massas de solo do colapso destrutivo. Por este motivo, os projetos são utilizados nos seguintes casos:

  • arranjo de transbordamento de água ou estruturas hidráulicas de vazão;
  • reforço dos suportes de sustentação de pontes e viadutos contra a destruição ou erosão do solo;
  • decorar o espaço da paisagem;
  • criação de um leito de ferrovias e rodovias;
  • fortalecimento do solo contra erosão e deslizamentos de terra, protegendo estradas contra quedas de rochas.

No campo do design paisagístico, os gabiões são usados ​​para:

  • Arranjo decorativo de caminhos de jardim, relvados, canteiros de flores;
  • divisão funcional em zonas de grandes áreas do site;
  • cumprimento da função protetora;
  • criação de pequenas estruturas arquitetônicas em forma de arcos ou terraços que podem suportar cargas de peso significativas;
  • decoração decorativa.

Ao contrário das estruturas de concreto, o gabião pode ser instalado durante todo o ano, independentemente das condições climáticas. O material tem um aspecto bastante atractivo e combina-se harmoniosamente com a paisagem natural.

Visualizações

As estruturas de malha do tipo bulk têm várias modificações. Mais comum Modelos Jumbo, que representam um sistema volumétrico retangular com um painel de reforço. No uso da paisagem, os gabiões podem se parecer com figuras de pessoas, animais, peixes, vasos de flores e assim por diante. Gabiões usados ​​para fins de construção são divididos em 3 tipos.

Caixa

A estrutura tem a forma de um retângulo feito com a utilização de fio forte na técnica de tecelagem dupla. As células deste desenho possuem formato hexagonal, o que garante a densidade e confiabilidade do tecido., já que a pressão da massa de pedras é distribuída por todos os lados da estrutura retangular com a mesma intensidade. Mesmo que o fio se quebre em algum lugar, a torção dupla impedirá que ele se espalhe rapidamente e destrua a malha.

As dimensões dos gabiões de caixa podem ser qualquer, na maioria das vezes seu comprimento é escolhido de 1,5 a 4 m, largura - 1 m, e a altura pode ser de 1 m ou mais. Se a estrutura ultrapassar 2 m de comprimento, então o zoneamento em seções é realizado dentro dela ou membranas de reforço especiais são instaladas que aumentam a resistência do produto.Além da tecelagem, a estrutura de suporte das pedras pode ser feita de hastes conectadas entre si por meio de solda elétrica. Nesse caso, a configuração das células tem uma forma retangular clara.

Plano

Freqüentemente, os gabiões, de formato plano, são chamados de "colchão-colchão". Eles têm esse nome porque o comprimento da estrutura pode chegar a 5 ou 6 m, e a largura é de 1-2 m. Mas, ao mesmo tempo, a altura da estrutura não ultrapassa 20-30 cm. Para criar resistência e manter forma, partições-membranas especiais são colocadas dentro da estrutura celular ...

Com a ajuda de um gabião plano, você pode equipar uma paisagem de qualquer configuração, e esses produtos também são usados ​​como uma base sobre a qual estruturas em forma de caixa são instaladas - esta abordagem permite distribuir a carga de maneira mais uniforme e aumentar a estabilidade da estrutura. Gabiões planos podem ser usados ​​para equipar terraços nas encostas. Ao contrário do tipo de caixa, o design plano requer menos enchimento e é leve.

Cilíndrico

Este desenho também é denominado "saco de gabião", pois tem a forma de um rolo ou cilindro, com fechos em forma de pint nas laterais, que se realizam com arame. Externamente, essa estrutura se assemelha a um doce embrulhado.

O comprimento do cilindro pode ser de 2 ou 4 metros, e o diâmetro é escolhido de 70 cm a 1 m. As partições de membrana não são instaladas dentro de tais estruturas, portanto a estrutura tem uma certa flexibilidade, que permite que seja colocada em uma superfície irregular de um relevo complexo da paisagem.

Que tipo de malha é adequada para gabiões?

Para a confecção da estrutura de malha do gabião, costuma-se utilizar arame confeccionado em aço extra forte, tratado com zinco ou PVC, ou aço inoxidável. A trança do fio é realizada usando o método de torção dupla. Em alguns casos, para uso privado, pode ser utilizada uma rede de elos de corrente galvanizada, bem como uma alvenaria soldada e uma grelha de reforço.

O fio revestido com uma camada de polímero é utilizado para a fabricação de gabiões, que são utilizados em estruturas hidráulicas, bem como para estruturas em contato com a água salgada do mar. O revestimento de PVC é aplicado a fios com diâmetro de 2 mm ou mais.

Qualquer malha de gabião deve ser forte e manter sua forma após o preenchimento da estrutura com pedras.

Escolhendo uma pedra para enchimento

Pedras de pedreira, brita, entulho e tijolos quebrados são usados ​​com mais frequência como enchimento do gabião acabado. A aparência decorativa do gabião depende do preenchimento e, para tornar o produto atraente, a malha pode ser preenchida com:

  • granito cinza, cinza-preto, cinza-rosa;
  • tipos cristalinos de xisto;
  • quartzitos naturais;
  • porfirita;
  • basalto;
  • vários tons de arenito.

A forma e o tamanho da pedra também desempenham um papel importante no design. Para criar uma composição decorativa, os gabiões são preenchidos com:

  • pedregulhos arredondados;
  • pedras com pontas lascadas;
  • seixos de rio ou mar de grande calibre;
  • grande brita simples ou mista.

Além de rochas de pedra, os gabiões podem ser preenchidos com outros enchimentos interessantes:

  • bolas de vidro ou pedaços de vidro coloridos;
  • madeira cortada em volta de madeira;
  • telhas quebradas ou ardósia;
  • restos de tubos de metal;
  • pedras artificiais.

Ao escolher um preenchimento para uma estrutura de malha de gabião, deve-se lembrar que é importante não apenas colocar os componentes dentro de forma bonita, mas também observar o tamanho do preenchimento, que deve ser 30-50% maior que as dimensões das células.

Como fazer isso sozinho?

A instalação do gabião no local pode ser feita manualmente. Por serem pesadas, as estruturas de gabião são colocadas imediatamente no local de colocação planejado, observando-se a inclinação longitudinal máxima do relevo. A maneira mais fácil de montar tais estruturas é a partir de uma malha de alvenaria, amarrada com um arame em forma de espiral, passada entre as células. As instruções passo a passo para realizar essa tarefa são apresentadas a seguir.

Preparação de materiais e ferramentas

Para montar e preencher o gabião, você precisará preparar ferramentas e acessórios:

  • grade de metal;
  • reforço para o quadro;
  • agrafos em arame ou espirais para ligar as paredes;
  • agrafador;
  • carrapatos;
  • geotêxtil;
  • barras de reforço com diâmetro de 10 mm ou postes;
  • pedras de enchimento;
  • pá.

Em alguns casos, para a fabricação de uma estrutura, uma máquina de solda pode ser necessária para conectar as barras de reforço umas às outras.

Etapas de fabricação

A montagem, enchimento e instalação do gabião são feitos imediatamente no local, pelo que todas as marcações e selecção do território para instalação são feitas antecipadamente. Etapas do trabalho:

  • a superfície do solo onde está prevista a instalação do gabião deve ser limpa de ervas daninhas, nivelar a base, retirar parte do solo para fazer uma almofada de areia de 20 cm de espessura, que deverá ser cuidadosamente compactada;
  • para evitar o crescimento subsequente de ervas daninhas sob o gabião e lavar o solo, geotêxteis são colocados sob a borda inferior da estrutura e um pequeno sulco é feito nas proximidades para o escoamento da água;
  • recortar a malha nas dimensões exigidas e costurá-la com fio de arame ou com grampos;
  • primeiro, a superfície inferior do gabião é formada e os lados da estrutura já estão adicionados a ela;
  • se o tamanho da estrutura for grande, devem ser colocadas no seu interior membranas separadoras cortadas da mesma malha;
  • o lado superior da estrutura retangular é deixado sem costuras para preencher o gabião com pedras;
  • quando a moldura está pronta, pela sua resistência, a estrutura é fixada com âncoras ou armadura com diâmetro de 10 mm;
  • a moldura de malha acabada é totalmente preenchida com pedras e sua parede superior é costurada.

Colocar pedras ou qualquer outro enchimento exigirá o cumprimento de algumas regras:

  • o gabião é preenchido somente depois de ser nivelado em um local permanente;
  • grandes pedras são colocadas ao longo das bordas da estrutura, a parte central é preenchida com frações menores;
  • se o filler tiver estrutura e dimensão homogêneas, o enchimento do gabião é feito em camadas, com cada camada compactada;
  • se vários gabiões devem ser empilhados uns sobre os outros na forma de camadas, a linha inferior deve consistir nas pedras maiores em tamanho, além disso, as camadas inferiores são preenchidas 7-10 cm acima da borda da estrutura, levando em consideração o encolhimento subsequente sob o peso das fileiras anteriores;
  • se for necessário colocar pequenas pedras que caem das células, elas são embrulhadas em geotêxteis e colocadas no centro do gabião, preenchidas em todas as bordas com frações maiores - dessa forma você pode economizar em material caro de alta qualidade.

Para que a alvenaria fique homogênea e não desloque as pedras, elas devem ser colocadas em camadas de 20 cm, cada camada deve ser compactada e só então passar para a próxima camada.

Por esse motivo, você não deve se apressar em fixar bem a tampa superior do gabião - isso é feito por último, quando todas as etapas de enchimento já foram concluídas.

Exemplos de uso em paisagismo

A estrutura de gabião não é apenas um dispositivo de proteção durável, mas também serve como um papel decorativo. Uma estrutura tão extraordinária pode ser usada no campo ou em um pátio privado. Uma grande pedra, montada em uma estrutura de aço, tem um aspecto espetacular, ao mesmo tempo que cria a impressão de uma estrutura natural e certa fundamental da estrutura. Gabion pode enquadrar uma piscina, lareira, jardim de flores, churrasqueira e assim por diante - há um grande número de opções para usar este design.

  • Esculturas de rua de jardim parecem não triviais e atraentes, confeccionada na técnica de uma estrutura de malha de vime, preenchida com pedras de tamanho e textura uniformes.Essa decoração do território não passará despercebida e atrairá a atenção e o interesse geral.
  • Gabião pode substituir um vaso de flores de jardim. Um canteiro de flores estilizado não será coberto com musgo e ervas daninhas não crescerão nele. Esse vaso de flores feito de pedras pode ser colocado em qualquer canto do jardim ou próximo à varanda. A decoração é incomum e eficaz.
  • Com a ajuda de grandes gabiões celulares, é perfeitamente possível construir magníficos arcos de jardim.que ficará apresentável durante todo o ano - eles não têm medo das geadas de inverno e chuvas de verão. Esse arco permanecerá no local por mais de uma dúzia de anos e não precisará de reparos ou pintura.
  • Uma ideia interessante para decorar uma fonte de jardim pode ser uma base de gabião com grandes pedras. A pedra em combinação com um fluxo de água em movimento parece tentadora e espetacular. Uma fonte tão original complementará harmoniosamente o visual da área de recreação local e a tornará única à sua maneira.
  • Usar grandes pedras fechadas em uma malha de aço pode ser uma boa ideia para montar uma cerca. O peso da estrutura de gabião é grande o suficiente, portanto, a estrutura de proteção terá estabilidade e confiabilidade absolutas. Com o tempo, a cerca não precisa ser pintada, reparada ou reforçada - a estrutura atrai pela sua natureza fundamental e simplicidade.
  • Em alguns casos, os gabiões podem ser usados ​​com sucesso como uma parede divisória para o zoneamento do espaço. Esta cerca decorativa não parecerá deslocada, uma vez que a pedra natural é combinada com muito sucesso com a vegetação verde, complementando e enfatizando a sua beleza.

Para obter informações sobre como fazer um gabião com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário