O uso de gabiões em projetos paisagísticos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. Visualizações
  4. Ideias para usar gabiões
  5. Dicas de instalação
  6. Belos exemplos

Este artigo se concentrará em gabiões - dispositivos muito incomuns para a criação de todos os tipos de estruturas arquitetônicas, que recentemente se tornaram cada vez mais populares entre os proprietários de casas de veraneio e quintais. Contaremos como os gabiões são usados ​​no paisagismo, apresentaremos seus tipos e características e também daremos conselhos sobre a automontagem de tais estruturas.

O que é isso?

Em primeiro lugar, vamos nos deter um pouco na história dos gabiões. A própria palavra, traduzida do italiano, significa "gaiola grande" e está longe de ser nova. É sabido que o grande arquiteto, artista e inventor italiano Leonardo da Vinci projetou uma estrutura para fortalecer os alicerces de uma igreja milanesa. Este projeto foi o protótipo de gabiões modernos. Mais tarde, a ideia de encher cestos de malha de vime com pedras, terra e galhos de árvores foi adotada pelos militares para a construção de fortificações. Essas cestas foram usadas durante as guerras napoleônicas e na batalha da Crimeia: essas barreiras salvaram os soldados de balas e projéteis.

Atualmente, os gabiões são amplamente utilizados em projetos paisagísticos. Repletos de pedras, vidros coloridos, fragmentos de cerâmica e talhas de madeira, os recipientes de malha são uma ferramenta expressiva para a criação de grandes e pequenas formas arquitetônicas.

Peculiaridades

Os gabiões são muito populares entre os amantes da arquitetura de jardins, principalmente devido a uma série de propriedades atraentes.

  1. Esta é uma forma bastante orçamentária de enobrecer a paisagem natural em comparação com muitas outras opções. Ao construir e organizar territórios, você não precisa envolver equipamentos caros.
  2. O material da moldura utilizado é de alta plasticidade, tais estruturas são capazes de se encaixar em qualquer paisagem, repetindo seus contornos.
  3. Os gabiões são altamente duráveis, uma vez que são feitos de arame de metal galvanizado com dupla torção, e para tarefas mais sérias, por exemplo, para fortalecer a linha de costa, os gabiões são feitos de redes soldadas. Com o tempo, a resistência dos produtos só aumenta devido ao afundamento no solo e ao crescimento das raízes das plantas ornamentais plantadas nos intervalos entre o enchimento.
  4. Na instalação de gabiões, não há necessidade de drenar - o próprio aplicador de pedras é um sistema de drenagem que absorve perfeitamente a água e ao mesmo tempo não desmorona.
  5. Essas formas arquitetônicas não requerem manutenção e restauração - é claro, se todo o trabalho em sua instalação foi executado em conformidade com os códigos de construção.
  6. Devido à resistência especial da estrutura, tais estruturas servem por muito tempo.
  7. Os gabiões dão a impressão de um monólito, ao mesmo tempo que são perfeitamente permeáveis ​​ao ar.
  8. Esses designs decorativos são feitos de materiais naturais, portanto, são ecologicamente corretos, o que é atualmente muito procurado por pessoas que levam a sério um estilo de vida saudável.
  9. Os gabiões têm um aspecto estético, tornando a paisagem única e pitoresca. Com a ajuda deles, você pode criar verdadeiras obras-primas da arquitetura de jardins; eles aumentam a sensação de bem-cuidado do local.Com volume e textura, eles ficam ótimos em superfícies lisas, como gramados retos cortados, caminhos de seixos ou caminhos pavimentados.

Gabiões combinam bem com plantas verdes, flores e outros materiais como madeira e metal.

No entanto, esses elementos decorativos peculiares podem ter lados negativos que devem ser considerados ao projetar o projeto de sua casa de verão.

  1. Gabiões geralmente parecem muito volumosos e podem não caber em espaços muito apertados. Porém, neste caso, a criação de pequenas formas arquitetônicas, como pequenos vasos ou bordaduras para canteiros de flores, pode ser uma opção adequada.
  2. Devido ao seu design, o uso de gabiões é a maneira mais fácil de criar formas retangulares. Os desvios desta regra implicam em investimentos financeiros significativos.
  3. Na construção de grandes estruturas, é necessário recorrer aos serviços de especialistas: é simplesmente irrealista fazer sozinho uma instalação deste tipo.

Visualizações

Existem três tipos principais de gabiões: retangulares (em forma de caixa, Jumbo), cilíndricos e colchão-colchão (Renault). Existem também gabiões de forma livre, com a ajuda dos quais criam elementos originais de paisagismo. A qual desses tipos este ou aquele gabião pertence depende da sua finalidade e do seu desenho, uma vez que essas estruturas podem desempenhar funções tanto decorativas quanto econômicas, ou combinar as duas.

Cilíndrico

Outro nome para gabiões cilíndricos é sacos de gabião... Essas estruturas de malha são usadas no interior para criar elementos decorativos, como suportes e colunas. As lagoas são decoradas com gabiões cilíndricos.

Retangular

Esses contêineres em forma de paralelepípedo geralmente consistem em hastes de aço soldadas para formar uma grade. É este tipo de gabião que ainda é utilizado para reforço de estradas, taludes e pontes, com o qual se constroem altas vedações e muros de contenção. Os recipientes retangulares têm uma proporção entre largura e altura de 2: 1. Na verdade, as dimensões dos gabiões retangulares dependem da finalidade.

Para garantir maior resistência, partições internas são instaladas em tais contêineres.

Colchão-colchão

Os designs de colchões também são chamados de colchões Reno em homenagem a um evento memorável na Itáliaquando os habitantes da cidade de Bolonha impediram uma inundação do rio do mesmo nome com a ajuda de estruturas deste formato. Então, os gabiões foram usados ​​pela primeira vez para fortalecer as margens dos rios. Desde então, colchões e estruturas de colchões têm sido usados ​​em projetos paisagísticos para nivelar as margens e o fundo dos reservatórios.

Forma livre

Gabiões de forma livre oferecem grandes oportunidades para arquitetos verdesajudando a criar formas e esculturas verdadeiramente únicas. Devido à sua plasticidade, tais designs ajudam a realçar a beleza dos espaços verdes e do relvado bem cuidado, bem como a afinar os canteiros do jardim. Aqui, um amplo espaço se abre para a realização das fantasias mais ousadas, pois tais gabiões podem ter absolutamente qualquer forma e tamanho: de uma estrutura de metal em forma de bola cheia de pedra natural a uma estátua de uma pessoa artisticamente executada ou um animal, também cheio de pedra, entulho, madeira ou vidro.

Ideias para usar gabiões

Gabiões são usados ​​em paisagismo para organizar uma área de quintal ou uma casa de campo de verão. Com a ajuda deles, você pode erguer barreiras fortes, mas ao mesmo tempo elegantes, destacar áreas funcionais, fazer belos meios-fios, gazebos, escadas, móveis de jardim e muito mais.

Gabiões emolduram caminhos e lagos, plantas individuais e canteiros de flores, criam suportes para lâmpadas de jardim, arcos graciosos, colunas e pedestais.

Formas

Esculturas de gabião instaladas no jardim vai dar gosto e um estilo único para a casa de verão. Essas figuras podem ser feitas na forma de uma variedade de composições decorativas: animais e pássaros fantásticos, caracóis, formas geométricas e abstratas e até pessoas.

Mobiliário

A decoração original do jardim será Móveis de gabião para jardim, como bancos e mesas. Ao criar esses objetos interessantes, os construtores usam uma combinação de diferentes materiais, como pedra e madeira, cerâmica e vidro.

Muros e cercas

Forma e materiais gabiões são ideais para construir cercas com as quais você pode cercar uma área inteira ou alternar paredes de pedra com treliças de madeira ou metal e até mesmo plantas verdes lindas como thuja ou abetos azuis.

Os gabiões são usados ​​para construir paredes inteiras, eles são dispostos em áreas irregulares, dando-lhes uma forma estritamente regular, portanto, esses produtos são perfeitos para arranjar escadas em um estilo natural, por exemplo, levando a um reservatório.

Gazebos feitos de gabiões são lindos, o tamanho e a arquitetura dos quais podem ser infinitamente variados.

Zona de mangal

Em chalés de verão e terrenos particulares, as zonas parecem muito bonitas para churrascos e churrascosfeito de estruturas de malha lisa preenchidas com pedras. Fãs da culinária asiática constroem um tandoor de gabiões, no qual assam bolos achatados perfumados e os oferecem aos seus convidados.

Lareiras e fogões ao ar livre construídos com estruturas de arame com enchimento de pedra também parecem incomuns e interessantes.

Meio-fio e canteiros de flores

Meio-fio ao longo de caminhos e canteiros feitos de gabiões são uma solução excelente e original para o arranjo de um jardim no campo. As camas têm um aspecto estético muito agradável, forradas com recipientes de malha com materiais naturais colocados no interior, como paralelepípedos, cascalho e pequenos troncos de madeira serrada uniformemente.

Você pode cercar o jardim da frente usando estruturas retangulares em combinação com belas flores e plantas verdes.

Corpos d'água

Usando gabiões de colchão Para fortalecer o fundo de tanques improvisados, os gabiões retangulares são ótimos para nivelar, finalizar e fortalecer suas margens. Ilhotas artificiais de gabiões, decoradas com plantas verdes, conquistam com sua beleza natural.

Dicas de instalação

      Você pode comprar gabiões prontos ou montá-los você mesmo.

      1. Para começar, desenhe uma planta esquemática de seu local, destacando a área de construção, e desenhe um desenho da estrutura de gabião no lugar certo.
      2. Em seguida, você deve limpar um local para construção e nivelar o local.
      3. Depois disso, você precisa cavar buracos, instalar suportes e concretá-los.
      4. Fixamos a moldura de gabião aos suportes e preenchemos com o material selecionado até cerca de metade.
      5. O enchimento pode ser grandes fragmentos de pedras, barras de madeira e metal, cones, cascas e até garrafas de vidro.
      6. Certifique-se de apertar as paredes opostas da estrutura com ganchos especiais - isso dará a rigidez necessária.
      7. Depois que o recipiente está completamente cheio, reapertamos as paredes e colocamos a tampa em cima.

      Você pode colocar uma camada de vidro irregular dentro da moldura e montar a luz de fundo LED. Esse produto ficará simplesmente encantador na escuridão da noite.

      Belos exemplos

      É assim que se parecem os vários elementos de paisagismo arquitetônico feitos de gabiões.

      • Muro de contenção em gabiões.
      • Decorar as margens de um riacho de gabiões no país.
      • Um ornamento em uma parede decorativa feita de pedras de cores diferentes.
      • Gabiões com vidro.
      • Banco no jardim.
      • "Cobra".
      • Gabião bola com vidro irregular.

      Como fazer gabião com as próprias mãos, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário