Onde são usados ​​os muros de contenção de gabião e como são criados?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Para que são usados?
  3. Visualizações
  4. Tecnologia de construção
  5. Belos exemplos

Muros de contenção feitos de gabiões são estruturas espetaculares usadas em projetos paisagísticos. Com a sua ajuda, é possível realizar terraceamento de encostas, para evitar o deslizamento de solos soltos e soltos, para criar paisagens únicas. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre como é feita a construção de paredes em caixão e outros tipos de gabiões, uma vez que a construção de tais estruturas está ao alcance de qualquer veranista ou proprietário de quintal.

Peculiaridades

Um muro de contenção feito de gabiões é uma solução excelente para qualquer área suburbana ou suburbana com diferenças de elevação, relevo irregular ou solo excessivamente solto. É construído em pedra natural, colocado em armações de rede especiais. Durante muito tempo, os gabiões foram procurados exclusivamente na área de proteção de bancos, mas com o tempo, esta estrutura de suporte foi apreciada pelos paisagistas. A base para a criação de tais elementos de reforço do solo é um fio de média e alta rigidez, tecido em forma de malha. Os tamanhos das células dependem da solução de design e da arquitetura paisagística geral. Também é importante que o recheio não se espalhe.

Observe as seguintes características de um muro de arrimo feito de gabiões.

  • Alta resistência e confiabilidade... Tais estruturas são capazes de suportar pressões significativas, não são inferiores ao monólito em durabilidade, mas muito mais simples e baratas no dispositivo.
  • Facilidade de instalação. Freqüentemente, nem mesmo uma fundação é necessária, o que acelera significativamente o processo de criação de um muro de contenção. Ao criar, você não precisa encaixar equipamentos pesados ​​que estragam a paisagem.
  • Versatilidade... Você pode criar gabiões em qualquer tipo de solo, terreno.
  • Não afetado pela influência de fatores externos. As paredes do gabião são permeáveis ​​à água, não se deformam sob a influência das condições climáticas e meteorológicas. Os riscos estão associados exclusivamente à estrutura metálica, que pode perder resistência com o tempo devido à corrosão.
  • Preservação de espaço livre para o crescimento de grama, flores, musgo. O muro de contenção construído combina bem com outros elementos do jardim, tornando-se sua parte integrante.

Estas são as principais características dos gabiões usados ​​como muros de arrimo. Também vale a pena acrescentar que as pedras dentro da estrutura de arame não são mantidas juntas e permanecem no lugar por sua própria gravidade. Essas estruturas, se necessário, são facilmente desmontadas ou substituídas por novas. Paralelepípedo, pedreira triturada, seixos cinzentos e grandes pedras trituradas podem servir de enchimento para gabiões.

Com um comprimento considerável do muro de arrimo, divisórias de reforço adicionais são instaladas dentro das seções.

Para que são usados?

Outrora, a parede de gabião era o principal elemento das fortificações temporárias. Foi usado em tempos de guerra para proteger contra ataques inimigos, inclusive do mar. Hoje, esse tipo de projeto paisagístico tem um propósito puramente pacífico. Com sua ajuda, você pode alcançar os seguintes resultados.

  • Arranjo de área de lazer. As paredes de gabião podem ser utilizadas como base para bancos, cadeiras de praia.
  • Contenção de derramamento de solo. Este momento é especialmente relevante com mudanças de altitude, se houver morros, aterros ou ravinas no local, há uma tendência de deslizamento das camadas do solo sob a influência da precipitação.
  • Fortalecimento da costa... Encontrar uma casa ou chalé de verão perto de um lago tem seus prós e contras. Gabiões construídos como muros de contenção ajudam a tornar a descida para a água mais segura, evitando o desmoronamento dos bancos de argila e a sua erosão.
  • Criação de um terraço. Se as diferenças de elevação são muito pronunciadas, a solução mais razoável é o terraceamento da paisagem com a criação de várias camadas de espaços verdes ou edifícios. O muro de contenção feito de gabiões, neste caso, ajuda a enquadrar as transições de forma bonita, tornando-as mais harmoniosas.
  • Construção de jardins de pedra e canteiros verticais, arcos e divisórias. Esse elemento de planejamento parece mais espetacular do que tijolos ou paredes monolíticas e também é mais barato de criar.
  • Criação de cercas e barreiras... Esta solução será especialmente eficaz em terrenos íngremes. Neste caso, parte da encosta é reforçada com gabiões, sendo instalada uma parede de segurança na sua zona superior. Além disso, tal estrutura é à prova de fogo, adequada para a criação de uma churrasqueira ou cozinha de verão, separando-a das construções de madeira existentes no local.
  • Formação de cachoeiras artificiais. Com a ajuda de gabiões, você pode criar composições magníficas com água, sem medo de que com o tempo eles sofrerão a influência de fatores externos.

Visualizações

Os muros de contenção feitos de gabiões são divididos em tipos que determinam a complexidade de sua construção e posicionamento na paisagem circundante. Existem 3 tipos principais no total:

  • cilíndrico;
  • em forma de caixa;
  • plano.

Cada um deles tem suas próprias características, que vale a pena considerar com mais detalhes. As principais diferenças residem na altura e posição do gabião no espaço.

Jumbo

Muros de contenção feitos de gabiões de caixa são assim chamados para os tamanhos maiores. Ele usa uma grade com células hexagonais ou retangulares. As próprias estruturas atingem uma largura de até 2 m, uma altura de até 100 cm e um comprimento de 6 m, sendo que a parte superior possui uma tampa fixada com arame. No interior, devido às grandes dimensões, são instalados jumpers adicionais - diafragmas. Gabiões em forma de caixa podem ser soldados a partir de uma cerca de malha rígida.

Ao construir muros de contenção de grande altura, essas estruturas são montadas em várias camadas. O inferior será o mais largo, o segundo geralmente tem um estreitamento de 0,5 m. A diferença de largura com a camada superior chega a 1-1,5 m.

Cilíndrico

Essas paredes de gabião também são chamadas de "bolsas". O âmbito da sua aplicação limita-se principalmente à criação de fundações durante a construção em condições de alagamento. Esses gabiões são mais flexíveis, mas seu uso em paisagismo não é muito recomendável. No entanto, eles são usados ​​com sucesso para fortalecer encostas íngremes.

Plano

Este tipo de estrutura é conhecido como "Colchões Reno". A principal diferença entre estes muros de contenção será a sua baixa altura: de 17 a 30 cm. São utilizados em superfícies irregulares para criar uma paisagem mais harmoniosa e atraente.

Freqüentemente, gabiões planos são usados ​​como base para paredes de contenção feitas de outros materiais, bem como para fortalecer ravinas e áreas costeiras.

Tecnologia de construção

Assim como os muros de contenção feitos de pedra natural, os gabiões são muito fáceis de erguer e têm uma aparência atraente. A ordem de sua criação será a seguinte.

  1. Cálculo e medições. Para formar um muro de arrimo, você precisa determinar seu comprimento, largura e altura. Você também deve fazer marcações no solo. Será útil ao lançar a base e cavar uma trincheira.
  2. Formação de uma pequena fundação. Isso não é necessário para paredes com menos de 1 m de altura. Para todo o resto, é criada uma trincheira com uma profundidade de 30-40 cm e uma largura 2 a 3 vezes maior que o gabião em si. Um travesseiro de pedra triturada é colocado no fundo, compactado e, em seguida, o concreto é despejado. Deve haver 15 cm da borda da vala até a fita de fundação.
  3. Instalação de contêineres... Eles são presos juntos com arame trançado ou grampos e um grampeador de gabião especial, por analogia com estruturas de reforço de construção. Os gabiões pré-fabricados são fornecidos na forma de painéis dispostos e fixados nos pontos de contacto das extremidades. Os diafragmas (pontes internas) são colocados por último.
  4. Preenchimento de pedras. Ele está sendo implementado gradualmente. Costuma-se preencher a parte frontal com os maiores materiais, para colocá-los artisticamente, em uma seqüência clara. É melhor usar granito esmagado e seixos aqui. O fundo é preenchido com brita ou brita, sem impacto negativo na resistência e durabilidade da estrutura.

Ao instalar gabiões, eles podem ser fixados ao solo por meio de âncoras e anéis. Também é recomendável usar clipes mais seguros na parte inferior da fileira.

Belos exemplos

Uma espetacular combinação de pedras naturais e artificiais na paisagem da zona costeira. Os gabiões desempenham aqui o papel de muro de contenção da encosta, mas ao mesmo tempo enquadram harmoniosamente o caminho e a descida para a água.

Um muro de contenção baixo de gabião fica bem em combinação com um gramado verde uniforme. O terraceamento realizado em tal moldura uniformiza visualmente o relevo da paisagem circundante, tornando-a mais harmoniosa.

Um muro de contenção feito de gabiões pode muito bem se tornar uma verdadeira decoração da área local. Com a ajuda de uma estrutura confiável, as diferenças de elevação são ocultadas, os deslizamentos de terra são excluídos. Ao mesmo tempo, a casa se transforma facilmente em uma verdadeira fortaleza com um terraço aconchegante para relaxar.

Para obter informações sobre como fazer um muro de contenção de gabiões, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário