Métodos para isolar a fundação em uma casa de madeira por dentro

Contente
  1. Tipos de isolamento
  2. Em que você deve prestar atenção?
  3. Preenchimento com argila expandida
  4. Colando com placas
  5. Pulverização de espuma de poliuretano

Numa casa de madeira, o isolamento da fundação é normalmente efectuado no exterior, uma vez que este método permite proteger a própria fundação do congelamento no inverno. Ao mesmo tempo, em alguns casos, o isolamento externo mostra-se insuficientemente eficaz, ou mesmo completamente impossível por uma razão ou outra, portanto, é necessário usar isolamento interno também. Deve-se notar que a decisão de isolar o porão de uma casa privada do interior ajudará a proteger a estrutura do piso de congelamento e aumentará o grau do porão, mas não será capaz de proteger o porão em si. No entanto, se esta for uma medida adicional ou nenhuma medida alternativa, então não há escolha.

Os métodos de isolamento interno da cave são variados, e alguns deles até fazem parte da decoração interior em paralelo, mas vale sempre a pena começar por uma impermeabilização confiável da fundação.

Se não for possível proteger externamente o concreto do congelamento, é necessário protegê-lo pelo menos da penetração de água - por exemplo, usando isolamento penetrante. Estando seca, a base não congelará tanto, o que significa que a falta de isolamento externo não se tornará uma desvantagem crítica.

Tipos de isolamento

O isolamento interno por materiais não é tão diferente do isolamento externo. Como regra, um dos três materiais básicos é escolhido.

  • Encha o porão com argila expandida - a mais barata e mais fácil de todas as soluções. Com a ajuda desse isolamento, será possível reduzir o efeito do frio no piso devido à almofada de ar criada e drenar o excesso de água. Como regra, todo o cômodo sob o piso é coberto com argila expandida, de forma que qualquer outra finalidade do porão torna-se impossível. Como alternativa, você pode preencher apenas a fôrma especialmente instalada no lado interno das paredes do porão com argila expandida, mas o nível de economia de calor diminuirá muito. A argila expandida, em princípio, não pode ser considerada o isolante mais confiável, portanto quase nunca é usada em edifícios capitais, sendo limitada ao uso em chalés de verão e em casas de veraneio.
  • interno isolamento com poliestireno expandido, poliestireno ou espuma de poliestireno, assim como outros materiais de placa tornaram-se recentemente cada vez mais populares. Esta solução é óptima para caves que se pretendem utilizar como habitação ou arrumação, uma vez que qualquer outro acabamento pode ser facilmente aplicado no topo das lajes e ocupam muito pouco espaço. Na situação descrita, o isolamento externo e interno costumam ser combinados, pois desta forma é possível evitar a condensação de umidade sob o isolamento. Se não houver isolamento externo, deve-se cuidar da retirada completa de umidade e vapor, pois esses materiais não permitem sua passagem. Para isso, é necessário impregnar a base com impermeabilizante penetrante e organizar a ventilação nos dois lados do ambiente.
  • Isolamento de espuma de poliuretano ainda é relativamente raro, pois é bastante caro e requer o envolvimento obrigatório de especialistas e equipamentos especiais. Em termos de vantagens, o resultado se assemelha ao descrito acima, com a diferença de que, ao contrário das placas, a espuma de poliuretano é vazada por um método sem costura. Isso melhora significativamente o grau de isolamento e elimina quase completamente as desvantagens das placas, portanto esta escolha é considerada universal.

Em que você deve prestar atenção?

Ao escolher um material específico, você precisa basear-se não apenas em suas qualidades positivas e em suas próprias capacidades financeiras, mas também nas especificidades da estrutura que planeja isolar. A escolha errada do isolamento pode afetar negativamente a atmosfera do porão, não dar um resultado perceptível ou exigir custos adicionais imprevistos. Para não se enganar, você deve prestar atenção a alguns parâmetros da casa.

  • A estrutura do edifício desempenha um papel quase decisivo na escolha do isolamento. Se a cave é pequena, com tectos baixos, e ao mesmo tempo não é particularmente utilizada de qualquer forma, pode enchê-la com argila expandida, especialmente se não houver ninguém morando na casa no inverno, ou se houver isolamento externo também. É uma pena encher uma cave espaçosa com argila expandida, e bastante cara, por isso vale a pena considerar outros aquecedores.
  • A presença de isolamento externo e um clima relativamente ameno permitem que o dono da casa escolha livremente qualquer isolamento que desejar para a parte interna da fundação, e se o porão não for isolado externamente, e mesmo o clima for bastante severo, é vale a pena isolar o porão pelo menos com lajes.
  • Se a água subterrânea do local for abundante e localizada bem próxima à superfície, esse pode ser o motivo da escolha da argila expandida. O fato é que os aquecedores de plástico, embora não permitam a passagem de água, quando a umidade desaparece nas fendas entre a parede e o próprio aquecedor, eles reduzem significativamente sua vida útil. O problema pode ser resolvido com a ajuda de uma impermeabilização penetrante para as paredes - embora seja um custo adicional, mas a cave ficará mais intacta, e será possível utilizar placas de isolamento.
  • Dependendo da seriedade com que o proprietário deseja ver o isolamento, você deve escolher desde a argila expandida "mais fria", passando pelas placas "intermediárias" até a espuma de poliuretano realmente quente. No caso da argila expandida, a confiabilidade do isolamento térmico depende fortemente da espessura da camada utilizada - colocada ao longo das paredes em reforço, não terá um efeito tremendo. Se houver aquecimento no porão, ele não pode ser isolado tanto quanto se não estivesse lá.
  • A falta de ventilação e a impossibilidade de arranjar quase completamente limitam os proprietários em isolar a fundação apenas com argila expandida. Se não houver ventilação, mas você ainda quiser ver as placas ou o poliuretano, terá que pensar sobre para onde irá a umidade de dentro da sala. Se tudo estiver em ordem com a ventilação no porão, quaisquer restrições na escolha do material serão removidas.
  • Se a cave pretende ter uma aplicação prática e bonita, vale a pena dar preferência às lajes e aos revestimentos de espuma de poliuretano, sobre os quais podem ser aplicados quase todos os acabamentos. É muito difícil esconder a argila expandida, porque quase certamente determinará a aparência do porão isolado.

Preenchimento com argila expandida

Este método é muito barato, mas relativamente ineficaz, portanto, é amplamente utilizado em chalés de verão. Você também pode preenchê-lo sozinho, para o qual uma série de ações são realizadas.

Você deve saber que nem sempre o porão inteiro é preenchido com argila expandida. - ao longo de seu perímetro a uma distância de pelo menos 0,3 metros das paredes internas, você pode fazer uma fôrma de madeira em toda a altura da sala, atrás da qual será preenchida com argila expandida. No entanto, devido às pequenas dimensões das casas de campo, muitas vezes não fazem cofragem, simplesmente enchendo todo o espaço da cave com seixos.

Se a cofragem está a ser executada, deve ser tratada com um anti-séptico especial, após o que pode até tentar fazer o acabamento da superfície.

O fundo do espaço entre a cofragem e as paredes é forrado com uma película de polietileno, cuja função é evitar que a humidade passe do solo para a argila expandida, que a absorveria rapidamente. Respectivamente, se o porão for coberto com argila expandida em toda a área, a impermeabilização também é aplicada em toda a área. Sobre ela é despejada a própria argila expandida, cuja altura da camada deve corresponder à altura da fôrma, ou seja, atingir o teto do embasamento.

Dado o isolamento térmico relativamente baixo da argila expandida, muitos proprietários usam isolamento térmico adicional para o piso do lado do porão. Para tal, utiliza-se lã mineral e uma membrana especial do tipo impermeabilizante ao vapor. Ambos os materiais estão empilhados entre as defasagens sexuais.

Colando com placas

O material com o qual são feitas as placas modernas de isolamento pode ser denominado de forma diferente - poliestireno, poliestireno, penoplex, mas, na verdade, todos esses são tipos de plástico que têm propriedades aproximadamente semelhantes, com pequenas diferenças. Essas diferenças devem-se às diferenças na composição e na marca do fabricante ou à densidade e espessura da placa.

Acredita-se que o isolamento interno do embasamento e fundação seja totalmente alcançado graças às placas, cuja espessura é de 5 a 10 cm.

Uma vez que as placas são coladas a uma superfície plana, é necessária uma preparação cuidadosa da parede. A superfície interna da fundação é nivelada, quaisquer lascas e rachaduras são cuidadosamente reparadas. Depois disso, as paredes do porão são isoladas da entrada de umidade - o método melhor e mais confiável, como já mencionado, é a impermeabilização penetrante.

As placas são fixadas às paredes com uma cola especial, que pode ser vendida em pó ou em solução pronta. Se você adquiriu um pó, deve primeiro preparar a cola, seguindo as instruções da embalagem. Nem toda a superfície da placa é revestida com cola - basta aplicá-la pontualmente, mas na quantidade de pelo menos 6 pontos. Depois disso, a laje é firmemente pressionada contra a parede e mantida nesta posição por algum tempo.

Freqüentemente, para facilitar a instalação, as lajes também têm ranhuras - elas devem ser combinadas para atingir a confiabilidade máxima do isolamento térmico. Para aumentar o efeito, pode-se utilizar o assentamento em várias camadas - neste caso, as placas são colocadas em um padrão quadriculado para reduzir a carga sobre a cola.

O isolamento pode pesar muito, então você não deve confiar apenas na cola. Após a secagem, são feitos furos no isolamento com 5 a 6 cm de profundidade a mais do que a espessura do material - para que o furo penetre profundamente na fundação. Em seguida, cavilhas de plástico são cravadas nos orifícios, adicionalmente fixadas com pregos especiais. Neste caso, os fixadores não devem ficar salientes, ficando rentes à superfície do isolamento.

O trabalho não para por aí, já que o poliestireno e seus análogos interessam aos roedores e são suscetíveis aos seus efeitos. Para proteção contra ratos e camundongos, uma tela especial de reforço é aplicada sobre o isolamento, mantida no lugar com cola de cimento.

Em seguida, aplica-se gesso na grelha, podendo ser feito qualquer acabamento em cima dela.

Pulverização de espuma de poliuretano

Este método é muito apreciado pelos consumidores não apenas por suas qualidades de alta economia de calor, mas também pelo fato de não exigir nenhum trabalho adicional. Nenhuma preparação de parede é necessária - espuma de alta pressão é pulverizada na superfície de qualquer relevo, ela própria sendo um fator de nivelamento. O procedimento não leva muito tempo e, o mais importante, a superfície resultante também não precisa ser preparada - o acabamento pode ser aplicado imediatamente, diretamente sobre o poliuretano.

Devido à ausência total de juntas e costuras, esse isolamento pode ser usado por muito tempo. Dadas as altas qualidades não apenas isolantes, mas também repelentes à água da espuma de poliuretano, ela é ativamente usada para isolar não apenas porões, mas também quaisquer outras instalações.

As únicas desvantagens são a necessidade de usar uma instalação especial de pulverização, que deve ser encomendada em algum lugar, e o alto custo desse aquecedor.No entanto, as análises indicam que o alto custo do isolamento de espuma de poliuretano se justifica totalmente.

Para obter informações sobre como isolar adequadamente a fundação e o porão de uma casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário