Dispositivo de fundação de pedra

Contente
  1. Características do material
  2. Dicas de Seleção
  3. Fundação de pedra faça você mesmo
  4. Conselho de profissional

O alicerce é o alicerce da edificação, proporciona estabilidade e durabilidade de toda a estrutura do prédio. Recentemente, o assentamento de fundações tem sido executado principalmente com o uso de concreto. No entanto, a base de pedra não é menos durável, além disso, tem um aspecto original e estético. Uma vantagem significativa é também o facto de o assentamento da base de pedra do edifício ser bastante viável com as suas próprias mãos.

Características do material

Para a construção das fundações de edifícios e caves, utiliza-se principalmente pedras de entulho. Este material foi usado para fins semelhantes por muitos séculos. A escolha recaiu sobre este tipo de rocha por um motivo. Pedra de entulho é muito durável. Um papel importante é desempenhado por sua disponibilidade e, portanto, um custo relativamente baixo. A extração do entulho não é mais difícil do que o processo de extração da argila natural.

Booth é extraído de duas maneiras: explodindo e lascando em pedreiras ou pela destruição natural da rocha.

O mais adequado para a construção de uma fundação é a pedreira de lajes. Os fragmentos desta raça têm uma forma relativamente plana, o que os torna mais fáceis de empilhar.

Primeiro, vamos examinar as vantagens de uma base de pedra.

  • Indicadores de alta resistência. A pedra natural é praticamente resistente a rachaduras e deformações. Isso proporcionará a todo o edifício uma base sólida sem afundamento, rachaduras ou danos.
  • O material é amigo do ambiente. Os entulhos são extraídos de reservas naturais. Não há impurezas artificiais na pedra, ela não sofre nenhum tratamento químico.
  • A rocha natural é muito resistente à temperatura e às condições meteorológicas. Pedra de entulho é bastante resistente à umidade.
  • Aspecto estético da base. A pedra de entulho pode ter cores e texturas diferentes. Padrões naturais muito bonitos dos veios da rocha podem frequentemente ser observados em lascas de pedra.
  • O material é resistente a danos por microorganismos: fungos, bolor. Os insetos também não serão capazes de danificá-lo.
  • O entulho é acessível, pois sua extração não é trabalhosa. Não é raro ou escasso.

Será útil lembrar as dificuldades que podem surgir no processo de construção de uma fundação de pedra.

  • O ajuste das pedras durante o processo de assentamento é um tanto difícil. Como o material é extraído por fragmentação e não passa por processamento posterior, os elementos mantêm sua forma livre natural e variam em tamanho. Para um assentamento denso e uniforme, é necessário dedicar tempo à seleção ótima de pedras para cada camada.
  • Tempo e esforço adicionais serão necessários para preparar o cimento ou argamassa de concreto. É necessário para unir elementos de pedra.
  • Pedra de entulho não é adequada para lançar as bases de edifícios de vários andares.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma pedra natural selvagem, você precisa dar uma boa olhada nos elementos de fragmentação. A pedra não deve ter defeitos na forma de fissuras ou delaminação, não deve esfarelar.

Certifique-se de que o lote contém pelo menos 90% de uma pedra grande e que sua cor é uniforme e uniforme.

As pedras planas são as mais convenientes para o assentamento.

A resistência da rocha pode ser verificada aplicando força ao material. Para fazer isso, você precisa de um martelo pesado e maciço.Depois de aplicar um forte golpe na pedra, um som de toque deve ser ouvido. Isso indica a boa qualidade desta raça. Uma pedra sólida permanecerá intacta e não se dividirá.

O material não deve ser excessivamente poroso. Para verificar a resistência à água de uma pedra, é necessário observar como ela reage ao contato com a água. Se a rocha absorver água ativamente, ela é inadequada para construção.

Fundação de pedra faça você mesmo

Ferramentas necessárias:

  • martelo;
  • nível;
  • encanamento;
  • compactador;
  • martelo picareta;
  • formão;
  • marreta;
  • fita métrica;
  • pá e pá de baioneta.

A primeira etapa do trabalho é preparar o território.

  • A superfície está limpa de detritos e vegetação.
  • Além disso, a marcação é realizada de acordo com as dimensões da base do edifício em construção. Essas marcações são usadas para preparar valas para colocar pedras. A profundidade deve ser de pelo menos 80 cm e largura de pelo menos 70 cm A profundidade das valas de colocação depende diretamente do grau de congelamento do solo na estação fria.
  • A cofragem está sendo instalada.
  • No fundo das trincheiras, a areia é despejada em uma pequena camada de cerca de 15 cm. Em seguida, a água é derramada e compactada. Depois disso, é despejado cascalho ou brita fina.

Colocação de pedra

Antes de iniciar os trabalhos de assentamento da base de pedra da casa, é necessário preparar uma argamassa de concreto ou cimento. Em média, 1 parte das pedras é consumida 1 parte da solução de assentamento. A composição do cimento é preparada nas seguintes proporções: para 1 kg de cimento, são retirados 3 kg de areia, a mistura é diluída com água até a obtenção de uma massa fluida. A argamassa não deve ser espessa, pois neste caso não será possível preencher com ela os vazios e vãos entre os elementos de pedra.

A solução de concreto é preparada de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante. Para a conveniência da colocação de elementos de pedra, puxe a fita guia ou os fios ao redor do perímetro das paredes da cofragem. A pedra fundamental deve primeiro ser mergulhada em água por pelo menos uma hora.

É necessário seguir as regras de alvenaria para a construção de uma fundação sólida.

  • A primeira linha da base é estabelecida a partir das pedras maiores. Os elementos devem ser selecionados de forma que não haja praticamente nenhum espaço livre entre eles. Os vazios são preenchidos com argamassa preparada para alvenaria. Antes disso, a estrutura é compactada batendo com um martelo.
  • A segunda camada é colocada de forma que as costuras abaixo da camada de rolamento sejam cobertas com pedras. Os elementos também devem ser selecionados de forma que o tamanho das lacunas seja mínimo. Esta regra é a mesma para toda a altura do alicerce de pedra a ser colocado.
  • Nos cantos de cada fiada subsequente deverão ser colocadas pedras de até 30 cm de altura, que farão o papel de uma espécie de "balizas" para controlar a altura uniforme das fiadas.
  • A última linha requer uma seleção muito cuidadosa de pedras. É final e deve ser o mais uniforme possível.
  • Quando o assentamento é concluído, a fôrma é removida. Depois disso, a lacuna entre a parede da trincheira e a alvenaria de entulho é preenchida com pequenas pedras ou lascas de pedra. Este aterro servirá como uma boa camada de drenagem no futuro.
  • A estrutura é protegida por um cinto de reforço. Ele manterá a armadura. Barras de aço com diâmetro de 10-12 mm são colocadas em uma correia de reforço com passo de 15-20 cm.
  • Para reforço adicional, hastes de aço são amarradas com arame de tricô.

A moldura de reforço pode ser feita de forma independente ou encomendada já pronta de acordo com as medidas realizadas após o assentamento da base de pedra. Um material impermeabilizante é colocado na estrutura de reforço. Além disso, o edifício é ainda mais ampliado.

Conselho de profissional

      Se você escolheu pedra natural para a fundação, use os conselhos de profissionais.

      • Para uma melhor aderência da pedra à argamassa de alvenaria, o material deve estar bem limpo.
      • A estrutura de alvenaria deve ser o mais sólida possível. Lacunas e vazios são minimizados selecionando pedras.
      • A espessura da camada de concreto ou composição de cimento não deve ser superior a 15 mm. Um aumento em sua espessura aumenta a probabilidade de subsidência de toda a estrutura.
      • As pedras angulares estão sujeitas a uma seleção mais cuidadosa. Eles são de suporte e devem ser de alta resistência. Inspecione visualmente quanto a rachaduras ou danos. Não será supérfluo verificar a força batendo com um martelo pesado ou uma marreta.
      • É necessário introduzir previamente no projeto buracos tecnológicos na fundação: ventilação, aberturas, comunicações de água e esgoto.
      • Se houver grandes lacunas e não for possível eliminá-las, recomenda-se preencher a cavidade com uma pequena pedra, lascas de pedra ou cascalho.
      • Aconselha-se a utilização de uma cabeçada para o assentamento da primeira e da última fileira da fundação, pois é a que apresenta os planos mais uniformes. Isso proporcionará estabilidade à estrutura. A linha final serve como base para a futura superestrutura do edifício, portanto, é importante que a superfície da camada de pedra seja o mais plana possível.

      O básico sobre como colocar pedras em cascalho está no próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário