Fundação sobre estacas: características, prós e contras da estrutura, instalação

Contente
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Padrões
  5. Visualizações
  6. Materiais para fazer pilhas
  7. Especificações
  8. Sutilezas do dispositivo
  9. Autoprodução
  10. Dicas úteis

A fundação é um componente importante da maioria dos edifícios. A vida útil e a confiabilidade da casa ou anexo dependerão dessa base. Existem várias variações de fundações - de uma tira simples a uma pilha forte. Vamos conhecer melhor este último, destacando seus prós e contras, bem como as nuances associadas ao trabalho de instalação.

O que é isso?

Antes de prosseguir com um conhecimento detalhado da fundação por estacas, você precisa descobrir o que é.

Uma base semelhante são as pilhas imersas no solo. Essas peças são conectadas entre si por vigas de concreto armado ou laje. Em sua forma pura, tal fundação não é muito comum. Isso se deve ao fato de possuir um desenho peculiar que não permite que a carga proveniente da casa seja distribuída entre as estacas. Como regra, uma fundação por estaca é erguida durante a construção de estruturas de toras ou madeira. É permitido referir-se a tal base ao construir casas de madeira.

Hoje existe uma opção mais prática de fundação por estacas com grelha. Tal fundação é desprovida de muitas das desvantagens inerentes às estruturas de estacas convencionais.

Pode ser usado na construção de casas de tijolos ou blocos. Nessas estruturas, todos os suportes são conectados uns aos outros por meio de uma fita especial de metal ou concreto. Esta fita é chamada de grelha.

Peculiaridades

Conforme mencionado anteriormente, a fundação é um dos componentes mais importantes na construção de uma casa particular ou anexo. A fundação por estacas é bastante fiável, o principal é escolher a variação certa para que a sua casa tenha um forte apoio por baixo.

Recomenda-se o uso dessa base se sua casa estiver localizada em uma área com predominância de solo fraco, flutuante ou levemente submerso.

Portanto, os tipos de solo fracos incluem:

  • marga, argila em um estado fluido;
  • solos especiais semelhantes a loess que contêm muitas partículas de poeira e uma pequena quantidade de argila / elementos calcários;
  • tipos de solos arenosos-argilosos, que são caracterizados por alta saturação de água;
  • solo com impurezas.

Além disso, a fundação por estacas será uma excelente solução em solos duros profundamente enterrados.

Uma característica distintiva da fundação por estaca é que ela é mais econômica quando comparada com as fundações rasas. Isso se deve ao fato de que para a fundação com estacas, não é necessário cavar primeiro uma grande cova. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata da construção de pequenas casas com um peso modesto.

Os principais elementos de uma fundação tipo estaca são hastes fortes especiais que penetram profundamente no solo. São esses detalhes que são chamados de pilhas. Eles são projetados para distribuir uniformemente todas as cargas exercidas no solo. Uma diferença característica é um componente como uma grade, que é uma viga, uma base de faixa ou uma laje. Essas peças são projetadas para aumentar as cargas de projeto na estrutura com estacas.

A fundação por estaca também se distingue pelo fato de que geralmente não leva muito tempo para erguê-la. Isso não requer grandes custos de mão de obra. Assim, por exemplo, para a instalação de uma estaca de 3 metros com diâmetro de 30 cm, será necessário escavar apenas 20 metros cúbicos. ver terra. Para isso, você pode usar uma furadeira. Deve-se notar que hoje existem várias variações de fundações por estacas. Claro, os mais comuns são as opções simples e grelhados.

As estacas para essas fundações são feitas de materiais diferentes. Pode ser madeira, metal ou concreto armado. A escolha da matéria-prima ideal depende das cargas que serão aplicadas à base. A escolha de um material adequado também é influenciada pela possibilidade de utilização de uma determinada tecnologia, pelas características geológicas da região onde a construção está a ser executada, bem como pela natureza e características da futura casa.

As estruturas com estacas são utilizadas não só na área privada, mas também na construção industrial. Tais fundações distinguem-se pela redução das obras na construção de embasamento das moradias. Há momentos em que esses processos são completamente excluídos. Hoje, uma fundação tipo pilha é mais frequentemente usada na construção de casas de campo, bem como de casas de campo e de campo.

Vantagens e desvantagens

Apesar de não ser a maior prevalência, as fundações por estacas têm muitas qualidades positivas.

Se você decidir construir essa base para uma casa, deve familiarizar-se com eles.

  • A principal vantagem da fundação por estacas, notada por muitos artesãos, é a rapidez da sua construção. Isso levará muito pouco tempo.
  • Essas estruturas podem ser erguidas em solos problemáticos e moles. Nem todo tipo de fundação é adequado para esses solos, portanto, uma fundação por estaca nessas condições é uma opção ideal.
  • Para construir uma fundação sobre estacas, não é necessário realizar muitos trabalhos de terraplenagem. Você não tem que cavar um buraco.
  • Esse tipo de fundação é barato, o que também atrai muitos usuários que planejam construir uma casa.
  • Tendo uma fundação por estaca, você pode fazer extensões adicionais para a casa. Se com o tempo você quiser expandir a área da habitação ou combiná-la com outras estruturas (por exemplo, com uma garagem ou um balneário), então você pode facilmente conectá-los à fundação anterior.
  • O peso da casa é distribuído uniformemente sobre os suportes das estacas.
  • A instalação de tais bases é bastante simples, especialmente quando comparada com opções de fitas monolíticas ou simples. Para tal, não é necessário contactar especialistas - você pode fazer todo o trabalho sozinho, contando com instruções simples.
  • Essas bases são diferenciadas pela durabilidade. Sua vida útil é superior a 30 anos. Claro, se você realizar todo o trabalho corretamente e usar materiais de alta qualidade, esse período pode ser muito mais longo.
  • Essa fundação pode ser construída não apenas para casas particulares e chalés, mas também para estufas, banheiras e outras dependências.
  • Se você fez tudo corretamente, as pilhas não encolherão com o tempo.
  • Antes de instalar as estacas diretamente, não há necessidade de preparar o terreno - para remover entulhos ou remover a camada superior do solo (com exceção das estacas de concreto). Graças a esse recurso, leva um pouco de tempo para construir a base.
  • As pilhas podem ser reaproveitadas. Além disso, eles podem ser facilmente substituídos, se necessário.
  • É permitido construir este tipo de alicerce em qualquer época do ano.

Como você pode ver, as estruturas de fundação por estacas têm muitos aspectos positivos. No entanto, essas bases não são perfeitas.

Vamos conhecer a lista de desvantagens que pertencem às fundações sobre estacas:

  • Se você usou pilhas de metal, elas precisam fornecer uma camada protetora de alta qualidade. Caso contrário, essas peças podem corroer e isso levará muito pouco tempo.
  • Nas condições de lugares rochosos, simplesmente não é possível construir tal fundação.
  • De acordo com especialistas, durante a construção de tal fundação, alguns problemas podem surgir se outros edifícios estiverem localizados nas proximidades.
  • Se você vai construir essa base, precisará fazer os cálculos mais precisos e escrupulosos da profundidade dos apoios.
  • A elaboração de um projeto para tal fundação pode exigir um investimento considerável.
  • Ao usar suportes de concreto, é importante levar em consideração seu peso impressionante. Por causa disso, o processo de instalação pode ser significativamente complicado.
  • As estacas feitas à mão não podem ser utilizadas na construção de tal fundação, apesar de seu custo atraente. Caso contrário, a estrutura pode não durar muito e causar muitos transtornos.

Padrões

Tal como acontece com a construção de qualquer outro tipo de fundação, é necessário montar a base sobre estacas de acordo com os requisitos listados no SNiP 2.02.03-85 correspondente.

Este documento abrange a joint venture (conjunto de normas), bem como todas as informações necessárias quanto à construção de uma fundação por estacas:

  • tipos de estacas que podem ser utilizadas na construção da fundação;
  • instruções básicas sobre o cálculo;
  • cálculo da capacidade de carga dos apoios de estacas;
  • requisitos para a instalação de vários tipos de suportes de estaca (aríete, broca, estacas-escudo, estacas preenchidas com concreto e outros tipos de suporte);
  • o documento também inclui levar em consideração as forças negativas de atrito do solo na parte lateral das estacas;
  • determinação da capacidade de carga de elementos de estaca;
  • construção de fundações sobre estacas;
  • características de design em vários tipos de solo.

Além disso, o documento contém uma série de aplicativos recomendadoscobrindo informações sobre a determinação do encolhimento de uma única estaca, tiras de fundações e outros cálculos importantes.

Os especialistas aconselham iniciar a construção da fundação por estaca, contando com as informações contidas no SNiP. Portanto, você fará não apenas uma base confiável e durável, mas também uma base segura que atenda a todos os requisitos.

Visualizações

As fundações de estacas são diferentes. A seleção de um projeto adequado deve ser feita com muita responsabilidade, uma vez que a confiabilidade e a durabilidade da futura casa dependerão da escolha perfeita. Vamos examinar mais de perto os tipos mais populares de tais estruturas e entender seus recursos.

Zabivnoy

Pilhas de fundação compactadas são comuns. Via de regra, são hastes de concreto armado cravadas profundamente no solo. A instalação de tais estruturas é baseada nos cálculos mais precisos da distribuição de toda a carga da casa nos próprios suportes. Essas estacas são cravadas no solo até que penetrem na camada mais estável.

Essas estruturas são frequentemente utilizadas na construção industrial. Isto se deve ao fato de que na maioria das vezes os trabalhos de instalação na instalação de estacas são realizados com equipamentos especiais. Deve-se ter em mente que tais alicerces nem sempre podem ser usados ​​para a construção de casas comuns ou chalés de verão, uma vez que é simplesmente irrealista colocá-los por conta própria.

Entediado

Antes de prosseguir com a instalação da fundação perfurada, você deve primeiro perfurar poços. Futuramente, nelas serão instaladas estacas e lançada argamassa de concreto. Esse trabalho de instalação é mais frequentemente referido ao construir edifícios de vários andares.

A instalação de estacas perfuradas exige muita mão-de-obra. Para prosseguir com esse trabalho, primeiro você precisa fazer muitos cálculos complexos. Além disso, o custo da obra pode custar uma soma considerável devido à sua complexidade. Essas desvantagens desencorajam muitos usuários de escolher tais bases.

Parafuso

Para casas de campo privadas e estruturas de estrutura, apenas essas bases são escolhidas com mais frequência. A instalação das estacas de parafuso pode ser feita manualmente.Além disso, este processo é barato para o mestre e não requer muito esforço.

Os tubos de aço servem de base para a fundação do parafuso. Esses componentes possuem uma rosca tipo parafuso. Devido a esta característica, as estacas são aparafusadas ao solo e, com a ajuda de lâminas especiais, são fixadas nele com firmeza. Se o solo no local for excessivamente solto, geralmente são utilizadas estacas roscadas, que possuem uma rosca que se estende ao longo de todo o comprimento do tubo. O concreto é despejado em elementos de aço para tornar a estrutura o mais forte, confiável e estável possível.

A principal vantagem dessa base é a facilidade de instalação. Você não precisa chamar uma técnica especial para isso.

Por esse motivo, muitas pessoas constroem por conta própria tipos semelhantes de fundações. Além disso, a fundação por estaca de parafuso pode ser instalada em quase qualquer tipo de solo. Além disso, você pode começar esse trabalho em qualquer estação do ano.

Laje estaca (SPF)

A fundação de laje sobre estacas é um desenvolvimento revolucionário na indústria da construção. Atualmente, tais estruturas são erguidas durante a construção de prédios altos de peso sólido.

Este tipo de fundação consiste nos seguintes elementos básicos:

  • grillage;
  • estacas de concreto armado de alta resistência com maior estabilidade.

O tipo de laje de fundação com estacas é simplesmente necessário em tais casos:

  • se você está construindo uma casa (ou um anexo) em solos fracos;
  • se houver um limite apertado para as fundações já existentes no local;
  • se a construção de uma casa é planejada em uma área com alta atividade sísmica;
  • quando se trata de construir terrenos com geologia pobre.

A principal característica distintiva dessa fundação é que ela possui o mais alto nível de resistência, o que é muito importante para a fundação. Os edifícios construídos em tal estrutura servem por muitos anos e não têm medo de influências externas negativas. Basicamente, essas fundações não têm medo de cargas de vibração.

Deve-se ter em mente que para a instalação de tal fundação, você deve primeiro preparar um local. Só depois disso eles começam a cravar as estacas diretamente e despejar a laje.

Monolítico com grelha

Como mencionado acima, uma característica distintiva da fundação por estacas é que, com ela, toda a carga da casa construída é colocada nas estacas. Muitas vezes, esses detalhes são combinados com uma grade. Existe uma grelha monolítica, que é a zona superior da fundação por estaca, que serve de deslocamento da carga dos elementos de sustentação da estrutura.

Uma fundação de pilha monolítica com grade tem as seguintes vantagens:

  • é possível equipá-lo em vários tipos de solo (a exceção é o solo magmático e sedimentar);
  • quando é erguido, uma quantidade mínima de tempo é gasta em terraplenagem;
  • a moldagem desse tipo de fundação pode ser feita mesmo em baixas temperaturas;
  • tais bases são distinguidas pela excelente capacidade de carga;
  • a construção de tal fundação será barata.

As desvantagens das estruturas monolíticas com gradeamento incluem o fato de que sua instalação não pode ser feita sem equipamentos e ferramentas especiais. Além disso, durante a construção, os proprietários terão que abandonar a preparação da cave isolada.

Buroinjeção

Hoje, para a construção de fundações confiáveis ​​e estáveis, os tipos de estacas de perfuração e injeção são frequentemente usados. Essas peças pertencem à classe dos suportes compactados. Eles são feitos perfurando poços e, em seguida, enchendo-os com uma mistura de cimento-areia ou água-cimento usando tecnologia de injeção. Para fortalecer ainda mais a capacidade de suporte, esses tipos de estacas são freqüentemente reforçados com tubos de ferro, barras de reforço ou armações reforçadas. Esses elementos são fixados na cuba com uma estrutura metálica especial em forma de cilindro ou prisma.

As estacas perfuradas são subdivididas nos seguintes tipos:

  • estacas-estacas - essas peças são instaladas o mais profundamente possível nas camadas subjacentes de rochas duras, enquanto transfere a carga principal através do calcanhar;
  • estacas suspensas - tais elementos são montados no solo sem uma camada de suporte forte e transferem a carga para o solo com uma superfície lateral.

Fita de pilha

A fundação de estacas é uma das variedades de estruturas monolíticas para tipos de solo ondulantes e fracos. A principal característica dessa fundação é que, com ela, as paredes da casa se apoiarão em uma fundação sólida com um ligeiro aprofundamento ao longo do perímetro. Quanto à adesão confiável às camadas de solo sólido, neste caso ela será alcançada graças às estacas instaladas abaixo do ponto de congelamento.

A fundação de fita de estaca é boa porque não requer grandes despesas, é erguido de forma rápida e resiste perfeitamente ao levantamento, bem como aos movimentos sazonais do solo. A desvantagem deste projeto é que não será possível equipar um porão completo com ele. Além disso, deve-se levar em consideração o fato de que edifícios com paredes pesadas não podem ser construídos sobre tal fundação.

Você pode fazer essa estrutura com suas próprias mãos. De acordo com especialistas, até um iniciante pode lidar com esse tipo de trabalho.

As fundações de estacas diferem não apenas em sua estrutura, mas também nos materiais com os quais as estacas são feitas. Vamos considerar em detalhes quais são as características distintivas das estruturas de diferentes matérias-primas.

Materiais para fazer pilhas

De madeira

Os suportes para fundação de estacas são frequentemente feitos de madeira. Normalmente, espécies como abetos e pinheiros são usadas para isso. Opções caras de lariço, carvalho e cedro são um pouco menos comuns.

Deve-se ter em mente que, embora as estacas de madeira sejam flexíveis e fáceis de instalar, elas só são permitidas se se tratar de uma estrutura de baixo peso. Por exemplo, podem ser todos os tipos de anexos ou casas de madeira. A principal vantagem da madeira para fundações é a facilidade de processamento. Além disso, esse material em muitas regiões é considerado acessível tanto em preço quanto em prevalência.

No entanto, as estacas de fundação feitas deste material ecológico também apresentam sérias desvantagens. Por exemplo, eles não podem se orgulhar de boas características de resistência, razão pela qual não podem ser usados ​​na construção de grandes edifícios residenciais. Além disso, a árvore está sujeita a apodrecer, mesmo que seja tratada com um agente protetor. Por causa dessas desvantagens, as estacas de madeira raramente são usadas hoje.

A pilha de madeira deve ter um diâmetro de pelo menos 180 mm. O comprimento máximo de todas as peças do cano geralmente não excede a marca de 16 m. Se, no entanto, um elemento mais longo for necessário durante a construção da fundação, vários troncos são especialmente emendados. Como resultado, a pilha torna-se mais comprida e pode atingir 25 m.

Aço

As estacas de aço podem ter várias configurações. Na maioria das vezes, existem elementos que são um tubo sem costura, que tem paredes com espessura de 8-12 mm. Suportes especiais de seção em caixa também podem ser usados. As peças semelhantes são feitas de uma viga em I.

Para aumentar a capacidade de suporte, as estacas de aço são freqüentemente despejadas com concreto após o trabalho de instalação. Graças a isso, essas peças se tornam mais estáveis ​​e confiáveis.

As estacas de parafuso especiais também são feitas de aço. Esses produtos são bastante populares hoje em dia, pois são fáceis de instalar e operar por muitos anos. As pilhas de parafusos, externamente, lembram grandes brocas ou tubos enrolados de parafuso simples.

As estacas de aço de grande diâmetro são aparafusadas com equipamentos especiais, como cabrestantes.No entanto, os elementos de suporte com um diâmetro de 100 mm podem ser colocados no lugar sem a necessidade de tecnologia complicada. Isso pode ser feito por duas pessoas usando o portão.

As fundações montadas a partir de estacas de aço são legitimamente reconhecidas como uma das mais fortes e duráveis. Essas estruturas não estão sujeitas a deformação. Porém, são caros e, com o tempo, estão sujeitos à formação de ferrugem, o que afeta negativamente a qualidade do aço.

Concreto reforçado

Os tipos de estacas de fundação de concreto armado são os mais comuns e procurados atualmente. Tais detalhes são reconhecidos como os mais práticos quando vistos do ponto de vista da construção privada. Isso se deve ao fato de que o concreto armado pode ser usado para fazer um suporte de quase qualquer diâmetro necessário diretamente no solo, sem o uso de equipamentos especializados complexos.

As estacas de concreto armado podem ser adquiridas prontas. Nesse caso, geralmente possuem seção transversal quadrada ou retangular. Hoje, suportes de parafuso de concreto armado também são encontrados.

No decurso do aparafusamento, é colocado um núcleo de metal forte nessas peças, que é retirado no final do trabalho de instalação para aparafusar nos poros restantes.

As estacas de concreto são ocas e sólidas.

Especificações

A profundidade da fundação tipo estaca depende da distância na qual a camada de solo mais durável está localizada. De acordo com geólogos profissionais, essa camada pode facilmente suportar a carga criada pelo edifício construído.

As fundações de estacas têm uma ampla gama de utilizações. Essas estruturas podem ser construídas em qualquer solo (exceto rochoso) e zonas climáticas. Graças a isso, os mestres consideram tais designs universais.

É permitido montar uma fundação com estacas no inverno, no entanto, os especialistas ainda recomendam aguardar o aquecimento antes de iniciar os trabalhos de reparação.

Quanto à altura da fundação nos apoios, depende diretamente do solo e de outros parâmetros: as preferências pessoais dos proprietários, a disponibilidade de água corrente, a zona climática específica.

A carga que afeta a fundação da estaca é dividida em “quadrados”, por isso é muito importante fazer todos os cálculos necessários corretamente. Para isso, recomenda-se entrar em contato com um especialista.

Sutilezas do dispositivo

Antes de proceder à construção independente de uma fundação de alta qualidade sobre estacas, você precisa considerar em detalhes como ela funciona. Essa estrutura é uma espécie de suporte sob a casa (dacha, anexo, edifício de vários andares), que consiste em suportes de estacas espaçados separadamente ou um campo de estacas especial.

Na maioria das vezes, as pessoas escolhem elementos de alta resistência e duráveis ​​de um material como o concreto armado. No entanto, também é possível usar concreto não armado e pedregulho (e outros materiais), que são mais baratos e, em geral, baratearam a construção de toda a estrutura. Para tornar o concreto mais durável, além de economizá-lo, é necessário reforçar a estrutura de fundação em estacas. Como reforço, as hastes de aço com superfície lisa ou peças perfiladas são as mais utilizadas. As estacas de fundação são sempre fixadas nos cantos da futura construção, na intersecção das divisórias internas de suporte entre si e com os tetos externos.

Se houver uma distância entre as estacas obrigatórias de 2 a 2,5 m (e às vezes mais), então elementos intermediários são montados entre elas para fechar os furos.

Toda a estrutura geralmente consiste em uma almofada de areia, uma gaiola de reforço, uma camada de concreto com orifícios de ventilação e uma camada impermeabilizante.

Autoprodução

A maioria dos tipos de fundações por estacas pode ser feita à mão.Para fazer isso, você deve seguir estritamente as instruções passo a passo e usar apenas materiais / ferramentas de alta qualidade. Observe que nenhuma das etapas do trabalho pode ser negligenciada, caso contrário, o resultado pode decepcioná-lo.

Vamos dar uma olhada mais de perto em um guia passo a passo para construir uma fundação em estacas usando o exemplo de uma estrutura popular de fita adesiva.

Etapas do trabalho:

  • Em primeiro lugar, é necessário elaborar um projeto / desenho da futura construção e efetuar todos os cálculos necessários. Para fazer um projeto correto e de alta qualidade, é recomendável entrar em contato com um especialista.
  • Primeiro, você deve dividir a área em quadrados em que a construção da fundação e da própria casa está planejada. Para fazer isso, é necessário nivelar o terreno existente, e também é aconselhável remover uma camada de excesso de solo para nivelar o campo para futuros trabalhos de reparo.
  • No decorrer destas obras, é necessário delimitar o perímetro exterior do edifício com a ajuda de pequenas estacas de madeira e cadarços de construção esticados entre elas. Além disso, com o auxílio desses elementos, é necessário observar as dimensões da vala, que serão necessárias para a gradagem.
  • Depois disso, uma trincheira deve ser cavada sob a fita. Para fazer isso, você pode recorrer a um equipamento especial ou realizar esse trabalho manualmente.
  • A profundidade e a largura da vala a ser cavada devem ser determinadas levando-se em consideração o cálculo de engenharia. Além disso, é necessário levar em consideração a cofragem e o aterro do solo. Nesta fase, é revelada a presença e o nível da profundidade da cava, destinada a uma cave ou estrutura técnica especial.
  • A próxima etapa é a perfuração de poços para instalação de suportes de estacas. Dependendo do tipo específico de estacas, furos apropriados são feitos no solo. Às vezes, eles exigem vedação adicional na parte inferior, e às vezes vice-versa, de um tamanho mais modesto, como na situação com estruturas acionadas. Nesse caso, é necessário seguir o degrau de acordo com o cálculo aceito para as cargas.
  • A imersão das estacas nas ranhuras preparadas é feita manualmente ou com equipamento especial. Nesta fase, deve-se levar em consideração a presença de uma cave ou sala técnica localizada abaixo do ponto do piso zero da casa.
  • Se você usar tubos como estacas, então suas divisórias externas devem ser impermeabilizadas com mastique de betume ou material de cobertura. Quanto à cavidade interna dessas peças, geralmente é reforçada e, em seguida, vazada com concreto.
  • Segue-se a fixação da moldura reforçada destinada à grelha. Para fornecer uma fixação mais forte e confiável, ele é acoplado ao reforço que se projeta dos postes. Depois disso, a moldura é firmemente fixada dentro da vala com um fio de tricô macio. Observe que a estrutura em nenhum caso deve entrar em contato com o fundo da vala cavada e deixá-la do lado de fora.
  • Agora você precisa construir a fôrma para a grade. Este processo deve ser realizado da mesma forma que no caso de uma fundação de faixa simples - será necessário fixar os painéis de fôrma nas bordas da vala.
  • As paredes das proteções de madeira devem ser cobertas com uma fita especial de polietileno. Com este detalhe, a fôrma vai durar muito mais tempo e não estará sujeita a influências externas negativas.
  • A próxima etapa é a concretagem. Este trabalho só pode ser iniciado após todos os preparativos necessários. Os especialistas recomendam o uso de concreto para isso, que é produzido em fábricas especializadas, obedecendo a proporções claras. Normalmente, esses materiais são entregues ao canteiro de obras em auto-misturadores especiais. Usando mangas ou calhas, a argamassa é despejada na fita preparada de uma só vez. Neste caso, é necessário compactar o concreto com dispositivos vibratórios especiais.
  • O próximo passo é desmontar a cofragem de madeira e aterro. É possível remover escudos de madeira da trincheira somente depois de alguns dias (não antes).
  • A etapa final no trabalho de fundação é o preenchimento.

Como você pode ver, para a construção de tal tipo de fundação por estacas, não é necessário ter uma educação especial ou uma rica experiência. Você pode realizar todas as etapas sozinho - não há nada extremamente difícil nisso. O principal é seguir as instruções e assumir uma postura responsável em relação ao assunto.

Obviamente, se você tiver dúvidas de que pode preparar essa base para a construção de uma casa por conta própria, então é melhor confiar essas obras a profissionais.

Entediado

Analisaremos passo a passo o processo de instalação de outro tipo de fundação por estaca - furado. Observe que o diâmetro da broca necessária para este tipo de trabalho deve ser de no mínimo 25 cm, é aconselhável que seu cabo seja modelador, para que a qualquer segundo você tenha a oportunidade de aumentá-la um pouco mais ou menos.

A primeira etapa na instalação de estacas perfuradas será uma preparação meticulosa, mas você precisa iniciá-lo não a partir do próprio site, mas a partir de um diagrama / projeto no papel. Você pode pegar um plano territorial e colocá-lo em uma folha separada na escala certa. Marque no desenho as dimensões exatas da futura estrutura. Calcule o número de estacas e determine sua localização com base no peso da futura construção.

Feitos todos os cálculos necessários e determinados todos os parâmetros necessários, pode-se proceder aos trabalhos preparatórios do canteiro de obras da fundação. Para isso, toda grama e outra vegetação devem ser retiradas do canteiro de obras.

Em seguida, você precisa marcar o site. Para isso, as estacas são marteladas em pontos específicos da futura estrutura. Neste caso, é muito importante levar em consideração o vão entre os centros dos suportes da estaca - será igual ao comprimento total da parede, do qual será subtraída a largura da parede. Depois de colocar os pinos nos cantos, você precisa medir as diagonais. Se não forem iguais, então 1 ou mais cantos foram feitos incorretamente.

Depois de fixar corretamente todos os pontos necessários entre os pinos, deve-se puxar um cordão de construção especial, como no caso de uma base roscada. A folga de uma corda para a próxima deve ser igual ao diâmetro das estacas que você vai instalar. Isso deve ser feito para que todas as estacas de fundação possam ser instaladas o mais rápida e facilmente possível.

Depois de concluir o trabalho preparatório, você pode prosseguir diretamente para a construção da própria fundação por estaca. Para fazer isso, primeiro, os recessos são perfurados para suportes de estacas perfuradas nos pontos alocados para eles. A broca deve ser posicionada claramente no centro do futuro furo para não colidir com o deslocamento dos apoios. Para fazer cortes, pode-se usar uma broca, que tem a função de estender o comprimento se necessário. No entanto, essa solução tem uma desvantagem - no caso da perfuração manual, você terá que despender muito esforço, especialmente se trabalhar em solo argiloso. No entanto, ao usar esse tipo de equipamento, você não precisa buscar a ajuda de um equipamento especial.

De vez em quando, a broca precisará ser retirada do buraco para limpá-lo da terra. Se o processo de perfuração for difícil, é melhor estocar os lucros do assistente. É necessário perfurar depressões sob os suportes a uma profundidade que seja superior ao nível de congelamento do solo. Nesse caso, você não precisa se preocupar com a estabilidade da estrutura durante as mudanças de temperatura.

Para um controle sem problemas da profundidade em que a estrutura da estaca será colocada, você pode marcar o punho da broca. Concluída a preparação dos recessos para os suportes das estacas, deve-se proceder à impermeabilização da estrutura. Uma vez que o solo mantém a sua forma bem, a instalação de fôrmas adicionais não é útil neste caso. Em vez de um projeto semelhante, é permitido o uso de material de cobertura de uma marca adequada - RKP-350.

Para facilitar a colocação do material de cobertura na parte interna dos poços, das armaduras, bem como o futuro vazamento da solução de concreto ali, é necessário fazer um ramal de tubo. Isso pode ser feito a partir de círculos de madeira compensada correspondentes ao diâmetro dos orifícios perfurados.

O dispositivo de contraplacado fabricado deve ser baixado para os orifícios perfurados e bem fixado. Para fazer isso, você pode fazer seu próprio dispositivo com um funil e pequenas laterais. A parte de madeira compensada permitirá que o material da cobertura seja mantido com segurança no lugar. Além disso, esta parte tornará o processo de concretagem das estacas mais fácil. Observe que, no futuro, a solução deve ser derramada na parte superior do adaptador. Quando o concreto atinge o ponto desejado, o adaptador pode ser retirado e colocado na próxima depressão.

É muito importante preencher não só a parte subterrânea das estacas de fundação, mas também seu módulo superior. Coloque-o na vertical. Para tal, é necessário preparar uma estrutura limite de dois carris, que deverá ser instalada a uma distância correspondente ao diâmetro dos apoios da estaca +1 cm, este componente proporcionará uma folga de 5 cm em todos os lados.

Tendo feito essa estrutura de limitação, é necessário medir uma distância igual em 2 outras direções do ponto central do poço, a fim de posicionar corretamente a fôrma para a metade superior. Observe que o orifício na parte superior desempenha um papel importante na moldura de madeira compensada. Deve coincidir com o centro do poço.

Em seguida, você precisa de uma barra de ferro. Um fio de prumo é pendurado no meio e colocado claramente acima do centro do orifício na madeira redonda da moldura de madeira compensada. Nesta posição, meça o raio da estaca da barra em 2 direções. Adicione 5 mm à dimensão. Em seguida, aparafuse as peças de madeira do ponto 2 requeridas que irão segurar a fôrma e prepare uma solução de concreto.

Prepare uma estrutura metálica para cada suporte. Observar que seu comprimento deve cobrir tanto a metade interna quanto a externa do suporte e possuir uma fenda para amarração com armadura fixada em grade de concreto. Colocar concreto no poço sob as estacas com uma camada de pelo menos 10 cm para proteger a armadura da corrosão.

Depois de colocar a armadura, preencha o recesso com uma mistura de concreto leve. O enchimento deve ser feito até chegar ao topo do orifício feito. Em seguida, você deve usar um vibrador especial para remover as bolsas de ar.

Em seguida, a fôrma superior é feita de material de cobertura laminado. Ele precisa ser preso com segurança para segurar o concreto. Nesse caso, é utilizada uma tela de aço, enrolada em torno de uma camada de material de cobertura. Além disso, o suporte da estaca é totalmente preenchido com concreto. Observe que antes de instalar a fôrma superior, remova o suporte de metal que fixou o material de cobertura na parte inferior.

Preenchendo totalmente o recesso, é necessário usar o vibrador com muito cuidado, pois no caso de uma malha metálica mal conectada, a integridade da estrutura pode ser violada. Antes de despejar a grelha, é preciso esperar um pouco até que as pilhas se tornem mais duráveis. Em seguida, ao redor das estacas, é necessário construir uma fôrma de madeira ou compensado.

Aplicar uma camada de impermeabilizante na fôrma para facilitar a futura desmontagem das blindagens. Para isso, recomenda-se o uso de filme plástico de alta densidade ou feltro. Além disso, é permitido revestir a cofragem com mástique à base de betume. Neste caso, é necessário certificar-se de que o concreto não escorre para qualquer parte da fôrma, reforce a fôrma com vigas, mas isso deve ser feito após a instalação da estrutura metálica para armadura.

A moldura deve ser amarrada com a estrutura proveniente dos suportes das estacas. Em seguida, as hastes que saem das pilhas são dobradas e fixadas ao arame. Só depois disso é permitido proceder ao enchimento. É melhor fazer isso de uma vez, para que a base não tenha várias camadas.

É mais difícil fazer esse tipo de base do que em faixa.Nesse caso, é muito importante usar as ferramentas certas, como uma broca pop-up de qualidade. Além disso, é importante colocar material de cobertura de uma marca adequada, bem como concreto com a marcação M300.

Dicas úteis

Muitos artesãos estão se perguntando se uma área cega é necessária ao construir uma fundação sobre estacas. A resposta é simples: é imperativo que um edifício residencial nessa base seja qualitativamente protegido dos efeitos negativos da precipitação e das águas subterrâneas.

Tal projeto deve ter as seguintes características:

  • uma inclinação de 3 a 5 graus, de modo que a parte da estrutura adjacente à metade do porão da casa esteja ligeiramente (cerca de 3 a 5 cm) acima da seção externa da área cega;
  • 15-25 cm de largura a mais do que o tamanho dos beirais de um edifício sobre uma fundação de estacas;
  • uma espessura de travesseiro de 20-30 cm;
  • a espessura da camada decorativa é de 3-15 cm, mas deve-se ter em mente que se você está fazendo uma estrutura de concreto, então sua espessura deve ser de cerca de 13-15 cm, e se for de ladrilho ou pedra - 5-6 cm. No caso do asfalto, serão suficientes 3-4 cm.

Conforme mencionado anteriormente, os tipos de estacas de madeira só podem ser usados ​​na construção de estruturas leves. Além disso, esses detalhes são adequados se houver um alto nível de água subterrânea no local.

Observe que os suportes de aço são reutilizáveis. Assim, no processo de construção de uma edificação móvel, tais estacas não são concretadas com concreto e, com o movimento posterior da estrutura, são puxadas para fora para fixá-la em um novo local.

Se você não sabe qual fundação é melhor construir para uma casa de estrutura leve, você deve recorrer a uma fundação com estaca de parafuso. Nesse caso, esse design será a melhor solução.

Observe que ao erguer uma fundação sobre estacas, podem surgir dificuldades devido a algumas restrições:

  • Quando se trata de solo horizontalmente móvel. Inclui tipos de solo de plantio e expansão. Para determinar o tipo de terreno, você precisa recorrer a pesquisas de laboratório.
  • Ao organizar uma fundação de alta qualidade em estacas, muitas vezes surgem problemas com a construção de um porão. É importante preencher a distância entre os apoios, como é o caso das bases colunares. Essas obras exigirão despesas e esforços adicionais.

Ao final da obra de fundação, o solo é preenchido. Para isso, retire o material previamente cavado da vala ou uma mistura de areia e cascalho, que deverá ser compactado adicionalmente. Não devemos esquecer que, nesta fase, normalmente é feito um isolamento adicional da fita de fundação (se estivermos falando de uma base de fita adesiva). Na maioria das vezes, o poliestireno expandido, plantado na cola, é usado para essa finalidade.

Os especialistas recomendam a compra de estacas de parafuso, que foram revestidas com um composto anticorrosivo confiável durante o processo de fabricação. A garantia do fabricante para tais elementos é de 50 anos, mas na verdade eles duram muito mais.

Muitos consumidores estão se perguntando se a fundação por estaca é adequada para casas feitas de painéis SIP especiais (a tecnologia SIP é um tipo de construção de painel). Para tais estruturas, é possível erguer tipos de fundação em estacas, fitas e colunas.

Se a fundação por estaca encolheu, isso indica que foi erguida incorretamente. No caso de trabalhos de instalação executados com competência, essas estruturas, em regra, não encolhem.

Se houver solo em seu local sujeito a graves afundamentos, é melhor recusar a fundação do parafuso, porque em tais condições ela pode não ser estável e durável o suficiente.

É muito importante para a auto-montagem da fundação por estaca realizar corretamente todos os cálculos necessários. Para fazer isso, você precisa calcular a massa da futura casa, determinar a área de referência (com base no peso e fator de confiabilidade), calcular o número de estacas, selecionar sua área transversal e, em seguida, comparar os resultados com a área de referência .

Para construir uma base sobre estacas, é muito importante adquirir ferramentas confiáveis ​​e de alta qualidade. Será muito mais fácil trabalhar com esses dispositivos. Não economize em materiais como material de telhado, concreto, isolamento e impermeabilização.

Não assuma o trabalho de autoconstrução da fundação por estaca se você duvidar de suas habilidades. É melhor entrar em contato com uma empresa de confiança em sua cidade, cujos donos farão tudo por você. Serviços semelhantes são fornecidos por muitas empresas, por exemplo, "SV-Fundament", "Unix Stroy", "SVF-Premium" e muitos outros.

Para fundações de estacas para casas de um andar, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário