Dispositivo de fundação de parafuso de estaca: como construir uma fundação por conta própria?
Cada base doméstica deve ser construída e projetada com muito cuidado. Isso se aplica totalmente à opção com estacas de parafuso. A aparente simplicidade de sua instalação esconde, na verdade, muitas sutilezas e nuances que simplesmente não podem ser ignoradas sem o risco de enfrentar consequências desagradáveis.
Fabricação: etapas
Suportes do tipo pilha podem ser feitos à mão. Mas deve-se admitir que tal trabalho não é fácil e requer muita experiência, um estudo completo das especificidades do problema. Para que a parte de fixação penetre facilmente no solo, é necessário calcular cuidadosamente a inclinação da lâmina em espiral, sua fixação ao cone da ponta. A situação é agravada pela ausência total de normas estaduais e pela ausência de produtos de referência. Você não pode comprar ou receber uma pilha e fazer outras de acordo com seu modelo - mesmo os principais fabricantes geralmente vendem produtos de baixa qualidade.
A composição típica da estrutura é a seguinte:
- corpo - um tubo com um diâmetro de 7,6–35 cm e uma espessura de parede de 0,4 cm;
- pontas obtidas por soldagem ou fundição de pontas de 2 diâmetros próprios, ou cones;
- lâminas - espirais com um ou dois terminais e, como opção, um par de parafusos com 40–70 cm de distância;
- a cabeça é usada em combinação com grades de madeira.
Uma cabeça típica é feita como uma placa com orifícios especiais e vários reforços. Esta placa é soldada a uma bobina feita de um tubo com um diâmetro interno ligeiramente maior do que a casca externa da pilha. Atenção: no caso de autoprodução de suportes roscados, vale a pena utilizar desenhos distribuídos por qualquer fabricante. Assim, o risco de erros com o tamanho da lâmina é eliminado, o número de soldas é reduzido. Quanto menos conexões, menos áreas fracas ao seu redor.
Segundo os profissionais, vale a pena escolher tubos fabricados de acordo com GOST 8732 e 19281 ou substituindo-os TU St20 e 09G2S. Esses materiais são caracterizados por um corte leve e curvatura simples das pétalas. É mais conveniente dar uma dica deles. As estacas roscadas caseiras são, na sua maioria, feitas com comprimento de 2 a 3 m, se for necessário atingir camadas de suporte de solo a uma profundidade considerável, após o aparafusamento, acrescente um tubo de 150-200 cm de comprimento. Falando em acessórios, não se pode falhar para mencionar as dicas.
Eles são feitos de três tipos diferentes, a abordagem diz respeito não apenas às nuances da tecnologia, mas também ao tamanho da peça utilizada. Assim, os picos de um desenho soldado ou aqueles obtidos de um "corpo" de tubo passarão melhor em solo denso. Mas será mais fácil perfurar o maciço arenoso, os depósitos de turfa e a argila arenosa com pontas cruciformes. Quanto tempo vai durar a fundação não depende do tipo de pico. Mas diferenças claras são encontradas ao comparar a força de aperto na alavanca.
A utilização de um corpo tubular implica um aumento de dois diâmetros., uma vez que uma das extremidades da peça de trabalho se torna a ponta da futura pilha. Comece fatiando um modelo. De acordo com este modelo, a borda da peça de trabalho é marcada em setores. Ao cortar um tubo, as linhas de giz se tornam um guia para a formação de pétalas denteadas.Além disso, essas pétalas são dobradas na forma de um cone rígido, e o topo está exatamente alinhado com o eixo do tubo; terminada esta manipulação, os fragmentos são soldados pelo método de costura dupla.
Se o diâmetro do tubo for de 10,8–20 cm, cinco pétalas são preparadas. Com seu tamanho menor (de 7,6 a 8,9 cm), quatro fragmentos são suficientes.
Além da máquina de solda, a operação normal requer o uso de ferramentas como:
- máquina de corte por plasma;
- cortador de gás;
- moedor com equipamento para cortes em metal.
Essas unidades de corte são intercambiáveis, mas é recomendável ter sempre pelo menos duas opções disponíveis ao mesmo tempo e, de preferência, as três. Então, em caso de mau funcionamento ou dificuldade, não haverá empecilho na obra. Então, usando os picos obtidos, você pode submergí-los rapidamente até a profundidade desejada, empurrando pequenas pedras e esmagando pedras grandes. Se você tiver que construir pequenas formas arquitetônicas e edifícios leves, você pode usar pontas soldadas obtidas de forma semelhante. Recomendação: O encaixe da lâmina funciona melhor com as lanças dos lóbulos do tubo, em vez daquelas obtidas com chapa de aço.
Existe outra abordagem que usa um esquema ligeiramente diferente. Os detalhes são cortados em forma de triângulo, complementados por reforços e uma placa redonda que conecta o tubo em uma das extremidades. Na montagem, um grande triângulo e um par de nervuras são colocados no topo do plugue, presos à placa em um ângulo de 90 graus. Você precisa pontear com solda em vários pontos ao mesmo tempo. A fixação final é feita em dupla costura.
Uma ponta cruciforme requer que as lâminas do trado sejam fixadas acima da lança. Portanto, a alta permeabilidade de várias raças é alcançada devido ao aumento da força de aperto. Quanto às lâminas, você pode simplificar o aparafusamento no solo colocando um parafuso na parte inferior da ponta, deixando pelo menos 2/3 do comprimento no topo. O passo da lâmina exemplar é de 50–70 mm. Para a obtenção das lâminas, utiliza-se uma chapa de aço com grande espessura de pelo menos 0,5 cm.
Uma hélice de corrida única sólida requer que as lâminas sejam espalhadas usando um pé-de-cabra ou uma alavanca no passo escolhido. Se a estrutura for formada por vários blocos de uma vez, é muito mais correto cortar segmentos individuais (não mais do que ½ círculo). Seções separadas são soldadas sequencialmente ao pico ou ao corpo da estaca. A primeira abordagem não possibilita a criação de um parafuso complexo, no entanto, fornece uma geometria estável da estrutura. No segundo esquema, a montagem da rosca sem-fim com vários passes não apresenta dificuldades particulares, mas é necessário monitorar cuidadosamente para que o aparecimento da espiral não seja perturbado.
Antes do corte manual, as peças são marcadas com um diâmetro externo de 150-300 mm, depende da carga sobre a pilha, na maioria das vezes são limitadas a um corredor de 200 a 250 mm. Eles tentam igualar o diâmetro interno com a dimensão externa do tubo. O desenho do segmento que conecta o círculo na cavidade e externamente é realizado em um local selecionado ao acaso, mas ainda vale a pena abordar este trabalho com mais cuidado. É necessário cortar peças com um cortador de plasma de uma folha com uma espessura de 0,5–0,7 cm; em vez de um cortador de plasma, você pode usar um cortador de gás. Ao trabalhar, eles olham cuidadosamente para garantir que a largura do corte seja levada em consideração e que a sede seja processada corretamente.
Durante a fiação, a área oposta ao local do corte é presa em um torno e afastada com uma alavanca ou pé-de-cabra. Quando não há torno, você pode simplesmente usar uma lacuna em estruturas de aço maciças. Mas em qualquer caso, vale a pena observar constantemente se o passo normal do parafuso é garantido no sem-fim ou não. Outras opções podem ser usadas para produzir estacas com várias execuções. Assim, em um deles, a marcação do diâmetro interno é feita da mesma forma que o diâmetro externo do tubo (200-300 mm).
O anel resultante de tal marcação é dividido por um par de segmentos em meios anéis de tamanho idêntico.O corte de forma real implica a capacidade de executar ações em qualquer sequência, mas isso requer uma ferramenta de nível profissional. O método de "instalação sobre estaca" assume que o meio-anel inicial é agarrado de acordo com as marcações dos parafusos e verifica-se a observância do ângulo reto. Se tudo estiver correto, outros meios anéis são colocados ao longo da mesma linha - tantos quantos forem planejados para fazer curvas. Atenção: uma ligeira deflexão dos semi-anéis é permitida para corresponder com mais precisão às dimensões e geometria do projeto.
Por melhor que seja o tubo em si, a proteção anticorrosiva também é muito importante. De acordo com os resultados de levantamentos especiais de engenharia, constatou-se que a perda anual de estacas e suas lâminas é de 0,01 mm de paredes, e isso está em condições quase ideais. Se o solo for muito ativo quimicamente, se os efeitos forem grandes, o desgaste pode acelerar significativamente.
Após a descalcificação e ao usinar tubos completamente novos, o seguinte pode ser usado:
- esmalte de dois componentes é feito especificamente para produtos de metal subterrâneos, vida útil - pelo menos 60 anos;
- o esmalte à base de poliuretano requer aplicação preliminar do primer VL05, durará pelo menos três décadas;
- fibra de vidro. Antes de aplicá-lo, deve-se tratar a base com uma demão de zinco frio. A vida útil total (calculada teoricamente) chega a 3-4 séculos, a resistência estável à corrosão eletroquímica é garantida.
Mas a fibra de vidro dificilmente pode ser considerada um material acessível. Para economizar dinheiro, os materiais de pintura complexos à base de resina epóxi são os mais usados. Quanto ao aço original, o padrão St20 ou GOST 8732-74 permite que você conte com a operação confiável do elemento de suporte na construção de uma casa comum. Apenas com uma carga muito alta ou sob condições operacionais severas, faz sentido se concentrar no GOST 19281. Na maioria das vezes, as estacas correspondentes são usadas na construção industrial e de vários andares, para o desenvolvimento de um terreno pessoal, suas características são excessivas . Independentemente do tipo de suporte utilizado, seu comprimento é selecionado de forma a atingir com precisão a camada de solo sólido.
Neste caso, é necessário não só alcançá-lo, mas também deixar uma reserva para aprofundamento em 30-35 cm. Quando se planeja remover as estacas mais altas do solo, pode-se aumentar ainda mais essa lacuna. O headroom oportuno permite que você evite o entediante acúmulo subsequente e os erros potenciais associados. Para determinar o diâmetro do tubo necessário ao fazê-lo você mesmo, bem como ao selecionar estruturas prontas, vale a pena considerar as normas do SNiP 2.02.03-85. Sim, é bastante difícil, mas ajudará a fazer tudo com precisão e clareza.
Na maioria das vezes, tubos com um diâmetro de 4,7-7,6 cm são usados na construção de cercas e estruturas de barreira leves. Aumentando para 7,7–8,9 cm, você pode ter certeza da estabilidade de uma banheira de tijolos, um mirante principal ou uma poderosa cerca de tijolos. Já para estruturas em pórtico, para cabanas de toras e casas de dois, três andares, recomenda-se o uso de estacas com diâmetro de 10,8 cm, nem sempre se deve buscar o valor máximo, pois isso só acarreta custos injustificados para o consumidor. Importante: em condições artesanais, é extremamente difícil fazer pilhas maiores que 10,8 cm.
Para tais produtos, lâminas reforçadas precisam ser montadas, e somente a produção industrial pode fazê-las com alta qualidade. Além disso, o aumento do diâmetro complica a formação do parafuso. Ao mesmo tempo, as paredes do tronco, mesmo sob os edifícios mais leves em terreno favorável, não podem ser mais finas que 0,4 cm. Ao escolher a espessura desejada em um caso particular, é recomendável não esquecer que a curvatura do cone irá deve ser fornecido com golpes de martelo. Portanto, o princípio "quanto mais, melhor" também não funciona aqui.
Vantagens e desvantagens
As vantagens indiscutíveis da base de aparafusar para a casa são as seguintes:
- a capacidade de fazer sem máquinas especiais para uma pequena escala de trabalho;
- exclusão de fôrmas e rodapés;
- a mesma qualidade de trabalho em qualquer estação;
- fornecer ventilação sob o chão da casa;
- a capacidade de desmontar qualquer elemento estrutural.
Mas mesmo essa solução atraente tem várias desvantagens. Não será possível construí-lo sobre rochas e, independentemente da qualidade da proteção, é preciso contar com o risco de corrosão o tempo todo. O nível de carga na fundação é limitado; além disso, as estacas de parafuso são muito mais exigentes na qualidade do trabalho. O menor desvio da tecnologia normal pode provocar o rompimento dos suportes, sua dobra ou impulso para cima. Esses aspectos negativos, no entanto, não nos permitem ignorar o fato de que o substrato parafuso é bom nas margens de rios e lagos, em cais, em áreas arborizadas, e assim por diante.
Características de design
Não será suficiente simplesmente preparar pilhas para o trabalho, mesmo que sejam muito boas. O dispositivo da fundação aparafusada sob a casa tem uma série de características específicas que não podem ser ignoradas. As pilhas de parafusos, que externamente se parecem com parafusos enormes, são imunes ao congelamento do solo e podem ser penetradas em várias profundidades. O aparafusamento em qualquer tipo de solo é facilitado por uma extremidade pontiaguda com uma peça cortante. As pilhas compactam o solo ao seu redor e efetivamente suprimem o empuxo.
A resistência à corrosão é amplamente determinada pelo tipo de revestimento protetor usado. Os polímeros fornecem a melhor cobertura, mas são extremamente difíceis de aplicar ao metal. O uso de estacas-parafuso para estruturas temporárias e auxiliares, para a infraestrutura de talhões pessoais é generalizado. A base deles pode suportar uma carga total de 50 toneladas, e uma única pilha pode facilmente suportar pressões de até 9 toneladas durante sua vida útil normal. Quando uma estrutura provisória não é mais necessária ou deve ser movida para outro local, mesmo transportada, você pode levar a pilha com você e economizar material para a fundação. Pelo tipo de ponta utilizada, os desenhos dos parafusos são divididos em elementos com lâmina estreita e larga, sendo que esta ainda se divide em uma ou duas voltas.
Um produto de uma volta é equipado com apenas uma volta, daí o nome. Seu topo é dotado de furos especiais que permitem fixar e utilizar a broca. Soluções de circuito único são preferidas na construção de cercas e pequenas estruturas. A lâmina larga é atrativa durante a construção de uma casa de dois andares, bem como para qualquer trabalho em áreas com solo instável. A estabilidade da fixação aumenta acentuadamente. Mas mesmo entre as estacas com lâminas estreitas há uma gradação - em multi-voltas e tubular.
A presença de várias voltas permite a formação de pontas pontiagudas. Esta solução permite perfurar com sucesso até mesmo solos muito densos. O produto tubular é preferível durante os meses de inverno, quando o solo está congelado e mal processado. Furos especiais permitem a passagem do solo. Tendo entrado, torna toda a estrutura muito mais estável do que em uma versão encorpada.
Para excluir erros, é importante lembrar que mesmo aqueles que pertencem formalmente à mesma categoria, pilhas russas e estrangeiras podem diferir umas das outras. A escolha de uma solução adequada só deve ser feita após consulta com geólogos e engenheiros.
Os seguintes fatores são levados em consideração:
- características do solo;
- o nível de penetração do frio no solo;
- propriedades climáticas da área;
- a altura da localização das águas subterrâneas.
As estacas instaladas devem, em qualquer caso, ser concretadas. Isso ajudará a fixar o suporte no solo e ao mesmo tempo protegê-lo de processos de corrosão. A madeira de coníferas pode ser usada como cintagem. Recomenda-se pegar blocos para cintar que sejam visivelmente mais largos do que as estacas a serem montadas.A ponta em forma de cone é colocada sobre estacas preenchidas com cimento, e se o corte for oblíquo, ao torcer o bloco de suporte deve ser preenchido com terra.
Variedades de pilhas
O que eles são?
As estacas galvanizadas são caracterizadas por maior confiabilidade e excelente durabilidade. O zinco pode ser aplicado com técnicas quentes e frias. Mas mesmo uma camada tão boa exigirá um tratamento anticorrosivo especial. A preparação a quente é considerada a melhor porque este acabamento reduzirá riscos e outros defeitos durante o processo de instalação. A pilha galvanizada tem um bom desempenho na construção de estruturas aéreas e, se necessário, garante o melhor desempenho ambiental.
Na maioria dos casos, para a concretagem de suportes helicoidais, são retirados os concretos de baixo teor da categoria (M200 e M300). A solução M200 é usada para edifícios de um e dois andares com tetos leves e médios. Os terminais fundidos e soldados são duas opções principais com as quais as estacas de parafuso são encaixadas. A tecnologia soldada implica a fixação de lâminas de metal 0,3–0,5 cm; é mais barato do que produtos fundidos ou de concreto, mas a confiabilidade ainda é insuficiente. Quando aparafusado em substratos sólidos, às vezes ocorre destruição ou mesmo separação de peças umas das outras.
A versão fundida tem outra vantagem: é muito mais precisa, o aço grau 25 é usado para o trabalho. O tratamento térmico das peças fundidas é obrigatório, o que aumenta a resistência das estruturas. As pontas fundidas são equipadas com lâminas com espessura de base de 1,3 cm e, quanto mais próximo da borda, mais fino fica o produto. Essa solução permite que você passe com segurança até mesmo por massas de solo muito difíceis, não há necessidade de afrouxamento antecipado. A extensão da magnitude será mínima, o comportamento das pilhas durante a instalação será completamente previsível para os desenvolvedores.
Para qual solo?
Os elementos galvanizados podem ser embutidos em qualquer tipo de solo, para isso são dotados de pontas em forma de cone. O uso de tais suportes é perfeitamente possível mesmo em áreas montanhosas. Atenção: estacas com parafuso não podem ser montadas no solo, compostas por rochas grossas e inclusões rochosas. Uma base de granulação grossa é considerada aquela que é formada por fragmentos mecanicamente desvinculados de pedras rochosas e rochas de intemperismo. Em tal solo, a partir de 50% da massa e volume total cai em detritos maiores do que 0,2 cm.
A razão para a proibição é simples - grandes pedaços de pedra podem danificar até mesmo os metais e ligas mais duráveis. Deve-se ter em mente que quando as estruturas minerais problemáticas estão localizadas a mais de 150 cm, a instalação geralmente não é difícil. Mas a decisão final deve ser tomada apenas por engenheiros qualificados, pois o menor passo em falso pode levar a sérias consequências. Solo arenoso é mais propício para pilhas de parafusos e geralmente não traz surpresas desagradáveis. Já a uma profundidade de 1,5 m, a resistência do material do substrato geralmente permite que o edifício seja apoiado da forma mais confiável possível.
Argilas empoeiradas são um pouco menos adequadas porque tendem a inchar muito significativamente. A argila arenosa e argilosa a este respeito é ligeiramente melhor, mas inferior à base arenosa. O problema pode ser resolvido aumentando a profundidade da implementação. Se as lâminas encostarem em um material forte, as estacas se manterão no lugar com precisão e serão capazes de manter a integridade da casa por muitos anos. Quanto aos solos colapsáveis, a construção sobre eles é extremamente difícil, e você definitivamente terá que realizar perfurações de teste e avaliar as propriedades dos solos.
Design e cálculo
Escolhida uma opção adequada para a execução de estacas, deve-se começar a calcular seus parâmetros lineares e traçar projetos, e conformar desenhos.
Apenas cálculos cuidadosos permitem que você escolha o seguinte:
- a altura necessária das estruturas;
- o número total de suportes;
- o diâmetro de cada um deles;
- a profundidade do marcador;
- o montante das despesas para a construção da fundação.
A sequência de cálculos não é determinada arbitrariamente, ela é claramente fixada no SNiP 2.02.03.85. De acordo com esta norma, ao se determinar as propriedades requeridas de uma estrutura, não se pode limitar-se a dados sobre a topografia e a profundidade da circulação do lençol freático. É extremamente importante focar na quantidade real de precipitação que cai em uma determinada zona climática. Se, por algum motivo, for impossível realizar um levantamento geodésico de alta qualidade, você deve considerar a carga mínima de projeto como base. O número de estacas de parafuso é determinado multiplicando a carga total pelo resultado da divisão do fator de confiabilidade pelo nível de carga máximo permitido.
Recomenda-se que a carga em cada uma das estacas seja proporcional à carga total da estrutura. A construção adequada, de acordo com os padrões GOST, sempre fornece uma distribuição uniforme de cargas sob paredes de suporte de carga e sob áreas de pressão aumentada. Além disso, a força de rotação é analisada. Em muitos casos, é possível garantir a vida útil de um edifício não inferior a um determinado nível somente com o contato com especialistas. Uma técnica mais simples para determinar as dimensões e parâmetros físicos de estruturas é usar um software especial.
Ao calcular a carga gerada, é necessário levar em consideração a massa dos pisos e a pressão de operação das pessoas da casa, de sua propriedade. Ao mesmo tempo, os arquitetos profissionais não se esquecem da carga gerada por rajadas de vento, correntes de ar e oscilações de temperatura. As estacas com lâmina larga e ponta fundida são consideradas a melhor solução para edifícios baixos em terreno relativamente plano. Se pegarmos projetos com muitas lâminas colocadas em níveis diferentes, isso ajudará a suportar até mesmo cargas muito poderosas em solos difíceis. Produtos de perímetro variável são incluídos no projeto se for necessário resolver uma gama específica de tarefas; Finalmente, uma lâmina estreita com uma extremidade dentada e fundida suporta bem o solo pedregoso e até mesmo o permafrost.
Os veios das estacas são considerados a solução menos confiável.obtido a partir de um tubo de costura por soldagem das lâminas. É permitido usar tais estruturas apenas com uma quantidade limitada de cargas e em solo "bom". É geralmente aceito que uma pilha com um diâmetro de 8,9 cm e um tamanho de lâmina de 25 cm é capaz de suportar um máximo de 5.000 kg. Esta é exatamente a carga operacional criada por uma casa de estrutura de um andar. O projeto com diâmetro de 10,8 cm com lâmina de 30 cm pode facilmente suportar até 7.000 kg, ou seja, já é adequado para toras de dois andares e edifícios de blocos.
Quando está prevista a utilização de blocos de concreto aerado e tijolos para a construção de uma casa, o projeto prevê a utilização de estacas de 13,3 cm de diâmetro com lâmina de 35 cm de largura.
A prática de longo prazo tornou possível formular requisitos universais para o comprimento dos apoios, a saber:
- uma haste de 250 cm de comprimento é introduzida em margas localizadas a até 100 cm da superfície;
- tal pilha é introduzida em solos soltos e areias movediças, que é capaz de atingir uma massa densa;
- a diferença em áreas com terreno irregular pode chegar a 50 cm.
Se, de acordo com os resultados dos cálculos, descobrir que essa diferença terá que ser ampliada, você realmente precisa abandonar por completo o uso de estacas, ou nivelar com cuidado os desníveis do relevo, remover o excesso de solo ou despejar as terras baixas. Quando se planeja colocar uma moldura de madeira ou uma casa de bloco em cima, a distância pode ser de 2 a 2,5 m, um pouco mais longe, pode-se separar os suportes que ficam expostos sob os prédios de troncos e vigas. Para que tudo seja confiável e funcione por muito tempo, é impossível elevar a base acima de 0,6 m. Ao longo do comprimento das estacas, resta uma margem de 200-300 mm.
Na elaboração de um projeto, atenção especial deve ser dada às áreas mais problemáticas.Normalmente, esses são os cantos dos edifícios e as interseções entre a parede de suporte de carga e as partições internas. As cargas que surgem nos grupos de entrada e ao longo do perímetro são bastante elevadas. Entrar para segurar o fogão e a lareira requer um mínimo de duas pilhas. Deve ser colocado pelo menos um suporte sob as paredes de suporte nos locais onde se encontram o mezanino e a varanda.
Se a partir das condições reais de operação for necessário somar o número de estacas roscadas em comparação com o calculado, você não deve ter medo de tal etapa. Pelo contrário, o aumento da resistência proporcionará uma economia real de custos, uma vez que a qualidade da construção será ótima durante todo o período de uso. Ao calcular uma grade de qualquer tipo e altura, é calculado o mais cuidadosamente possível como a fundação como um todo e cada canto serão pressionados. Além disso, a energia de dobra é calculada. Na variante com alto tipo de grade, 100% da carga é imposta às estacas e, portanto, um cálculo preciso sem ajuda externa, ou pelo menos sem software especializado, será bastante difícil.
Preparação
Os cálculos mais cuidadosos e os projetos mais bem pensados não darão um resultado positivo se você abordar a cravação de estacas sem pensar. Embora seus desenvolvedores e fabricantes estejam ativamente introduzindo soluções em seus projetos que possibilitem compensar alguns dos erros de construção, é melhor instalar suportes sob uma casa ou outra estrutura de acordo com todas as regras. E isso significa uma preparação minuciosa do local, mesmo quando "apenas" um balneário ou garagem está sendo construída. O assunto não se limita à exploração geológica e à coleta de dados sobre os tipos de estacas desejados, a profundidade necessária para seu assentamento e assim por diante. Às vezes é necessário aparafusar ou cravar os elementos da estaca na forma de uma amostra para melhor avaliar as características de um determinado local por meio da experiência.
Em canteiros de obras com solo forte, será o suficiente para nivelar a área, remova todos os arbustos, árvores, gramíneas e suas raízes, remova detritos de qualquer tipo. Mas onde o terreno for solto, muito macio ou não muito estável, você precisará nivelar o terreno. Em áreas onde o lençol freático é alto, a preparação geralmente envolve descongelamento e drenagem. Para garantir a ausência de qualquer tipo de vegetação embaixo da casa, às vezes é até necessário retirar a camada fértil, retirando 200-300 mm de massa de solo da superfície.
A importância do desmatamento inicial não é só que abre oportunidades para obras. Esta é a única maneira de marcar o nível zero corretamente e iniciar a contagem regressiva das camadas do edifício como um todo a partir dele. A marcação é realizada não apenas na planta, mas também no terreno. Esticar a corda ou arame preso por estacas ajudará a torná-lo mais óbvio e fácil de usar. Uma opção mais fácil é cavar pequenas depressões cheias de calcário. As linhas que conectam os pontos de ancoragem são desenhadas diretamente na superfície usando pás e outras ferramentas de entrincheiramento.
Depois de traçar as linhas, elas e os pontos de limite devem ser verificados novamente com o desenho e as plantas. É melhor gastar até mesmo algumas horas nisso, em vez de sofrer por anos depois do erro. Independentemente da resistência das estacas a serem montadas, a probabilidade de sua destruição por influências externas deverá ser levada em consideração. Construtores experientes sempre tomam o máximo cuidado em proteger os suportes da entrada de água e da migração de massas de solo. Até o aquecimento da área sob a casa é bastante justificado.
Quando é decidido derramar a fita sobre a fundação da estaca, toda a seção até o fundo está saturada com massa de solo. Antes de despejar a mistura propriamente dita, é necessário cobrir os espaços livres das estacas com uma camada de primer ou outro meio de impermeabilização. Isso fornecerá uma almofada de ar entre o prédio e o solo para a espessura da fita. Somente quando tudo isso tiver sido feito, você poderá prosseguir com o trabalho de instalação da própria fundação.Para fazê-lo manualmente ou usando um equipamento especial - isso deve ser decidido em cada caso individualmente.
Instalação
Tecnologia
O conhecimento da tecnologia de instalação de estacas é essencial para qualquer desenvolvedor. Se errar, pode enfrentar uma diminuição na vida profissional e com uma diminuição na resistência da base. A profundidade da camada com a capacidade de suporte necessária deve ser determinada abaixo da marca de congelamento. Na compra de estacas atendendo a tal profundidade, é necessário levar em consideração a elevação de 50 cm acima do solo, o que permite o nivelamento do campo de estacas.
Os eixos das paredes de apoio são marcados imediatamente a seguir, junto com eles, é realizada a marcação para quaisquer estruturas que criem uma carga, tais como:
- varanda;
- escada na casa;
- fogão ou lareira.
As estacas feitas por conta própria ou compradas devem ser imersas em orifícios pré-perfurados. As extremidades que se projetam para fora são cortadas em um nível horizontal comum. A cintagem é efectuada com grelha e reforços, mas é necessário recorrer a ambos os elementos apenas quando as estacas se encontram a mais de 1,5 m do solo. As estacas que não possuem revestimento de zinco devem ser concretadas por dentro para evitar a corrosão. Este requisito é importante mesmo para estruturas com uma camada de polímero ou fibra de vidro, que não pode ser monolítica no interior do tubo por razões técnicas.
O papel das reviravoltas experimentais é excelente, elas complementam a imagem que os levantamentos geológicos fornecem e, em alguns casos, permitem que você se recuse completamente a pagar pela assistência de geólogos. Uma estaca é introduzida por sua vez em vários locais selecionados para finalmente determinar a profundidade do solo de suporte. Além disso, verifica-se se existe um poleiro, qual a sua resistência, se existe solo impermeável por baixo. Tendo tratado todos estes pontos, deve-se proceder à marcação, que é feita com cordas ao longo dos trapos. Os pontos onde devem ser inseridos os centros das estacas devem ser marcados com cruzes.
Furos guias são feitos ao longo dessas cruzes ou poços são cavados. Torcer as estacas do farol (esquina), colocadas na junção das paredes, é a primeira coisa a fazer. Só esta técnica garante a coincidência dos contornos reais e de design do edifício. Pequenos desvios de suportes individuais são eliminados por meio de cabeçotes com plataformas estendidas. É muito difícil fazer sem orifícios guia, pois eles simplificam muito o posicionamento vertical das estruturas tubulares e a introdução de espirais no solo.
O erro máximo permitido ao usar estacas-farol não excede 50 mm. Em pontos intermediários, os blocos de apoio podem ser instalados com menos rigidez. Porém, se todas as balizas forem feitas corretamente, o provável desvio ficará dentro dos limites sem esforços adicionais. O campo de estacas no local de instalação de um forno principal ou outra lareira pesada deve ter pelo menos 4 estacas com grade em forma de laje. Também deve haver uma pilha sob as bombas estacionárias com mais de 400 kg.
Se um gerador reserva for planejado para ser instalado na parte superior, a parte superior da grade é coberta com fita isolante de vibração. Dependendo da massa estimada, 2 ou 4 estacas são colocadas sob as escadas internas. A fundação sob o alpendre é formada de forma estritamente individual, prestando atenção à geometria e nuances do desenho, à disposição da casa e à disposição do território adjacente, incluindo a zona cega. O principal é não se esquecer de todas essas pilhas para não ter que aparafusá-las apressadamente, abrindo os subpisos e quebrando o sistema já depurado. Nesta fase da obra, é necessário tratar da instalação das utilidades, do seu isolamento térmico e da adição de cabos de aquecimento.
É muito caro aparafusar as estacas na fundação usando um equipamento especial., portanto, quase todo desenvolvedor prefere outras opções. O trabalho totalmente manual requer a participação de três pessoas, o SVS gira com duas delas e o terceiro controla.Tendo mecanizado o processo (usando uma furadeira com engrenagem planetária), você pode se limitar a dois participantes. Um monitora a verticalidade da entrada do produto, enquanto o outro facilita a etapa inicial de implantação. Apesar do aumento do custo da mão de obra, uma técnica totalmente manual é mais prática, pois permite identificar imediatamente a entrada nos estratos do rolamento por meio do aumento da força de tração.
Para reduzir os custos de construção, você precisa decidir imediatamente, no momento do projeto, se os cabeçotes são necessários ou não. Mas é útil levar em consideração que um desvio significativo do eixo normal durante a operação ainda forçará a instalação desses elementos. Não há necessidade de colocar as cabeças acima das grades de metal e concreto armado. Como a soldagem dos cabeçotes às estacas forma bolsões corrosivos, é necessário o uso de tintas contendo zinco e alumínio para proteção. Eles desempenham sua função apenas quando a escória e as incrustações são removidas da superfície.
Aparafusar uma pilha pode fazer com que o topo se mova para o lado. As placas ajudam a alinhar os eixos da parede quando o piso da estaca é amarrado com grade. Não se pode prescindir de uma cabeça onde uma grade de madeira não pode ser fixada em um tubo redondo. E também é útil quando são utilizadas vigas de canais soldados ao bordo, cuja área de apoio deve ser aumentada, caso contrário não será possível fazer soldaduras. Já para afastar as estacas do eixo da parede, o cabeçote ajuda a corrigir defeitos de até 100 mm em ambas as direções.
Em qualquer outro caso, não há necessidade de usar placas soldadas. A fundação do SVF sob uma casa de alvenaria requer necessariamente uma grade monolítica. Sob cabanas de toras e casas de madeira de dois e três andares, a reserva da fortaleza é feita por meio de uma viga em I ou barras de canal. Quando for planejado colocar uma carcaça leve no topo, você pode se limitar a cintas de madeira ou tábuas. As grades monolíticas são criadas com a fôrma, a armadura é conduzida através dos corpos das estacas, é murada em concreto junto com as cabeças.
Vigas I e canais devem ser soldados a estacas sem topos. Quando o campo de estacas se encontra em um declive com uma variação de altura de mais de 150 cm de uma parede oposta a outra, não se pode prescindir do reforço das cintas com escoras rígidas ou elementos de conexão verticais. São necessários flanges para fixá-los. Esta tecnologia garante um recurso básico total de pelo menos 70 anos.
Ordem de serviço
Após a coleta de todos os dados necessários e a estimativa da profundidade de congelamento, é necessário liberar o canteiro de obras de tudo que possa interferir na obra, mesmo que em pequena escala. Além disso, a qualidade do aço é verificada e os parâmetros dos tubos necessários são especificados. Ao marcar o território, você pode se concentrar nos desenhos da casa como um todo e do primeiro andar. Em um determinado buraco, uma pilha é pré-montada com uma cabeça de transição no topo e fixada através do buraco. Quando se torna difícil girar as alavancas salientes, as alavancas do tubo são usadas.
Quando a pilha afunda, as cabeças são trocadas por outras mais curtas. Se não foi possível ultrapassar a linha de congelamento, o motivo pode estar em uma pedra dura. Ele é simplesmente contornado, movendo-se ao lado. Portanto, o suporte é movido, se necessário, até que a barreira seja quebrada. As estacas aparafusadas são cortadas em uma horizontal e saturadas com uma solução de concreto.
Você pode ver os detalhes de como apertar as pilhas de parafusos neste vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.